A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Acredito que desde 1995, quando Super Mario 64 chegou, o mundo dos games nunca mais foi o mesmo. Mesmo que você não goste muito dele, é inegável que o mesmo revolucionou o modo de se jogar, levando de maneira única uma série consagrada em duas dimensões, para consagrá-la, novamente, em três dimensões. Mais do que isso, ditou, até hoje, os conceitos básicos de se jogar neste formato.
Agora, 25 anos depois, e com versões lançadas para vários consoles da Nintendo como o DS, Wii e Wii U (via Virtual Console) e na recente coletânea para Nintendo Switch, chegou a vez de um port para Playstation 2. Sim, para o segundo console da Sony. Você não está lendo errado... Não é pegadinha do Malandro... Vou explicar o que está acontecendo.
É claro que não se trata de uma versão desenvolvida nas bases da Nintendo. Tal port não aconteceria no passado, e muito menos hoje. O que acontece é que um projeto, que está em evolução e sendo apresentado no canal HardLevel, busca fazer o port do game para o Playstation 2. Não se trata de uma emulação: o projeto pegou o código fonte do game, e está o adaptando para rodar no console da Sony.
O game, que pode ser acessado por DVD ou por HomeBrew, como o aplicativo OPL, está ainda em desenvolvimento, mas no vídeo abaixo, é possível ver o castelo, e a fase Bob-Omb Battlefield. Entre bugs e problemas visuais, também é possível conferir uma ótima fluidez do gameplay, além de um visual ligeiramente melhor do que sua versão original. Veja o vídeo:
No momento é isso, contudo é muito interessante observar esse projeto, pois a Nintendo não costuma deixar barato. Diga lá! Você jogaria Super Mario 64 em um Playstation 2?