Amador
Salve, galera do Condado!
Uma notícia interessante para os fãs de RPG das antigas. A Square Enix anunciou oficialmente Tactics Ogre Reborn, um remake do jogo clássico de estratégia, com lançamento ainda em 2022 para PS4, PS5, Switch e PC. Até onde se sabe, o título será na verdade um remaster em alta definição de Tactics Ogre: Let Us Cling Together - este sim um remake do Tactics Ogre original lançado para o SNES e com ports para Saturn e Playstation - mais alguns ajustes de gameplay para adequá-lo aos padrões modernos e outros retoques de "qualidade de vida".
Tactics Ogre é um RPG de estratégia por turnos que ajudou a definir o gênero. Se não foi o primeiro de sua espécie, sua influência é inegável nos jogos do estilo que viriam depois, desde a perspectiva isométrica e mecânicas de batalha, até as narrativas com tons muito mais sombrios do que os RPGs japoneses tradicionais da época, envolvendo intrigas políticas, atritos ideológicos e heróis com morais ambíguas. Rotas alternativas como consequência das escolhas do jogador também estão presentes, acrescentando ainda mais ao fator de replay já alto em games desse tipo.
Um detalhe interessante é que o jogo faz parte na verdade da série Ogre Battle Saga. Embora não seja uma franquia oficialmente falando, o diretor do jogo Yasumi Matsuno foi responsável ao longo dos anos por diferentes "capítulos" do que seria a obra completa, iniciando em Ogre Battle (estratégia em tempo real do SNES - o 5º capítulo), Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber (um dos raríssimos RPGs de Nintendo 64 - a 6º parte) e então Tactics Ogre, o 7º episódio da saga. No melhor estilo Star Wars, os primeiros capítulos da "série" nunca foram publicados em nenhum tipo de mídia.
Ressurgimento do gênero?
Possivelmente numa tentativa da Square Enix de trazer mais uma de suas antigas franquias de volta, talvez pelo ressurgimento do gênero de fantasia na cultura pop graças aos Game of Thrones e Lord of the Rings da vida, o fato é que os fãs de RPGs estratégicos têm o que comemorar recentemente. 2022 viu também o lançamento de Triangle Strategy para Switch, outro RPG tático por turnos inspiradaço em Tactics Ogre, e o anúncio de The DioField Chronicle, um game tático em tempo real para todos os consoles modernos e PC - ambos pela mesma Square Enix. Se você gosta deste tipo de jogo, fique de olho nestes títulos!
Vazamentos?
Outro detalhe importante envolvendo esse jogo diz respeito ao "suposto" e polêmico vazamento de informações ocorrido no final do ano passado pelo site da NVIDIA, talvez um dos maiores que já aconteceram na indústria dos games. Além de Tactics Ogre, muitos outros títulos vazados que foram posteriormente confirmados de forma oficial estão Street Fighter 6, Resident Evil 4 Remake, os remasters de GTA, Kingdom Hearts 4, o remaster de Chrono Cross, o novo God of War, entre tantos outros - o que reforça cada vez mais a veracidade dos dados descobertos. Caso as informações sejam verídicas, isso significa que teríamos novidades em breve sobre títulos como Tekken 8, um remake de Final Fantasy Tactics e de Final Fantasy IX, Injustice 3, Mortal Kombat XII, remasters de Metal Gear Solid 2 e 3, entre outros - todos eles descobertos na mesma lista.
E você, já jogou Tactics Ogre? O que achou? Gosta de jogos táticos? Já pensou em fazer seu próprio jogo desse tipo? Deixe seu comentário!