Ultimamente estive em debates contra ateus e muitos de seus argumentos me fizeram questionar a minha fé e rever sobre muitas coisas que acredito, no entanto apesar de tantas provas e fatos evolutivos descobri movimentos teístas que conseguem unificar a Biblía e a Evolução de uma forma a qual nunca imaginei antes com ótimos argumentos Teológicos e até mesmo científicos para fazer esta unificação, ainda estou aprendendo a lidar com esta nova filosofia e acho importante compartilhar com vocês e perguntar, vocês acreditam que Teísmo e Evolução podem estar de acordo ?? Gostaria muito da opinião de visões diversas para poder ter uma visão mais ampla do assunto e poder me enriquecer com opiniões diferenciadas ou até opostas a minha rsrs, sei que é um assunto muito complexo para se falar e imagino que nem todos vão querer se envolver no assunto mas esta comunidade é a unica que conheço que pode me ajudar enriquecer mais meu conhecimento e expandir meus pontos de vista a respeito das coisas rsrs
Tem um vídeo que representa bem (mas nem tanto) os movimentos teistas que aceitam a evolução de certa forma, vou deixar para vocês terem uma noção, o video é do filme Noé criado pelo diretor Aronofsky, este trecho traz uma outra visão sobre a interpretação de Genesis 1
Muito obrigado pela sua opinião [member=1673]CleanWater[/member] , mas se me permite (apenas dando minha opinião também) existem cálculos matemáticos, que conseguem calcular com precisão a idade da Terra (4,6 bilhões de anos) e infelizmente nenhum evolucionista ou criacionista até hoje conseguiu refutar já que os dados são muito precisos por isso muitos cristãos acabaram virando ateus ao longo dos anos já que teoricamente a Biblia afirmava que tinha 6 mil anos se você avaliar do ponto de vista que foi criado em 6 dias, mas assim como o evolucionismo a teologia também foi mudando ao longo dos anos e se adaptando as novas revoluções científicas sem invalidar as Escrituras fornecendo novas interpretações rsrs
Aí é que tá [member=648]Cross Maker[/member], os cálculos "confirmam" a idade da Terra. Mas e daí? Eles confirmam apenas isso.
Teoria é apenas teoria, fato é fato.
Na ciência, uma "teoria científica" só terá validade se você puder comprovar através de testes empíricos. Inclusive, ela sempre pode ser invalidade se você descobrir algum fato que comprove sua invalidez.
Nem acredito na Teoria do Big Bang também. Minha própria teoria é de que o universo simplesmente existe, sem começo, meio ou fim. É a minha Teoria da Não-Criação (espero que ninguém a roube e ganhe dinheiro com isso). :XD:
Minha base pra "confirmar" essa teoria é a de que nada se cria, tudo se transforma. Portanto, mesmo que a teoria do Big Bang seja verdadeira, pra se ter um Big Bang, teria que ter matéria pra explodir em primeiro lugar, logo, o universo existia antes de ser "criado" do jeito que é hoje. Ou seja, apenas se transformou.
Isso segue a Lei de Conservação de Massa. Um conjunto fechado não sofre alteração de massa, não importa quantas transformações sofra. Ou seja, não tem como criar coisas novas do nada, elas se transformam em outras, mas a "quantidade de massa" continua a mesma.
Mas em primeiro lugar, realmente tivemos o tal de Big Bang?
Não gente, pelo amor de Hades. Não me façam perder o resto da esperança que eu ainda tenho no ensino médio.
Isso doí para alguém que estudou e gosta de ciências.
A evolução não é um movimento ideológico, não ganha istas. Não há gravitacionistas, há?
Ultimamente estive em debates contra evolucionistas e muitos de seus argumentos me fizeram questionar a minha fé e rever sobre muitas coisas que acredito, no entanto apesar de tantas provas e fatos evolucionistas descobri movimentos criacionistas que conseguem unificar a Biblía e a Evolução de uma forma a qual nunca imaginei antes com ótimos argumentos Teológicos e até mesmo científicos para fazer esta unificação, ainda estou aprendendo a lidar com esta nova filosofia e acho importante compartilhar com vocês e perguntar, vocês acreditam que Criacionismo e Evolucionismo podem estar de acordo ??
Por inerência e definição, não. Isso não faz sentido, são ideias opostas por classificação axionímica. A evolução denota mudança de acordo com o tempo, criacionismo é a ideia de que os seres são iguais e sempre foram dessa forma, o que é ridículo. Se na evolução, nós mudamos com base na sobrevivência, o criacionismo diz que somos o que sempre seremos, algo que é refutado fora desde o primeiro fóssil encontrado. O que você quer é teismo.
Nenhum deles estavam lá pra confirmar o que dizem.
Eu nunca vi meu pai nascer, mas tenho evidencias indiretas disso. Ninguém viu a terra se formar, mas podemos inferir com base em cálculos e evidencias.
NÃOOOOO. Há uma diferença entre teoria e teoria cientifica. Você aprende isso no primeiro ano de filosofia. Uma teoria cientifica é um compilado que explica algo, a teoria da gravidade existe, é mentira? Não, ela só possui razões diferentes da lei para estar ali. Ela explica o porque algo acontece, a lei prevê. Por que teríamos algo inútil na ciência?
Minha base pra "confirmar" essa teoria é a de que nada se cria, tudo se transforma. Portanto, mesmo que a teoria do Big Bang seja verdadeira, pra se ter um Big Bang, teria que ter matéria pra explodir em primeiro lugar, logo, o universo existia antes de ser "criado" do jeito que é hoje. Ou seja, apenas se transformou.
Isso segue a Lei de Conservação de Massa. Um conjunto fechado não sofre alteração de massa, não importa quantas transformações sofra. Ou seja, não tem como criar coisas novas do nada, elas se transformam em outras, mas a "quantidade de massa" continua a mesma.
Meia verdade. Mas está errado em tudo. O big bang não foi uma explosão, como uma liberação de energia, mas sim expansão. Algo existia ou não antes dele, isso não sabemos. O que o big bang prevê é que em um momento do tempo o universo se expandiu até o que pe hoje, e na rápida expansão a energia virou matéria. E sim, têm como criar coisas do nada. Inclusive temos calculos para isso, se o universo surgiu com base em opostos de energia, e a soma total for zero, então sim, é possível. Dai veio a ideia de matéria negra e anti-matéria.
ela sempre pode ser invalidade se você descobrir algum fato que comprove sua invalidez.
O big bang não foi uma explosão, como uma liberação de energia, mas sim expansão. Algo existia ou não antes dele, isso não sabemos. O que o big bang prevê é que em um momento do tempo o universo se expandiu até o que pe hoje, e na rápida expansão a energia virou matéria.
Ok, então "algo" que já existia expandiu. E a energia "virou" (aka transformou) em matéria. Ok. Minha Teoria da Não-Criação continua válida então.
E sim, têm como criar coisas do nada. Inclusive temos calculos para isso, se o universo surgiu com base em opostos de energia, e a soma total for zero, então sim, é possível. Dai veio a ideia de matéria negra e anti-matéria.
Ok confesso apenas usei um termo popular para classificar ambos os lados
Por inerência e definição, não. Isso não faz sentido, são ideias opostas por classificação axionímica. A evolução denota mudança de acordo com o tempo, criacionismo é a ideia de que os seres são iguais e sempre foram dessa forma, o que é ridículo. Se na evolução, nós mudamos com base na sobrevivência, o criacionismo diz que somos o que sempre seremos, algo que é refutado fora desde o primeiro fóssil encontrado. O que você quer é teismo.
Errado o Teísmo tem como função crer em um ser superior (não importa qual) o criacionismo foi criado tão e unicamente por movimentos cristãos deis de sua fundação ao termo (no entanto existem movimentos criacionistas de outras religiões atualmente), por isso se encaixa nesta seção mas que não tem intuitos, de descartar a teoria da evolução ou seus processos mas trazer um visão diferente da atual, e para cristãos se colocar no mesmo baile que teístas é complicado já que temos visões completamente diferentes já que cremos nas escrituras como verdade inerrante ao contrário dos teístas de pensamento teológico liberal que refuta algumas passagens (ou ela por inteiro) o clássico exemplo disso são os movimentos criacionistas, budistas, hindus entre outros, atualmente os movimentos criacionistas tem por sua definição unificar religião e ciência de alguma forma ao contrário do teísmo que usa o livre pensamento.
Sobre o Clean não tenho nada a dizer o Rafael já disse tudo xD
Isso se chama Big bang. Não teoria da não-criação. Já tem patente, XD. É a mesma coisa. O universo se expandiu, e a energia gerou matéria, no caso, hidrogênio e hélio, isso é big bang, se você chama de outra coisa, que seja, é o que é.
(nem consideraria como energia, mais como uma sopa de partículas fundamentais em temperaturas altíssimas. A maior parte das forças ainda estavam juntas)
Big bang não tem a ver com criação do nada. Ele apenas fala sobre a expansão do universo, se ele foi criado por um deus ou um alien, não importa. Ele se inicia na singularidade, antes disso, não sabemos nada. É o ponto mais antigo que podemos ver usando telescópios. Há uma barreira de moléculas muito quentes que assumem opacidade para as ondas que usamos, não há como ver antes disso.
Segundo, o nada nada não existe. Se existiu, deixou de ser. Sempre há algo, o máximo que conseguimos é vácuo parcial. Empiricismo aqui é literalmente impossível. Quer que eu crie algo do nada? 0 = 1-1. Essa sentença está errada? Não, ambos os valores se negam, é o mesmo na física quântica. É observável, matéria e anti-matéria se geram ao nosso redor a todo momento, é uma base da mecânica quântica.
Como sabemos que o universo esta em expansão? Temos várias evidencias, entre elas o fundo de radiação cósmica e o desvio para o vermelho, observado em estrelas próximas.
Agora, serio. Você quer mesmo saber, de verdade? Ou quer ganhar uma discussão? Porque se for o primeiro caso, vá atrás de um professor de física ou de química. Ele possui os cálculos. Se ele for bom professor, ele té explicará todo o calculo da geração de anti matéria e matéria no universo, o erro de 80 para 20, e tudo que veio depois. O que eu sei, hoje, é puramente teórico.
Ele vai passar um diagrama mostrando o como a energia muda de forma e como ela funciona no nível atômico. Existe, e eu sei que é enviesado, uma palestra na net sobre isso do Krauss, onde ele explica, mais ou menos, essas questões. Eu sei que você não vai assistir, eu não assistiria.
Exemplos de cálculos e teoremas que temos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_de_Friedmann-Lema%C3%AEtre-Robertson-Walker
https://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%B5es_de_Friedmann
Ainda tenho que ler, mas parece ser legal:
https://arxiv.org/pdf/1302.1498.pdf
Mais uma coisa, quando algo "explode", ele se "expande de maneira rápida". Dá na mesma, não?
Fale isso para um físico, eu te desafio.
Quando o metal de uma ponte esquenta, ele se expande. Ele por acaso explode? Não. Isso é do segundo ano de física. Quando algo explode, se expande. Quando algo se expande, nem sempre explode.
A explosão tem que ser liberação de energia em um único momento de tempo de forma catastrófica ou brusca, como diria meu professor;
Expansão são moléculas ocuparem um lugar maior. O ar se expande, mas não explode.
Houve liberação de energia no big bang, de certa forma, mas não explosão, já que o espaço em si estava expandindo, a energia já existia.
Errado o Teísmo tem como função crer em um ser superior (não importa qual) o criacionismo foi criado tão e unicamente por movimentos cristãos deis de sua fundação ao termo (no entanto existem movimentos criacionistas de outras religiões atualmente), por isso se encaixa nesta seção mas que não tem intuitos, de descartar a teoria da evolução ou seus processos mas trazer um visão diferente da atual, e para cristãos se colocar no mesmo baile que teístas é complicado já que temos visões completamente diferentes já que cremos nas escrituras como verdade inerrante ao contrário dos teístas de pensamento teológico liberal que refuta algumas passagens (ou ela por inteiro) o clássico exemplo disso são os movimentos criacionistas, budistas, hindus entre outros, atualmente os movimentos criacionistas tem por sua definição unificar religião e ciência de alguma forma ao contrário do teísmo que usa o livre pensamento.
Então estamos em contato com mundos diferentes. Desde que eu conheço o termo e que encontrei pessoas criacionistas, e em todas as conversas e discussões, as definições são outras. O criacionismo foi um termo atribuído aos pensadores pre-Darwin, Lamarck e Mendell. Se você abrir um livro de biologia desse tipo, você vai encontrar aquela definição. (Todo livro bom de biologia tem essa lista, vai de criacionismo até neodarwinismo, que é o que usamos agora) Tanto que você jamais vai encontrar um cientista criacionista. (biólogo, eu espero), mas encontrará cientistas religiosos. Eles não se chamam assim, porque o termo tem esse impacto.
Como eu já disse, é questão de definição. Não tem problema, não faz diferença, só traz confusão.
Religião e ciência podem andar na mesma rua, sem se intrometerem. O Deus, eu assumo que seja o católico, não vai atrapalhar em nada.
Agora, a ideia de que os seres humanos foram criados iguais, desde o inicio, o que muitos, se não todos, chamam de criacionismo. Não dá certo.
Então estamos em contato com mundos diferentes. Desde que eu conheço o termo e que encontrei pessoas criacionistas, e em todas as conversas e discussões, as definições são outras. O criacionismo foi um termo atribuído aos pensadores pre-Darwin, Lamarck e Mendell. Se você abrir um livro de biologia desse tipo, você vai encontrar aquela definição. (Todo livro bom de biologia tem essa lista, vai de criacionismo até neodarwinismo, que é o que usamos agora) Tanto que você jamais vai encontrar um cientista criacionista. (biólogo, eu espero), mas encontrará cientistas religiosos. Eles não se chamam assim, porque o termo tem esse impacto.
Como eu já disse, é questão de definição. Não tem problema, não faz diferença, só traz confusão.
Religião e ciência podem andar na mesma rua, sem se intrometerem. O Deus, eu assumo que seja o católico, não vai atrapalhar em nada.
Agora, a ideia de que os seres humanos foram criados iguais, desde o inicio, o que muitos, se não todos, chamam de criacionismo. Não dá certo.
Eitcha assunto complicado de comentar kkkkk tá no meu top 3 de assuntos para não se falar na internet (Política, Religião e Ideologias de Gênero).
Eu sou ateu, não do tipo que acha que descobriu todos os segredos do universo e tenta desvirtuar as pessoas que creem, a esse se dá o nome de Neo Ateu, é diferente, cuidado para não confundir.
O que me desvirtuou da igreja, isso é PESSOAL, foi que sempre fui curioso sobre o universo (Apenas entusiasta, não sou formado em ciências, física nem áreas relacionadas) e as respostas oferecidas pela religião nunca favoreceram minha curiosidade, eu sempre ouvia coisas como: "São os mistérios de Deus, não é para nós descobrirmos!". Essa falta de respostas concretas foi o que me afastou a cada dia da religião.
Eu pessoalmente acho muito difícil você conciliar os dois lados, são ideias muito diferentes, pode não ser impossível, mas é muito difícil. Você acreditar que os primeiros seres humanos foram feitos de barro ou que o ser humano evoluiu ao longo dos anos para sobreviver à natureza a sua volta são ideias muito diferentes (Pelo menos na minha concepção). O que também dificulta a união dos dois conceitos é que a bíblia é muito metafórica, será que o ser humano foi realmente feito de barro, ou o barro é uma metáfora para outra coisa?
Não vou me prolongar mais porque não gosto nem de pensar que alguma opinião minha possa influenciar alguém kkkkk principalmente se for uma opinião ligada a um dos Três Assuntos Proibidos (Buuuuuuuuhhh..... :ghost: :ghost: :ghost. Então é isso aí mano, não sei se ajudei em alguma coisa, mas estamos aí.
Eitcha assunto complicado de comentar kkkkk tá no meu top 3 de assuntos para não se falar na internet (Política, Religião e Ideologias de Gênero).
Eu sou ateu, não do tipo que acha que descobriu todos os segredos do universo e tenta desvirtuar as pessoas que creem, a esse se dá o nome de Neo Ateu, é diferente, cuidado para não confundir.
O que me desvirtuou da igreja, isso é PESSOAL, foi que sempre fui curioso sobre o universo (Apenas entusiasta, não sou formado em ciências, física nem áreas relacionadas) e as respostas oferecidas pela religião nunca favoreceram minha curiosidade, eu sempre ouvia coisas como: "São os mistérios de Deus, não é para nós descobrirmos!". Essa falta de respostas concretas foi o que me afastou a cada dia da religião.
Eu pessoalmente acho muito difícil você conciliar os dois lados, são ideias muito diferentes, pode não ser impossível, mas é muito difícil. Você acreditar que os primeiros seres humanos foram feitos de barro ou que o ser humano evoluiu ao longo dos anos para sobreviver à natureza a sua volta são ideias muito diferentes (Pelo menos na minha concepção). O que também dificulta a união dos dois conceitos é que a bíblia é muito metafórica, será que o ser humano foi realmente feito de barro, ou o barro é uma metáfora para outra coisa?
Muito Obrigado pela resposta [member=1897]Hizashi_Brum[/member] entendo seu ponto e vista, e eu também sou assim sempre gostei de repostas concretas, quando comecei a estudar teologia muito de minhas duvidas bíblicas foram respondidas e hoje eu enxergo a Biblía com um olhar muito mais técnico (teologicamente falando) do que muitas pessoas religiosas por aí
E vai por mim se você estudar teologia vai acabar descobrindo muitas coisas pois estudamos não apenas as diferentes interpretações Bíblicas mas também o contexto histórico em que algumas passagens foram aplicadas (como por exemplo certos versículos que proibiam a manifestação das mulheres em culto, pois nas leis da época do país em que o cristianismo era pregado, essas leis proibiam a manifestação das mulheres mostrando que certos exigências não devem ser consideradas hoje justamente pois o contexto legislativo e social da época não permitiam isso)
No entanto quando comecei a entrar em debates contra ateus usando argumentos teológicos sobre a criação do universo, muita coisa eles me refutaram e começaram a me mostrar cientificamente como a evolução se tornou uma teoria tão bem estruturada, isso começou a fazer eu rever meus conceitos sobre minha fé, alguns religiosos preferem ignorar usando a fé como justificativa perante os fatos, no entanto a Bíblia fala que a fé é a certeza das coisas que se não veem (qualquer teólogo vai te confirmar isso), porém nada diz que a fé rejeita as coisas que se vêem, e a evolução é uma teoria que consegue mostrar matematicamente, biologicamente, quimicamente e fisicamente, que isso é real que não é apenas um pensamento racional mas um pensamento com provas, evidências, e FATOS.
Porém como eu já tenho um conhecimento um pouco avançado de teologia, comecei a tentar encaixar as coisas, e assim atualmente eu percebo que existem bastante coisas que podem se interligar, mas eu também tenho a noção que a Bíblia nunca foi e nunca será um livro CIENTÍFICO, se vc avaliar os 6 dias da criação de genesis 1 vai perceber que os valores de tempos que foram ilustrados na época tinha como foco os dias judaicos da época que seguiam um calendário lunar da época em que o nascer e o por do sol eram considerados DIAS a própria arqueologia mostra isso por isso é escrito na Teologia o termo tarde e manhã para contar os dias em gênesis 1, sendo assim é OBVIO que os 6 dias da criação não eram 24 horas justamente porque este conceito NÃO EXISTIA na época, ai começamos a concluir (teologicamente) que os dias da criação foi uma linguagem simplificada do Criador para tentar fazer um povo ignorante entender de forma simplificada do que nós chamamos de EVOLUÇÂO hoje, acredito que a unica forma de um Teísta conseguir manter a sua fé sem tentar ignorar os FATOS é tentar encaixar interpretações Biblícas a novas revoluções científicas, avaliando seu contexto histórico, social e legislativo é assim que se constrói teologia na atualidade ao meu ver.
Você já deu um grande passo ao aceitar as teorias científicas, você não precisa perder sua fé para isso, é o que eu tento explicar para as pessoas, você não precisa perder sua fé para acreditar em algo descoberto pela ciência. Eu tinha uma professora na escola, que apesar de não compactuar com a visão dela, acredito que entra nesse estágio onde você está atualmente, pois para ela as descobertas científicas do Homem eram pura e simplesmente o Homem descobrindo como Deus fez as coisas e não o Homem desmentindo a bíblia. Obviamente, por ser ateu, não compartilho desta visão, mas creio que essa mentalidade dessa minha professora lá do 2º ano do Ensino Médio seja algo que possa ajudá-lo na sua caminhada de descobrimento.
PS: Não deixe os Neo Ateus influenciarem sua mente, essas pessoas sentem um gosto de prazer ao ver um religioso começar a se questionar. Você tem seu direito de acreditar no que deseja e isso ninguém pode tirar. Foca no caminho que você acha correto e divirta-se com suas descobertas
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.