🤔 Para Refletir :
"As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela."
- Yonori Akari

Tentando PA

Kaw

The Righteous
Membro
Membro
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!
Juntou-se
09 de Janeiro de 2017
Postagens
620
Bravecoins
193
Nessa minha aventura em melhorar minhas habilidades artísticas, decidi concatenar Pixel Art à meus métodos anteriores, e essa é minha primeira tentativa nesse estilo:
SiVS8nC.png

Peço a vocês, basicamente, avaliações do que tenho até agora e sugestões de como melhorar esse desenho em específico.
Também, qualquer dica em relação à pixel art em geral, seja em melhorias do workflow através de tips and tricks ou teoria do desenho de modo geral, desde sombreamento à escolhe de cores e etc...
Esta é a paleta que estou usando agora:

jRZDtuI.png

Acho que uma mais simples é melhor pra quem tá começando mas como eu to me restringindo a 1 variação(raramente 2) da mesma cor, acho que não vou ter problemas com isso.

Agradeço desde já xD

Ahhhh meu Jesus, isso tá muito fofo! <3

Esse estilo sem contorno normalmente não exige muito não, pra o que tentou fazer não tenho reclamações, as cores, as sombras e até mesmo o próprio formato em si, ficaram muito bons. Existem aqueles que gostam de enfeitar nesse estilo botando muito tons pras cores, mas não é realmente necessário, eu for reals amei esse seu teste~

Esse tipo mais simples é bom de trabalhar pra quem ta começando, em relação ao personagem por mim está ok só adicionando que se mudar a cor do "bigode" pode ficar melhor. Ia comentar sobre o braço mas depois entendi a perspectiva, a "falta" de sombramento na capa enganou por um momento XD

Está no bom caminho, agora só seguir com os experimentos!
Até mais :Okay_fix:

Tenho alguns pontos que gostaria de citar.

Para criação de curvas temos uma diretriz para que seu visual fique agradável: a partir do meio da curva, independente do lado, cada "estágio" dela (entenda-se estágio como um pequeno conjunto de pixels adjacentes em linha reta) só pode ter a mesma quantidade de pixels que o estágio anterior ou mais, nunca menos. Você infligiu essa diretriz aqui:

aWqGOvz.png

Repare que, ao passar do meio da curva (na parte superior, em que tu coloca somente um pixel em cada estágio), você coloca 4 pixels no seguinte e depois 3. Esse declínio aparenta ter uma leve curvatura para dentro ali. Claro que existem exceções que também alcançariam bons resultados, mas vez que, segundo a srta, está começando, é bom que esteja ciente dos bons costume para poder aplicá-los em obras vindouras. Talvez consiga entender melhor o que quis dizer aqui.

Quanto ao sombreamento (me referindo à cor de sombreamento), mais do que exprimir qual parte está sendo menos alcançado pela luz, ela também pode ser muito bem empregada para expressar profundidade em relação ao expectador, evitando que linhas internas na pixel art sejam necessárias. Como exemplo, nessa parte aqui:

sELZza0.png

O mesmo poderia ser aplicado na orelha de trás e este é um porque de eu preferir paletas com ao menos duas variações de cada cor ao invés de somente uma: seria uma cor base, uma de iluminação e outra de sombreamento. Infelizmente, sobre este ponto, não lembro de ter nenhuma fonte salva.

Quanto ao brochezinho que prende a capa dele, na pelagem toda tu usou somente duas cores. No broche, que tem uma área relativa a quatro pixels, tu usou três cores, o que deu essa parte muito destaque em relação ao trabalho num geral. Aconselharia usar até uma só, a menos que tu realmente queira chamar atenção para o broche, nesse caso, obteve sucesso.

No focinho dele, o rosa empregado não ficou muito bom, é difícil distingui-lo da cor do pelo. Acho que a cor mais escura do interior da orelha ficaria melhor.

E, por último, ~le mustache. Aparentemente, tua intenção são três fios. Mas por se tocarem, me parece ter ficado "sujo", mais por esses pixels órfãos entre os fios. Talvez tentando somente dois fios fique mais limpo e mais agradável de se ver. Pense também que, caso em uma animação esse bigode se movimente, estarem próximos assim pode complicar o trabalho.

Porém...

Eu não acho que tu seja uma completa iniciante nisso. Pelo que me lembre não é a primeira p.a. tua e, ainda que fosse, de forma alguma está ruim. Os pontos que citei é mais para que conheça-os ao continuar treinado, nem lembre eles serão imprescindíveis, mas é bom evangelizarmos os bons costumes. Só espero que continue produzindo mais trabalhos assim e que possamos acompanhar tua evolução.

Kawkaw você é chei dos talentos hein!
Eu tenho algumas dicas pra você :D

Toma cuidado com a forma do objeto para não ficar muito quebrado, assim:
o1YJwEH.png

Em relação as cores ficaram boas, você só tem que tentar achar os pontos de luz da imagem quando for sombrear. Ao que parece a luz vem da esquerda dele, pois há sombra da capa no corpo. Então você tem que pensar que todo lado direito dele terá sombra, caso não haja luz.
Outra coisa é tomar cuidado pra não fazer a sombra no formato idêntico ao objeto que está por cima. A sombra não segue fielmente sua "line" e sim ela se estende dependendo da luz (o caso ali da perna).
Outra coisa foi o braço que você fez ali na direita. Nesse ângulo o braço não mostra muito, então é mais vantajoso mostrar a barriguinha dele hehe
Aqui um exemplo dos pontos que você pode ficar de olho:

vJOPytn.gif

Uddra comentou:
Ia comentar sobre o braço mas depois entendi a perspectiva, a "falta" de sombramento na capa enganou por um momento XD
Alguma dica de como fazer o sombreamento da capa? Até tentei algumas coisas mas ficaram pior do que deixar ela "plana"...

Acabou ficando bem grandinho e.e:
King Gerar comentou:
Para criação de curvas temos uma diretriz para que seu visual fique agradável: a partir do meio da curva, independente do lado, cada "estágio" dela (entenda-se estágio como um pequeno conjunto de pixels adjacentes em linha reta) só pode ter a mesma quantidade de pixels que o estágio anterior ou mais, nunca menos. Você infligiu essa diretriz aqui:

aWqGOvz.png
O famoso Jaggie ._.
Só reparei nesse canto depois de abrir o tópico hoje e olhar a imagem(a gif do Ryan ajudou a achar todos os outros 30)...
Vou me esforçar pra evitar isso, o problema é que em alguns cantos eu não consigo imaginar como fazer a curva sem tomar muito espaço ai acaba saindo isso...

King Gerar comentou:
Quanto ao sombreamento (me referindo à cor de sombreamento), mais do que exprimir qual parte está sendo menos alcançado pela luz, ela também pode ser muito bem empregada para expressar profundidade em relação ao expectador, evitando que linhas internas na pixel art sejam necessárias. Como exemplo, nessa parte aqui:

sELZza0.png
Incrível como eu tentei fazer isso e ficou horrível e eu acabei decidindo deixar desse jeito por enquanto ;\
Vou tentar replicar isso aqui de uma forma aceitável.

King Gerar comentou:
O mesmo poderia ser aplicado na orelha de trás e este é um porque de eu preferir paletas com ao menos duas variações de cada cor ao invés de somente uma: seria uma cor base, uma de iluminação e outra de sombreamento.
Na paleta que eu tô usando eu tenho opção pra 2 variações(1 mais clara e uma mais escura) eu só não mexi muito com iluminação ainda, pra mim é sempre a parte mais difícil de se fazer direito...

King Gerar comentou:
Quanto ao brochezinho que prende a capa dele, na pelagem toda tu usou somente duas cores. No broche, que tem uma área relativa a quatro pixels, tu usou três cores, o que deu essa parte muito destaque em relação ao trabalho num geral. Aconselharia usar até uma só, a menos que tu realmente queira chamar atenção para o broche, nesse caso, obteve sucesso.
Não quis chamar atenção como algo importante mas sim como uma jóia que ele é, algo chamativo em sua própria essência. Além disso, sem as 3 cores ficava mais parecido com um botão de plástico do que com uma jóia(entenda como jóia um objeto translúcido).
Mas entendo o que você quis dizer com isso e vou tomar cuidado pra não fazer besteira e.e

King Gerar comentou:
No focinho dele, o rosa empregado não ficou muito bom, é difícil distingui-lo da cor do pelo. Acho que a cor mais escura do interior da orelha ficaria melhor.
Escolhi essa cor por ser o rosa mais "rosa" que eu tinha sem ser algo extremamente saturado mas concordo que mesclou um pouco mais do que devia... Nem pensei em usar a cor mais escura da orelha já que é quase um laranja e pelas imagens de referência que eu tava usando o focinho era realmente muito rosa, mas ficou bom agora que eu tentei...

King Gerar comentou:
E, por último, ~le mustache. Aparentemente, tua intenção são três fios. Mas por se tocarem, me parece ter ficado "sujo", mais por esses pixels órfãos entre os fios. Talvez tentando somente dois fios fique mais limpo e mais agradável de se ver. Pense também que, caso em uma animação esse bigode se movimente, estarem próximos assim pode complicar o trabalho.
Eu acabei tirando o bigode depois justamente por causa desse maldito terceiro, depois tentarei com dois pra ver e aproveito e experimento outras cores pro bigode como o Uddra sugeriu.

King Gerar comentou:
Eu não acho que tu seja uma completa iniciante nisso. Pelo que me lembre não é a primeira p.a. tua e, ainda que fosse, de forma alguma está ruim. Os pontos que citei é mais para que conheça-os ao continuar treinado, nem lembre eles serão imprescindíveis, mas é bom evangelizarmos os bons costumes. Só espero que continue produzindo mais trabalhos assim e que possamos acompanhar tua evolução.
Isso é verdade, eu fiz um gladiador há uns mêses aqui(ta jogado no Daily Pixel), que desastre...
Na verdade eu fiz 2 bonecos naquela época, só não sei se mostrei o outro aqui.
Ambos ficaram horríveis ._.

RyanKamos comentou:
Toma cuidado com a forma do objeto para não ficar muito quebrado, assim:
o1YJwEH.png
É, o Gerar também me chamou atenção pra esses Jaggies, essas regrinhas de PA como Jaggie, Double e etc. são um pouquinho difíceis de se acostumar, imo. Mas vou tentar pegar com o tempo.

RyanKamos comentou:
Em relação as cores ficaram boas, você só tem que tentar achar os pontos de luz da imagem quando for sombrear. Ao que parece a luz vem da esquerda dele, pois há sombra da capa no corpo. Então você tem que pensar que todo lado direito dele terá sombra, caso não haja luz.
Outra coisa é tomar cuidado pra não fazer a sombra no formato idêntico ao objeto que está por cima. A sombra não segue fielmente sua "line" e sim ela se estende dependendo da luz (o caso ali da perna).
Sim, luz e sombra é realmente um dos meus pontos mais fracos ;-;
Ao sombreamento da perna eu dei uma atenção especial durante a animação (que provavelmente vai estar na próxima resposta) mas ainda vou tentar melhorar já que ficou bem estranha...

RyanKamos comentou:
Outra coisa foi o braço que você fez ali na direita. Nesse ângulo o braço não mostra muito, então é mais vantajoso mostrar a barriguinha dele hehe
Aqui um exemplo dos pontos que você pode ficar de olho:
vJOPytn.gif
Acho que o braço, junto com a orelha, foram as partes que eu mais demorei... Tentei fazer várias formas e nenhuma ficava boa, eu só peguei a "menos pior" pra mim e acabei deixando, mas tava na minha lista de coisas pra tentar melhorar antes de terminar.

Vou criar outra respostas pra não misturar o conteúdo(além disso a outra ficou bem grande...)
Aqui vou deixar uma gif da animação(incompleta) de "walk" dele.

Antes que falem: Sim, ele vai mexer o corpo, os braços, a capa, os olhos, a orelha(até voar, quem sabe?), mas decidi fazer por partes pra eu não me frustar em larga escala e desistir do sprite. Nessa primeira parte: Penas.

Basicamente é o método que o MontyDrake usou em alguns vídeos dele onde ele "corta" o corpo em 2 partes e anima elas separadamente. Aqui a gif:

nFGCQyB.gif

A primeira coisa que dá pra perceber é que não tem nada que meus queridos aqui acima me recomendou de fazer, isso por 2 motivos:
1- Eu fiz a animação antes de olhar o tópico;
e 2- O fórum não me avisou que tinha respostas no tópico(inclusive é o motivo da resposta gigante ao invés de fragmentada).

Enquanto não recebo feedback em relação à animação, vou voltar no sprite padrão e tentar arrumar os problemas e melhorar ele(e aplicar na animação) e assim eu intercalo entre as 2 coisas...

Ah, e obrigado pelas dicas  :Beijinho2:

Edit pra mostrar minha tentativa de arrumar os erros(adicionei um braço também pra qualquer animação que a capa suba):
NyaO0KL.gif

As orelhas estão sendo realmente bem difíceis ;-;
Edit2: Percebi que não tirei a camada das sombras quando alternei o frame da gif fduhsaiuofdsf, ignorem isso e.e

Voltar
Topo Inferior