A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Estou promovendo esse debate para uma pesquisa que estou fazendo sobre jogos de gêneros duvidosos e deparei com essa indagação:
Mas afinal, Zelda é ou não um RPG?
Eu sei que é uma questão polêmica e já bastante debatida, porém para Flávia Gasi The Legend of Zelda não é um jogo de RPG devido não possuir atributo fundamental para um RPG:
Estou muito intrigado com essa indagação após assistir varias vezes esse vídeo (abaixo): Entendendo os RPGs - Parte 1. Muito bem! Conhecendo o currículo da apresentadora Flávia Gasi: escritora, jornalista, doutoranda e mestre pela PUC-SP no programa de Comunicação e Semiótica, escritora e tradutora de obras etc.
Retirado do seu site oficial: Estou muito intrigado com essa indagação após assistir varias vezes esse vídeo (abaixo): Entendendo os RPGs - Parte 1. Muito bem! Conhecendo o currículo da apresentadora Flávia Gasi: escritora, jornalista, doutoranda e mestre pela PUC-SP no programa de Comunicação e Semiótica, escritora e tradutora de obras etc.
http://www.flaviagasi.com.br/
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Rdkv2gxudYo&index=69&t=4s&list=PLnmuq4G4ZmIcA3BEu8__5mOhO61fIFtQ9[/youtube]
Segue um trecho do artigo Por Trás do Pixes/ de 21 de Fevereiro de 2016
COMPREENDENDO AS MECÂNICAS DE THE LEGEND OF ZELDA
Quando a mais simples das estruturas pode revolucionar todo um gêneroThe Legend of Zelda é considerado um dos primeiros exemplos de mundo aberto e de mecânica não linear, e se tornou a base para outros títulos importantes do gênero, como Metroid e Castlevania (que misturaram isso ao uso de plataformas e progressão lateral). Jogos de stealth partiram da mesma base para incluir mecânicas de furtividade e fundaram todo um novo gênero (Tenchu, Metal Gear Solid e Thief são alguns dos exemplos); Na verdade, sua influência estrutural foi tão grande que a maioria dos RPGs orientais da época, como a série Final Fantasy, vão utilizar a mesma mecânica de aventura e itens, mas acrescentando passagem de nível, mais diálogos, enquanto alguns vão preferir combate em turnos. Talvez seja por isso que muita gente considera Zelda como parte do gênero RPG, mesmo sem contar com pontos de experiência (o atributo fundamental para um RPG). O que nos leva a concluir que até mesmo a mais simples das estruturas pode criar algo extremamente criativo e, dessa forma, mudar toda uma geração.
COMPREENDENDO AS MECÂNICAS DE THE LEGEND OF ZELDA
Quando a mais simples das estruturas pode revolucionar todo um gêneroThe Legend of Zelda é considerado um dos primeiros exemplos de mundo aberto e de mecânica não linear, e se tornou a base para outros títulos importantes do gênero, como Metroid e Castlevania (que misturaram isso ao uso de plataformas e progressão lateral). Jogos de stealth partiram da mesma base para incluir mecânicas de furtividade e fundaram todo um novo gênero (Tenchu, Metal Gear Solid e Thief são alguns dos exemplos); Na verdade, sua influência estrutural foi tão grande que a maioria dos RPGs orientais da época, como a série Final Fantasy, vão utilizar a mesma mecânica de aventura e itens, mas acrescentando passagem de nível, mais diálogos, enquanto alguns vão preferir combate em turnos. Talvez seja por isso que muita gente considera Zelda como parte do gênero RPG, mesmo sem contar com pontos de experiência (o atributo fundamental para um RPG). O que nos leva a concluir que até mesmo a mais simples das estruturas pode criar algo extremamente criativo e, dessa forma, mudar toda uma geração.
Link do artigo completo:
http://br.ign.com/por-tras-dos-pixels/16939/opinion/por-tras-dos-pixels-40-compreendendo-as-mecanicas-de-the-leg
Sinceramente cresci (não muito) acreditando que The Legend of Zelda é um RPG de ação. Confesso que os argumentos da Flávia são muito bons. O que vocês acham?