🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar"
- Ricky O Bardo

The Legend of Zelda é ou não um RPG?

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
FHmkE3q.jpg

Estou promovendo esse debate para uma pesquisa que estou fazendo sobre jogos de gêneros duvidosos e deparei com essa indagação:

Mas afinal, Zelda é ou não um RPG?

Eu sei que é uma questão polêmica e já bastante debatida, porém para Flávia Gasi The Legend of Zelda não é um jogo de RPG devido não possuir atributo fundamental para um RPG:

Estou muito intrigado com essa indagação após assistir varias vezes esse vídeo (abaixo): Entendendo os RPGs - Parte 1. Muito bem! Conhecendo o currículo da apresentadora Flávia Gasi:  escritora, jornalista, doutoranda e mestre pela PUC-SP no programa de Comunicação e Semiótica, escritora e tradutora de obras etc.
Retirado do seu site oficial:
http://www.flaviagasi.com.br/

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Rdkv2gxudYo&index=69&t=4s&list=PLnmuq4G4ZmIcA3BEu8__5mOhO61fIFtQ9[/youtube]​

Segue um trecho do artigo Por Trás do Pixes/ de 21 de Fevereiro de 2016

COMPREENDENDO AS MECÂNICAS DE THE LEGEND OF ZELDA

Quando a mais simples das estruturas pode revolucionar todo um gênero“The Legend of Zelda é considerado um dos primeiros exemplos de mundo aberto e de mecânica não linear, e se tornou a base para outros títulos importantes do gênero, como Metroid e Castlevania (que misturaram isso ao uso de plataformas e progressão lateral). Jogos de stealth partiram da mesma base para incluir mecânicas de furtividade e fundaram todo um novo gênero (Tenchu, Metal Gear Solid e Thief são alguns dos exemplos); Na verdade, sua influência estrutural foi tão grande que a maioria dos RPGs orientais da época, como a série Final Fantasy, vão utilizar a mesma mecânica de aventura e itens, mas acrescentando passagem de nível, mais diálogos, enquanto alguns vão preferir combate em turnos. Talvez seja por isso que muita gente considera Zelda como parte do gênero RPG, mesmo sem contar com pontos de experiência (o atributo fundamental para um RPG). O que nos leva a concluir que até mesmo a mais simples das estruturas pode criar algo extremamente criativo e, dessa forma, mudar toda uma geração.”

Link do artigo completo:
http://br.ign.com/por-tras-dos-pixels/16939/opinion/por-tras-dos-pixels-40-compreendendo-as-mecanicas-de-the-leg

Sinceramente cresci (não muito) acreditando que The Legend of Zelda é um RPG de ação. Confesso que os argumentos da Flávia são muito bons. O que vocês acham?

Na minha humilde opinião definir um gênero inteiro de jogos usando apenas uma unica característica como a moça do vídeo faz esta completamente errado.
RPG não é simplesmente você ficar matando monstrinho e ganhando experiencia pra aumentar cada vez mais de level, RPG envolve muito mais do que isso.
Para mim, a verdadeira essência do RPG se encontra em uma historia envolvente onde o jogador por meio da interpretação/imaginação passa a vivenciar o personagem e vive diversas aventuras.
O sistema de leveling é apenas uma regra e como toda regra pode ser quebrada ou mudada, no RPG de mesa quem dita as regras e o rumo da historia é o Mestre e se ele quiser que você vença um dragão Branco de Olhos Azuis nos primeiros minutos da campanha você vai vencer o dragão, se o mestre quiser fazer uma campanha inteira sem usar exp nenhuma também não vai ser um problema. A graça é justamente essa, você pode adaptar o jogo do jeito que você quiser.
Para mim Zelda é sim RPG assim como qualquer outro jogo possa se tornar um.

[member=753]patriciomi[/member]

Muito Obrigado pela contribuição! Gostei bastante do seu comentário... Boa argumentação!

Entrando nesse debate, também concordo com o [member=753]patriciomi[/member]

Começando que ela mesmo está toda contraditória a ela mesmo, além disso veio a falar que The Legend of Zelda não é RPG pelo simples fato de não conter o detalhe de leviling, ok então, assim sendo jogos como World of Warship e Crossfire são RPG devido a ter sistema de leviling embutidos dentro deles  :Palmas: :Palmas: :Palmas:

Para mim desconsiderando tudo que foi passado no vídeo, onde se pode aproveitar muito pouco pois ela está particularmente impondo a ideia sobre os critérios dela, necessariamente um RPG não precisa de EXP para ditar que ele é um RPG, e se eu fizer um jogo com todos os detalhes do de mesa até a mesma funcionalidade de sorte pelo dado com jogadores online e tudo mais e não colocar o sistema de leveling então ele não será RPG?

Com isso a colocação do [member=753]patriciomi[/member] é bem colocada e acredito que tudo se levará a isso, todos os outros detalhes de Zelda são como de um RPG, para mim Zelda é sim um RPG, mesmo nos critérios dela não sendo.​

[member=1535]Welison251[/member]

Muito Obrigado pela participação, já que se trata de um debate... achei uma revista da Nintendo Word N° 64 onde o redator Eric Araki escreveu um Reviews sobre RPGs e ele fala sobre The Legend of Zelda : Muito bem! Escaneie esse trecho... Ele Também afirma que Zelda não é  :Ahn:

bw97wB1.jpg

Eu concordo com vocês  :Okay_fix:... Vamos ver se alguém concorda com a Flávia e com o Eric Araki para ficar mais interessante?

[member=164]Ronaldo Bento[/member]
Para adicionar mais uma questão depois de ler esse conteúdo da Nintendo World Nº64, o problema em si ta caindo mais na questão dos jogos estarem misturando seus conceitos, por exemplo os games de RPG's não seguiram 100% fiel como era o de mesa como podemos ver pelo vídeo da Prof. Flávia, e ai começou uma misturação de tema com gênero e por fim está tudo bagunçado como muito títulos hoje em dia está desse jeito.

Hoje em dia você encontra fácil um jogo onde que é Estratégia/Ficção/Aventura/Ação/RPG/FPS (exemplo), assim os consumidores em grande escala (a massa que joga) não anda se importando mais com o verdadeiro teor por trás do jogo, que seria o elemento chave do gênero, Zelda está nessa discussão provavelmente por essa mistura de gêneros que vemos tendo hoje em dia e que jogadores fãs vem debatendo.​

[member=1535]Welison251[/member]
Hoje em dia você encontra fácil um jogo onde que é Estratégia/Ficção/Aventura/Ação/RPG/FPS (exemplo), assim os consumidores em grande escala (a massa que joga) não anda se importando mais com o verdadeiro teor por trás do jogo, que seria o elemento chave do gênero, Zelda está nessa discussão provavelmente por essa mistura de gêneros que vemos tendo hoje em dia e que jogadores fãs vem debatendo.

Novamente muito obrigado!

Realmente, por exemplo, quem joga Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara da Capcom (outra polêmica) ele é considerado Beat 'em up mas para mim ele é Hack and slash, contudo quem joga não se importa.

Como o patriciomi aí em cima disse, destacar um gênero de outro por apenas uma característica é errado.
Eu particularmente digo que Legend of Zelda é sim RPG, e que seu sistema de combate cai na classificação Action-Based Combat, por se passar no overworld ao invés de uma seção separada e ter ações em tempo-real.
Isso é tudo.

A questão é realmente o que é um RPG, que é nada mais do que um jogo de interpretação de papéis, onde você assume o controle de um personagem e vai evoluindo junto com ele. Só que tem um detalhe: Enquanto eu concordo que o sistema de níveis é uma forma eficiente de substituir a ficha, ainda há outras possíveis. E há mais outras coisas que podem ser consideradas "evolução" no contexto da história de um jogo, explico isso melhor abaixo.

Mas vamos ao pepino aqui: Se você olhar bem, sair andando por diversos cenários coletando itens que ajudam a debloquear novas áreas é a principal característica de um jogo de Aventura. (Vide os adventures da Lucas Arts dos anos 90). Zelda pra mim nessa classificação seria um action-adventure, apesar de ser um jogo nada linear como a maiorias dos jogos desse gênero.

Mas voltando aqui na questão da não-linearidade, ela é diferente da questão das escolhas que afetam o roteiro, são duas coisas distintas, e esta segunda que eu também considero ser uma das características mais importantes de um RPG qualquer que seja: Escolhas e consequências tangíveis. Como isso sempre foi um pouco difícil de programar num jogo, ao contrário de um RPG de mesa, infelizmente se seguir esse critério muita coisa que é RPG consagrado pode ficar de fora, então é melhor usar só o levelling como critério por hora.

Mas isso não é desmerecer o Zelda, muito pelo contrário, ele foi fundador de vários gêneros e trouxe várias ideias importantes que foram usados até em RPGs de comarca. Pra mim ele pode não ser um RPG em teoria, mas na prática pra mim sempre será referência para RPGs e um jogo que sempre estou disposto a recomendar.

Acho que toda essa confusão nasceu de uma má interpretação de híbridos. Digo, é muito normal que um jogo hoje em dia possua mais de um gênero, e graças a isso, um acaba se sobressaindo mais, e na ideia de juntar dois ou mais gêneros em um só jogo é obvio que não vai ser de tudo aproveitado (Visto que vasculhando bem, até mesmo mecânicas incompatíveis poderiam surgir). Acredito que com Zelda seja a mesma coisa, só acho engraçado que quando as pessoas apontam Zelda como um não-RPG, raramente falam do Zelda 2.

Bom, um exemplo bem simples de jogo híbrido pra quem tá boiando, é Paladins, um jogo que se pegar as mecânicas principais dele de build, compras de itens e evolução de status dentro da partida não é errado dizer que o jogo é um MOBA, mas se olhar pra tela, você vai jurar que aquilo é um FPS, afinal, é um jogo de tiro em primeira pessoa, falando assim, ambos estão certos.

Ele pode ter nascido RPG e hoje deixou de ser, mas continua muito bom  :Beijinho2:

Voltar
Topo Inferior