🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

Tíndalos: Uma experiência de horror visual e narrativa

Omar Zaldivar Masculino

Conde
Colaboração
Colaboração
"O medo é o alimento que a mente precisa para mostrar tuas fraquezas..."
Juntou-se
14 de Setembro de 2020
Postagens
381
Bravecoins
297
2BKtzMy.png

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações Básicas

Nome dos criadores:
Omar Zaldivar e Ahiane
Gênero: Suspense/ Horror
Engine: RPG Maker MV
Data de inicialização: 30/11/2020
Equipe: OZ Digital Games & Alê Consorti

____________________________________________________________________________________________________

Introdução ao projeto

Este projeto nasceu da vontade de duas pessoas, que desejaram realizar o seu melhor nesta competição. É uma experiência narrativa visual e auditiva, com elementos de "point and click". A recomendação para desfrutar do projeto é em um ambiente escuro, com bons "headphones" e se possível na mais completa solidão.

AVISO - ESTE JOGO NÃO É RECOMENDADO
PARA JOVENS COM MENOS DE 18 ANOS OU
PESSOAS SENSIVEIS A TEMAS DE HORROR

PSICOLÓGICO.

Relato Curto
"Na noite do dia 22 de setembro de 2017 um grave acidente aconteceu na Avenida Oceânica, na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Um carro perdeu o controle em uma curva e capotou diversas vezes na pista, seus ocupantes só não foram arremessados para fora graças ao cinto de segurança de ambos, porém a moça que estava no banco do carona não resistiu aos graves ferimentos e faleceu antes mesmo do socorro chegar.

O homem ainda estava consciente embora bastante ferido, porem exalava um cheiro de álcool, o que não deixava muitas dúvidas sobre os motivos daquela grave acidente. Confuso, ele chamava por um nome que se supõe ser o da moça que estava no carona, uma perda lamentável de uma vida jovem e que provavelmente possuía planos de futuro, mais uma vida ceifada pelo álcool e pela imprudência."

Trecho da Matéria do Jornal Correio da Bahia

Enredo
Tíndalos vai contar a história de Marcos, um homem atormentado por um grave erro do seu passado. Lentamente sua mente foi mergulhando em um processo autodestrutivo e o jogador vai testemunhar os momentos finais dessa viagem a loucura, remorso, dor ou quem sabe redenção. Porem o mais preocupante em tudo isso é a grande possibilidade que toda esta experiência transcendentalista tenha a influencia de algo a mais... algo talvez... inominável...

Download
Tíndalos by ahiane, oz_digital_games

Imagens
c2MNHPm.png

p4hkgos.png

eKxCjlx.png

6x9umXe.png

rbrJIgA.png

nZBkQVl.png

Créditos
Tor Damian Design/Galenmerth - Plugin TDDP - MouseSystem
GALV - Plugin Galv's Message Sound Effects
Freesound - Efeitos de Áudio

Última edição:
Meus parabéns à dupla: a forma de anunciar a interação que o jogador deve escolher é ótima (através da iluminação de pontos na imagem). Peguei todos os finais (tenho até meu preferido).
A atmosfera criada entre trama, arte visual e efeitos sonoros está muito bem elaborada.
Não esperava menos que um game excelente vindo de vocês.

C ya.

- Nossa primeira review! Não poderia ser de ninguém menos do que meu bom Misterdovah... ou Tio Til para os mais próximos (no caso apenas eu o chamo assim e se houver ou houve outros temo que infelizmente não ficará, ou ficou muito tempo neste plano de existência), muito obrigado meu bom Tio Til, você como sempre atencioso, obrigado por jogar.

Meus parabéns à dupla: a forma de anunciar a interação que o jogador deve escolher é ótima (através da iluminação de pontos na imagem). Peguei todos os finais (tenho até meu preferido).
A atmosfera criada entre trama, arte visual e efeitos sonoros está muito bem elaborada.
Não esperava menos que um game excelente vindo de vocês.

C ya.
Muito obrigada pelo feedback Mister! O foco de luz foi uma solução que encontramos para destacar os objetos mantendo a paleta de cores restrita e a estética do game. Fico feliz que tenha gostado!

parabens meu amigo adoro jogo com esse pegada.
Que bom que gostou Edinaldo! ☺

Muito bom o jogo, já chego logo dizendo isso, a produção foi muito boa, apesar de que faltou um pouco de otimização mais bruta, embora eu não tiro os méritos da otimização de vocês, de fato, o jogo é muito bem produzido!

O que não me agrada em si, é o tema, a pegada do jogo, não tenho trigger, mas eu assumo que sou um pouco medroso e não gosto da maneira como o jogo ficou dark, mas aqui vai a minha crítica:

Gostei do jogo, apesar de ele ser abordado em narrativa, esse jogos de narrativa, porém simples e curta, estão me pegando muito, estou muito fora da minha zona de
conforto, que é Hack'n slash, shooter, ou algum tipo de combate e/ou velocidade no meio, e estou gostando, isso é muito bom.

A temática do jogo é muito sombria, felizmente, eu consegui manipular os eventos a favor de um final bom, eu não testei os outros finais, não por causa que o jogo é
ruim ou coisa assim, mas por causa que temas desse gênero não são bem minha praia, se for necessário não ter medo de escuro, eu não tenho, mas se há uma temática
dark, algo que já passei por alguns momentos na minha vida, que seja para que sobre tal, emane a luz no final das contas (Por isso o nome Midnight Sar e representação
de umbreon), aqui eu vi disso, mas em outros finais eu não vi luz, não que me seja trigger, mas o tema não me agrada, eu gosto de jogar coisas mais alegres, ativas,
ou pelo menos com algum combate intenso que eu saiba que posso ganhar.

Mas longe de meu gosto intervir como pontuação negativa, a experiência é muito imersiva, apesar de que esse é o primeiro jogo que não me senti tanto "controle o jogo
e não o jogador", eu meio que senti que eu era Marcio (Se não me engano, esta é a alcunha do protagonista), e meio que senti que eu mesmo estava me controlando para
os meus caminhos e o que iria me dirigir aos meus destinos na vida.

Porém, o jogo foi produzido de forma muito inteligente, eu me senti jogando algo bem promissor até, mais um jogo feito em RPG Maker que foge de ser "jogo de RPG Maker".
O sistema point n click foi uma pegada que ajudou nesse fenômeno, e o uso de um recurso que eu adoro, cenas por imagens, eu mesmo só não tentei fazer algo assim, por
falta de tempo para conseguir os recursos para tal e tempo de trabalhar algo assim, todas as cenas do jogo são desse jeito e com artes originais, adorei a maneira como
o jogo foi trabalhado em cima disso, criativo e um aspecto que particularmente, me chama muita atenção.

Entendo que essa não era a proposta, mas mais uma vez, um jogo de RPG Maker MV que não me permitiu jogar no gamepad, eu não estou dando crítica por tal, eu só comento
sobre, porque se for o caso de tornar possível tal, eu gosto muito de jogar um game usando o meu controle, pra mim, experiência de teclado é mais para shooter, mas
no geral, tudo bem, a jogabilidade cumpriu perfeitamente com a função dela.

No geral, é um jogo que eu gostei, mas que não me vejo jogando tanto por causa da temática, ele gira em torno de um acontecimento desagradável, e não que tal me
identifique, mas por causa de algumas experiências na vida, se possível for eu me distanciar de emoções que me deixem para baixo, eu evito.

Nota final: 6.5 para 8.5
Minha nota é 6.5, mas se o estilo de jogo me agradasse, eu jogaria para 8.5, eu realmente estou diminuindo mais a nota, por causa que eu me senti um pouco desconfortável
com a escuridão no jogo e como o tema do entorno é pesado, mas se for seu gênero de jogo, se delicie com esse game, muito bem produzido, não peca em quase nada e
realmente, eu só consigo dar pontos negativos para o mencionado por causa disso, e pela pasta inicial não o nome do jogo, mas sim um nome genérico, onde se eu
estranho outro jogo, com uma pasta de mesmo nome, acaba ferrando os dois jogos, parece meio bobo reclamar de tal, mas quando eu tento me organizar para tal, num
entorno de mais de 30 jogos, onde eu devo jogar e analisar todos, tal situação pode se tornar um problema, não muito grande, é fácil de resolver, mas como todo amante
de jogos, meu negócio é baixar, descompactar e jogar. No geral, jogo muito bom, ótimo, só achei muito pesado para a duração (peso em MB) e de temática muito pesada,
o tema não pode se salvar para mim, esse jogo é o que ele deve ser, mas eu acho que apesar de uma otimização foi feita, ainda sim, faltou uma outra segunda otimização
que eu pretendo abordar sobre e que noto que muitos projetos de RPG Maker nessa Jam, não fizeram, no geral, ótimo trabalho, tenho certeza que se eu jogar outro de seus
jogos que aborde outros temas mais leves, eu irei gostar bastante muito bem produzido.

- Meu bom Marinho, eu compreendo totalmente os seus sentimentos, o jogo realmente foi uma viés escura e até perturbadora e realmente para alguns não é recomendado, por isso o aviso logo no inicio... suas críticas foram bem pertinentes e agradeço imensamente por elas.

- Já que você gosta de coisas mais leves, recomendo que procure outro jogo meu, também completo, aqui na Condado... Chama-se Contos Medievais, acho que você poderá gostar dele, mais uma vez agradeço por tirar seus tempo para jogar.

Minhas observações referente ao seu projeto.

Pontos fortes: Maravilhosa narrativa, as artes com uma otima qualidade, e musica combinando.

Pontos a melhorar: A intro se torna muito simples com referencia a qualidade do jogo.

Erro Encontrado: Textura do ceu da intro com emenda quebrada, alguns sons permacem mesmo saindo da cena.

Sugestões: Melhorar as fontes elas são muito simplorias para uma abertura, talvez usar algum tipo de efeito de tremer ou zoom seja uma boa dica, colocar algum tipo de som para o jogador perceber o nivel de sanidade perdida, e talvez trazer mais proximo o inimigo a realidade do personagem o monstro sendo apresentado como um inimigo do espaço aparenta ser algo muito fora ou distante,
poderia ser um espirito da região ou algo relacionado a localização do jogador, foi um grande prazer e satisfação jogar seu jogo, espero que futuramente de sequencia ao projeto, ou crie um jogo contenha mini historias seria muito divertido!, um grande abraço.

Minhas observações referente ao seu projeto.

Pontos fortes: Maravilhosa narrativa, as artes com uma otima qualidade, e musica combinando.

Pontos a melhorar: A intro se torna muito simples com referencia a qualidade do jogo.

Erro Encontrado: Textura do ceu da intro com emenda quebrada, alguns sons permacem mesmo saindo da cena.

Sugestões: Melhorar as fontes elas são muito simplorias para uma abertura, talvez usar algum tipo de efeito de tremer ou zoom seja uma boa dica, colocar algum tipo de som para o jogador perceber o nivel de sanidade perdida, e talvez trazer mais proximo o inimigo a realidade do personagem o monstro sendo apresentado como um inimigo do espaço aparenta ser algo muito fora ou distante,
poderia ser um espirito da região ou algo relacionado a localização do jogador, foi um grande prazer e satisfação jogar seu jogo, espero que futuramente de sequencia ao projeto, ou crie um jogo contenha mini historias seria muito divertido!, um grande abraço.
Muito obrigada por jogar o nosso jogo etreal e pelo feedback tão detalhado. Adorei sobretudo a sua sugestão de colocar um som quando se perde a sanidade, algo realmente importante para que o jogador tenha um feedback. Quanto ao monstro, a história do jogo é baseada em um conto do nosso querido Omar sobre o mito de Tíndalos, uma criatura mitológica que possui o poder de viajar no tempo e no espaço e que persegue suas vítimas dessa maneira. Mas, quem sabe não podemos fazer futuros joguinhos com histórias de espíritos. :pensando: Obrigada pelas sugestões! ☺

Tema

Neste caso o controle também está no jogador, cuja ação é controlar a narrativa.

Jogabilidade

Achei legal o modelo, mas considerando a jogabilidade eu esperava uma narrativa maior. Digo, dá pra checar os três finais possíveis(?) me menos de quinze minutos, o que é bom, mas quando o foco é o enredo deixa um pouco à desejar. Felizmente, a proposta do jogo é bem aberta e há muitas possibilidades.

Audiovisual

Um ponto bônus por permitir tirar o som das mensagens, a turma da misofonia agradece. Talvez o realce nos objetos pudesse ser mais nítido, como uma borda ou coisa do tipo. A imagem escura sobreposta, mais especificamente o esfumaçado dos buraquinhos por onde se nota os objetos, estragou um pouco do visual por sair bastante do estilo das ilustrações.

A HUD ajuda muito, eu só trocaria os cérebros por algo menos detalhado. Em algumas cenas eles se misturam com os traços do ambiente, mesmo com o realce da cor fica um pouco estranho. A sonoplastia é OK, sem se destacar. Não dá pra dizer muito sobre ela.

Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 do dia 06/12/2020.
Nesta etapa da avaliação, não encontrei nenhum erro.

Querido Poe, muito obrigada pelo detalhado feedback com sugestões tão valiosas! Ficamos bastante em dúvida com relação ao destaque dos objetos, e no final acabamos optando pela solução mais simples e certeira por conta do tempo. Mas o uso de uma borda nos objetos foi uma das opções que cogitamos haha Muito obrigada pelas dicas e por jogar Tíndalos!

Adorei o jogo, as artes por mais que simples estão de acordo e ajudam a criar a atmosfera do jogo. Tenho um carinho especial pelas obras de Lovecraft, então já comecei o jogo com uma boa expectativa. Parabéns aos dois pelo projeto!

Boa sorte :clap:

Voltar
Topo Inferior