🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

Tire suas duvidas sobre coisas cientificas!

sir helix

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
30 de Julho de 2015
Postagens
198
Bravecoins
0
Eu estou fazendo esse tópico, junto com meu amigo por estarmos de saco cheio de ver pessoas falando, "A Terra é plana", "Cadê as evidencias do big bang?", "porque os macacos não evoluem e se tornam humanos?", "A ciência nunca trouxe fez nada de bom pra humanidade", "Como cientistas descobrem planetas?" e as vezes essas pessoas recebendo respostas erradas para essas perguntas...

Então caso você tenha alguma pergunta que caiba no contexto científico não só perguntas polêmicas como: "Porque a teoria da evolução não virou uma lei", "O que veio antes do big bang"

mas também por simples curiosidade: "Como as estrelas e planetas nascem", "Como é possível viajar no tempo"

Perguntas respondidas:
Rhit: "Pode explicar com palavras fáceis a teoria das cordas pra mim?"
Resposta de rafaelrocha00: "http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=758.msg4881#msg4881"

Rhit: "o que é matéria negra"
Resposta de rafaelrocha00: "http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=758.msg5082#msg5082"

Quiron: "Por que os planetas tem uma rota definida? Por que eles nunca sofrem desvios? É possível o sistema solar se deslocar em suas coordenadas pelo espaço, entretanto com os planetas em as devidas rotas? E como possivelmente podem funcionar outros sistemas? tipo, tem o sistema solar, mas devem existir outros... "
Minha resposta: "http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?action=profile;u=184"
Quem responde as perguntas: Eu, rafaelrocha00 (se você quiser pode pedir pra ajudar a responder as perguntas)

Eu tenho uma pergunta...
Dizem que o CD/DVD-ROM seria ultrapassado pelo Pendrive, mas depois do Pendrive, qual será a próxima mídia?
Meu pai disse que será um cartão, mas eu pensei em tipo um CD só que com mais capacidade de armazenamento que ele e o DVD juntos, chamado Neon Disc (ND)

AGS comentou:
Eu tenho uma pergunta...
Dizem que o CD/DVD-ROM seria ultrapassado pelo Pendrive, mas depois do Pendrive, qual será a próxima mídia?
Meu pai disse que será um cartão, mas eu pensei em tipo um CD só que com mais capacidade de armazenamento que ele e o DVD juntos, chamado Neon Disc (ND)
Se você está falando em questão de uso mais pessoal não comercial, então os pendrives superam qualquer CD/DVD, pois tem muito mais vantagens para esse uso, por serem pequenos, armazenarem bastante, e serem resistentes, mas tem outra coisa que da mais vantagens ainda e o armazenamento em nuvem, porque você armazena os arquivos sem precisar comprar algo para armazenar esses arquivos (porque as coisas que você armazena vão parar em servidores bem longe de você, ou perto, dependendo de onde você está, alias por isso que os serviços de armazenamento de graça oferece uma quantidade limitada de armazenamento por exemplo o mediafire dá 500gb de graça, se quiser mais você tem que pagar)

Em questões comerciais como jogos, etc. pode ser que o cenário seja o mesmo porque a mídia digital, oferece mais vantagens que comprar um DVD, porque acaba saindo mais barato, e como acontece com armazenamento em nuvem... mas em alguns lugares desprovidos desse serviço e da internet pode ser que ainda haja CDs e DVDs por lá...

consegui responder sertin?

Pode explicar com palavras fáceis a teoria das cordas pra mim?
Já li e não entendo hue

desculpa a demora,ultimamente meio tempo esta apertado,hehe
hoje existe um grande problema de discordância em relação a relatividade e a mecânica quântica,a teoria das cordas tentar resolver isso, se conseguirmos poderemos aprender coisas interessantes, por exemplo, como foi o começo do universo na época do Big bang,e o ocorre dentro de buracos negros.
a teoria de cordas tenta englobar todas as leis da física,inclusive as 4 grandes forças universais (gravidade,electromagnetismo,força nuclear forte,força nuclear fraca),ainda temos problemas para unificar a gravidade com as outras forças mas a teoria das cordas consegue e a exige! em uma unica teoria,uma equação mestra,ela diz que tudo no nosso universo e feito através de vibramentos de filamentos unidimensionais (cordas) incrivelmente pequenas e feitas de energia,as cordas da teoria das cordas vibram em uma infinidade de formas diferentes criando tudo,todas as partículas.
como dizia um físico o universo é uma grande sinfonia
um dos grandes aspectos da teoria das cordas diz que vivemos em um universo de 11 dimensões,com um universo paralelo bem ao seu lado.
A teoria das cordas permanece não verificada. Nenhuma versão da teoria das cordas fez ainda uma predição diferente de alguma feita por outras teorias; ao menos, nenhuma que pudesse ser verificada por um experimento atualmente realizável.
esse foi só um resuminho mal feito dos princípios da teoria das cordas.
ainda tem a questão da supersimetria e a teoria das cordas cósmicas,mais isso fica pra próxima
sugiro esse documentário muito bom sobre a teoria das cordas:
https://www.youtube.com/watch?v=053Wje5f72I

Admiro o esforço de vocês (afinal, muita gente ridiculariza certas teorias científicas sem saber nada, se tornando elas então as ridículas), pois tem muita coisa que não vai ser mole de explicar, pode ter certeza.

Continuem nesse caminho, espero que pelo menos possam trazer um pouco de iluminação para as mentes de quem quiser aprender mais sobre teorias científicas diversas.

No mais, que nem havia falado no chat antes, lembrem-se sempre que ciência é confonto de hipóteses, e mesmo muitas hipóteses não podem ser provadas  - como as recém citadas Cordas, que é uma teoria belíssima, mas inverificável até o momento.

Muita gente terá suas "opiniões inabaláveis" (muitas até se dizendo "científicas") postas à prova, então é natural que haja confrontos mais acirrados. Pra todos recomendo moderação, civilidade e antes de tudo humildade. Não quero ninguém despejando fúria (muitas vezes na forma desses reflexos condicionados automáticos), só por que ficou ofendidinho ou com os ânimos exaltados. Isso não é forma de debate científico, é doutrinação ideológica e não há de ser permitida no tópico.

Todo debate aqui é permitido, contudo de vez em quando eu posso vir fazer ressalvas ou aparar o que considerer excessos, no papel de moderador. Eventualmente talvez eu possa fazer alguma contribuição, mas veremos depois.

Boa sorte e bons debates a todos!

agora que eu vi seu comentário,obrigado,mas acho mesmo que não terá debates aqui,nem perguntas ta tendo.
vamos la povo sabichão,perguntas?

rafaelrocha00 comentou:
agora que eu vi seu comentário,obrigado,mas acho mesmo que não terá debates aqui,nem perguntas ta tendo.
vamos la povo sabichão,perguntas?
não é que o povo é sabichão e sim que o povo não quer saber dessas coisas

Agradeço a resposta anterior, mas eu ainda não entendi muito, mas assisti o documentário e me esclareceu um pouco.
Posso perguntar outra? Essa eu nunca fui atrás de saber, vi no TBBT, o que é matéria negra?

Rhit comentou:
Agradeço a resposta anterior, mas eu ainda não entendi muito, mas assisti o documentário e me esclareceu um pouco.
Posso perguntar outra? Essa eu nunca fui atrás de saber, vi no TBBT, o que é matéria negra?
desculpe,nas próximas tentarei passar melhor as ideias.
Matéria negra (ou escura se preferir)e algo na qual não sabemos muito,sabemos que 26% do universo e feita dessa "coisa", não se sabe do que ela e feita, pode ser de uma partícula totalmente nova, mas infelizmente ela e invisível e só se manifesta na força gravitacional e interage muito pouco com a matéria comum,podemos detecta-la ja que em lugares com alta concentração a luz e dobrada.
Depois que os físicos mediram a "massa" das galaxias (foi algo muito mais complicado,e só pra resumir mesmo) eles descobriram que não tinha força gravitacional forte o suficiente para manter as estrelas presas na galaxia e então presumiram que existem algo que esta em volta e dentro das galaxias e as mantem juntas,eles chamaram de matéria negra.
Há vários testes no mundo para tentarem detectar essa matéria negra na terra,normalmente em minas para os raios cósmicos não atrapalharem.
https://www.youtube.com/watch?v=QAa2O_8wBUQ

[yellowalert]Ainda somos basicamente macacos com Smartphones, numa pequena e frágil ilha do universo...[/yellowalert]
Ta ai uma frase muito... perturbadora...​

Agradeço a explicação, ficou claro, e o vídeo ajudou ainda mais.

De verdade achava que não existiam mais coisas que o ser humano ainda não havia descoberto ou estudado, e pensando só um pouco nisso percebo o quanto ignorante é esse pensamento...

http://www.fatosdesconhecidos.com.br/em-apenas-1-minuto-vamos-mudar-tudo-em-que-voce-acredita/

Olha ai caras, achei isso sem querer e lembrei de vocês. Vamos as duvidas:

Por que os planetas tem uma rota definida? Por que eles nunca sofrem desvios? É possível o sistema solar se deslocar em suas coordenadas pelo espaço, entretanto com os planetas em as devidas rotas? E como possivelmente podem funcionar outros sistemas? tipo, tem o sistema solar, mas devem existir outros...

Eu achei isso também:
TERRA

Tempo de rotação: 23 horas e 56 minutos

Tempo de translação: um ano

Já que não são 24 horas exatas, por que os minutos não se acumulam? tipo esses 4 minutos iriam se acumulando, acumulando, ai o dia e a noite ficariam trocados... como a ciência explica isso?
                                                                                                                                :Ahn:

Quiron comentou:
http://www.fatosdesconhecidos.com.br/em-apenas-1-minuto-vamos-mudar-tudo-em-que-voce-acredita/

Olha ai caras, achei isso sem querer e lembrei de vocês. Vamos as duvidas:

Por que os planetas tem uma rota definida? Por que eles nunca sofrem desvios? É possível o sistema solar se deslocar em suas coordenadas pelo espaço, entretanto com os planetas em as devidas rotas? E como possivelmente podem funcionar outros sistemas? tipo, tem o sistema solar, mas devem existir outros...

Eu achei isso também:
TERRA

Tempo de rotação: 23 horas e 56 minutos

Tempo de translação: um ano

Já que não são 24 horas exatas, por que os minutos não se acumulam? tipo esses 4 minutos iriam se acumulando, acumulando, ai o dia e a noite ficariam trocados... como a ciência explica isso?
                                                                                                                                :Ahn:
Ok vamos lá... olha eu nunca assisti esse canal fatos desconhecidos... e tem um monte de canais iguais a eles que transmitem informações que não são verdadeiras ou cientificamente corretas... mas por agora vou acreditar que é verdade aquilo lá

se por rotas definidas você diz sempre ficarem na mesma orbita nunca mudarem, na verdade isso não acontece... um exemplo e nossa lua que orbita nosso planeta ela afasta da Terra cerca de 3 centímetros por ano, mas para sair de orbita ela vai demorar milhões de anos (ou até bilhões, não sei quanto tempo exatamente), agora vamos para tritão uma lua de Netuno, ela está orbitando Netuno no sentido contrario do resto das luas e diferente da lua da Terra, Tritão está caindo em Netuno, o que pode deixar Netuno com um belo anel caso a lua seja despedaçada na orbita, ou então a lua cai, morre e acabo.
com as luas de Marte a situação é a mesma, as orbitas delas estão diminuindo a cada ano a ponto de algum dia caírem no planeta vermelho...
acho que esse exemplo das luas pode mostrar que planetas não tem rota fixa ou orbita fixa

Por que eles nunca sofrem desvios? um bom exemplo são os cometas, por que os cometas vem lá da nuvem de oort, sendo que deviam permanecer lá? a explicação mais plausível pra isso é que tenha um planeta com 10x a massa da Terra mexendo com as orbitas deles, e estrelas também podem fazer isso já que algumas estrelas se aproximam do sistema solar o suficiente para mexer com os cometas da nuvem de oort, por exemplo a 70.000 anos atrás a estrela mais próxima do sistema solar era a "Scholz's" que chegou a ficar tão próxima que nem chegava a ter um ano luz de distancia do sistema solar (0.85 anos luz de distancia)

É possível o sistema solar se deslocar em suas coordenadas no espaço, entretanto com os planetas em as devidas rotas? o sistema solar está orbitando o centro da via láctea nesse momento... então acho que sim

Como podem funcionar outros sistemas? de maneira bem similar ao nosso... por exemplo um planeta ou mais planetas orbitando qualquer tipo de estrela (lembrando: o sol também é uma estrela), ou algo mais exótico como um buraco negro com disco de acreção que emite luz (e a luz emitida por corpos celestes nem sempre é visível)

Questão do dia Terrestre bem... o que acontece na verdade é que existem dois horários (!). Por meio de convenções criou-se uma distinção entre o tempo geológico (que é o tempo real) e o tempo civil (usado por nós). Para que o fato que você descreveu não ocorra, o "tamanho do segundo civil" é ligeiramente menor que o real, fazendo com que essas 24h "caibam" dentro das 23h 56min reais. Artifício parecido é usado para o ano bissexto, pois cada ano tem 365 dias e 6hs, acumulando um dia depois de 4 anos, que é recompensado com uma acréscimo de 1 dia ao mês de ferveireiro, de 4 em 4 anos.(obrigado lord wallace por ter me mostrado que anos bissextos não foram feitos por frescura xd e ao rafael por ter "melhorado" a resposta do wallace, ele também pediu pra deixar esse link http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm)

conclusão: as vezes a gente acha que certas coisas como as orbitas de planetas e a rotação deles duram para sempre, mas na verdade essas coisas só duram por um período imenso de tempo, que para nossas expectativas de vida duram para sempre e tudo muda toda hora a nossa volta
e encontrei uma parte que você não deve ter lido no texto lá do link que você passou "É importante lembrar que onde os exoplanetas aparecem no vídeo não correspondem a suas verdadeiras localizações dentro da Via láctea"

Agradecimentos especiais: lord wallace, por ter explicado o porque as inversões de dias e noites não acontecem

AGS comentou:
Agora eu queria saber uma coisa sobre o Windows...sei que não é científico, mas tem a ver com tecnologia, e tecnologia é ciência
Então, dá pra conectar com a Internet no Windows 98? Porque eu tentei através do tutorial desse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=KGRXI9DpZRU e não funcionou ;-;
Aparentemente, dá sim, AGS.
Dê uma olhada no suporte da microsoft: https://support.microsoft.com/en-us/kb/138789
P.S.: pela relação entre like/dislike, creio que o vídeo ensina corretamente; você deve estar cometendo algum equívoco.

[member=184]sir helix[/member] excelente tópico meu camarada!

Ouvi você citando no tópico de abertura o nosso famoso Big Bang. Alguns anos atrás iniciei a escrita da terceira parte de um livro chamado Jonas, leia:

==============================
25. E FEZ-SE A LUZ
Data desconhecida

O Universo existente era composto somente de um breu, infinito, sem começo nem fim e assim foi por tanto tempo, mais tempo que qualquer um ser conhecido possa imaginar.
E assim como brotando do nada um pequeno ponto dourado surgiu e cresceu rápido, somente alguns milhares de anos, até chegar ao tamanho de um átomo comum. Desse ponto em diante ficou por eras acumulando energia até que um dia explodiu, num ato que deixou todo o Universo conhecido coberto de luz por mais algumas eras e quando essa abrandou, inúmeras outras partículas, das mais diversas cores, se espalhavam por todo os espaço.
Da mesma forma que antes esses pequenos pontos iniciaram seus desenvolvimentos e começaram a surgir então grandes estrelas geradoras e fontes de luz, planetas e satélites, formando-se então galáxias e outros sistemas planetários.
Muitos desses pequenos pontos após a passagem do tempo explodiam também, mas com uma intensidade insignificante se comparada à primeira explosão, e lançavam para o espaço pedaços enormes de rocha em todas as direções. Outros pontos, porém, ao explodirem começavam a sugar outros elementos que estivessem à sua volta, formando assim os buracos negros.
Milhares e milhares de anos se passaram e a vida proliferou por toda a parte e de diversas formas, chegando num bom estágio de desenvolvimento nos mais longínquos planetas, e agora já não existiam mais em qualquer parte nenhum dos pequenos pontos, levando a entender que toda a evolução já houvesse ocorrida, findara-se aparentemente o período da criação.
Aparentemente...
Num ponto afastado de tudo que existia eis que um novo ponto surge, do nada, e cresce também rapidamente até o tamanho de um átomo e assim como no início começa a acumular energia. Como tudo indica esse novo ponto vai repetir a façanha do primeiro algum dia, fazendo uma nova criação, do princípio, um tipo de renovação, mas que para renovar precisará extinguir tudo, toda  a vida conhecida, desenvolvida e muitas outras que ainda se desenvolverão, aparentemente num processo irreversível.
Aparentemente?
===============================

Minha pergunta com base no texto: é possível que ocorra um novo Big Bang?

Abs.,

Voltar
Topo Inferior