𝓢𝓱𝓲𝓪𝔀𝓪𝓼𝓮 𝓰𝓮𝓽𝓽𝓸 𝓭𝓪 𝔂𝓸!
Como alguém que ama anime e conhece relativamente por trás da indústria através de frequentes pesquisas, eu não só estou acostumado a exaltar animes com qualidades técnicas incríveis, como também instintivamente guardo certo rancor com estúdios sem inspiração que visa apenas tacar produtos questionáveis até um deles colar na parede. Não deve ser difícil adivinhar que até pouco tempo, a Toei Animation estava nesse pacote pra mim.
O que exatamente me fez questionar isso? Ouço de muita gente falando como as continuações de animes deles tem ficado tão preguiçosas, dando a entender que as mesmas equipes de ouro da época estão simplesmente fraquejando por já ter o dinheiro garantido. Através de uma pesquisa comparativa que eu fiz listando a equipe por trás de de Dragon Ball Clássico, Z e GT e vendo quantas dessas pessoas tinham participado de Dragon Ball Super em relação a quantas pessoas tinham pulado pra Pretty Cure (Chegaremos nesse anime mais tarde), ficou bem claro que esse não era exatamente o caso.
O que exatamente me fez questionar isso? Ouço de muita gente falando como as continuações de animes deles tem ficado tão preguiçosas, dando a entender que as mesmas equipes de ouro da época estão simplesmente fraquejando por já ter o dinheiro garantido. Através de uma pesquisa comparativa que eu fiz listando a equipe por trás de de Dragon Ball Clássico, Z e GT e vendo quantas dessas pessoas tinham participado de Dragon Ball Super em relação a quantas pessoas tinham pulado pra Pretty Cure (Chegaremos nesse anime mais tarde), ficou bem claro que esse não era exatamente o caso.
Mas os animes são bem antigos, certo? Não seria muito estranho pensar que a maioria desses caras estariam aposentados hoje em dia. Essa afirmação não é muito precisa. A quantidade desses caras que tem seu portfólio preso no passado não é realmente expressiva, sendo que uma boa parcela deles ou trabalhou em outros animes recentes da Toei, ou está trabalhando fora do estúdio em obras incrivelmente bem aclamadas dentro de seu próprio nicho. Por exemplo, uma quantidade perturbadora de ex-staffers de Dragon Ball trabalharam juntos para fazer o anime de Casshern Sins possível, um anime bem amado por sua temática, animação consistente e visual incrível dado vida por Yoshihiko Umakoshi, que dois anos depois viria a brilhar novamente com seu character design e animação em outro anime da Toei, Heartcatch Precure!
Quando se para pra analisar os animes da Toei, você tem uma quantidade considerável de obras muito boas e competentes em qualidades técnicas que simplesmente ninguém liga pra cá, isso se aplica tanto a animes antigos quanto a animes relativamente atuais, indo desde Ojamajo Doremi a Kyousougiga e Pretty Cure. Caso você como o esperado não esteja familiarizado com nenhum desses três animes, vou deixar um link que mostra um padrão de qualidade consistente de animação de um desses animes, sendo carregado por diversas temporadas e episódios com poucas caídas notáveis.
Quando se para pra analisar os animes da Toei, você tem uma quantidade considerável de obras muito boas e competentes em qualidades técnicas que simplesmente ninguém liga pra cá, isso se aplica tanto a animes antigos quanto a animes relativamente atuais, indo desde Ojamajo Doremi a Kyousougiga e Pretty Cure. Caso você como o esperado não esteja familiarizado com nenhum desses três animes, vou deixar um link que mostra um padrão de qualidade consistente de animação de um desses animes, sendo carregado por diversas temporadas e episódios com poucas caídas notáveis.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=cziDOT3VESo[/youtube]
É realmente importante que assista um pouco para pegar o ponto.
É realmente importante que assista um pouco para pegar o ponto.
Mesmo com a enxurrada de animes nostálgicos voltando um atrás do outro e desapontando vários fãs, é inegável que alguns deles não foram completos fracassos. Por exemplo, Dragon Ball Super mesmo sem sua equipe original e com um inicio extremamente precário, manteve vários fãs de Dragon Ball acompanhando e até mesmo trouxeram vários novos que não tiveram a oportunidade de assistir antes para série, tendo inclusive algumas sequências de animações bem legais em episódios específicos mais avançados.
Entre a lista de "falhas", um exemplo interessante que eu gostaria de puxar é Sailor Moon Crystal que não é particularmente feio (a modernização do traço foi bem ok, na verdade) e apesar do uso de CG estranho em algumas transformações que seriam repetidas por todos os episódios e seriam a oportunidade perfeita pra fazer uma sequência bonita e aumentar a sensação de estar consumindo algo de qualidade e abordagem relativamente mais infantil em vários aspectos da obra, animação obviamente inferior ao antigo e uma direção que faria Kunihiko Ikuhara e Junichi Satou terem pesadelos compartilhados por meses após assistir aquilo, eu diria que o maior problema de Crystal é exatamente o Sailor Moon original que tinha uma equipe perfeita pronta pra declarar falha a qualquer tentativa barata. Resultando assim em um remake que nunca será recomendado pra um novo fã de Sailor Moon por alguém que realmente entenda da coisa e ficando mais como uma forma alternativa de quem já conhece a série de consumir a mesma coisa sem acabar enjoando (E mesmo assim não é sobrenatural pensar que uma parcela boa vai preferir sofrer na busca pelas temporadas antigas na internet).
Mesmo assim, acredito que o fato dele ser uma tentativa de remake, apesar de ser mais perigoso, foi a coisa mais respeitosa a se fazer com Sailor (Imagina se aquela qualidade fosse de uma continuação direta). Caso você pense que isso tudo é exagero nostálgico, apenas compare os 3 primeiros episódio de Sailor Moon S a seus episódios equivalentes de Crystal, não é algo melhor no parâmetro de Sailor Moon, é algo absurdamente mais competente em um parâmetro mais abrangente de animes num geral.
Claro, tudo dando errado, a Toei ainda é um estúdio extremamente importante, que apesar de desde sempre ter certos produtos de baixa qualidade (procure pela cena do Exodia de Yu-Gi-Oh! Season 0, aquilo sem sacanagem parece uma apresentação de slides), deu espaço pra diversos clássicos bem influentes até hoje, como Dragon Ball, Cutie Honey, One Piece e Sailor Moon. A mera existência de sequências ou remakes ruins não exatamente apagam os acertos da história ou fazem eles menos competentes do que são, ainda mais levando em conta a quantidade de estúdios num estado similar que ao invés de ter poucas coisas boas recentes, apenas vem trazendo animes fracos nos últimos anos e ainda sim sendo amadas meramente pelo que fez no passado, como é o caso da Madhouse.
Bom, mas isso foi só minha reflexão sobre o estúdio, no fim quanto mais eu vejo do estúdio, menos eu me sinto confortável comparando com umas A1 da vida. O que você acha? Ainda adora o estúdio? Odeia? Conhecia Precure ou outras obras da Toei com qualidade de animação boa e consistente? Tem algo a acrescentar? Qualquer informação ou opinião bem formada é bem-vinda!
Entre a lista de "falhas", um exemplo interessante que eu gostaria de puxar é Sailor Moon Crystal que não é particularmente feio (a modernização do traço foi bem ok, na verdade) e apesar do uso de CG estranho em algumas transformações que seriam repetidas por todos os episódios e seriam a oportunidade perfeita pra fazer uma sequência bonita e aumentar a sensação de estar consumindo algo de qualidade e abordagem relativamente mais infantil em vários aspectos da obra, animação obviamente inferior ao antigo e uma direção que faria Kunihiko Ikuhara e Junichi Satou terem pesadelos compartilhados por meses após assistir aquilo, eu diria que o maior problema de Crystal é exatamente o Sailor Moon original que tinha uma equipe perfeita pronta pra declarar falha a qualquer tentativa barata. Resultando assim em um remake que nunca será recomendado pra um novo fã de Sailor Moon por alguém que realmente entenda da coisa e ficando mais como uma forma alternativa de quem já conhece a série de consumir a mesma coisa sem acabar enjoando (E mesmo assim não é sobrenatural pensar que uma parcela boa vai preferir sofrer na busca pelas temporadas antigas na internet).
Mesmo assim, acredito que o fato dele ser uma tentativa de remake, apesar de ser mais perigoso, foi a coisa mais respeitosa a se fazer com Sailor (Imagina se aquela qualidade fosse de uma continuação direta). Caso você pense que isso tudo é exagero nostálgico, apenas compare os 3 primeiros episódio de Sailor Moon S a seus episódios equivalentes de Crystal, não é algo melhor no parâmetro de Sailor Moon, é algo absurdamente mais competente em um parâmetro mais abrangente de animes num geral.
Claro, tudo dando errado, a Toei ainda é um estúdio extremamente importante, que apesar de desde sempre ter certos produtos de baixa qualidade (procure pela cena do Exodia de Yu-Gi-Oh! Season 0, aquilo sem sacanagem parece uma apresentação de slides), deu espaço pra diversos clássicos bem influentes até hoje, como Dragon Ball, Cutie Honey, One Piece e Sailor Moon. A mera existência de sequências ou remakes ruins não exatamente apagam os acertos da história ou fazem eles menos competentes do que são, ainda mais levando em conta a quantidade de estúdios num estado similar que ao invés de ter poucas coisas boas recentes, apenas vem trazendo animes fracos nos últimos anos e ainda sim sendo amadas meramente pelo que fez no passado, como é o caso da Madhouse.
Bom, mas isso foi só minha reflexão sobre o estúdio, no fim quanto mais eu vejo do estúdio, menos eu me sinto confortável comparando com umas A1 da vida. O que você acha? Ainda adora o estúdio? Odeia? Conhecia Precure ou outras obras da Toei com qualidade de animação boa e consistente? Tem algo a acrescentar? Qualquer informação ou opinião bem formada é bem-vinda!