🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

Toei Animation é mesmo um estúdio tão odiável?

AbsoluteXandy Masculino

Marquês
Membro
Membro
𝓢𝓱𝓲𝓪𝔀𝓪𝓼𝓮 𝓰𝓮𝓽𝓽𝓸 𝓭𝓪 𝔂𝓸!
Juntou-se
04 de Julho de 2015
Postagens
654
Bravecoins
119
Como alguém que ama anime e conhece relativamente por trás da indústria através de frequentes pesquisas, eu não só estou acostumado a exaltar animes com qualidades técnicas incríveis, como também instintivamente guardo certo rancor com estúdios sem inspiração que visa apenas tacar produtos questionáveis até um deles colar na parede. Não deve ser difícil adivinhar que até pouco tempo, a Toei Animation estava nesse pacote pra mim.

O que exatamente me fez questionar isso? Ouço de muita gente falando como as continuações de animes deles tem ficado tão preguiçosas, dando a entender que as mesmas equipes de ouro da época estão simplesmente fraquejando por já ter o dinheiro garantido. Através de uma pesquisa comparativa que eu fiz listando a equipe por trás de de Dragon Ball Clássico, Z e GT e vendo quantas dessas pessoas tinham participado de Dragon Ball Super em relação a quantas pessoas tinham pulado pra Pretty Cure (Chegaremos nesse anime mais tarde), ficou bem claro que esse não era exatamente o caso.​

L2Hn1ws.png

Mas os animes são bem antigos, certo? Não seria muito estranho pensar que a maioria desses caras estariam aposentados hoje em dia. Essa afirmação não é muito precisa. A quantidade desses caras que tem seu portfólio preso no passado não é realmente expressiva, sendo que uma boa parcela deles ou trabalhou em outros animes recentes da Toei, ou está trabalhando fora do estúdio em obras incrivelmente bem aclamadas dentro de seu próprio nicho. Por exemplo, uma quantidade perturbadora de ex-staffers de Dragon Ball trabalharam juntos para fazer o anime de Casshern Sins possível, um anime bem amado por sua temática, animação consistente e visual incrível dado vida por Yoshihiko Umakoshi, que dois anos depois viria a brilhar novamente com seu character design e animação em outro anime da Toei, Heartcatch Precure!

Quando se para pra analisar os animes da Toei, você tem uma quantidade considerável de obras muito boas e competentes em qualidades técnicas que simplesmente ninguém liga pra cá, isso se aplica tanto a animes antigos quanto a animes relativamente atuais, indo desde Ojamajo Doremi a Kyousougiga e Pretty Cure. Caso você como o esperado não esteja familiarizado com nenhum desses três animes, vou deixar um link que mostra um padrão de qualidade consistente de animação de um desses animes, sendo carregado por diversas temporadas e episódios com poucas caídas notáveis.​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=cziDOT3VESo[/youtube]

É realmente importante que assista um pouco para pegar o ponto.​

Mesmo com a enxurrada de animes nostálgicos voltando um atrás do outro e desapontando vários fãs, é inegável que alguns deles não foram completos fracassos. Por exemplo, Dragon Ball Super mesmo sem sua equipe original e com um inicio extremamente precário, manteve vários fãs de Dragon Ball acompanhando e até mesmo trouxeram vários novos que não tiveram a oportunidade de assistir antes para série, tendo inclusive algumas sequências de animações bem legais em episódios específicos mais avançados.

Entre a lista de "falhas", um exemplo interessante que eu gostaria de puxar é Sailor Moon Crystal que não é particularmente feio (a modernização do traço foi bem ok, na verdade) e apesar do uso de CG estranho em algumas transformações que seriam repetidas por todos os episódios e seriam a oportunidade perfeita pra fazer uma sequência bonita e aumentar a sensação de estar consumindo algo de qualidade e abordagem relativamente mais infantil em vários aspectos da obra, animação obviamente inferior ao antigo e uma direção que faria Kunihiko Ikuhara e Junichi Satou terem pesadelos compartilhados por meses após assistir aquilo, eu diria que o maior problema de Crystal é exatamente o Sailor Moon original que tinha uma equipe perfeita pronta pra declarar falha a qualquer tentativa barata. Resultando assim em um remake que nunca será recomendado pra um novo fã de Sailor Moon por alguém que realmente entenda da coisa e ficando mais como uma forma alternativa de quem já conhece a série de consumir a mesma coisa sem acabar enjoando (E mesmo assim não é sobrenatural pensar que uma parcela boa vai preferir sofrer na busca pelas temporadas antigas na internet).

Mesmo assim, acredito que o fato dele ser uma tentativa de remake, apesar de ser mais perigoso, foi a coisa mais respeitosa a se fazer com Sailor (Imagina se aquela qualidade fosse de uma continuação direta). Caso você pense que isso tudo é exagero nostálgico, apenas compare os 3 primeiros episódio de Sailor Moon S a seus episódios equivalentes de Crystal, não é algo melhor no parâmetro de Sailor Moon, é algo absurdamente mais competente em um parâmetro mais abrangente de animes num geral.

Claro, tudo dando errado, a Toei ainda é um estúdio extremamente importante, que apesar de desde sempre ter certos produtos de baixa qualidade (procure pela cena do Exodia de Yu-Gi-Oh! Season 0, aquilo sem sacanagem parece uma apresentação de slides), deu espaço pra diversos clássicos bem influentes até hoje, como Dragon Ball, Cutie Honey, One Piece e Sailor Moon. A mera existência de sequências ou remakes ruins não exatamente apagam os acertos da história ou fazem eles menos competentes do que são, ainda mais levando em conta a quantidade de estúdios num estado similar que ao invés de ter poucas coisas boas recentes, apenas vem trazendo animes fracos nos últimos anos e ainda sim sendo amadas meramente pelo que fez no passado, como é o caso da Madhouse.

Bom, mas isso foi só minha reflexão sobre o estúdio, no fim quanto mais eu vejo do estúdio, menos eu me sinto confortável comparando com umas A1 da vida. O que você acha? Ainda adora o estúdio? Odeia? Conhecia Precure ou outras obras da Toei com qualidade de animação boa e consistente? Tem algo a acrescentar? Qualquer informação ou opinião bem formada é bem-vinda!​

Gosto da Toei Animation de forma geral, mas suas ações recentes não estão me agradando muito não...
Não digo nem pelo fato de trazer antigas séries com o intuito de vender bonecos e lucrar, ou simplesmente adotar a velha manha de "tirar mais suco dessa laranja" como vem fazendo com Dragon Ball Super, ela tem o direito de fazer isso com algo de sua autoria. O grande problema é quando ela tenta trazer algo que marcou os fãs e simplesmente descaracteriza o anime para adaptar à nova geração (sim, usarei DBS novamente, mas isso já é uma tendência...), tornando uma grande obra do passado em um anime genérico de grife.
Fato é que, infelizmente, a indústria quer apenas lucrar e, para isso, entregará o que os usuários querem ver. Podemos ver claramente que a tendência dos animes atuais anda bem, digamos... apelativa e sem conteúdo, porque é disso que a maioria gosta e as produtoras sabem bem hahahá!

Há estúdios e estúdios, certo problema que vejo em alguns casos são estúdios pegando trabalhos demais e isso compromete a qualidade dos projetos individuais, já que o número de grandes profissionais é curto e disputados em diversas franquias de diversos estúdios.

Não devemos esquecer também que certos nomes nem sempre querem trabalhar nas mesmas franquias pra sempre, eles querem testar novos mares, desbravar novas água e para isso nada melhor do que animes novos ou desconhecidos, pois tentar coisas novas em franquias antigas pode criar dissonâncias com os fãs.

No fim é uma série de fatores. Não dá pra simplesmente dizer que a Toei é/está sendo um estúdio ruim, apesar de ter dado algumas escorregadas em trabalhos recentes. Agora com alguns animes indo direto para plataformas de streaming e correndo menos riscos do que indo pra TV (onde tem toda uma adequação de conteúdo e horário), dá para dizer que bons tempos estão a caminhos, com mais animes experimentais.

Poxa... Eu assisti vários animes do A-1 e gostei, aliás, virei fã do SAO, gostei muito do Darling in the Franxx, Fairy Tail, etc.

Vibrei com o final de Dragon Ball Super também e fiquei louco de vontade de ver o resto do mangá (que está sendo diretamente supervisionado pelo próprio Akira). Achei que o DBS voltou um pouco as suas raízes (priorizar a comédia e dar enfase nas técnicas e habilidades, em vez de apenas poder bruto de luta).

Apesar de gostar mais das técnicas de animação antigas (você nota a diferença claramente quando conhece bem), sinceramente não entendo essa birra do povo hoje em dia em relação ao estúdios de animação. SAO mesmo tem umas cenas muito bonitas e bem trabalhadas, dá até gosto de ver, e também não achei a "história tão vazia e genérica" como já vi muita gente dizer por aí (talvez o povo que diz isso foca só no quesito "aventura medieval" e esquece dos vários pormenores, questionamentos e críticas sutis).

Eu não me baseio em estúdios na hora de decidir o que assistir. A primeira coisa que procuro saber é quem é o autor do anime ou se foi baseado em algum mangá de alguém que conheço (e gosto), etc.

Jully Anne comentou:
Gosto da Toei Animation de forma geral, mas suas ações recentes não estão me agradando muito não...
Não digo nem pelo fato de trazer antigas séries com o intuito de vender bonecos e lucrar, ou simplesmente adotar a velha manha de "tirar mais suco dessa laranja" como vem fazendo com Dragon Ball Super, ela tem o direito de fazer isso com algo de sua autoria. O grande problema é quando ela tenta trazer algo que marcou os fãs e simplesmente descaracteriza o anime para adaptar à nova geração (sim, usarei DBS novamente, mas isso já é uma tendência...), tornando uma grande obra do passado em um anime genérico de grife.
Fato é que, infelizmente, a indústria quer apenas lucrar e, para isso, entregará o que os usuários querem ver. Podemos ver claramente que a tendência dos animes atuais anda bem, digamos... apelativa e sem conteúdo, porque é disso que a maioria gosta e as produtoras sabem bem hahahá!
O ponto do tópico foi realmente esse, a Toei atual  está longe de ser tão ruim como a gente acha que está.
Eu acho a aproximação deles com projetos nostálgicos ultra questionáveis, Rafa disse algo bem interessante sobre isso que talvez eu complete melhor na resposta dele, mas a esse ponto eu acredito que os passion projects da Toei estejam muito além do que a gente como fã nostálgico quer ter (E muitas vezes, o que a gente quer nem é realmente necessário).

Como eu já disse em outros tópicos relacionados a anime esse ano, a indústria está num período estranho. É possível ver que aos poucos animes estão se adaptando a tecnologia dos sites de streaming e você vê inúmeras oportunidades que não existiam antes, como Chrunchyroll bancando The Rising of the Shield Hero recentemente e cada vez mais a Netflix experimentando coisas inusitadas que ninguém pediu.

Também fica difícil ignorar que um dos animes mais bonitos e inventivos de todos os tempos teve sua primeira temporada começando em 2016 e sua segunda temporada terminando ano passado, isso tudo sem nenhum resquício de decaída em qualidade. Diretores estranhos estão voltando e animes experimentais de alguma forma conquistam seu espaço no mercado, ao que tudo indica, não consigo deixar de pensar que estamos passando por uma nova fase de redescobrimento e evolução. Querendo ou não, animes não vão ser impactantes pra sempre se segurando no contexto histórico da segunda guerra enquanto uma geração cresce sem ter vivido ou ser capaz de se relacionar com isso a qualquer nível.​

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Há estúdios e estúdios, certo problema que vejo em alguns casos são estúdios pegando trabalhos demais e isso compromete a qualidade dos projetos individuais, já que o número de grandes profissionais é curto e disputados em diversas franquias de diversos estúdios.

Não devemos esquecer também que certos nomes nem sempre querem trabalhar nas mesmas franquias pra sempre, eles querem testar novos mares, desbravar novas água e para isso nada melhor do que animes novos ou desconhecidos, pois tentar coisas novas em franquias antigas pode criar dissonâncias com os fãs.

No fim é uma série de fatores. Não dá pra simplesmente dizer que a Toei é/está sendo um estúdio ruim, apesar de ter dado algumas escorregadas em trabalhos recentes. Agora com alguns animes indo direto para plataformas de streaming e correndo menos riscos do que indo pra TV (onde tem toda uma adequação de conteúdo e horário), dá para dizer que bons tempos estão a caminhos, com mais animes experimentais.
A1 foi o exemplo perfeito que eu poderia dar, mas ainda sim não é um caso exclusivo deles.

Sim, você tem um ponto. Se levar em conta que um dos principais animadores de Precure chegou a se envolver até em mangás da série. Não seria surpresa este ser o projeto da vida de alguém lá de dentro. Mesmo que se trate de um desenho infantil de garotas mágicas, fica difícil você dizer qualquer coisa quando os antigos animes que a gente ama até hoje da Toei não eram exatamente feitos pro público adulto, por mais que eles terminassem num produto bem abrangente.

Tudo fica ainda melhor quando entusiasta de mahou shoujo vira até piada em anime.

É interessante ver mais alguém chegando na mesma conclusão, me fazendo pensar que ainda não fiquei louco o que dá uma certa firmeza na hora de olhar pras coisas legais que tem saído, apesar da produção de animes ter chegado a quantidades além do necessário​

CleanWater comentou:
Poxa... Eu assisti vários animes do A-1 e gostei, aliás, virei fã do SAO, gostei muito do Darling in the Franxx, Fairy Tail, etc.

Vibrei com o final de Dragon Ball Super também e fiquei louco de vontade de ver o resto do mangá (que está sendo diretamente supervisionado pelo próprio Akira). Achei que o DBS voltou um pouco as suas raízes (priorizar a comédia e dar enfase nas técnicas e habilidades, em vez de apenas poder bruto de luta).

Apesar de gostar mais das técnicas de animação antigas (você nota a diferença claramente quando conhece bem), sinceramente não entendo essa birra do povo hoje em dia em relação ao estúdios de animação. SAO mesmo tem umas cenas muito bonitas e bem trabalhadas, dá até gosto de ver, e também não achei a "história tão vazia e genérica" como já vi muita gente dizer por aí (talvez o povo que diz isso foca só no quesito "aventura medieval" e esquece dos vários pormenores, questionamentos e críticas sutis).

Eu não me baseio em estúdios na hora de decidir o que assistir. A primeira coisa que procuro saber é quem é o autor do anime ou se foi baseado em algum mangá de alguém que conheço (e gosto), etc.
É natural que você tenha assistido muitas coisas da A1, eles estão em todo lugar. Uma prática bem comum da A1 é trazer light novels e jogos que estão relativamente famosos no momento e adaptar eles de forma que eles consigam garantir um dinheiro do pessoal que já estava interessado no original sem realmente ter que trabalhar muito. Vale dizer que a A1 também não é consistente com staffs, então se alguém dentro de algum anime tiver bons contatos e conhecer animadores competentes, pode sim sair resultados legais. Sword Art Online é um anime com ocasionais boas sequências de animação e boa trilha sonora, porém quando você para pra analisar, mesmo após você maratonar o anime inteiro você não consegue gravar as músicas dele na memória, enquanto o seu citado Fairy Tail do mesmo estúdio você consegue memorizar boa parte das trilhas principais ouvindo 1 ou 2 vezes, deixando bem ÓBVIO que é Fairy Tail.

Isso na parte sonora e justificando como ele pode ter sim boas coisas apesar de serem tudo mal aproveitado, se você quiser ir mais a fundo no assunto sem desviar muito o tópico, recomendo que dê uma olhada em Sword Art Online - An Analytical Diatribe de Digibro. Vale dizer que este vídeo é IMPORTANTE DE MAIS pro backfire de SAO, existe até um canal que se propôs a explicar detalhadamente o bizarro fenômeno de ódio de Sword Art Online através do vídeo Sword Art Online - How Digibro Killed An Anime. Ambos os vídeos não tem uma parte visual ultra importante, você deve conseguir ouvir eles de fundo enquanto faz alguma outra coisa.

Staff/Estúdio normalmente é uma parte muito importante do produto final. Se você gosta de um diretor que frequentemente está em um estúdio, você provavelmente vai gostar das outras coisas que ele fez lá. Se você gosta da animação de um estúdio com animadores frequentes, você provavelmente vai ver essa mesma qualidade de animação de novo e de novo. Por mais que existam variações em equipes de estúdios, todos eles tem sua própria filosofia e manias que deixam óbvios quais são de quais. Se num anime você dá de cara com animações de backgrounds complexas e cenas de ação desnecessariamente lindas e energéticas, mesmo que o anime seja de fcking romance, você consegue dizer que é um anime do estúdio BONES. Se você vê um anime ultra inconvencional e visualmente chamativo que nenhum humano conseguiria pensar sozinho usando suas próprias limitações como charme artístico, você consegue dizer que é um anime da Shaft. Se você vê um anime ultra expressivo com animação hiperativa e pacing muito rápido com tons sexuais muito fortes durante a história e um humor cartoonesco, você já sabe é que um anime do estúdio Trigger... e por aí vai.

Normalmente é só uma forma rápida e eficiente de dar a si mesmo maiores chances de encontrar coisas que gosta sem ter que depender de temporadas de animes.​

[member=126]AbsoluteXandy[/member] , sobre os vídeos que me indicou, não cheguei a assistir tudo, mas digo que (infelizmente) o povo está muito volúvel e sem opinião própria hoje em dia. A garotada principalmente está agindo feito um verdadeiro gado.

Se dizem que é pra gostar de algo, eles gostam sem questionar, se dizem pra não gostar, não gostam (isso tudo sem nem conhecer a tal coisa direito muitas vezes).

Isso é triste, por que cada vez mais nós vemos o pensamento crítico e a opinião própria morrerem em detrimento de seguir a "modinha" ditada por poucas pessoas, que muitas vezes nem entendem porcaria nenhuma de nada do assunto e dão sua opinião baseada no "achismo", e que por simplesmente estarem "do outro lado da tela" gravando um vídeo, recebem uma credibilidade imensa sobre o assunto.

Na minha época de adolescência, Youtube ainda não tinha ganhado toda essa influência que tem hoje, e quem determinava o que a gente ia gostar ou não era a gente mesmo. Mesmo quando a gente lia algo em uma revista, os redatores se preocupavam em ser imparciais sobre o jogo/anime/etc.

Quando alguém próximo argumentava não gostar de algo, a gente geralmente contra-argumentava, mas todo mundo saía com a sua opinião própria do mesmo jeito no final. Ninguém passava a gostar ou deixava de gostar de algo por causa disso.

Sobre a trilha do SAO, eu me apaixonei pelo anime não só pelas sequências de animação, mas pela trilha também. Achei algumas delas bem marcantes (principalmente os temas de batalha, drama e relaxamento).

O final da primeira temporada, terminando com aquela cena do hospital e a música de encerramento tocando ao fundo quase me fez verter uma lágrima, diga-se de passagem.

CleanWater comentou:
[member=126]AbsoluteXandy[/member] , sobre os vídeos que me indicou, não cheguei a assistir tudo, mas digo que (infelizmente) o povo está muito volúvel e sem opinião própria hoje em dia. A garotada principalmente está agindo feito um verdadeiro gado.

Se dizem que é pra gostar de algo, eles gostam sem questionar, se dizem pra não gostar, não gostam (isso tudo sem nem conhecer a tal coisa direito muitas vezes).

Isso é triste, por que cada vez mais nós vemos o pensamento crítico e a opinião própria morrerem em detrimento de seguir a "modinha" ditada por poucas pessoas, que muitas vezes nem entendem porcaria nenhuma de nada do assunto e dão sua opinião baseada no "achismo", e que por simplesmente estarem "do outro lado da tela" gravando um vídeo, recebem uma credibilidade imensa sobre o assunto.

Na minha época de adolescência, Youtube ainda não tinha ganhado toda essa influência que tem hoje, e quem determinava o que a gente ia gostar ou não era a gente mesmo. Mesmo quando a gente lia algo em uma revista, os redatores se preocupavam em ser imparciais sobre o jogo/anime/etc.

Quando alguém próximo argumentava não gostar de algo, a gente geralmente contra-argumentava, mas todo mundo saía com a sua opinião própria do mesmo jeito no final. Ninguém passava a gostar ou deixava de gostar de algo por causa disso.

Sobre a trilha do SAO, eu me apaixonei pelo anime não só pelas sequências de animação, mas pela trilha também. Achei algumas delas bem marcantes (principalmente os temas de batalha, drama e relaxamento).

O final da primeira temporada, terminando com aquela cena do hospital e a música de encerramento tocando ao fundo quase me fez verter uma lágrima, diga-se de passagem.
Está ultra equivocado, deveria ter visto pra saber melhor do que está falando, vendo que o tempo dos vídeos são puro conteúdo e pouca/nenhuma enrolação. Digibro é uma figura interessante pacas, que usa sua posição de youtuber pra exaltar muitos animes obscuros que ele gosta e ninguém nunca deu bola, além de celebrar estúdios bons com frequência. Ele é especialmente infame por seu gosto inconvencional e "chato".

Os vídeos em questão são enormes, exatamente pra mostrar em cada detalhe o quanto eles sabem do que assistiram. Claro, tem o que você falou em certa abundância em canais de animes brasileiros e não deve ser ignorado, mas não entra nem um pouco no gancho da minha postagem. Pessoas que levam canais como verdade absoluta e não questionam nada pra saber se gostam ou desgostam de algo com base na opinião de youtuber é "carinhosamente" chamado de gosto fabricado pela parte mais engajada da comunidade. E se você quer ser levado a sério, isso não é um bom jeito de ser conhecido.

Isso está completamente fora da realidade, como se você não estivesse nem tentando. Ambos os canais citados estimulam o pensamento crítico, inclusive o vídeo do ThePedanticRomantic foi COMPLETAMENTE falando como o vídeo o Digibro veio em um momento onde o anime era muito amado e muita gente não se importava/não sabia dos pontos negativos do mesmo, o que após o contexto falado, Digibro terminou o anime e decidiu dizer tudo ou o próximo de tudo que estava errado na obra, instigando as pessoas a reavaliar seus pontos com ela.

Se levar em consideração o quão novo o youtube é, a ponto de que a poucos anos atrás era tudo considerado "mato" na plataforma, é querer de mais que na sua época ele fosse tão influente como é hoje, se você comparar o começo de vida do youtube pro youtube de agora, vai ver que a popularidade da plataforma mudou seu conteúdo de forma radical.

Argumentação não é uma gerra. Você deveria sair ao menos considerando o que o outro lado disse caso ele tenha bons pontos, caso você concorde com ele, MUITA coisa pode ter sido dita que você não pegou na sua assistida. Deixar de gostar de algo por um motivo que você não pegou e foi dito por alguém é um cenário completamente crível, até por serem coisas que você acabaria percebendo de qualquer maneira após assistir o mesmo anime alguns anos depois. Acredite, eu já fiz isso várias vezes, alguns eu continuei amando, outros eu fiquei traumatizado com o quão ruim eram.

Pessoas que gostam de animes e só querem ver qualquer coisa que elas gostam casualmente sem ter que se preocupar em celebrar as coisas boas da indústria ou de conhecer quem é bom e quem é ruim dentro dela não cometem nenhum tipo de pecado. Elas existem e tão felizes vendo as coisas que elas gostam, mas pelo menos não ficam tentando enfiar o pensamento seguro de que o gosto de ninguém pode ser questionado ou mudado ou muito menos perdem tempo com gente do outro lado discutindo sobre esse tipo de coisa.

Como alguém que assistiu a primeira temporada um assustador total de três vezes, eu não saberia te dizer uma única música de SAO, mesmo sabendo que todas são boas e reconhecendo se eu for ver novamente com aquele pensamento de "Ah! Essa música existe". Japão é especialmente assustador na sua galeria de compositores competentes, mas usar bem seus talentos e conseguir exaltar eles através de seu anime a ponto de gravar suas artes em nossas carnes é coisa pra poucos.​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=MxKhhMdbU5I[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5wl3JS3y6_M[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_WAJeVsBLnU[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-6u4uASrwbA[/youtube]

O que SAO faz, é poucas vezes repetir as músicas. O que pode ser um recurso muito maneiro na hora de você fazer com que cada música seja perfeita pra cena, mas não é muito o caso. Monogatari faz muito isso, tendo uma track absurdamente enorme enquanto a temporada tem apenas 4 episódios. Mas um anime que eu gostaria de comparar é Shoujo Kakumei Utena que além dos temas normais compostos pela mesma pessoa que fez as músicas de yugioh clássico, tinha um outro compositor experimental no projeto chamado J.A. Seazer, onde as músicas dele eram usadas nos duelos e apenas uma vez em cada duelo, sem nunca se repetir uma vez sequer. Mesmo assim são músicas ULTRA marcantes que você sabe que é Utena no exato segundo em que você qualquer parte da música.​

Exemplos
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5ISlt_OTGwY[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=boMUy-fI0Ok[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jdsMC6ilA2w[/youtube]

O diretor não só usou a oportunidade pra trabalhar com um compositor que ele gostava por seus trabalhos em filmes japoneses experimentais, mas também para dar a cada luta um ar mais pessoal e mais atrelado ao personagem, criando uma nova camada de complexidade pra cada luta. Agora, compara um uso de trilha sonora desse nível a SAO. Mesmo que você prefira as músicas de lá, é bem óbvio que eles tinham gente talentosa de mais para o tipo de trabalho que eles queriam fazer.

Na parte visual, ele tem sim sequências boas o bastante para dar gifs maneiras, porém seu estilo "qualquer anime moderno" me incomoda de mais. Eu pessoalmente gostaria muito mais de um anime onde ou o traço fosse levemente mais estilizado (Não precisa deixar de parecer anime como uns Luluco ou PSG da vida) ou se fosse ser mais pro lado comum, fazer algumas loucuras visuais pra compensar de deixar tudo mais bonito de se olhar. No ultimo caso o anime nem precisa de boa animação, coisas como Jojo que tem ambos é basicamente um anime de quadro estáticos, e mesmo assim consegue te passar mais sensações acuradas do que qualquer coisa em movimento que eles poderiam fazer.​

Exemplos
latest

wpid-BSS-Commie-HeartCatch-Precure-04-E5C05FFA.mkv.jpg

monogatari-series-second-season-5394-1.jpg

4006173-jojos-bizarre-adventure-20-caesar-wrench.jpg

Enfim, além do roteiro e construção de mundo quebrada, momentos de protagonismos perturbadores e clara falta de freio do autor de ficar criando personagens inúteis pra história na long run sem ter uma obra episódica, o que me mata com SAO é o quão "qualquer anime recente" ele é. Eu nem sou daqueles caras que já viram mais de 1000 animes e já estou cansado de olhar a mesma coisa, tá ligado.

Se pudermos manter o foco na Toei daqui pra frente, eu ficaria muito grato. Afinal, foi o motivo pelo qual eu criei o tópico.​

vendo que o tempo dos vídeos são puro conteúdo e pouca/nenhuma enrolação.

Eu estava disposto a assistir, mas nos primeiros 5 minutos já fiquei de saco cheio justamente por causa "enrolação".

Não fugi do foco do tópico. Só expus minha opinião. Tá ok?

Eu faço parte do grupo que não liga muito para o visual. Claro, gosto de uma animação legal, mas não vou tirar muitos pontos se a animação for ruim (exceto casos extremos).

Uma coisa que mais detesto na Toei é o Padding (AKA 5 minutos de Namek = 8 episódios). Dragon Ball Z ficou tão "inassistível", que tiveram que criar uma outra versão (Kai) para consertar isso. Pensava que era exclusividade de Dragon Ball, mas eles também já fizeram isso em outras adaptações.

Outra coisa que eu não gosto é a falta de cuidado nas partes originais, quando adaptam uma obra. Basicamente, o "sumiço" dos cavaleiros de aço em Saint Seiya DO NADA e a mutação da armadura de sagitário (design dela mudou DO NADA). Seiya já apanha muito antes de revidar e ganhar as lutas, mas no Anime isso é elevado ao quadrado. No Dragon Ball Z mesmo está cheio de inconsistências, como Yamcha derrotar alguém (Recoome) horas depois do Vegeta ter sido humilhado por ele. O próprio Dragon Ball GT é um bom exemplo, em que os personagens parecem estarem mais fracos que no início do Z, em certo ponto o Goku se cansando em segurar uma calçada.

E mais um erro do estúdio são os filmes próprios (pré-roteiro supervisionado pelo Akira). Nos treze filmes de Dragon Ball Z, o vilão é BEM parecido com algum da série principal e tem uma estrutura mais batida que as dos filmes da Marvel, excluindo as altas inconsistências que impossibilitam de encaixar os filmes na cronologia.

Aliás, tirando algumas poucas coisas, Dragon Ball Super achei fraco comparado a história original, especialmente o Anime. O mangá é bem mais direto ao ponto, sem repetição, só que ele rusha muitas coisas. Aliás, se quiserem, posso explicar parte a parte o que não gostei nas sagas (a do Bills é a minha favorita).

E não, não consigo engolir que o Mestre Kame, mesmo após ter desistido das lutas no final da saga do Piccolo, começou a treinar escondido e ficou dezenas de vezes mais forte

FL comentou:
Aliás, tirando algumas poucas coisas, Dragon Ball Super achei fraco comparado a história original, especialmente o Anime. O mangá é bem mais direto ao ponto, sem repetição, só que ele rusha muitas coisas. Aliás, se quiserem, posso explicar parte a parte o que não gostei nas sagas (a do Bills é a minha favorita).

E não, não consigo engolir que o Mestre Kame, mesmo após ter desistido das lutas no final da saga do Piccolo, começou a treinar escondido e ficou dezenas de vezes mais forte

Cara, se fizer um tópico sobre isso, vou lá comentar com certeza!

Lembre-se que o Mestre Kame já era bem forte antes e conhecia muitas técnicas, fora a água da saúde da Torre Karin que ele bebeu quando jovem, mas realmente, ficou meio "forçado" depois daquele negócio de poder de luta e tal.

FL comentou:
Eu faço parte do grupo que não liga muito para o visual. Claro, gosto de uma animação legal, mas não vou tirar muitos pontos se a animação for ruim (exceto casos extremos).

Uma coisa que mais detesto na Toei é o Padding (AKA 5 minutos de Namek = 8 episódios). Dragon Ball Z ficou tão "inassistível", que tiveram que criar uma outra versão (Kai) para consertar isso. Pensava que era exclusividade de Dragon Ball, mas eles também já fizeram isso em outras adaptações.

Outra coisa que eu não gosto é a falta de cuidado nas partes originais, quando adaptam uma obra. Basicamente, o "sumiço" dos cavaleiros de aço em Saint Seiya DO NADA e a mutação da armadura de sagitário (design dela mudou DO NADA). Seiya já apanha muito antes de revidar e ganhar as lutas, mas no Anime isso é elevado ao quadrado. No Dragon Ball Z mesmo está cheio de inconsistências, como Yamcha derrotar alguém (Recoome) horas depois do Vegeta ter sido humilhado por ele. O próprio Dragon Ball GT é um bom exemplo, em que os personagens parecem estarem mais fracos que no início do Z, em certo ponto o Goku se cansando em segurar uma calçada.

E mais um erro do estúdio são os filmes próprios (pré-roteiro supervisionado pelo Akira). Nos treze filmes de Dragon Ball Z, o vilão é BEM parecido com algum da série principal e tem uma estrutura mais batida que as dos filmes da Marvel, excluindo as altas inconsistências que impossibilitam de encaixar os filmes na cronologia.

No meu caso, eu realmente acredito que visuais ruins podem acabar com um anime, mesmo ser uma barreira de aproveitamento pesado, tipo em shows como Ikkitousen que é estúdio Arms + um outro estúdio juntos fazendo um anime com animação decente, mas o visual é tão genérico que me faz ter vontade de ver outro anime solo do estúdio Arms chamado Queen's Blade, que tem uma qualidade de animação bem parecido e visuais melhores. Acredito que você deva conseguir ver mais coisas com a mentalidade mais livre, mas né, cada um com seus freios mentais xD

Toei é um estúdio com um foco interessante em animes de audiência, no caso, que são feitos para você ter o que assistir toda semana por um tempo considerável. Coisas como Sailor Moon, foi transferido pra uma fórmula mais episódica e muito do anime é original, já que o mangá não tinha conteúdo pra um show que totalizasse 200 eps. Mesmo assim, a parte original é exatamente o que faz o anime bom, apesar de muita gente ser bem resistente quando o assunto é "fillers". Mas claro, esse tipo de coisa requer bons roteiristas por trás do anime, e as vezes eles vão longe de mais. Além de nem todo plot suportar tanta "esticagem", como foi o caso de Dragon Ball (Que btw, fico muito feliz pelo Kai existir kkkkkkk).

Sim, novamente, isso cai bastante na competência do pessoal por trás, que existem aos montes na Toei, mas nem sempre estão disponíveis. (Veja como em Heartcatch Precure mesmo, existem vários staffers de outros estúdios para tapar as necessidades altas de qualidade do anime) Então dependendo de quem pega o trabalho, muita coisa fica estranha. Um caso que eu quase senti nojo, foi em Sailor Moon: Sailor Stars, onde basicamente, Kunihiko Ikuhara junto com vários outros staffers de Sailor Moon saíram da Toei para produzir o próprio anime do jeito deles na J.C. Staff (Sim, estou falando de Revolutionary Girl Utena, onde as semelhanças com Sailor Moon eram bem notáveis e por bons motivos), fazendo com que Sailor Stars não só tivesse um direção estranha de anime trash de terror do inicio dos anos 2000 ainda não se livrando da vibe "psicológica" de Evangelion, como também o roteiro diversas vezes quebrava as regras de mundo estabelecidas até agora para criar cenas de fanservice ou de tensão forçada. Isso sem contar as cenas Mahou Shoujo horríveis e sem nenhum cuidado que basicamente tiraram o motivo pelo qual você assistiria o anime (Como esquecer a transformação de 5 segundos?). O pior de tudo é como o único diretor decente que sobrou no projeto só conseguiu dar o ar da sua graça em pouquíssimos episódios.

E isso é só um exemplo de como as coisas podem dar horrivelmente errado quando o assunto é animes da Toei.

Eu sinceramente, adoraria kkkkkkkkkkkkkkkkkk

É bem difícil ver gente falando de DB Super com honestidade e sem nenhum meme envolvido.​

AbsoluteXandy comentou:
Toei é um estúdio com um foco interessante em animes de audiência, no caso, que são feitos para você ter o que assistir toda semana por um tempo considerável. Coisas como Sailor Moon, foi transferido pra uma fórmula mais episódica e muito do anime é original, já que o mangá não tinha conteúdo pra um show que totalizasse 200 eps. Mesmo assim, a parte original é exatamente o que faz o anime bom, apesar de muita gente ser bem resistente quando o assunto é "fillers". Mas claro, esse tipo de coisa requer bons roteiristas por trás do anime, e as vezes eles vão longe de mais. Além de nem todo plot suportar tanta "esticagem", como foi o caso de Dragon Ball (Que btw, fico muito feliz pelo Kai existir kkkkkkk).
Boa parte dos fillers de Dragon Ball/Saint Seiya, como o senhor Robô no começo do Z e cavaleiro de cristal, são fracos, mas eu até gosto de alguns, como a saga de Asgard. Aliás, dois personagens bem famosos no fandom de Dragon Ball, Bardock e Brolly, ficaram famosos graças a seus especiais. Aliás, o especial do Bardock é ótimo, apesar se exagerarem um pouco na força dele, até o Toriyama o trata como sua história de Dragon Ball favorita, dentre as não criadas por ele.

[member=126]AbsoluteXandy[/member] e [member=1673]CleanWater[/member] , postei aqui. Acabou ficando muito maior do que eu previ inicialmente.

Sinceramente, eu não tenho nada contra a Toei Animation, principalmente por não ter assistido muitos animes dela (tanto recentes quanto mais antigos). E, em geral, também não odeio nenhum estúdio de animação. Entretanto, o único que pode-se dizer que é tão "odiável" quanto o Toei e que ao menos pra mim é impossível imaginar uma animação muito boa ou até mesmo um anime como um todo muito bom é o "famoso" Studio Pierrot com seu 1 milhão de fillers de Naruto.

Scanneott comentou:
Sinceramente, eu não tenho nada contra a Toei Animation, principalmente por não ter assistido muitos animes dela (tanto recentes quanto mais antigos). E, em geral, também não odeio nenhum estúdio de animação. Entretanto, o único que pode-se dizer que é tão "odiável" quanto o Toei e que ao menos pra mim é impossível imaginar uma animação muito boa ou até mesmo um anime como um todo muito bom é o "famoso" Studio Pierrot com seu 1 milhão de fillers de Naruto.
Pierrot é outro caso de estúdio estranho, e este eu não sei dizer exatamente os padrões pras coisas serem boas ou ruins. Do que eu me lembro de ter assistido, nenhuma vez eu dropei um anime da Pierrot por achar a animação ou o visual horrível, muito pelo contrário, eles costumam manter uma qualidade bem aceitável pra animes do tipo "infinito" e as vezes conseguem até puxar uns momentos bem feitos do nada que dão um certo charme pras coisas dele. Naruto Shippuden eu acabei dropando pelo desandamento do plot e Bleach por perda de interesse, mas pensa que coisas como Yuu Yuu Hakushou são da Pierrot, e esse caso específico tem até uns episódios ultra experimentáveis bem maneiros dirigido por quem um dia viria a ser um diretor bem amado num meio cult, coisa que é bem difícil ser permitido em um anime do gênero por sair de mais dos moldes. Ah sim! Quase ia esquecendo, GTO também é deles, outro anime estranho porém extremamente amado e até que bem aclamado.

Eu não tenho assistido coisas atuais deles pra dizer se a produção tá num nível de vergonha que alguns animes nostálgicos da Toei alcançam, mas se voltarmos para o inicio dos anos 80 podemos encontrar  Urusei Yatsura que apesar de ser extremamente charmoso e divertido de assistir, as questões técnicas eram de um anime do inicio dos anos 70. Isso levando em conta que apenas 1 ano após seu inicio seríamos expostos pela primeira vez a Super Dimension Fortress Macross que não só tinha um escopo bem audaz pra um anime de TV, como seu traço ultra detalhado com os mechas mais "realistas" e suas sequências de animações são impressionantes até para os padrões atuais com toda uma nova tecnologia facilitando a vida dos estúdios que simplesmente não existia na época. Mas claro, eu posso ter feito uma comparação bem injusta aqui kkkkkkkkk

Eu devo ter opiniões mais formadas sobre quando acabar meu estoque de animes de garotas mágicas da Toei e finalmente pular pros da Pierrot.​

Voltar
Topo Inferior