🤔 Para Refletir :
"Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!"
- Ricky O Bardo

(Treinando na Wacom) Jabu de Unicórnio estilo chibi

Rafael_Sol_MAKER

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05 de Abril de 2015
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Aos artistas de plantão, não é nenhuma novidade aqui, é só mais um pequeno treino, fruto de trabalho de algumas horinhas vagas nesse fim de semana.

Intro

De vez em quando eu gostava de desenhar no papel, escanear e trabalhar em alguma ilustração, anos depois com um tablet (Surface 3, a versão Não-Pro), ficou muito bom de desenhar, mas o tablet não tem poder suficiente para nenhum programa de edição mais pesado. Então há uns anos numa Black Fraude aí da vida comprei uma mesa Wacom (numa certa loja que dizem que explode) e colocar no desktop que aceita softwares e edições mais pesadas. Como eu já tinha usado a de um amigo antes, não foi ruim de me adaptar, só que a mesa ficou parada muito tempo e eu sem treinar. Daí depois de alguns memes do Poderoso Deus Jabu que vi, me deu vontade de tentar desenhar algo agora que estou com um pouco de tempo livre.

Se quiserem ver os memes ou mais detalhes de como fiz qualquer parte do desenho, fiquem a vontade para pedir. Como quis mostrar o processo para a galera que queira aprender, decidi fazer painéis mostrando as etapas.

Notas

Importante notar, que para fins de treinar o traço, peguei um desenho já existente, uma gif do Jabu minúscula (133x185px), dei uma ampliação para caber numa arte 1480x1480 (para ser reduzida a 50% depois de pronta) e decalquei por cima. A ilustração então não é exatamente original, mas era apenas para treino.

Não me concentrei muito nos detalhes finos, uns pixels fora do lugar nem nada, apenas em fazer uso da mesa e dos recursos. Tanto que a armadura pode estar um pouco fora de modelo, quanto as cores elas estão baseadas em artes oficiais e alternativas, mas com certa liberdade artística também. Vamos nessa:

Trabalhos

Aqui a arte "crua" para repararem nos detalhes de como tem traços sem refinamento, passando do ponto, etc.
pI9uko4.png


Abaixo podem ver as etapas:
J8jC4ds.png

1. Traço cru da imagem (o que mostrei acima), logo após o decalque, rs;
2. Traço limpo, acrescentado detalhes e cromas (brilhos) da armadura;
3. Pintura das cores base (a paleta vou colocar numa outra imagem abaixo);
4. Após colorir o traço para contornos mais escuros;
5. Colocação das sombras. Já dava pra ter parado por aí, rs
6. Aplicação dos brilhos e degradês para dar aquele "tcham"
E no fim ela após adicionar uma série de efeitos e plano de fundo.

Como curiosidades da produção, decidi colocar as imagens em escala para comparar, aí vocês podem ver o gif na qual me baseei:
JEQQhEZ.png


Eis também a paleta e mistura de cores e imagem sem os traços:
xZocXDn.png


E por fim, claro, a ilustração final em bom tamanho e qualidade:
5bwBIOa.png


Observações e Conclusões

No processo fui guardando cada etapa com cuidado para caso de edição, o que se mostrou útil para o caso de algum errinho, mas ficou um documento com dezenas de camadas (64 no total), com vários agrupamentos (5) e um tamanho considerável de 68,2 MB.

No final fiquei bem satisfeito com o resultado, algumas técnicas minhas básicas de traçado e pintura digital, canais, matizes, mistura, efeitos, etc. fizeram valer. No fim não é algo tão difícil, com os instrumentos certos, alguns conhecimentos, paciência e concentração, dá pra chegar em algo bacana. Só quem passa horas fazendo artes sabendo que as pessoas olham em apenas poucos segundos entende o trabalho que dá, rsrs.

Como falei, estou muito longe de ser bom nisso, mas vou me disponibilizar pra tirar dúvidas e trocar umas figurinhas. Críticas e sugestões sempre bem vindas.

Ah e vejam a edição 15 da revista com um tutorial muito bacana de pintura digital: https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=3562.0

A todos da comunidade, boas festas de fim de ano!
~RSM


 
Prezado, boa tarde!


Não sou um profissional na área, mas se minha opinião importa, ficou muito bom!

Sério, acredito que todas as seis etapas geraram artes muito interessante e bacanas.
Sim, é verdade que tem alguns traços tortos e outros desalinhados (em especial nos dedos da mão esquerda e na base do pé), mas isso não é o suficiente para diminuir a obra como um todo, principalmente essa iluminação no metal, efeito este que, na minha opinião, é um dos mais difíceis de reproduzir. Esse background então. Sensacional!

Se me permite, gostaria de saber como você faz pra criar essas palhetas, e como você fez esse background.


Abraços, e não deixa de postar outros "treinos".​
 
Galera, valeu pelos elogios e pelas críticas até então. Vamos usar aqui para finalidade educativa, então hora de tirar as dúvidas.

Por sinal, acho que não falei, mas fiz no Photoshop mesmo. Tem programas melhores para traçar, editar e estabilizar o traço e tal, mas fiz com ele que eu já tenho mais domínio e costume, pra fazer o máximo num software só também.

Dobberman comentou:
[...] Se me permite, gostaria de saber como você faz pra criar essas palhetas, e como você fez esse background.
Cara, as cores peguei levemente baseadas numa artes que eu vi, e daí misturei as cores com os modos multiplicação e divisão, mas claro que também fiz um fine tunning em algumas cores de forma manual. Para chegar em algumas cores de sombra, por exemplo, usei a mesma cor de base, sobrepus com ela mesma em modo multiplicação em outra camada, mas depois ajustei a camada sobreposta até chegar a cor desejada. Por isso pra sobreposição de sombra com multiplicação, hora usei cor cinza, hora um tom mais claro da mesma cor, hora um mais escuro, hora uma cor de outra matiz diferente. Tem que ser experimentado à exaustão, algumas combinações desses nunca tinha testado antes. Um monitor com boa exibição de cores faz diferença nessa hora, rs.

Quanto ao plano de fundo, ele é uma foto stock da nebulosa de Roseta, da constelação de unicórnio. A foto já tava com um tom azul próximo, mas por ser stock tava com qualidade baixa. Daí ampliei com algoritmo waifu 2x (tem online), pois fica com estilo meio de pintura anime. O resto foi pegar a silhueta da ilustração(p.s.: A ilustração tem que ser pintada numa silhueta branca dada os modos de cor que falei antes) e apliquei efeitos do Phoshop mesmo, como brilho externo, etc. Eu ainda fiz uma sombra duplicando e distorcendo essa silhueta, mas não aparece muito. O resto foram outros PNGs de efeitos (bokeh, lens flare, etc) para dar um charme.

Eis aí o fundo pra você ter uma ideia. Uma boa imagem já ajuda bastante:
fkgJh6E.png


Espero que isso responda sua dúvida, pode mandar mais perguntas, rs.​
 
Oi Rafinha todo bom?  *:)

Vim te dar alguns conselhos quanto à lineart.  :piscadinha:Não sou especialista mas sei de algumas coisas que podem ser relevantes.

1) A linha tá um pouco tremida e com algumas falhas como espaços ou excedentes nas conexões entre as linhas. Claro que depende do estilo (tem alguns que são naturalmente mais livres/sketchy), mas no caso dá pra perceber que é igual não-intencional por que contrasta um pouco com a precisão da coloração. Fazer traços longos bem rápido de uma só vez ajuda a deixar a linha mais concisa. É mais difícil de acertar de primeira, mas, bem, tem control z! XD Eu diria que essa é a principal diferença entre traço digital e tradicional: a velocidades dos "strokes".
Eu tenho uma mão meio tremida também, então sofro bastante para manter a linha mais certinha (isso quando eu me importo em manter ela certinha XD), mas quando eu quero uma linha mais perfeita eu já deixo de lado o traço livre e uso vetores. No SAI e no Clip Studio tem ferramentas bem fáceis para isso (as layers "linework", usando a ferramenta de curva), mas não sei como é no Photoshop porque nunca usei ele, sorry :c

2) Falta variação na espessura. Dá pra notar que você fez a linha praticamente toda usando a pressão máxima da tablet, num traçado só. Nos lugares mais detalhados, tente fazer o traço em etapas, engrossando manualmente as partes com mais sombra. Nos traços longos e contínuos, tente não colocar sempre toda a sua força na caneta, e deixe a mão mais leve no final ou no começo do traço, deixando mais espesso nas partes mais próxima à câmera, para dar ênfase no zoom.
INKING-TUTORIAL-Tips-Tricks-to-Add-Line-Weight.jpg

Esse aqui é bom tutorial para isso: https://www.yampuff.com/inking-tutorial-yampuff/

Sobre cor e sombramento eu tenho menos o que falar, até porque sei menos XD Me parece bom, apesar de que a questão 1) sobre a tremedeira também se aplica às bordas do sombreado.

Espero ter contribuído para algo  :piscadinha:
 
Pretty-Belle comentou:
Oi Rafinha todo bom?  *:)

Vim te dar alguns conselhos quanto à lineart.  :piscadinha:Não sou especialista mas sei de algumas coisas que podem ser relevantes.

1) A linha tá um pouco tremida e com algumas falhas como espaços ou excedentes nas conexões entre as linhas. Claro que depende do estilo (tem alguns que são naturalmente mais livres/sketchy), mas no caso dá pra perceber que é igual não-intencional por que contrasta um pouco com a precisão da coloração. Fazer traços longos bem rápido de uma só vez ajuda a deixar a linha mais concisa. É mais difícil de acertar de primeira, mas, bem, tem control z! XD Eu diria que essa é a principal diferença entre traço digital e tradicional: a velocidades dos "strokes".
Eu tenho uma mão meio tremida também, então sofro bastante para manter a linha mais certinha (isso quando eu me importo em manter ela certinha XD), mas quando eu quero uma linha mais perfeita eu já deixo de lado o traço livre e uso vetores. No SAI e no Clip Studio tem ferramentas bem fáceis para isso (as layers "linework", usando a ferramenta de curva), mas não sei como é no Photoshop porque nunca usei ele, sorry :c

2) Falta variação na espessura. Dá pra notar que você fez a linha praticamente toda usando a pressão máxima da tablet, num traçado só. Nos lugares mais detalhados, tente fazer o traço em etapas, engrossando manualmente as partes com mais sombra. Nos traços longos e contínuos, tente não colocar sempre toda a sua força na caneta, e deixe a mão mais leve no final ou no começo do traço, deixando mais espesso nas partes mais próxima à câmera, para dar ênfase no zoom.
INKING-TUTORIAL-Tips-Tricks-to-Add-Line-Weight.jpg

Esse aqui é bom tutorial para isso: https://www.yampuff.com/inking-tutorial-yampuff/

Sobre cor e sombramento eu tenho menos o que falar, até porque sei menos XD Me parece bom, apesar de que a questão 1) sobre a tremedeira também se aplica às bordas do sombreado.

Espero ter contribuído para algo  :piscadinha:
Yup, é justamente este o ponto, a falta de treino, somado-se ao fato de eu estar no Photoshop, que não tem estabilização de traço nem ajuste das curvas, é só riscou ficou, o que deu esse acabamento mais "rústico".

A variação na espessura é pouca também, pensei em acrescentar mais detalhes feitos de pincéis de espessuras diferentes, mas ia dar mais trabalho e ia sair da proposta que era pra fazer algo rápido em poucas horas. O traço de fato tá muito longe de estar refinado, talvez se eu tivesse feito no Surface e outro software, teria ficado melhor.

Também pensei em colocar traço mais grosso em uns pontos chave para dar mais volume, mas o traço já tava uniformemente todo grosso e com muitos detalhes pretos, então não achei uma boa ideia encher ainda mais o desenho, ia ficar muito carregado, pelo que já tinha testado de outras vezes.

E sim, meu amigo que tem a mesa já me apresentou o Painttool Sai, pensei em usar ele, mas não estava com ele aqui no momento. E não, a questão do traço grosso nem foi muito a força, eu usei pincel 13, quando eu não devia ter passado de 7 ou 8.

Agradeço as sugestões e aos links, vou olhar agora mesmo.
 
Caramba cara, ficou muito bom, principalmente o reflexo da armadura. Os unicos pontos que eu levantaria a [member=28]Pretty-Belle[/member] já apontou.
Parabéns!
 
Sem muito retoque ainda, só com um pouco de edição sem usar a mesa consegui reverter o traço para mais fino, deixando alguns pontos mais grossos e tal. Vejam como ficou (a figura original é a da direita, a nova da esquerda):

DhDgzec.png


Interessante que dá para ver que tinha variância razoável no traço (excluindo o do punho e exterior que engrossei um pouco), mas que não dava pra reparar pois o traço tava todo bem grosso.  Depois de ajuste manual na mesa deve ficar ainda melhor, mas se for para fazer o mesmo desenho de novo, eu terei que ajustar todo o preenchimento e isso vai dar quase tanto trabalho quanto fazer ele todo de novo.

Vou pensar num outro jeito de deixar a ilustração. Se bem que quero partir para outra mais refinada já começando do zero, então é hora de caçar uns softwares aqui melhores para tal tarefa.
 
Rápida adição, que não tem tanto a ver, estou dando uma geralzinha na imagem do avatar (aquela antiga do mangá), mas também enfim instalei o SAI e atualizei os drivers e tudo mais. O software é incrivelmente poderoso, dá para aprimorar o traço indefinidamente. Aqui um rascunho que gastei um tempinho:

t5WGCw6.png


Só que fora airbursh, não sei usar bem esse software para pintar de forma padrão. Acho que vou traçar nela e passar pro Photoshop para pintar por lá.

Qualquer dica, sugestão ou experiência é bem válida.

edit: Falta bastante pra fazer ainda, mas... Esse programa não é de Deus, já aprendi a usar o balde de tinta duma forma que me ajude. Muito mais rápido para fazer ao menos a base que seja.

iyR5urp.png


 
Vamos lá de novo!

Hoje consegui mexer um pouco mais, uma vez que foi terminada a edição da revista. Consegui terminar a base do traço e da pintura, olha aí um pedaço:

PfAY7Z4.png


Dessa vez estou testando outro tipo de pintura, fiz dois testes não muito bons, mas continuo vendo aqui um jeito:

qTzaiNf.png


O negócio é que essa técnica é muito boa para pele e coisas opacas, mas já para reflexões metálicas vou ter que refinar um pouco a técnica.

Aceito sugestões, lembrando que sou só principiante no Painttool SAI (sim, baixei exclusivamente pra isso, minha primeira vez usando ele) e tenho experiência nenhuma com pintura digital só uns rabiscos perdidos feito com o tablet.
 
2b345c9020e71c528efd691f7e80da70.png

Foi utilizado o photoshop CC , clip studio paint e uma mesa digitalizadora sem fio Star 06 simples da XP-PEN . PS e CSP suporta entrada por um mouse ou uma mesa digitalizadora ....

Photoshop - Ele é o programa mais difundido, mais popularizado para manipulação de imagens em geral.

Um dos pontos a favor do Clip Studio Paint é a possibilidade de controlar a estabilização do pincel e a correção do traço. O Photoshop não se preocupa muito com isso, mas o Clip Studio Paint (Manga Studio) se preocupa bastante.

Nele, as ferramentas “Caneta”, “Lápis”, “Brush” e até a borracha tem uma aba de propriedades em que você pode o tamanho, a densidade, a textura e, o mais importante, a estabilização dos pinceis.
 
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