🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo publicado que um jogo perfeito que não sai do projeto."
- HenriqueGibi

Ubisoft Sai da Steam

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Recentemente encontrei esse artigo dizendo que a Ubisoft vai dar preferência a Epic e que novos lançamentos não sairão pra Steam.

https://www.theenemy.com.br/pc/ubisoft-critica-steam-novamente-pela-fatia-cobrada-sobre-os-jogos-da-plataforma

Gostaria de saber a sincera opinião de vocês sobre o assunto.

30% não vale a visibilidade na Steam. Se fosse uns 20%, talvez fosse de se pensar. Não sou um entendedor de economia e nem em relação ao mercado dos games, mas 30% é mais que o dobro de 12% (da Epic). Não faz sentido.

Acho bem natural e justo, apesar de ser um certo inconveniente pra mim que ainda prefiro a loja e comunidade mais completas da Steam do que as da Epic.

Pra grandes estúdios a Steam já tinha uma margem de lucro menor do que 30%, mas aparentemente não chega nem perto dos 12% (ou menos) que a Epic cobra. Aos poucos a Steam vai ser forçada a baixar as margens sobre os desenvolvedores, ou então vai ficar só sendo uma loja com jogos de estúdios médios e indies.

De uma forma ou de outra, nós indies saímos fortalecidos com essa briga de gigantes *:)

Prezados, boa tarde!

Eu, como consumidor, prefiro ter todos os títulos disponíveis em uma única plataforma, neste quesito a Steam facilitou bastante a minha vida, inclusive com o sistema de Save Cloud em quase todos os jogos. Aproveitei bastante as promoções da Steam, comprando jogos AAA por menos de R$ 10,00 e hoje tenho uma biblioteca considerável com muitos jogos que me divertem. Até o momento a plataforma não me trouxe qualquer problema.

Já analisei o preço de alguns jogos em ambas as plataformas e não senti nenhuma diferença sensível no preço. Apesar de a primeira (Steam) cobrar uma taxa maior no valor entregue a publicadora, é nesta que vislumbrei as promoções com maiores descontos.

Reconheço que a cobrança de 30% do royalties é algo muito grande, contudo, não tenho mais experiência que você, [member=1673]CleanWater[/member] , para falar sobre esse tema. Algo que me chamou bastante atenção na Epic é o fato de permitir o uso da Unreal Engine sem qualquer custo adicional além dos 12% cobrados para disponibilizar jogo nesta plataforma (mas se o jogo for distribuído em outra plataforma, haverá uma cobrança adicional). Assim, caso eu desenvolva algo nesta plataforma, certamente iria disponibilizar na Epic pela comodidade em administrar os recursos.

A Epic , ao meu ver, está chamando bastante a atenção das desenvolvedoras, mas nunca utilizei ela para saber como está o suporte ao cliente, apenas ouvi dizer que não tem o save cloud, fato este que me afastou da plataforma.

Na minha opinião, não sei como nós, consumidores, poderemos ganhar algo com essa briga. Talvez eu seja muito pessimista, mas com o surgimento de outras plataformas como a Uplay, a Origin, a RockStar Game Laucher e afins, percebo apenas divisão e prejuízo aos consumidores, pois a compra de um jogo apenas lhe dará acesso a ele em uma plataforma e o consumidor terá que manter sempre duas ou três plataformas diferentes em cada ponto de acesso para poder usufruir de toda a sua biblioteca, o que, apesar de não ser uma calamidade, é, no mínimo, um desconforto.

Abraços.​

[member=2745]Eliyud[/member] , [member=225]Lord Wallace[/member] e [member=1349]Dobberman[/member] , obrigado pelos comentários.

A ideia era discutir justamente sobre como essa mudança vai afetar, não só aos desenvolvedores, mas também os clientes. É importante saber a opinião de todo mundo a respeito disso.

Eu particularmente defendo a livre concorrência. Até então, a Steam detinha um monopólio velado da indústria para PC. É tanto que hoje existe uma cultura, quase imperceptível de: "Não compro seu jogo porque gostei, compro por que está na Steam". Mesmo quando a pessoa está ávida para jogar um certo jogo, principalmente indie, ela dificilmente o compra se não sair pra Steam. Se isso fosse no caso dos consoles, daria pra entender, mas pra PC? Não é só instalar o jogo à parte, ou mesmo que seja um outro launcher, e pronto?

A partir do momento que não existe mais monopólio, as empresas passam a competir por mais qualidade, melhor atendimento ao cliente, etc. A Epic está pegando justamente em uma deficiência da Steam, que são as taxas absurdamente altas e provavelmente, a falta de suporte aos desenvolvedores (que são o pilar de qualquer loja afinal).

Voltar
Topo Inferior