🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação."
- Ricky O Bardo

Um jogo por mês

rafaelrocha00

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
370
Bravecoins
39
S2Uy0cB.jpg
Você já terminou um projeto? Ou, como diria um game designer, já pôs fogo naquele projeto pausado indeterminadamente? Não minta, a maior praga que afeta os criadores hoje em dia, em geral, é a incapacidade de terminar os projetos que começa. Se você sofre desse problema, ou mesmo, se já tiver vencido totalmente e terminado tudo o que começou, o One Game a Month é para você.

O One Game a Month é uma game jam em que, como deduzido pelo nome, você deverá fazer um jogo por mês, durante todo o ano. O jogo não precisa ser incrível, polido, ou ter mecânicas originais, apenas precisa ser feito. Simples assim, não há regras bobas ou qualquer coisa te obrigando a fazer, apenas um desafio complicado para aqueles que gostam de testar ou aumentar suas habilidades na área, e como são jogos simples, é fácil trabalhar neles durante momentos livres, contanto que termine. É tudo sobre manter uma rotina saudável de criação e lhe forçar a aprender novas habilidades todos os dias.
O jogo nem sequer precisa ser digital, contanto que você o faça. Ele pode usar qualquer plataforma e ferramenta, pode ser vendido e comprado, e, como já dito, não há nenhuma regra.
O site pode ser acessado <a href="http://www.onegameamonth.com/">aqui</a>, mas lembre-se, isso não é um concurso, a maior parte das mecânicas do site são apenas para incentivar, não para medir habilidades, logo, aproveite o seu tempo e tenha um mês divertido. Você pode iniciar a competição logo no começo do mês que vem.

Terminar projetos sempre foi um problema né, lembro que já fiz projetos em quase todas as versões do Maker, desde o 2000 até VX Ace. Mas foi só no VX que eu resolvi lançar de o jogo que tinha feito mesmo não gostando do resultado.

Curti bastante a ideia, bem legal pra estimular a galera a produzir e treinar. Se eu já não tivesse com projetos pra terminar eu tentaria entrar na brincadeira.

Nem me fale.

"[...]já pôs fogo naquele projeto pausado indeterminadamente?[...]".

Tenho um montinho de projetos aqui, estão tudo pausados por ter que lidar com outros dois jogos que estão na ativa. Creio que essa Jam não funcionaria comigo pelos mesmos motivos. Ai ai...

Mas sobre isso a intenção de divulgar é boa, vai que um óleo desse evento tira a ferrugem desses makers paradões.

Até mais! :)

Rapaz, eu propus um ano pra fazer um jogo e tomei umas pedrada, imagine um mês! Mas olha que incrível, tem um sistema de Score no portal para os que completam os desafios. E pelo número de participantes(quase 16k), a quantidade de jogos completos está excelente.

Acho bem legal a ideia, mas acho que 1 mês ainda é um prazo "estranho" por não ser muito curto, mas também não ser longo.

Tipo, o que eu gosto de Game Jams curtinhas (4, 5 dias, talvez até uns 7 no máximo) é que o "investimento" é baixo. Você separa um fim de semana, um feriado prolongado, ou uma semana para se dedicar, e pronto. É divertido, estimula a criatividade, e não existe nenhuma pretensão do resultado ser algo boooooooom - afinal, foi feito rapidinho. Serve como exercício para programar e/ou desenhar e/ou escrever, etc.

Agora um mês? Já parece algo que requer uma dedicação um pouco maior, e aí já acho que seria tempo melhor usado se dedicando a projetos mais completos e a longo prazo e tal.

Mas concordo que fazer isso ao menos uma vez é uma boa sugestão para que as pessoas se acostumem a finalizar projetos. É batuta, games jam em geral são muito supimpa. Recomendo sim.

Agora um mês? Já parece algo que requer uma dedicação um pouco maior, e aí já acho que seria tempo melhor usado se dedicando a projetos mais completos e a longo prazo e tal.

como explicação, é porque, ao contrario da maior parte das JAMs, que são feitas uma vez por ano, esse é um evento mensal por todo o ano. Se você colocasse uma semana, por exemplo, todo mundo ficaria cansado no primeiro mês. É mais sobre a resistência de fazer um jogo todo mês, por um grande período de tempo, para virar rotina.

Ellye comentou:
Como o rafael falou, por não ser algo sazonal ou temporário, se fosse curto seria pesado demais pra todo mundo, seria mais de 45 jogos por ano(caso você tentasse fechar todas as semanas)... Além disso, você não é obrigado a postar o jogo a cada 30 dias exatos, você pode postar antes ou depois sem problemas, óbvio que dentro daquele tema você tem um tempo limite mas não pra postagem do jogo.

Enfim, pelo que vi do sistema, é muito legal. Eles estão com o tema de Harvest(colheita) atualmente quase [member=134]Sanatah[/member] que mostra a variedade de temas que passam pelo ano...

Não se enganem, um mês é pouco, muito pouco. Só nos beta tests você vai levar o dobro do tempo pra rastrear o motivo de cada bug e concertar. XD

CleanWater comentou:
Não se enganem, um mês é pouco, muito pouco. Só nos beta tests você vai levar o dobro do tempo pra rastrear o motivo de cada bug e concertar. XD
A Ellye se referia à uma JAM(que é do que se trata o tópico, por sinal) e JAMs são famosas pelas curtas como de 1 dia ou 2 dias.

Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
A Ellye se referia à uma JAM(que é do que se trata o tópico, por sinal) e JAMs são famosas pelas curtas como de 1 dia ou 2 dias.

Eu sei, e continuo dizendo que o beta testing toma o dobro do tempo. A propósito, muitos games de jams que foram lançados comercialmente mais tarde, ficaram meses por conta de concertar bugs e polir o gameplay.

CleanWater comentou:
Eu sei, e continuo dizendo que o beta testing toma o dobro do tempo. A propósito, muitos games de jams que foram lançados comercialmente mais tarde, ficaram meses por conta de concertar bugs e polir o gameplay.
Não precisa de "beta testing" em JAM hehe, o jogo não precisa estar polido.... Agora, se for lançar completo dps, ai faz todo sentido tomar mais tempo.

Bruce Azkan comentou:
Rapaz, eu propus um ano pra fazer um jogo e tomei umas pedrada, imagine um mês! Mas olha que incrível, tem um sistema de Score no portal para os que completam os desafios. E pelo número de participantes(quase 16k), a quantidade de jogos completos está excelente.
É questão de escopo: Um mês é muito pouco para o próximo Final Fantasy, mas é muito para um Flappy Bird turbinado.

Ellye comentou:
Acho bem legal a ideia, mas acho que 1 mês ainda é um prazo "estranho" por não ser muito curto, mas também não ser longo.

Tipo, o que eu gosto de Game Jams curtinhas (4, 5 dias, talvez até uns 7 no máximo) é que o "investimento" é baixo. Você separa um fim de semana, um feriado prolongado, ou uma semana para se dedicar, e pronto. É divertido, estimula a criatividade, e não existe nenhuma pretensão do resultado ser algo boooooooom - afinal, foi feito rapidinho. Serve como exercício para programar e/ou desenhar e/ou escrever, etc.

Mas concordo que fazer isso ao menos uma vez é uma boa sugestão para que as pessoas se acostumem a finalizar projetos. É batuta, games jam em geral são muito supimpa. Recomendo sim.
Cê escreveu tudo o que eu ia postar!

E de fato, um ano inteiro participando disso daí pode ser cansativo, além de tomar tempo. Pelo menos dá pra lançar cada jogo no Steam Direct depois.

Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
Não precisa de "beta testing" em JAM hehe, o jogo não precisa estar polido.... Agora, se for lançar completo dps, ai faz todo sentido tomar mais tempo.
Só um adendo: Testem seus jogos de JAM antes de enviar. Por mais de uma vez já joguei um jogo de JAM que bugava nos primeiros minutos.

Voltar
Topo Inferior