🤔 Para Refletir :
"Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá."
- Frank

Um novo aliado surge!

ドーベルマン

.
Administração
Administração
O cão.
Juntou-se
29 de Março de 2017
Postagens
530
Bravecoins
2.287
Prezados, bom dia!

Existem muitas histórias que tratam sobre a jornada de um personagem. Nestas histórias os personagens assumem um papel de grande importância na história, agindo como verdadeiras engrenagens que fazem a trama seguir adiante, mas o protagonista quase nunca age sozinho, em sua jornada ele necessita ajudar e da ajuda de outros personagens que vão surgindo no decorrer da trama.

O mais comum é o melhor amigo do protagonista, o personagem que geralmente surge no inicio da trama e seu propósito se resume em não abandonar o protagonista, independente da situação. Há ainda o interesse amoroso do protagonista, aquele personagem que surge ainda nos primeiros capítulos e o protagonista (e o jogador) se apaixonam à primeira vista, o principal objetivo deste personagem é estimular o protagonista em avançar na trama e impedir os planos do antagonista. Existem aqueles personagens que aparecem justamente com a chave que o protagonista precisa, e, após isso, acabam por se juntar ao grupo e seguir na jornada juntamente dos demais heróis. Há o agente duplo, aquele personagem que inicia do lado do antagonista e no decorrer da trama opta por se aliar ao protagonista.

Verdade seja dita, os personagens que não são o protagonista (ou o antagonista) são o verdadeiro tempero da trama. São os personagem que fazem aquilo que o protagonista não pode fazer sem perder a compostura ou aquilo malvado de mais que nem o antagonista poderia fazer. As vezes servem como alívio cômico da trama, outras como um livro de informações para guiar o jogador, ou simplesmente o vendedor de uma loja no meio de um deserto.

Sendo assim, gostaria de saber um pouco mais sobre a visão de vocês acerca dos personagens. Primeiramente, qual seria a melhor hora para introduzir um novo personagem?

Gostaria ainda de saber um pouco mais sobre o gosto de vocês em particular sobre os personagens que não são o protagonista ou o antagonista. Tem algum personagem em especial que você gostou muito? e/ou odiou muito?

Abraços.​

Dobberman comentou:
Verdade seja dita, os personagens que não são o protagonista (ou o antagonista) são o verdadeiro tempero da trama. São os personagem que fazem aquilo que o protagonista não pode fazer sem perder a compostura ou aquilo malvado de mais que nem o antagonista poderia fazer. As vezes servem como alívio cômico da trama, outras como um livro de informações para guiar o jogador, ou simplesmente o vendedor de uma loja no meio de um deserto.
É a primeira vez que vejo alguém falando isso, por incrível que pareça. Eu sempre achei que os aliados do protagonista sempre tinham mais carisma que ele, seja em videogame ou qualquer outro tipo de estória. Parece até que o fato do personagem ser um protagonista o impede de ser ou agir de certa maneira.

Sendo assim, gostaria de saber um pouco mais sobre a visão de vocês acerca dos personagens. Primeiramente, qual seria a melhor hora para introduzir um novo personagem?
Vou ser sincero, nunca gostei do "sou seu amigo, logo vou me juntar a você na sua jornada", o personagem tem que ser seu aliado, não necessariamente um amigo, ele precisa ser útil em algo, não gostar de você. A melhor forma de introduzir um novo personagem é no momento que o protagonista estiver precisando de alguma coisa, além de que o futuro aliado não iria simplesmente se juntar a você numa jornada contra o mal por gentileza, ele teria um fim em comum ou ajudar o protagonista seria um meio para alcançar esse fim. Ou talvez o ato de ajudar o protagonista seja uma promessa ou retribuição por algo.

Gostaria ainda de saber um pouco mais sobre o gosto de vocês em particular sobre os personagens que não são o protagonista ou o antagonista. Tem algum personagem em especial que você gostou muito? e/ou odiou muito?
Eu, particularmente, gosto muito do Frog, de Chrono Trigger. Ele tem uma aparência carismática, não tem uma personalidade forçado (Demonstrando sentimentos bem humanos para um sapo), tem uma backstory legal e não entrou no grupo por entrar.

Não é o ponto do tópico, mas já repararam que os personagens de JRPGs/Animes, geralmente os protagonistas, são excessivamente gentis em comparação com um ser humano real?

Não sei quanto a vocês, mas eu vejo essa maneira de tratar um protagonista como pobre narrativamente. Contudo, "entendo" a razão disso acontecer. O protagonista - ou o herói - é um arquétipo, isto é, ele representa um conjunto de características ideais. Ele personifica um modelo moral sobre o que é o Bom, Belo e Justo (sendo platônico aqui). Isso implica que ele não deve ter máculas (daí o motivo de haver outras personagens cuja função é fazer aquilo que o protagonista não faria, terceiriza-se ações ditas não virtuosas), mas agir retamente tendo em vista a Virtude (ser altruísta ou compassivo, por exemplo). Um herói não é uma pessoa, mas um ideal.

Existe uma demanda para que protagonistas sejam assim, indo para o contexto dos animes, o Shinji de Evangelion é visto por muitos como um protagonista ruim, ele não é um anti-herói (aliás, o anti-herói também é um arquétipo e não representa pessoas reais, suas falhas não são realmente falhas), mas também não representa o arquétipo do herói. O mesmo ocorre com o Subaru, protagonista de RE: Zero. Nós espectadores geralmente projetamos nas personagens centrais de uma história nossas próprias fantasias de poder, apreciamos ou identificamo-nos com uma personagem na medida em que ela gera em nós uma catarse, seja por eles representarem valores ideais, seja por eles serem apenas fodas e fazerem coisas fodas (como muitos protagonistas edgy de anime que embora não sejam "bonzinhos", ainda representam um ideal no qual nos projetamos).​

Narrativamente falando, penso que novos personagens devem ser introduzidos apenas se desempenham uma função real na história. Personagens que estão ali como acessório, por mais carismáticos que eles sejam, são ruins. Por exemplo, não se introduz uma personagem que seja alivio cômico só e somente só porque ele seria um alívio cômico, mas porque 1) ele faz de alguma maneira com que a história que está sendo contada avance; 2) ele contribui em alguma medida para o desenvolvimento do protagonista. Ou seja, não basta que ele seja engraçadinho. Uma boa pergunta a se fazer, quando se está criando uma história, é: se eu retirar essa personagem, fará alguma diferença? Se a resposta for não, essa personagem não faz sentido.

O [member=1625]Irineu[/member] falou sobre personagens juntarem-se ao protagonista por possuírem seus próprios motivos ou compartilharem com ele um mesmo fim, ao invés de simplesmente justificarem sua adesão com um apelo à amizade. Nesse sentido, lembro-me de como gostei da dinâmica relacional entre as personagens que acompanham a protagonista Velvet, em Tales of Berseria. Basicamente, eles são um grupo de desajustados que se unem por razões egoístas (cada um ali precisa acertar as contas com o antagonista, mas as razões são puramente pessoais, nenhum deles pretende salvar o mundo do mal). Inclusive, há atrito entre membros do grupo, alguns deles até se odeiam e apenas se suportam porque não têm uma alternativa melhor senão a de continuar no grupo. É claro que no decorrer da história eles criam uma certa conexão, mas nada de "poder da amizade".​

No contexto dos games, gosto muito do Rex e do Garrus da trilogia Mass Effect. O jeitão mal humorado e pavio curto do Rex me fez dar muitas risadas durante o game e o Garrus basicamente foi o meu best friend forever durante toda a trilogia.​

Eu acho que um bom protagonista inserido neste meio tem que ser visto como um todo, isto é, suas interações e interesses em perspectivas diferentes quando "confrontado" por outros personagens, isso só o faz crescer. E claro, como você mencionou eles são essenciais pro desenrolar da coisa.

Vou citar um jogo que joguei recentemente, Death Stranding. Eu, particularmente, gostei de todos os personagens. A forma como eles são apresentados, trabalhados é incrível e agregam muito ao nosso personagem principal e ao mundo. O "Heartman" é um desses exemplos, desde a primeira cena em que ele apareceu eu já o considerei demais. Mas certos personagens roubam a cena e ofuscam o protagonista.

Mas essa é só uma opinião boba haha
Até mais _b

Prezados, bom dia!

Inicialmente, gostaria de agradecer a todos pela participação.

[member=1625]Irineu[/member]
Fico feliz de saber que pude lhe acrescentar algum conhecimento.

No que tange a ingenuidade/gentileza dos protagonistas do jRPG, eu diria que isso ocorre em razão de uma má criação do personagem, resultando em uma personalidade rasa. Como bem colocado pelo [member=1916]RaonyFM[/member] , o ideal do herói como uma pessoa incorruptível, pura e "super gente fina" é tratado de uma forma tão exagerada que apaga toda a personalidade do protagonista, desumanizando-o e apagando todo o seu potencial na trama. Ao meu ver, isso é uma falha no design do personagem.

É preciso muito cuidado na hora de escolher o protagonista, pois a subserviência dele perante a trama cria um protagonismo genérico incapaz de levar a trama a diante sem a atuação constante dos demais personagens. O que deveria ser o oposto: O protagonista é quem precisa levar a trama, e os demais personagens lhe auxiliar nesta jornada.

Mas essa é apenas a minha opinião.

[member=1916]RaonyFM[/member]
Eu entendo seu ponto de vista, apenas gostaria de destacar que herói e protagonista são dois conceitos distintos. Além do mais, os personagens não são apenas aqueles que fazem parte do grupo do herói ou do vilão, mas também são aqueles soldados de um exército que não apoiam nenhum dos dois lados, ou os aldeões que não assumem um lado na guerra, ou um velho em uma vila isolada que coleciona besouros, são aqueles que você mata no decorrer da trama sem sequer saber o nome ou até mesmo os aldeões que ficam andando para um lado e para o outro sem um propósito claro na trama. Todos eles fazem aquilo que nem o protagonista, nem o antagonista podem fazer, seja vender poções na cidade, seja serem vítimas da espada do antagonista para demonstrar o quanto ele é malvado, seja ainda apenas ocupar um lugar no mapa para dar uma sensação de preenchimento ao espectador.

O mercador do Resident Evil 4 é um ótimo personagem e muito carismática. Mesmo assim, caso seja retirado completamente do jogo, não afetará a trama em nada, além do mais, esse personagem não contribui para o desenvolvimento do protagonista, nem para o desenrolar da trama. Na verdade, ele trás mais perguntas ao espectador do que respostas, perguntas estas que não são respondidas na trama.

A série Mass Effect e Dragonage são muito boas em retratar a personalidade e a relação entre os personagens. Você tem ótimas referências.

[member=546]Uddra[/member]
Sua opinião não é boba, por sinal é muito importante.

Abraços.​

Eu entendo seu ponto de vista, apenas gostaria de destacar que herói e protagonista são dois conceitos distintos. Além do mais, os personagens não são apenas aqueles que fazem parte do grupo do herói ou do vilão, mas também são aqueles soldados de um exército que não apoiam nenhum dos dois lados, ou os aldeões que não assumem um lado na guerra, ou um velho em uma vila isolada que coleciona besouros, são aqueles que você mata no decorrer da trama sem sequer saber o nome ou até mesmo os aldeões que ficam andando para um lado e para o outro sem um propósito claro na trama. Todos eles fazem aquilo que nem o protagonista, nem o antagonista podem fazer, seja vender poções na cidade, seja serem vítimas da espada do antagonista para demonstrar o quanto ele é malvado, seja ainda apenas ocupar um lugar no mapa para dar uma sensação de preenchimento ao espectador.

Sim, bem lembrado! Mas geralmente eles se confundem (o que é equivocado), pois espera-se que o protagonista seja como um herói ("aquele que irá salvar o dia"). Como o seu texto pareceu (posso ter equivocado-me) abordar com mais ênfase essas personagens que estão próximas do protagonista, minha fala foi nesse sentido.​

O mercador do Resident Evil 4 é um ótimo personagem e muito carismática. Mesmo assim, caso seja retirado completamente do jogo, não afetará a trama em nada, além do mais, esse personagem não contribui para o desenvolvimento do protagonista, nem para o desenrolar da trama. Na verdade, ele trás mais perguntas ao espectador do que respostas, perguntas estas que não são respondidas na trama.

De fato, e daria o G Man de Half Life como exemplo também, ele desempenha o mesmo papel de incógnita que o vendedor em RE4, há uma série de teorias sobre sua identidade e propósito. Mas ambos tem algo em comum que o distinguem de uma personagem (independente do seu lugar no contexto geral de uma história) mal empregada: eles claramente são propositais. E ampliando o escopo, tal como você esclareceu, entendo que outros tipos de personagens, como aldeões em um RPG, ainda desempenham uma função de world building. Eles não estão diretamente ligados à trama ou ao protagonista, entretanto, dão vida e textura ao mundo e por esse motivo desempenham um papel no todo - não existem pelo acaso. Não é de se admirar que exista uma preocupação, do ponto de vista do game design e storytelling, em fazer com que NPCs sejam verossímeis e não estejam lá apenas "porque sim". Fazer com que NPCs realmente pareçam habitar aquele mundo, tendo suas próprias vidas e visões-de-mundo etc.​

Muito Legal @Dobberman

Muitas vezes nós não lhes damos a devida atenção, mas eles estão sempre ali. São os personagens secundários, muito presentes em diversas histórias...

Às vezes, eles têm papéis mais extraordinários em uma determinada cena que o próprio protagonista. Muitas vezes, eles são mais carismáticos e contribuem para que o livro, o game, filme, séries dentre outros mantenha o tom certo de humor durante o desenrolar da história. Eles sempre estão ali, dispostos a ajudar e a dar uma mãozinha, mas não é todo mundo que consegue enxergá-los.
Eu gosto muito de ver como alguns personagens secundários vão crescendo junto com a história: Minha contribuição de personagem secundário é o pequenino Samwise Gamgee ou Sam em O Senhor dos Anéis?

Acredito que ele foi o grande herói da TERRA MÉDIA. Abraço!

Obs: Também escrevi um tópico sobre o tema: A importância dos personagens secundários

Voltar
Topo Inferior