Boa noite, pessoal. Como vão vocês, bem? Que bom, eu também estou bem.
Vim aqui conversar com vocês porque um dos meus objetivos de vida é cortar todo o misticismo relacionado a esses termos.
Este tópico NÃO tem o intuito de pregar, intuir, ostentar crença alguma, assim como formar opiniões ou influenciar pensamentos.
Vamos lá. Quem esse Van pensa que é pra falar sobre essas coisas místicas?
Eu já estudei o suficiente e conheço essas religiões (não chamem de seitas. são religiões, ok?) a ponto de falar sobre elas. Sei o que acontece e como, e meu objetivo é cortar um pouco do preconceito da galera por aí.
O que é "Macumba"?
Macumba é uma árvore lá da África, e da madeira dela dá pra fazer uns instrumentos com uma sonoridade boa. Por causa disso esse nome também foi dado a um instrumento africano, um tipo de reco-reco. Também foi/é usada dessa madeira para confeccionar atabaques, os nossos tambores.
Qual a diferença de Umbanda e Candomblé?
Muita. O Candomblé é um conjunto de ritos originados das tribos africanas e cultua os orixás e suas forças da natureza, que surgiu com a junção de diversos cultos diferentes misturados aqui no brasil. Iemanjá, Oxalá, Ogum, tudo isso veio da África. Os Candoblecistas vêem esses orixás como entidades inferiores ao deus maior. Esse deus maior, arquiteto do universo ou como queira chamar, era conhecido como Olorum lá pro norte da África, principalmente na Nigéria, e como Zambi lá pro sul, pelo que seria hoje a Angola, Namíbia, etc. Em suma, o Candomblé é brasileiro com raízes africano e irregular. Não é uma religião cristã, embora alguns terreiros (e cada terreiro faz de um jeito, salvo certas universalidades) tenham incorporado esses valores.
A Umbanda é a união de três crenças: a religião do africano, a religião do europeu e a religião do índio. Da África vieram os orixás, da Europa vieram os valores cristãos e teístas, e dos índios vieram conhecimentos "místicos" da natureza. Outro nome bom para a Umbanda é "Culto de amor à natureza", porque se acredita que os orixás estejam ligados a pontos de força da Terra. A Umbanda acredita em Jesus Cristo, no Deus cristão, nos anjos e lê a bíblia, embora interprete de forma muito diferente dos católicos e protestantes.
Por que ficam deixando galinha morta na minha calçada?
Uma coisa importante: Não há matança na Umbanda. A Umbanda lida com velas coloridas, incorporações, pretos-velhos, panos coloridos e tudo mais, mas nunca com derramamento de sangue. Isso é mais comum no Candomblé.
A energia não vem necessariamente do sangue, que é só um fluido, mas do significado dele. Não é só tirar o sangue, é o ato de tirar uma vida para oferecer. Isso é uma forma de energia sim, e utilizado por certas religiões. Na Umbanda e no Espiritismo acredita-se que essa mesma energia pode ser oferecida através de orações, velas acesas, cânticos (na Umbanda a música é responsável por invocar as energias) ou, em casos mais incomuns, através da manipulação da energia através do próprio médium. Lembrando: a energia é invisível, mas é física. Nós movimentamos energia o tempo todo, e com o estudo e treinamento certo podemos manipulá-la com as mãos. O sangue seria algo muito forte e desnecessário, no fim das contas.
Outra característica do sangue é que ele é uma concentração muito forte de energia vital. Assim, quando oferecemos sangue para um espírito, ele vai absorver aquela energia e sentir-se energizado, forte e completo. Depois de um tempo, naturalmente, ele vai precisar de mais energia, e vai acabar recorrendo ao médium para oferecer mais sangue, em troca de realizar trabalhos espirituais para ele. Isso é o que chamamos de magos escravos de seus obsessores.
O que é "Exu"? É o demônio?
Exu não é demônio. "Exu" pode ser duas coisas, vamos por partes.
Primeiro, Exu é um orixá do candomblé e de algumas umbandas. Ele é o orixá do movimento e atua em tudo que se move, tudo que acontece, tudo que tem movimento no universo. Além disso, Exu divide com Ogum a tarefa de proteger, guardar e vigiar as estradas, encruzilhadas, caminhos, portas e portões, sejam esses físicos de nosso planeta, sejam caminhos abstratos que traçamos em nossa vida.
Exu é o primeiro orixá a ser cultuado no candomblé. O que isso significa: ao início de qualquer trabalho de candomblé, é necessário fazer uma oferenda para Exu, geralmente farofa, arroz, carne vermelha (mal-passada, de preferência) com muita pimenta. Depois da oferenda, essa comida é deixada (ou jogada, depende do terreiro) do lado de fora do terreiro, onde Exu vai comer e, em troca da oferenda, proteger a entrada.
Além disso, Exu é uma classe ou categoria (chamada de "falange") de espíritos. Outras falanges são os pretos-velhos, os caboclos e as pomba-giras. Os exus (e aqui a letra é minúscula, não estamos falando do orixá) são caracterizados por serem entidades de muita disciplina, responsáveis por manter a ordem. São chamados também de Guardiões no kardecismo e atuam como guerreiros espirituais. Os exus costumam ser retratados vestindo capa, cartola e segurando uma lança ou tridente, mas isso é apenas para mostrar que os exus podem ser intimidadores na hora de fazer valer a ordem.
Importante: Exu não é bom e exu não é mau. Exu é neutro e, acima de tudo, exu é a lei. Exu é aquele que vai fazer valer as leis que regem nosso planeta (que não são as leis dos homens, naturalmente) e que vai restaurar e equilibrar nosso karma. Se você ganhar na loteria, tenha certeza que foi exu que soprou os números no seu ouvido. Se você foi atropelado, saiba que exu que te empurrou. E fez isso porque você merecia, precisava e, de certa forma, estava "destinado" a isso. Destinado entre aspas, por favor.
De forma mais simples, exus são espíritos desencarnados que, em vida, foram pessoas de pele branca que vieram ao Brasil. Militares, reis, príncipes, bandeirantes, exploradores, juízes, médicos, as histórias de cada exu variam muito. A pomba-gira é, necessariamente, a manifestação feminina de exu. Mas isso eu vou explicar melhor na próxima pergunta.
O livro "Tambores de Angola" conta uma história no plano espiritual e retrata um exército de exus agindo em conjunto para abordar um grupo de espíritos de baixa vibração, que estavam vindo ao nosso mundo e obsediando as pessoas. Na verdade, os Guardiões resgatam os espíritos e os encaminham para um processo de purificação, e naquela cena eles usam suas lanças para dar choques e manter os espíritos perigosos sob controle.
Então tá explicado: Exu não é diabo. Exu é orixá e são entidades de muita luz, trabalhando sempre para a ordem do nosso planeta.
Pomba-Gira, Preto Velho? Como assim?
A crença da reincarnação vai mais longe que apenas "viver várias vezes". A crença espírita diz que o espírito não apenas encarna num corpo de carne diferente - ele se torna aquela pessoa. Então, quando desencarna (ou morre) carrega traços daquela encarnação com ele.
Pense num escravo negro aqui no Brasil que envelheceu. Ele trouxe muito conhecimento da África e aprendeu coisas aqui. Atendia seus irmãos e filhos, receitando banhos de ervas, chás e tratamentos comuns. As mulheres também trabalhavam na cozinha e geralmente também prestavam esse serviço aos senhores-de-engenho. Ao desencarnar, o espírito carrega as experiências e dores daquele preto-velho (ou preta-velha). Os caboclos seriam espíritos que viveram como índios brasileiros, e as pomba-giras, mulheres.
Também acredita-se que os pretos-velhos tenham um vasto conhecimento sobre ervas, plantas e outros aspectos medicinais e purificadores, assim como os caboclos.
De novo citando "Tambores de Angola", o livro narra que, na porta de um centro de Umbanda ou terreiro, sempre há um preto velho e um caboclo parados na porta, purificando os visitantes com incensos e ervas defumadas. Assim como o livro narra que há um esquadrão de exus postos nos telhados do quarteirão e na porta do terreiro, impedindo a aproximação de qualquer espírito trevoso.
Entendi, Van. Acho que agora eu não sou mais preconceituoso!
É assim que se faz, hahaha.
Bom, pra ser sincero, acho que isso é tudo que eu consigo me lembrar. Se algum de vocês tiver curiosidade, por favor, comente e eu ficarei feliz de responder. Caso eu não saiba a resposta, prometo buscar a informação em livros e trazê-la pra você.
Obrigado pelo papo, até mais!
Perguntas respondidas:
"Amarração" e trazer o amor em 3 dias é possível?
Vim aqui conversar com vocês porque um dos meus objetivos de vida é cortar todo o misticismo relacionado a esses termos.
Este tópico NÃO tem o intuito de pregar, intuir, ostentar crença alguma, assim como formar opiniões ou influenciar pensamentos.
Vamos lá. Quem esse Van pensa que é pra falar sobre essas coisas místicas?
Eu já estudei o suficiente e conheço essas religiões (não chamem de seitas. são religiões, ok?) a ponto de falar sobre elas. Sei o que acontece e como, e meu objetivo é cortar um pouco do preconceito da galera por aí.
O que é "Macumba"?
Macumba é uma árvore lá da África, e da madeira dela dá pra fazer uns instrumentos com uma sonoridade boa. Por causa disso esse nome também foi dado a um instrumento africano, um tipo de reco-reco. Também foi/é usada dessa madeira para confeccionar atabaques, os nossos tambores.
Qual a diferença de Umbanda e Candomblé?
Muita. O Candomblé é um conjunto de ritos originados das tribos africanas e cultua os orixás e suas forças da natureza, que surgiu com a junção de diversos cultos diferentes misturados aqui no brasil. Iemanjá, Oxalá, Ogum, tudo isso veio da África. Os Candoblecistas vêem esses orixás como entidades inferiores ao deus maior. Esse deus maior, arquiteto do universo ou como queira chamar, era conhecido como Olorum lá pro norte da África, principalmente na Nigéria, e como Zambi lá pro sul, pelo que seria hoje a Angola, Namíbia, etc. Em suma, o Candomblé é brasileiro com raízes africano e irregular. Não é uma religião cristã, embora alguns terreiros (e cada terreiro faz de um jeito, salvo certas universalidades) tenham incorporado esses valores.
A Umbanda é a união de três crenças: a religião do africano, a religião do europeu e a religião do índio. Da África vieram os orixás, da Europa vieram os valores cristãos e teístas, e dos índios vieram conhecimentos "místicos" da natureza. Outro nome bom para a Umbanda é "Culto de amor à natureza", porque se acredita que os orixás estejam ligados a pontos de força da Terra. A Umbanda acredita em Jesus Cristo, no Deus cristão, nos anjos e lê a bíblia, embora interprete de forma muito diferente dos católicos e protestantes.
Por que ficam deixando galinha morta na minha calçada?
Uma coisa importante: Não há matança na Umbanda. A Umbanda lida com velas coloridas, incorporações, pretos-velhos, panos coloridos e tudo mais, mas nunca com derramamento de sangue. Isso é mais comum no Candomblé.
A energia não vem necessariamente do sangue, que é só um fluido, mas do significado dele. Não é só tirar o sangue, é o ato de tirar uma vida para oferecer. Isso é uma forma de energia sim, e utilizado por certas religiões. Na Umbanda e no Espiritismo acredita-se que essa mesma energia pode ser oferecida através de orações, velas acesas, cânticos (na Umbanda a música é responsável por invocar as energias) ou, em casos mais incomuns, através da manipulação da energia através do próprio médium. Lembrando: a energia é invisível, mas é física. Nós movimentamos energia o tempo todo, e com o estudo e treinamento certo podemos manipulá-la com as mãos. O sangue seria algo muito forte e desnecessário, no fim das contas.
Outra característica do sangue é que ele é uma concentração muito forte de energia vital. Assim, quando oferecemos sangue para um espírito, ele vai absorver aquela energia e sentir-se energizado, forte e completo. Depois de um tempo, naturalmente, ele vai precisar de mais energia, e vai acabar recorrendo ao médium para oferecer mais sangue, em troca de realizar trabalhos espirituais para ele. Isso é o que chamamos de magos escravos de seus obsessores.
O que é "Exu"? É o demônio?
Exu não é demônio. "Exu" pode ser duas coisas, vamos por partes.
Primeiro, Exu é um orixá do candomblé e de algumas umbandas. Ele é o orixá do movimento e atua em tudo que se move, tudo que acontece, tudo que tem movimento no universo. Além disso, Exu divide com Ogum a tarefa de proteger, guardar e vigiar as estradas, encruzilhadas, caminhos, portas e portões, sejam esses físicos de nosso planeta, sejam caminhos abstratos que traçamos em nossa vida.
Exu é o primeiro orixá a ser cultuado no candomblé. O que isso significa: ao início de qualquer trabalho de candomblé, é necessário fazer uma oferenda para Exu, geralmente farofa, arroz, carne vermelha (mal-passada, de preferência) com muita pimenta. Depois da oferenda, essa comida é deixada (ou jogada, depende do terreiro) do lado de fora do terreiro, onde Exu vai comer e, em troca da oferenda, proteger a entrada.
Além disso, Exu é uma classe ou categoria (chamada de "falange") de espíritos. Outras falanges são os pretos-velhos, os caboclos e as pomba-giras. Os exus (e aqui a letra é minúscula, não estamos falando do orixá) são caracterizados por serem entidades de muita disciplina, responsáveis por manter a ordem. São chamados também de Guardiões no kardecismo e atuam como guerreiros espirituais. Os exus costumam ser retratados vestindo capa, cartola e segurando uma lança ou tridente, mas isso é apenas para mostrar que os exus podem ser intimidadores na hora de fazer valer a ordem.
Importante: Exu não é bom e exu não é mau. Exu é neutro e, acima de tudo, exu é a lei. Exu é aquele que vai fazer valer as leis que regem nosso planeta (que não são as leis dos homens, naturalmente) e que vai restaurar e equilibrar nosso karma. Se você ganhar na loteria, tenha certeza que foi exu que soprou os números no seu ouvido. Se você foi atropelado, saiba que exu que te empurrou. E fez isso porque você merecia, precisava e, de certa forma, estava "destinado" a isso. Destinado entre aspas, por favor.
De forma mais simples, exus são espíritos desencarnados que, em vida, foram pessoas de pele branca que vieram ao Brasil. Militares, reis, príncipes, bandeirantes, exploradores, juízes, médicos, as histórias de cada exu variam muito. A pomba-gira é, necessariamente, a manifestação feminina de exu. Mas isso eu vou explicar melhor na próxima pergunta.
O livro "Tambores de Angola" conta uma história no plano espiritual e retrata um exército de exus agindo em conjunto para abordar um grupo de espíritos de baixa vibração, que estavam vindo ao nosso mundo e obsediando as pessoas. Na verdade, os Guardiões resgatam os espíritos e os encaminham para um processo de purificação, e naquela cena eles usam suas lanças para dar choques e manter os espíritos perigosos sob controle.
Então tá explicado: Exu não é diabo. Exu é orixá e são entidades de muita luz, trabalhando sempre para a ordem do nosso planeta.
Pomba-Gira, Preto Velho? Como assim?
A crença da reincarnação vai mais longe que apenas "viver várias vezes". A crença espírita diz que o espírito não apenas encarna num corpo de carne diferente - ele se torna aquela pessoa. Então, quando desencarna (ou morre) carrega traços daquela encarnação com ele.
Pense num escravo negro aqui no Brasil que envelheceu. Ele trouxe muito conhecimento da África e aprendeu coisas aqui. Atendia seus irmãos e filhos, receitando banhos de ervas, chás e tratamentos comuns. As mulheres também trabalhavam na cozinha e geralmente também prestavam esse serviço aos senhores-de-engenho. Ao desencarnar, o espírito carrega as experiências e dores daquele preto-velho (ou preta-velha). Os caboclos seriam espíritos que viveram como índios brasileiros, e as pomba-giras, mulheres.
Também acredita-se que os pretos-velhos tenham um vasto conhecimento sobre ervas, plantas e outros aspectos medicinais e purificadores, assim como os caboclos.
De novo citando "Tambores de Angola", o livro narra que, na porta de um centro de Umbanda ou terreiro, sempre há um preto velho e um caboclo parados na porta, purificando os visitantes com incensos e ervas defumadas. Assim como o livro narra que há um esquadrão de exus postos nos telhados do quarteirão e na porta do terreiro, impedindo a aproximação de qualquer espírito trevoso.
Entendi, Van. Acho que agora eu não sou mais preconceituoso!
É assim que se faz, hahaha.
Bom, pra ser sincero, acho que isso é tudo que eu consigo me lembrar. Se algum de vocês tiver curiosidade, por favor, comente e eu ficarei feliz de responder. Caso eu não saiba a resposta, prometo buscar a informação em livros e trazê-la pra você.
Obrigado pelo papo, até mais!
Perguntas respondidas:
"Amarração" e trazer o amor em 3 dias é possível?
Antes de responder isso, preciso especificar: Depende muito. Depende do poder do espírito que vai atuar na vida da pessoa, depende de quanto outros espíritos ele está comandando, depende do quão aberta a pessoa-alvo está, depende de como vai ser esse pedido, da oferenda...
Na pior das hipóteses: Se for um espírito muito inteligente e antigo das trevas, que sustenta uma operação grande e comanda vários obsessores na Terra (sim, isso existe) e, ainda por cima, a pessoa-alvo for médium de nascença e já estiver sofrendo uma obsessão... talvez sim. Talvez.
Na maior parte dos casos o espírito guardião da pessoa-alvo vai chegar no espírito que veio fazer a amarração e perguntar "Tá querendo o que com a minha médium?". Dependendo da força dos dois, o guardião poderá até capturar esse espírito malfeitor e entregá-lo à justiça do Alto, regida pelo orixá Xangô. Depois o orixá Exu e os exus de trabalho irão colocá-lo "no eixo" e ele passará por um processo de doutrinação.
Como isso acontece? Um (grupo) de espíritos se colocará ao redor da pessoa-alvo por uma extensão muito longa de tempo. Durante esse tempo, esses espíritos (supondo que eles não sejam expulsos pelos guardiões dessa pessoa) vão ficar falando na cabeça dessa pessoa. Primeiro ela vai se sentir incomodada e, se isso durar muito, pode sentir dores de cabeça, incômodos constantes e até possíveis depressões. Com o tempo essa ideia pode sim entrar na cabeça dela.
Eles vão conseguir fazê-la se apaixonar? Não. O amor entre casais é um sentimento muito forte e muito puro, regido pela minha mãe Oxum, a orixá dos sentimentos, das emoções, guardiã dos rios e cachoeiras, e se alguém tivesse a audácia de se meter nos seus domínios teria que se ver com ela (da mesma forma que quem quebra a lei tem que se ver com meu pai Xangô). E ninguém tem poder suficiente pra isso, pra ser sincero.
Espero ter respondido sua pergunta!
Na pior das hipóteses: Se for um espírito muito inteligente e antigo das trevas, que sustenta uma operação grande e comanda vários obsessores na Terra (sim, isso existe) e, ainda por cima, a pessoa-alvo for médium de nascença e já estiver sofrendo uma obsessão... talvez sim. Talvez.
Na maior parte dos casos o espírito guardião da pessoa-alvo vai chegar no espírito que veio fazer a amarração e perguntar "Tá querendo o que com a minha médium?". Dependendo da força dos dois, o guardião poderá até capturar esse espírito malfeitor e entregá-lo à justiça do Alto, regida pelo orixá Xangô. Depois o orixá Exu e os exus de trabalho irão colocá-lo "no eixo" e ele passará por um processo de doutrinação.
Como isso acontece? Um (grupo) de espíritos se colocará ao redor da pessoa-alvo por uma extensão muito longa de tempo. Durante esse tempo, esses espíritos (supondo que eles não sejam expulsos pelos guardiões dessa pessoa) vão ficar falando na cabeça dessa pessoa. Primeiro ela vai se sentir incomodada e, se isso durar muito, pode sentir dores de cabeça, incômodos constantes e até possíveis depressões. Com o tempo essa ideia pode sim entrar na cabeça dela.
Eles vão conseguir fazê-la se apaixonar? Não. O amor entre casais é um sentimento muito forte e muito puro, regido pela minha mãe Oxum, a orixá dos sentimentos, das emoções, guardiã dos rios e cachoeiras, e se alguém tivesse a audácia de se meter nos seus domínios teria que se ver com ela (da mesma forma que quem quebra a lei tem que se ver com meu pai Xangô). E ninguém tem poder suficiente pra isso, pra ser sincero.
Espero ter respondido sua pergunta!