🤔 Para Refletir :
"Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé."
- Carlos Davilla

Umbri and the King of Illusions

Cronus

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
09 de Agosto de 2015
Postagens
51
Bravecoins
3
M1PwUIM.png

"O príncipe Umbri tem o dever de purificar o mundo da ilusão negra que fora lançada sobre ele. Usando seus poderes e flutuando pelo ar, o príncipe é o único capaz de desfazer a ilusão negra com apenas o seu toque."

Umbri (and the King of Illusions) é um pequeno puzzle-platformer desenvolvido para a #lowrezjam2016, uma game jam onde o tema é fazer jogos dentro de uma resolução limitada de 64x64 pixels. O jogo foi desenvolvido em um período de cerca de duas semanas no construct 2, feito completamente pormim com exceção das músicas.

Umbri foi classificado em #1 lugar dentre 392 competidores participando da jam (yay).

O jogo consiste em 16 pequenos estágios com vários tipos de obstáculos, onde o objetivo é tocar em todos os tiles "infectados" da tela para purificar a área. Isso só é possível utilizando o poder especial do príncipe de manipular a gravidade e viajar em qualquer direção quando está no ar, podendo andar pelas paredes e pelo teto. Cada estágio tem um record médio de tempo, e ao bater esse record você recebe uma estrela.

Atualmente o jogo está completo e disponível pra ser jogado diretamente pelo browser.

Hhp3Mlv.png
jjOc3nw.png
GofchAh.png

Controles
Setas Mover
Z+Setas Mudar a gravidade do personagem
X Lançar Shuriken
Espaço Pausar

• Qualquer objeto que sair por um lado da tela reaparecerá do outro, incluindo o príncipe.
  • A Shuriken só está disponível em alguns estágios e não é permanente.
  • No menu de pausaé possível recomeçar a fase ou voltar pro menu de seleção e escolher outra.

Notas e agradecimentos

Me diverti fazendo esse jogo como sempre, e fiquei satisfeito com o resultado. Como de praxe, a ideia era fazer algo um pouco maior mas Dark Souls 3 não deixou não deu tempo, então o jogo ficou sem um certo polimento extra, tipo ausência de efeitos sonoros. Eu pretendia fazer pelo menos mais 8 fases pra um terceiro "mundo", mas acabei fechando com 16 mesmo e tentei deixar o jogo arrumadinho.

As músicas foram feitas por Maoudamashi e FreedomHouse.

Desde já agradeço a atenção e espero que gostem do joguinho. Até mais\o

Arte maneiríssima feita pelo [member=316]JosephSeraph[/member]
CgfonnCWQAAyjCi.jpg:large

Eu conheço este projeto e achei demais, joguei um pouco e me diverti no meu pouco tempo.  Atualmente estou criando alguns sistemas do Construct, e graças a você conheci esta grande ferramenta. Parabéns amigo pelo trabalho!

Valeu Angelo, fico feliz que tenha curtido. E poxa, fico muito contente em saber que você conheceu o C2 através de mim! Espero que possa fazer muita coisa bacana, é realmente uma ferramenta muito boa.

Jogo lixo -q brinks uehueheuh
Jogo tá massa, sir <3
Não curto muito puzzles, porém este me viciou. Quase cheguei a zerar, acabei esquecendo de voltar a jogar KKKK

Síntese

Umbri deve desfazer as ilusões malignas jogadas sobre o mundo e o purificar, passeando pelo cenário e manipulando a sua gravidade enquanto desvia dos inimigos.

História

Não há ênfase em texto. Mas o cenário, a jogabilidade e a música acrescentam à atmosfera e contam a narrativa.

Visual

Ótima arte feita em baixa resolução e pouco espaço, demonstração de domínio da técnica de pixel art. Bons sprites, tanto do personagem quanto de inimigos. Bom menu de seleção de telas, apesar de, no começo, não ter entendido a que os números no canto inferior direito se referem. O background também recebeu cuidado especial e muda conforme Umbri transforma o terreno da fase.

Gameplay

Versões de browser de jogos feitos em C2 são mais lentas que para desktop (não sei se há um comando para o fps) o que, para um PC fraco, é levemente incômodo. Não notei nenhum bug de colisão, porém, apenas as respostas para os comandos são aleatoriamente mais lentas.

Você tem de transformar o terreno passando por cima dele, desviando dos inimigos e manipulando sua gravidade (não é possível mudar de eixo apenas caminhando). Quando todo o terreno é transformado, os oponentes são destruídos, felizmente. Seria frustrante morrer para eles após terminar de mudar o cenário.

Com um espaço tão pequeno, as duas primeiras fases são boas para que se aprenda como jogar. O nível de dificuldade cresce de maneira agradável, no nível de aprendizagem. Inimigos são progressivamente posicionados de forma inteligente, assim como a shuriken e as passagens. A shuriken atravessa os inimigos e pode ser coletada novamente. Precisa ser coletada.

Os inimigos são diferenciados, os padrões de ações são simples, mas suficientemente desafiadores.

É possível ver qual seu melhor tempo de conclusão de fase e bater seu próprio desempenho.

Pausar é adequado, pois o tempo é um medidor importante de desempenho.

Sons

Música de fundo agradável, adequada ao cenário misterioso e aventureiro do jogo. Bons sons de resposta aos comandos (mudança de gravidade) e de transformação de cenário (que se repete sem incomodar). Não senti falta de uma resposta sonora para a morte do jogador, notei sua ausência apenas quando testei para verificar.

Veredito

Bom jogo, contido em si mesmo, de tamanho suficiente e bom desafio, exibindo versatilidade de level design. Ótima arte e boa música, assim como efeitos sonoros. Vitória justificada no concurso do qual participou.

Cara seu jogo é fantástico é incrível que apesar da baixa resolução, o jogo consegue te prender de uma forma inexplicável, o sistema de gravidade ficou show, posso dizer que é o charme do jogo, porém eu preciso fazer umas observações, vire e meche no meio do jogo a música da fase para e não toca mais, achei a excelente a trilha sonora combina perfeitamente com o cenário mas por causa desse probleminha acaba perdendo o charme :/ mas de qualquer forma parabéns :)

#presenteal

Breve review

Umbri é um jogo de puzzle que consiste em pisar em todos os tiles do cenário enquanto evita inimigo. Para isso, você contará com uma mecânica de inverter a sua gravidade para que funciona da mesma forma que em jogos como Metal Storm e VVVVVV e, às vezes tendo a possibilidade de eliminá-los usando uma shuriken. Sem ter a possibilidade de pular, você deve pensar cuidadosamente em quando usar a inversão de gravidade para chegar aos lugares desejados junto com “pulos de fé” nas saídas do cenário que o levam para o lado oposto da tela ao estilo pac-man.

A história do jogo é simples: você é um príncipe chamado Umbri que deve purificar o mundo de uma ilusão negra que o assombra usando de seus poderes de flutuar no ar e seu toque  purificador (que faria Midas ficar com inveja) do qual ele é único possuidor.

O jogo consiste em 16 leveis que devem ser passados para obter o final do jogo enquanto você joga em uma resolução de 16x16 (limitação imposta pela game jam no qual o jogo foi desenvolvido. Você poderá receber estrelas em cada level ao completá-lo mais rápido do que o seu record.

Com exceção dos dois últimas levas o jogo é relativamente fácil. A dificuldade do penúltimo nível provém da necessidade de se fazer movimentos complexos que misturam cair em um buraco e utilizar a mudança de gravidade no ar para se prender num bloco solto na esquerda ou direita e então sair do lugar antes que os inimigos o atinjam. A dificuldade da última provém do número de objetos em movimento no cenário e na ausência de um local totalmente seguro para parar e analisar a situação.

Com exceção da tela de menu, que achei confusa por não ter uma indicação clara do level selecionado e por sua aparente infinidade (você pode apertar para os dois lados e provavelmente ele volta para a posição um ao invés de parar), este é um jogo maravilhoso que merece absolutamente o primeiro lugar na game jam que participou. Jogue e divirta-se.

TL;DR
ZeA966V.gif

Voltar
Topo Inferior