A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
UNDERTALE
Olá Condado!
Sei que muitos conhecem o projeto, porém para um professor que escuta "todos os dias" que jogos em 2D de RPG e para os nostálgicos... E como num passe de magica... Vejo adolescentes indicando Undertale... Algo está errado não é verdade?
Um jogo de RPG eletrônico desenvolvido independente por Toby Fox para Windows e OS X com gráficos de 16 bits que bate vários jogos do momento.
Hoje em dia é possível ver muitos indies serem promovidos e conhecidos, pois eles tentam ao máximo trazer inovações que as grandes empresas por vezes optam por não arriscar, sejam estilos gráficos simplistas ou mesmo novas formas de gameplay. Em meados de Junho de 2013 o projeto "Undertale" foi apresentado para o famoso site de arrecadação de fundos Kickstarter, porém este jogo apesar de ter recebido rapidamente os fundos necessários para a sua produção, não sairia para o público até ao dia 16 de Setembro de 2015.
Undertale traz um estilo gráfico clássico dos RPGs da geração 16 bits, sendo a sua gameplay inspirada em jogos como Earthbound, Phantasy Star, Touhou e WarioWare e conta uma historia 100% original. Com a utilização de puzzles e momentos de rápidos reflexos, e muitos desafios e horas de entretenimento.
Trailer do jogo
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1Hojv0m3TqA[/youtube]
Undertale conta uma história onde o mundo era governado por duas raças sendo elas: os Humanos e Monstros, até que um dia uma guerra começou entre essas duas raças. Os humanos venceram essa guerra e os monstros ficaram selados debaixo da terra com um feitiço, mais precisamente dentro de uma montanha conhecida como Monte Ebott, que mais tarde no ano 201X ganhará a fama de que quem se lá aventurar nunca mais será visto. Nisto uma criança decide aventurar-se neste mesmo local e acaba por cair num buraco que dá acesso ao mundo dos monstros tornando-se o principio para o seguimento do enredo.
No início o jogo faz por deixar o jogador confuso sobre a ideia do certo ao errado, pois neste jogo podemos seguir três ideologias (finais do jogo), a ideologia genocida, a ideologia neutra e a ideologia pacifista. Em Undertale ninguém tem de morrer para o jogo continuar. O jogador terá total liberdade para escolher quem vive e quem morre nesta aventura através dos botões "FIGHT", "ACT" e "MERCY", cada um com sérias e visíveis consequências. Cada Chefe poderá tornar-se um forte amigo e aliado se for deixado vivo e se algum deles for morto irá gerar um acontecimento que difere de chefe para chefe. Concluindo que a única coisa que neste jogo não influencia certos eventos são os próprios passos do personagem a explorar o ambiente.
Todas as personagens do jogo têm a sua personalidade marcante. Temos o Toriel, um monstro fêmea, que apela que você faça o bem, aconteça o que acontecer. Sans, um esqueleto que tem uma grande aspiração pela comédia, o seu irmão Papyrus que irá proporcionar momentos de riso intenso ao jogador com o seu sonho de se tornar cavaleiro da guarda real, e por último Flowey, uma flor que esconde um mistério e que tenta convencer o jogador de que este mundo não é mais do que matar ou ser morto.
O jogo em si garante imensos momentos de humor, drama e suspense para contribuir que o jogador se sinta o máximo focado na história e se imagine totalmente na situação em que o personagem se encontra. A trilha sonora é extremamente bem trabalhada e promete fazer que com que você não esqueça nenhuma música, seja de um chefe, seja no próprio ambiente.
Undertale ambiciona dar ao jogador a visão de que toda a escolha tem uma consequência, toda a maldade tem um preço e toda a bondade tem uma recompensa, e dessas coisas nem o botão "SAVE" o poderá salvar. O jogo saberá sempre se o jogador fizer alguma coisa e tentar voltar atrás para não cometer o mesmo erro e será julgado por isso. Em Undertale o curso da história é totalmente entregue ao jogador e só ele poderá determinar o que é o bem e o mal e quem verdadeiramente é o herói e o vilão.
Enfim, Undertale é uma ótima experiência para quem procura inspiração em seus projetos com conteúdo alternativo que dará vontade de jogar mais de uma vez. Hoje vejo muita discussão onde se defendem apenas gráficos, mecânicas, trilha sonora etc... Portanto, Undertale é bem provocativo para os que ainda seguem esse raciocínio.