Dia 11 a Unity lançou sua mais recente versão, a 2017.1. "Mas não devia ser a versão 5.7?" você pergunta. Bem, esse novo lançamento está mais para 6.0. Enfim, de agora em diante a versão primária da Unity (Unity 4, Unity 5, etc...) será determinada pelo ano, o que não significa que cada ano apenas terá uma versão nova, pois o open beta da 2017.2 já saiu.
Para quem não sabe, o Unity tem um bom potencial para se fazer filmes. O trailer THE GIFT e o curta Adam utilizam essa Engine. O que claramente chama mais atenção nesse lançamento são as três ferramentas novas pra se fazer Cutscenes:
- Timeline: Principal ferramenta para se fazer as Cutscenes.
- Cinemachine: Ferramenta para controlar facilmente múltiplos ângulos de câmeras.
- The Post-Processing Stack: Ferramenta para aplicar filtros.
Unity Collaborate, o sistema de versionamento e repositório integrado da Unity (basicamente um Git+GitHub na Unity apenas com planos pagos) saiu do Beta, assim como o Asset Bundle Browser, uma ferramenta para visualizar e editar configurações de cada Asset Bundle.
Há dois novos recursos que chamam a atenção apesar de serem introduzidos como funcionalidades beta: Utilizar uma plataforma equivalente ao .NET 4.6 (que usa o C# 6.0) e Standard Events, uma forma de adicionar eventos no Unity Analytics sem usar código.
Outras novidades interessantes são a divisão para a UI no Profiler e o que 2D agora conta com um Atlas novo, máscaras melhores e um Collider poligonal.
Fora tudo isso, temos as melhorias gerais de sempre nos gráficos e no editor. Veja as novidades com mais detalhes no blog oficial.