🤔 Para Refletir :
"Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar."
- Yonori Akari

Usar uma Mesa Digitalizadora é Difícil?

Irineu Masculino

Conde
Membro
Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Juntou-se
26 de Agosto de 2017
Postagens
327
Bravecoins
142
Olá, de novo!

Fazem alguns meses que eu estou usando uma mesa digitalizadora da Wacom e não sei se já peguei o jeito, pois estou acostumado a desenhar no papel. Eu não tenho nenhuma dificuldade muito grave em desenhar no papel, sei fazer um traço ok, não tenho dificuldade em criar sombra e profundidade e nem em fazer formas geométricas. Na mesa digitalizadora, a coisa é diferente, o meu traço fica bem ruim e as formas ficam todas tortas. Não sei se isso é porque eu preciso treinar mais, tenho coordenação motora ruim ou eu estou acostumado demais a olhar pro desenho enquanto faço-o. Eu uso o GIMP para fazer os desenhos, e como todo programa de imagens (com exceção do paint), ele possui várias opções de lápis/pincéis, logo eu tenho a impressão de que eu estou usando o lápis "errado".
Você que desenha com uma mesa digitalizadora, teve a mesma dificuldade quando começou? Estou fazendo algo errado ou só preciso de um pouco mais de prática?

Isso é tudo!

Cara, esse negocio de conseguir desenhar normal no papel e não conseguir direito na mesa digitalizadora é normal quando esta começando a desenhar no digital. Com o tempo e com a pratica você vai conseguir desenhar usando a mesa sem problemas.
Você pode dar uma procurada no youtube que tem vários vídeos mostrando alguns exercícios que você pode fazer para dar uma melhorada no seu traço usando a mesa digitalizadora, coisa de fazer vários traços e formas geométricas.

Rapaz, como [member=753]patriciomi[/member] disse, é questão de tempo e prática (apesar de que sua aptidão para desenhar no papel também ajude muito). Eu uso a mesa Wacom Intuos e desenho no GIMP, e tá sendo mais chatinho pegar os macetes do GIMP do que da mesa em si.
Uma coisa que ajudou muito minha coordenação motora foi substituir o mouse pela mesa por alguns dias (no meu caso, 3 dias).
Outra dica é não insistir muito em traços longos neste começo, até mesmo para não perder muito progresso do desenho caso precise desfazer (ctrl+z).

É coisa de dias pra pegar o costume mesmo. O que pode ta estranhando é a qualidade do traço na mesa, se ela não for configurada junto do programa que você ta usando pode atrapalhar.
Não conheço o GIMP, talvez ele não tenha um estabilizador de linha, caso não tenha um estabilizador nativo você pode tentar usar o Lazy Nezumi que é um programa que corrigi esse problema por fora.

Vou compartilhar a minha experiência: uso minha tablet desde 2012. Peguei o jeito bem rapidinho, nunca tive muita dificuldade de usar, comparado a algumas pessoas que acha muito difícil isso se desenhar na tablet olhando pra tela do PC. PORÉM, até hoje, eu ainda sinto que meu traço no caderno é muito mais bonito que meu traço na mesa. Pode ser porque ele parece mais natural, mas eu acho que tem um pouco a ver com o controle do traço que eu, mesmo depois de 7 anos, tenho melhor no papel do que na tablet. Ou talvez seja também a precisão na tablet, apesar de eu achar difícil ser isso mesmo. De toda forma, é normal ter seu traço no papel melhor que o da tablet, comigo ainda é assim.

Como o Hidex bem mencionou, estabilizador de linha ajuda pacas. Eu uso nivel 10 no Paint Tool SAI. Não sei se o GIMP tem (se não tiver, o Krita tem, é de graça e tem na Linux e pra Windows) e se você está usando, mas recomendo pelo menos experimentar, fica bem menos tremida. Também não sei se você verificou isso, mas tenha certeza de estar com o reconhecimento de pressão no programa abilitado. Nem todo programa vem com isso por padrão, e às vezes pode parar de reconhecer arbitrariamente, e isso faz uma diferença da porra no traço.

Por último, acho difícil que trocar o pincel faça uma diferença tão significante assim. Eu particularmente gosto de usar algum que tenha opacidade e que imite um lápis quando vou fazer rascunho, geralmente fica mais bonitinho. Mas quando vou fazer line-art eu uso uma caneta opaca comum mesmo, sem nada de especial, e nem por isso a qualidade do meu traço cai. Eu diria que o pincel é mais importante pro feel que vc quer dar ao desenho (algo mais sketchy, pintura, cartoon, etc) do que pra qualidade do traço.

Baixei a versão trial do Lazy Nezumi e fiz um personagem aleatório no Gimp só para testar o traço:
zG3NgyU.png
Minhas impressões:
Realmente, ele cumpre bem o papel de melhorar o traço, como o meu traço é um estilo mais redondinho, eu não senti muita dificuldade em fazer o esboço. Uma coisa que me incomodou é que ele atrapalha na hora de desfazer alguma linha, há riscos que não desaparecem quando eu uso o CTRL + Z, então eu tinha que usar a borracha quase todas as vezes que eu errava (Foram muitas). No geral, ele melhorou a experiência, só tenho que me acostumar a usar a borracha por enquanto. Não tenho certeza se o Gimp é o programa mais adequado para isso, mas o resultado foi positivo.

Irineu comentou:
Baixei a versão trial do Lazy Nezumi e fiz um personagem aleatório no Gimp só para testar o traço:
zG3NgyU.png
Minhas impressões:
Realmente, ele cumpre bem o papel de melhorar o traço, como o meu traço é um estilo mais redondinho, eu não senti muita dificuldade em fazer o esboço. Uma coisa que me incomodou é que ele atrapalha na hora de desfazer alguma linha, há riscos que não desaparecem quando eu uso o CTRL + Z, então eu tinha que usar a borracha quase todas as vezes que eu errava (Foram muitas). No geral, ele melhorou a experiência, só tenho que me acostumar a usar a borracha por enquanto. Não tenho certeza se o Gimp é o programa mais adequado para isso, mas o resultado foi positivo.

Irineu, provavelmente tem alguma coisa errada. Eu uso o GIMP e esse lance do "Desfazer" nunca aconteceu... (mas uso há pouco tempo! xD) Isso pode acontecer dependendo de como você manipula o ctrl+z e o ctrl+y na maioria dos programas que têm essa função, mas ainda não reparei no GIMP. De qualquer modo, recomendo que você procure pelo "Histórico do Desfazer", que literalmente registra cada passo que você faz na imagem aberta, de modo que você pode voltar para qualquer ponto da feitura do desenho, a qualquer momento (Isso vai desfazer tudo que foi feito depois, mas você pode refazer tudo usando a mesma ferramenta).
2wbz62t.jpg

Como já disseram, é questão de prática. Eu me acostumei rápido a usar mesa digital, talvez porque eu comecei a estudar desenho de ambas as maneiras (papel e digital) ao mesmo tempo. Ainda acho mais "fácil" o papel, tanto que não o abandonei, sempre faço o esboço no papel e deixo a lineart para o digital. Para mim, o que ajudou foi saber configurar bem o pincel e a caneta. Uso o Photoshop e nunca tive problemas.

Na minha (pouca experiência) com minha mesa digital (também da Wacom), no geral ela me ajudou muito mais para pinturas e retoques no Photoshop, para isso é imbatível. Já para traços pegar o jeito é demorado mesmo, por isso o traço fino eu faço num tablet que tenho (Surface). Um amigo meu que usa a mais tempo para fazer ilustrações faz o traço no Paint Tool SAI, que além da estabilização, tem boas ferramentas para ajudar nas curvas.

Um programa que gostei bastante para praticar, tanto no tablet quanto na mesa foi o Mischief, que dá um canvas infinito que você pode dar muitos níveis de zoom e acrescentar detalhes e tal. Só usei a versão free para traçado básico, mas é um programa bem interessante e muito fácil de usar.

Mas na maioria das vezes vou de Photoshop ou Krita mesmo. No tablet só uso mais apps da loja Windows, normalmente para notas, já que são apps leves e a configuração do tablet é fraca. No desktop com configuração bem mais forte eu posso usar praticamente de tudo com a mesa sem o menor problema, imagens grandes e com várias camadas sem dar lentidão com o traçado sempre responsivo mesmo para efeitos mais pesados.

Digo isso só pra lembrar que o software e o PC mudam muito a experiência que você pode ter com a mesa.

Atrasada, mas vou responder assim mesmo.
Quando comprei minha mesa, não precisei de muito tempo pra me adaptar. O meu traço digital já ultrapassou o meu traço no papel (apesar de que os sketches ainda ficam melhores no papel). Isso varia de pessoa pra pessoa. Tenho um amigo aspirante a mangaká que NUNCA se acostumou com a mesa, preferindo o pincel e a tinta mesmo.
Acho que tudo é questão de muita prática, estudo, e de encontrar o programa que você mais se adapta. Comecei no Paint Tool Sai e o odiei com todas as minhas forças. Migrei pro ArtRage, passei pelo Krita, até finalmente chegar no Autodesk Sketchbook, que foi onde estacionei.

Mantenha os drivers da sua mesa sempre atualizados e se precisar de traços mais bonitos, usa o estabilizador, as réguas, a simetria, o que precisar. Outra opção é desenhar no papel e depois usar a mesa só pra digitalizar o desenho. ^^

Eu gosto de criar à mão mesmo. Sou do tipo "moda antiga" apesar de achar bem pratico artefinalizar e colorir digitalmente. Me dou SuperBem com o Krita e Open Canvas. Antigamente usava o Photoshop mas a grana ficou curta e migrei para essas duas ferramentas. Uso uma Wacom tb.

Nunca tive tablet, mas já desenhei com o touch pad do notebook. A melhor dica que posso dar é: "Use sempre o zoom e configure a "grossura" do traço dos pincéis de acordo com a necessidade. O resto é só prática." :awesome:

Eu tinha essa mesma dúvida, até que comprei Mesa Digitalizadora XP-Pen Deco Pro ! No começo você fica meio sem coordenação mas dependendo de quanto você pratica, você pega o jeito, eu levei cerca de mais ou menos 1 mês pra me adaptar, não tô 100% mas acho que consigo fazer as artes melhor do que antes.

Uso o Krita para fazer desenho digital e estpu simplesmente a adorá-lo! É um porgrama gratuito .

Voltar
Topo Inferior