- Cof... Cof... Rummm... GlubGlubGlub... Blarrrgghhh... Pronto, garganta limpa e pronta, dedos alongados para escrever... Alô? Teste... Som... Ei... Som... Teste... Um dois... Perfeito.
- SEJAM BEM VINDOS AMIGOS! A MAIS UM QUADRO DESTE MARAVILHOSO PROGRAMA... ANÁLISES RELAMPAGOS DOS GRANDES ANTIGOS, ONDE EU, OMAR ZALDIVAR, SEU MAIOR SACERDOTE AUTO PROCLAMADO IRÁ CONTAR PARA VOCÊ AMIGO DESENVOLVEDOR, COISAS PERTURBADORAS, ENGRAÇADAS, MARAVILHOSAS A RESPEITO DO SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUU JOOOOGOOOOOO!
- ENTÃO SEM MAIS DELONGAS!!! VAMOS A ELAS!!! DEPOIS DOS NOSSOS COMERCIAIS!!
Visualizar anexo 1273
Ajude Ângela a escapar dos terríveis pesadelos que a perturbam todas as noites, encare uma trama que promete te segurar na cadeira arrepiar da ponta do dedão do pé ao ultimo fio de cabeço de sua cabeça, testemunhe o poder dos Grandes Antigos e mergulho na insanidade! Hoje no tópico de JOGOS EM DESENVOLVIMENTO
- E ESTAMOS DE VOLTA ! AGORA SEM MAIS DELONGAS... SEGUE A ANÁLISE RELAMPAGO!
Então meu bom Heric, baixei seu jogo e o joguei... E tive uma surpresa bastante agradável, nesta minha jogatina. Acho que a primeira coisa que posso falar a respeito é sobre as artes do game, as pictures para ser mais preciso, gostei muito da forma que você personalizou algumas coisinhas para utilizar os mágicos plugins do Moghunter, ficou bem legal, e deixou a cara do projeto mais autoral, isso lhe dá pontinhos positivos. Gostei muito do lance do Tablet, achei que ficou daora, embora a entrada da imagem dele na tela podia ser mais suave, achei meio bruta. usar os balões também é um recurso interessante para as falas, mas não sei tem algo que me incomoda um pouco nisso, acho que graficamente não combina tanto em minha humilde opinião, mas é só uma opinião, creio que só vi um erro de ortografia, perdido pelo jogo, mas é importante revisar todos os textos sempre.
- MARAVILHOSO SENHORAS E SENHORES, AMIGOS AÍ DE CASA, VOCÊS DA PLATEIA! VAMOS TODOS VIBRAR POIS AGORA VÊM A MELHOR PARTE DE TODAS! MAPEAMENTO E ROTEIRO!!
Vamos então partir para as coisas que mais me interessam e chamam atenção, Roteiro e Mapeamento, na verdade não tanto roteiro, por que ainda não temos muito o que avaliar na progressão da história, pelo menos até onde eu fui e depois vou explicar o por que. Mas temos um mundo que nos foi introduzido, um mundo onde temos tecnologia, temos alquimia e temos um cara que luta com um martelo (qual é? onde estão as metralhadoras?), zoeiras a parte, percebi a existência de forte pano politico por trás, talvez uma sociedade estratificada onde existe uma classe alta e uma classe média pra baixo que é visto com certos preconceitos pelas elites, algo que podemos dizer que é um clichê bem comum nos jogos de RPG, mas o fato de ser um clichê não o deixa ruim, se for bem usado por de ser bem interessante. Temos um personagem com um nome bacanudo, que é filho de comerciantes e acabou conseguindo uma bolsa de estudo graças aos incentivos fiscais do governo e por enquanto pra mim é só. Não tenho muito o que dizer a respeito do personagem principal, não se mostrou nem bom, nem ruim, até então uma folha de papel meio que em branco, mas descobrimos que ele é alvo de preconceito por parte de outros estudantes por ser bolsista. Admito que mesmo tendo um início um tanto quanto genérico, foi o suficiente para me deixar motivado para ver como esse lance de Academia de Alquimia iria funcionar, gosto dessas coisas escolares, não vou spoilar nada a respeito e me limitar a dizer que foi satisfatório, mas ainda assim não foi algo que me chamou muita atenção... Mas me deixou entretido, achei a progressão bastante linear, o que é uma opção de narrativa, você quer fazer com que o jogador foque no que é importante e não se disperse é justo, e muitos jogos grandes fazem isso, eu faço isso em alguns jogos meus também, então para mim foi uma escolha válida, embora seria interessante poder interagir um pouco mais com o cenário, mas isso é coisa minha. Agora falando a respeito de mapeamento, tu usou o RTP com elementos extras, coisas da Pandamaru, mesclou algumas árvores que destoam um pouco da identidade gráfica do jogo como um todo, não curti tanto, em geral o teu mapeamento externo é legal, usando bem os elementos no cenário, embora alguns elementos de grama, e flores pareciam chapados no chão, as flores alongadas realmente me incomodaram um pouco, o fato de passar por cima como se nada, e elas são bem presentes no mapa, o solo é bem preenchido, um pouco poluído ( eu também faço isso nos meus mapas hehehehe), tem bastante elementos nos mapas, isso vai agradar alguns e desagradas a outros, a mim está tranquilo. Teu mapeamento interno oscila de bom para mediano, todos os ambientes internos que eu vi com exceção das cavernas eu achei meio, padrões... não sei se me faço entender, não senti nada que o destacasse, talvez um pouco de "mais do mesmo" que já vi em outros jogos de Maker, não estão mal mapeados nem nada, pelo contrário, tem boa distribuição de elementos dos cenários, mais uma vez pouca interação, mas ainda sim, eu sinto que são muito genéricos. Ambiente que eu realmente gostei foi o da caverna, tem elementos bem distribuídos, monstrinhos no mapa, o que dá uma vida a mais para o cenário, subniveis, achei bem interessante a experiência lá dentro, pontos positivos. Uma coisa que achei interessante e ao mesmo tempo um tanto bizarra, são os personagens cheio de expressões e movimentos, é legal, mas as vezes que eles estão tendo uns ataques epilépticos estranhos, principalmente aqueles que ficam se mexendo sozinhos como se estivessem com algum tiquet nervoso, isso eu achei bizarro, mas o lance de virar a cabecinha pra conversar e bacana. As conversas com os NPCs são bem oks, cumprem o papel deles. Fazendo o panorama de um todo, no quesito de Roteiro/Concepção de Mundo e Mapeamento, teu projeto se sobressai perante a muitos outros projetos de iniciantes na plataforma. Meus parabéns.
- QUE SURPREENDENTE AMIGOS AÍ DE CASA, NOSSO AMIGO DESENVOLVEDOR HERIC GANHOU VÁRIOS ELOGIOS SOBRE O PROJETO! SERÁ QUE VEM MAIS POR AÍ?
Outra coisa que achei bacana foi o sistema de craft que o jogo oferece, simples e funcional e eu espero que seja bastante variável a lista de coisas para se construir, os puzzles da caverna foram bem interessantes e bem boladinhos (vou pegar pra mim as ideias mwahahahahaha, sou ruim em construir puzzles), combate me parece seguir o padrão com algumas adições interessantes, principalmente por causa do craft de items e o lance de explorar as fraquezas dos monstros, isso vai adicionar mais uma camada no bolo nessa área, é gratificante em ver o cuidado com os efeitos de ataques, ou até os efeitos dos battlers dos inimigos e do personagens, achei bacana e achei fácil também, até demais. Uma olhada no balanceamento seria uma boa. gostei das mecânicas de empurrar itens, cortar matos (caramba cara, um lança chamas?) talvez tenha mais alguma mecânica mais pra frente. Mas agora, infelizmente devo tecer algumas críticas negativas e destrutivas a respeito do seu projeto (mentira... haverão críticas, mas não destrutivas e negativas), uma coisa que realmente me incomodou foi... A trilha sonora que sinceramente em nenhum momento para mim estava de fato combinando com os cenários ou situações, a trilha das áreas externas da Academia é bacana, me lembrou muito Charlie Brown Jr, mas tipo, muito que chegou a um ponto que eu comecei a cantarolar músicas da banda, não sei se era a intenção, mas na minha visão, ela não funciona, se sente bastante deslocada, a música interna da Ala Norte e a da caverna é a mesma coisa, não combina em nada com o lugar e com as situações, seria interessante rever um pouco a respeito. Tem alguns efeitos sonoros que tambem não correspondem muito com o que está acontecendo em cena, tipo uma caixa sendo empurrada que quebra logo em seguida, porem o efeito é de algo pedregoso quebrando, ficou meio estranho, as portas trancadas fazem possuem um efeito sonoro um pouco estranho, parece que está se abrindo a porta em vez de confirmar que está trancada, alguns efeitos de SE que entram um pouquinho atrasado em relação a animação. E para terminar, eu encontrei dois bugs, um não tão sério e outro realmente sério.
Primeiro Bug:
Este bug é o seguinte, tem uma planta na frente dessa " abertura" que tu pode queimar com o lança chamas e se aproximar do buraco que está dentro, porem ao fazer isso meu personagem fica travado, conforme está na imagem, por alguns segundos, a planta que havia ali e tinha desaparecido, reaparece e consigo voltar a me mover... e não interage com o tal buraco.
Segundo Bug:
Um bugzinho bobo e simples que não interfere no jogo mas me incomodou.......................................................notou?..............................não?..........................e agora?.......................Onde está o gato que anda na cidade? Pois é, estou pisando em cima do gato.
Terceiro Bug:
Este bug infelizmente é o pior, assim que meu personagem entra no auditório, depois de sair do elevador e caminhar automaticamente até esse ponto da imagem, ele trava e a cena não prossegue, fazendo com que o jogo não continue. Isso compromete tudo.
Mas chegando ao final da análise, eu devo dizer que apesar do bugs, teu jogo está interessante, de fato para um projeto iniciante está bem além do que se costuma ver normalmente o que denota trabalho duro para deixar o game bem feito e por isso eu lhe dou meus parabéns pelo projeto, concerte o que precisa ser concertado e siga em frente.
- INCRIVEL MEUS AMIGOS! VOCÊS VIRAM ISSO AMIGOS AÍ DE CASA? UM PROJETO INICIANTE E BASTANTE PROMISSOR!!! ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE NOSSO PROGRAMA... ANÁLISES RELAMPAGO DOS GRANDES ANTIGOS... AGRADECEMOS PELA PRESENÇA, PELA AUDIENCIA! CONTINUEM SENDO ESSAS PESSOAS LINDAS QUE VOCÊS SÃO! E ATÉ A PRÓXIMA! TCHAU!