Quid ita serius?
O sandbox de sobrevivência do Iron Gate Studio, Valheim, vendeu 10 milhões de cópias em pouco mais de um ano. O título com tema viking foi lançado no Steam Early Access em fevereiro de 2021 e logo depois conseguiu um pico histórico de 502.000 jogadores simultâneos. Valheim havia vendido 6,8 milhões de cópias em 20 de maio de 2021 e, de acordo com a editora Coffee Stain, estava sendo tratado como uma "franquia".
A empresa disse que Valheim impulsionou suas vendas durante esse trimestre e explicou que estava "intrigada com as perspectivas do que a franquia poderia se tornar na próxima década". Comentando sobre o último marco de vendas, o vice-presidente de publicação da Coffee Stain, Albert Säfström, disse que a equipe de desenvolvimento ainda está totalmente comprometida com o projeto. “Ver a jornada de Valheim em seu primeiro ano de acesso antecipado e fazer parte da Iron Gate foi um imenso privilégio”, disseram eles. "A equipe está colocando todo o seu conhecimento e amor pela construção do jogo, e é atordoante ver o fruto de seu trabalho trazer alegria a milhões de pessoas ao redor do mundo."
Análise do Coringa
Consumido por muito preconceito em relação aos gráficos, joguei Valheim na mesma semana de seu lançamento e posso dizer com propriedade: o jogo é viciante. A ambientação, imersão e dinâmica que o game oferece lançou fora toda a resistência que eu tinha por achar os gráficos esquisitos a princípio.
Porém, eu ainda não compreendo bem o que é que fez o game vender tanto. É verdade que é um mundo aberto gigantesco, randômico e com muita coisa pra fazer. Mas não vejo como se fossem um fator decisivo para que o game estourasse. Em minha concepção, creio que o preço - por ser um game indie - aliado à todas as qualidades do game é que fizeram ele alavancar. Se fosse um game lançado por uma empresa AAA, com um preço robusto, muito provavelmente não teria chegado a tanto sucesso.
Porém, eu ainda não compreendo bem o que é que fez o game vender tanto. É verdade que é um mundo aberto gigantesco, randômico e com muita coisa pra fazer. Mas não vejo como se fossem um fator decisivo para que o game estourasse. Em minha concepção, creio que o preço - por ser um game indie - aliado à todas as qualidades do game é que fizeram ele alavancar. Se fosse um game lançado por uma empresa AAA, com um preço robusto, muito provavelmente não teria chegado a tanto sucesso.
Você jogou Valheim? O que achou?