🤔 Para Refletir :
"Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé."
- Carlos Davilla

Vamos Filosofar um Pouco?

InterPlay Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Há muito mais na realidade do que uma mente humana consegue imaginar
Juntou-se
07 de Janeiro de 2017
Postagens
227
Bravecoins
576
Hallow, pessoal!

Aqui, quem tá falando é o InterPlay. E hoje eu gostaria de filosofar um pouco com vcs. Pode ser? Deixe sua crítica, ou seu comentário, ou seu ponto de vista. Serão todos muito bem vindos. (Mas não significa que serão concordados... Huahuahuahuahau!!)

Bom... Tudo começou quando eu li um prólogo de um roteiro que alguém estava fazendo para o jogo dele. Lá dizia: "No princípio era o caos. E o caos era tão intenso que se uniu em um ser[...]" A partir daí eu já não pude continuar lendo sem me sentir incomodado com essa afirmação. Tudo bem que era apenas uma história para um jogo, mas, se vc parar pra pensar... NÃO FAZ SENTIDO!!!

Aqui começa a Filosofação: :likeasir:

Pense comigo: O que é o caos? É desordem, bagunça, destruição, desorganização, etc. Portanto, partindo dessa premissa, desse princípio, o caos só pode existir onde há ordem, ou depois que houver ordem. Mas veja: O caos o é tanto para si mesmo quanto para outrem. Caso ele não fosse caos para si mesmo, não seria caos, seria algo, ou alguém, que causa o caos. Entende? Espero que sim. É por isso que podemos dizer que "O caos, gera caos."
Então, talvez, você me pergunte: "Mas então por que o caos não desorganiza a ordem?" E eu respondo: Porque a ordem o é tanto para si mesmo quanto para outrem. Ela mesma se "auto-organiza" eternamente. E, quando digo, eternamente, quero dizer: Desde sempre. Sem começo e sem fim. Por quê? Por causa da sua premissa. Não seria possível a ordem simplesmente passar a ser. Ou ela o é desde sempre, ou nunca será. Porque, neste caso, o caos a teria desorganizado. Mas, como o caos só pode sê-lo depois que houver ordem, ela é quem existe desde sempre.

Isso é como a vida e a morte. O que é a vida, em si mesma? É ser. Tanto para si mesma quanto para outrem. Foi a vida quem te fez viver. Porque ela tem essa capacidade. Veja... Nós não somos a vida, mas temos uma vida em nós. "Mas essa vida que temos em nós morre!" - Alguém pode dizer. Sim. Eu não disse que temos a vida em nós, disse que temos uma vida em nós. Esta vida é, como se fosse, uma parte da vida. Ela é como uma fonte. Quando você vai a um rio e pega um pouco de água com a sua mão para beber, vc tirou uma parte do rio e bebeu. É assim a vida que nós temos. E por que nós morremos? Por causa da morte. O que é a morte? É deixar de ser, tanto para si mesmo quanto para outrem. É ela que faz tudo morrer. Vc sabe...? Acredite ou não, tudo que existe nesse planeta, está vivo. Até mesmo as paredes, os postes da rua, a própria rua. As casas, as roupas... E, é claro, os seres vivos. Porque você acha que as coisas envelhecem? Se elas não estão vivas, por que elas envelhecem? Apodrecem, secam, ficam frágeis, morrem... Talvez vc diga: "É ação dos elementos da natureza." Mas eu digo: É a morte e o caos agindo.
Mas veja que eles só podem agir onde primeiro há vida e ordem. Sem estes, não há aqueles. "Acho que vc quis dizer que sem estes só há aqueles." - Talvez vc diga. Mas não... Se a morte e o caos vencessem, logo em seguida eles mesmos se venceriam e deixariam de existir. Caso contrário, eles não seriam a morte e o caos. Seriam apenas alguém, ou algo, que causa morte e caos. E se fossem algo, alguém assim, oq seriam eles? Vai saber...

Mas, em suma, vc percebe que o caos e a morte não podem existir primeiro? Talvez vc fique se perguntando: "Então o que faz a vida e a ordem ser?" A sua premissa. A sua premissa é o seu princípio e é oq os mantém... É a sua base. É algo intrínseco. Não simplesmente porque eu falei, que passa a ser. Algo que já estava aí. Já estava lá, desde sempre. Mesmo que ninguém nunca tivesse dito, ou escrito isso, como no meu caso, Ele já seria. Não dá pra entender? Acho que dá sim. O que você acha?

Não concordo nem discordo. Muito pelo contrário.

:ksksks: okay, não me bate.

Minha opinião é que: Não há uma segregação entre ordem e caos, e vida e morte. É como Yin e Yang, um depende do outro e um complemente o outro.
Nós estamos vivos mas a todo tempo partes de nós, células, partículas morrem, nosso corpo se deteriora, então simultaneamente estamos vivendo e morrendo ao mesmo tempo. E quando nosso corpo morre por completo, é o que ajuda a gerar uma nova vida de outros organismos, e esse é o fluxo.
A ordem e o caos, cada um só existe por causa do outro. Ou seja: não há como um vencer o outro, não há como um existir sem o outro. Os dois podem apenas co-existir.

A2tZtq8CcAAMb3e.jpg

Se eu for filosofar, vou fazê-lo a partir de um pressuposto teocêntrico e fundamento epistemologicamente na Bíblia, então não vai bater com as ideias aqui.

Considerações sobre os comentários:
Niara comentou:
Não concordo nem discordo. Muito pelo contrário.
:ksksks: okay, não me bate.

kkkkkkk... Tenho um amigo que fala desse jeito também. Muito engraçado...

Twinsen comentou:
Se eu for filosofar, vou fazê-lo a partir de um pressuposto teocêntrico e fundamento epistemologicamente na Bíblia, então não vai bater com as ideias aqui.

Muito boa, imagem. kkkkkkkk... Mas você pode fazê-lo sem citar nomes (Eles odeiam os nomes), assim como eu fiz. Acho que você nem percebeu o "Ele" que coloquei ali. Percebeu?

Agora... O que eu estou tentando mostrar é que... Não estou falando de uma filosofia de vida, nem de algo assim... Abstrato. Eu sei que isso pode soar estranho, mas estou falando de fatos reais que vemos acontecer. Eu digo que pode parecer estranho pq eu sei que vc tbm se baseia em coisas que vc vê acontecer e aí fica parecendo que só eu estou vendo aquilo, mas não é bem assim. Eu sei que vc que está lendo tbm vê as coisas acontecendo e pensa em como a vida deve funcionar e talz... Mas aqui, oq eu quero mostrar, é uma perspectiva baseada na realidade. Não em teorias loucas da minha cabeça. É só você parar pra pensar: Qual é a premissa da Vida? De verdade mesmo! Qual é a premissa da morte?
Niara, sem querer ofender (Sério... Sem querer ofender mesmo), mas vc disse que "um complementa o outro [...]" e "não há como um existir sem o outro [...]". Mas eu digo que a ordem não precisa do caos e nem a vida precisa da morte. A Vida já suficiente em si mesma. Ela mesma se mantém eternamente, por causa da Sua premissa. O princípio dela é SER. Tanto para si mesma quanto para outrem.

Por isso que quando Lhe foi perguntado, Alguém, uma vez, respondeu: Eu SOU.

Veja a ordem, por exemplo: Se ela ficar o tempo todo organizando, vai chegar uma hora que estará tudo organizado e vai continuar assim: organizado. Aí, talvez vc me interrompa e diga: "Mas se não fosse o caos, a ordem não teria o que organizar." E eu digo: Ok, então... Vamos ainda mais longe: O caos é a ausência da ordem. Mesmo que "não existisse" o caos, nós saberíamos que está tudo organizado. Saberíamos que tudo está em ordem. E por quê? Porque a ordem ainda está lá, mantendo tudo organizado. É engraçado essa frase, né? "Em ordem". Sabe oque isso significa? Que tudo está dentro da ordem. E não significa que ordem seja um lugar não, viu? A ordem não apenas organiza, ela tbm mantém tudo organizado.
E com a Vida é a mesma coisa. A morte é a ausência da vida. Como eu disse: A Vida o é tanto para Si mesmo quanto para outrem. E com isso, quero dizer que é algo contínuo. Interminável, tanto para o futuro, quanto para o passado. Por isso que eu disse: "Então por que a morte não mata a Vida?" Por causa disso. É contínuo! Infinito, imensurável, indescritível, espetacular! É ou não é? É a Sua premissa. O Seu princípio.

Em outro lugar ecoa uma frase que diz: No princípio era a Palavra. Essa "Palavra" não é simplesmente letras formando um raciocínio. Na verdade é, como já disse no final da minha filosofação, intrínseco. Está mais para Um que eu nem consigo descrever/explicar. Pois é O que mantém. É O que... É. Tá vendo? É difícil de explicar/descrever.

Voltar
Topo Inferior