🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar."
- Ricky O Bardo

Variáveis e Objetos "padrão" - Como acessa-los?

pKzaO

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
16 de Julho de 2018
Postagens
2
Bravecoins
0
Boa tarde a todos!

Revirei na internet e no fórum e não encontrei nada relacionado.

Alguém tem alguma tabela com todos os objetos e variáveis padrão do RPG Maker MV? Bem como através de um evento/script como eu poderia acessa-las para fazer algum incremento ou apenas para utilizar seu "valor".

vlw
pKzaO
 
Não existe nenhum tabela, se quiser procurar por alguma informação procure ajuda do MV apertando F1 na seção "JS Library", para acessa-las, o mais conveniente seria você atribuir o valor de uma variável pelo "Control Variables/Opções de Variavel" usando o script como operando.

bEfs8YU.png

Por exemplo, eu poderia colocar no campo "$gamePlayer.x" então a variavel terá como valor a posição do personagem em X.
 
Não entendi direito se você quer só a "tabela" ou se quer aprender a manipular elas no seu jogo, mas vamos lá.

Quanto à "tabela", em programação nós chamamos guias de referência assim de Documentação. Sabendo disso fica fácil dr procurar essas coisas até usando o Google. Tem essa aqui, que eu achei bem boa, caso queira: https://kinoar.github.io/rmmv-doc-web/index.html
Claro, tem também a documentação oficial do RMMV, mas essa me pareceu mais completa.

Quanto a utilizar esses valores, primeiro você pode não utilizá-los at all, e usar os valores que os próprios eventos de deixam manipular nas condições e através das suas variáveis.
Mas se realmente for necessário usar scripts, primeiro aprenda Javascript (NÃO É JAVA). Feito isso, fica fácil: é só usar código JS puro ali na opção de Script que tem nas variáveis e condições dos eventos.
 
Hmm, certo...

Bom, se o que você quer mesmo é só consultar o valor desses atributos (como HP, MP, Level, etc.), acho que o ideal mesmo é nem usar JS: o próprio maker tem opções nos eventos que te permitem salvar esses valores em variáveis.

Sugiro que procure aprender mais sobre como funcionam os eventos no RPG Maker, e dê uma fuçada nas opções de cada comando que eles te oferecem, principalmente nas condições e controle de variável. Esses dois são os comandos com maior diversidade de opções e que resolvem o seu problema.

É uma boa dar uma olhada na documentação dos comandos de evento do RMMV também: https://rmmv.neocities.org/page/01_10.html

Uma dica pra aprender a usar o RPG Maker (e qualquer coisa na vida na verdade): saiba sempre fuçar antes de ter que recorrer aos outros pra resolverem o problema.



Uma nota final

Não relacionado ao tópico agora, gostaria de dar um toque: nas áreas de Suporte, evite colocar informação demais em uma mensagem que não seja estritamente necessária para a solução do seu problema. É muito interessante saber suas ideias para o jogo que está desenvolvendo, mas temos áreas específicas para isso (Oficina de Projetos) e, na real, a única coisa que tu precisava ter dito pra que eu pudesse te ajudar era o último parágrafo ali: "quero usar os valores pra mostrar na tela". Pronto.
Na verdade, quanto mais conciso e direto você for, mais fácil é pra nós entendermos o seu problema e menos tempo você gasta escrevendo.

É isso, valeu pela atenção.

\o
 
Olá.

Bom é o seguinte, você deve procurar pela documentação da engine, mas se for igual o RPG Maker XP, muita coisa está oculta, então você deve procurar no github pelas classes e objetos ocultos. Que foram desincriptados por programadores profissionais.

 
Riven comentou:
Olá.

Bom é o seguinte, você deve procurar pela documentação da engine, mas se for igual o RPG Maker XP, muita coisa está oculta, então você deve procurar no github pelas classes e objetos ocultos. Que foram desincriptados por programadores profissionais.

O code do MV é aberto, vc não precisa se dar ao trabalho. Só abra os .js de seu projeto e divirta-se (ou aperte F1 para ler a doc como eu já disse), nem existe classe privada em Javascript. Se algo lhe passar desapercebido em sua empreitada pelos valores que queres  só jogue aqui o que queres pois estamos aqui pra isso. ^^
 
Voltar
Topo Inferior