🤔 Para Refletir :
"Números são apenas números, não estrague seu dia por causa deles."
- Ricky O Bardo

RPG Maker 2000 [VÍDEO + ENQUETE] Set Move Route | DICIONÁRIO DE EVENTOS

Dr.XGB Masculino

O Cenourão
Administração
Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
570
Soluções
3
Bravecoins
2.833
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003
CURSO DE RPG MAKER 2000 COMPLETO
Set Move Route | DICIONÁRIO DE EVENTOS

Salve, pessoal! o/

Mais um vídeo importantíssimo da minha série DICIONÁRIO DE EVENTOS, que na verdade vai servir como um material de apoio para o Curso de RPG Maker 2000, que está chegando o segundo módulo. Além do motivo do post ser divulgar este vídeo, chamar a galera pra assistir, dar like, se inscrever e interagir, vim aqui também pedir uma ajuda a vocês!

Na próxima semana vou editar a primeira aula do módulo 2, que é sobre o RTP (vamos ver quantas pessoas vão pegar esse spoiler kkkk), então eu queria agendar uma estreia, anunciar aqui no fórum pra chamar a galera e tal, mas eu queria saber de vocês:

Qual é o melhor dia e o melhor horário para vcs assistirem o vídeo do Módulo 2?

Enquanto o Dicionário rola todos os dias (está quase acabando, já vamos para 3ª página na próxima semana), as aulas do módulo 2 pensei em postar 1 vez por semana pois são aulas mais elaboradas, diferente do dicionário que são vídeos mais objetivos e mais explicativos do que didáticos. Então eu conto com a ajuda de vocês, podem responder aqui no próprio tópico.

E mais uma coisa: esse vídeo também foi um experimento sobre a resolução da tela do vídeo. Eu acabei desenterrando uma TV aqui em casa e a conectei em meu PC, então com isso fiquei com 2 monitores aqui, e essa TV tem uma resolução de 1080p, o que acabou alterando a resolução das gravações também. Só que, particularmente, para o RPG Maker achei que as letras ficaram mais pequena que de costume e como lá não tem como dar zoom nos códigos, acabou que o conteúdo se tornou ilegível. Mas às vezes foi só impressão minha.
Daí eu queria saber com vocês se nessa resolução, o vídeo ficou melhor, ou é melhor gravar no monitor (1366x768) mesmo?
Logo acima tem uma enquete para vocês escolherem qual a resolução ficou melhor. Compare a resolução desse vídeo com algum outro vídeo um pouco mais antigo no meu canal para vcs tirarem suas conclusões.

Então é isso, aí vai um vídeo sobre o comando "Set Move Route", ou "Move Event" como era conhecido antes. Ficou muito bacana e me dediquei bastante nestes vídeos que sairão durante essa semana.

Conto com vocês! =D
Até mais! o/

Vídeo bacana como sempre!

Um dos comandos mais fundamentais, mas que ainda me dá um baile de vez em quando até hoje.😝 Já vi alguns jogos que conseguem dar muito mais dinâmica e vida a cutscenes só usando movimentos bem cronometrados e efeitos sonoros simples, mesmo quando sprites e animações são limitados. Pro bom criador, vira quase que um "sentido a mais" pra complementar a narrativa de um RPG além dos diálogos e textos.

A título de curiosidade, fui inventar de fazer um efeito de "desaparecimento nas sombras" usando vários níveis de opacidade, e notei que o programa executa múltiplos comandos desse tipo instantaneamente quando estão em sequência, independente da frequência setada. Tentei usar um "wait" entre cada comando pra ver se a transição entre opaco e totalmente transparente ficava mais suave, mas aí demorou demais mesmo na frequência máxima. 😒

Só recentemente fui descobrir o macete de colocar vários comandos de "turn" intercalados com as mudanças de nível de opacidade - aí sim a frequência dos movimentos faz diferença. Claro que só fui descobrir isso depois de fazer do jeito mais difícil no meu projeto, transformando o cenário da cutscene numa picture, posicionando acima do jogador e usando o comando "move picture" pra alterar o nível de transparência de forma gradual e controlada E DAR O BENDITO EFEITO AO ENTRAR NA PORTA DESGRAÇADA.🤬

Não sei se se trata de um bug mesmo, e se também funciona assim nas outras versões do programa. Só sei que a vida dos ninjinhas da geração 2000/3 não era nada fácil.

Quanto ao questionário, acho que não vou poder ajudar muito. Fui tentar rodar esse vídeo com nova resolução na definição máxima em tela cheia pra tentar ver alguma coisa, e meu pobre notebook véio de guerra DESLIGOU POR SOBREAQUECIMENTO (hora de trocar o coitado☹). Aí não consegui ver com calma pra comparar as duas opções. O dia e horário poderia ser aos finais de semana, imagino que é quando o pessoal assiste mais. O Youtube não tem essas métricas?

Bom trabalho aí dotô. Quero voltar a estudar programação acompanhando mais de perto os próximos módulos do curso! Valeu!

Acho que o MP4 seria o melhor. E os vídeos sempre exigem efeitos sonoros de transição, por isso vale a pena cuidar de onde encontrar tais efeitos. Uma vez fui avisado sobre um excelente site com sons e música, agora só aí levo tudo que preciso para meus vídeos

Voltar
Topo Inferior