🤔 Para Refletir :
"Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá."
- Frank

Você compraria o Eletrion ReAlpha?

Você compraria ReAlpha?

• Sim.

Votos: 1 5,6%
  • Talvez...

Votos: 12 66,7%
  • Não!

Votos: 5 27,8%

• Total de eleitores
    18

Ms. Athena Feminino

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
27 de Maio de 2016
Postagens
208
Bravecoins
82
Bem, fazendo esse tópico pois alguns amigos do Condado me recomendaram fazer isso. Hoje estou a questionar se eu deveria ou não fazer ReAlpha como um projeto comercial. Minhas motivações é que pelo que vejo pela internet alguns até gostam do projeto e da ideia, tanto pela ideia, quanto pelas Screenshots. Anyway, tinha feito um esboço de uma campanha no Catarse, mas ainda me questiono se valerá a pena ou não. Anyway, vou deixar aí com vocês a ideia e algumas screenshots:

Ideia:

A ideia é fazer um game que se passe em um multiverso. Entre os sistemas que planejei e parecem ter dado certo são: universos retrôfuturistas, baús, caixas de correio e lixeiras com itens gerados randomicamente, três universos iniciais escolhidos randomicamente e um cenário interativo. Do que eu ainda planejo colocar no game estão as seguintes coisas: todos os NPCs e inimigos únicos, história com momentos gerados randomicamente, mais universos escolhidos randomicamente pelo game e acontecimentos randômicos em batalhas.

Screenshot:

Desenhos.png
Desenhos.png
Desenhos.png

Minha Opinião:

Para falar a verdade, eu fiz esse tópico achando que a possível resposta da maioria será um não. O motivo de eu fazer é que ao menos eu ainda tenho esperança que pode dar certo. Caso a resposta seja um não, irei continuar ReAlpha mesmo assim, ao menos servirá de experiência para uma próxima tentativa em algum futuro. Caso a resposta seja sim nem sei o que vou fazer, sério, vai ser meio inesperado...

Anyway, espero ver sua opinião quanto ao caso, quero ver a motivação do pessoal em ter interesse ou não pelo projeto.

Link do Projeto para Conhecer Melhor: http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2980

Votei talvez porque eu teria que ver o material completo pra decidir, raramente compro algo em alfa ou beta. Adoro jogos de RPG em pixelart 1000x mais que jogos 3D.

Sobre ser jogo feito no RPG maker, brasileiro ou qualquer que for a origem da engine ou do criador isso não importa pra mim, trato tudo igualmente, claro que sempre que posso puxo sardinha pros BRs .

Só no caso de fanzine ou HQ brasileira em eventos costumo comprar todos pra ajudar mesmo meus companheiros ilustradores, fora que eu prefiro material BR nesses casos hehehe.

Veja bem ou melhor vou dar um exemplo pratico. Eu participo de Associação de produtores de áudio visual  do Alto Tiete SP e participo com o Professor Ronaldo de um encontro mensal em uma universidade onde discutimos, exibimos e temos cursos voltados ao desenvolvimento do Cinema Indie. As vezes acontece de ocorrer cursos pagos e outros livres... Quem determina se é pago ou não?
O próprio organizador e elaborador do curso. Se está elaborando algo, se já possui pratica e conteúdo originais e legais é claro que deve ser remunerado não é mesmo. o importante é você que deve decidir se é um jogo comercial ou não. Se o jogo for comercial e está acabado eu posso compra-lo ou não vai depender da ocasião, tudo dependo do jogo acabado. Então, se decidir fazer um jogo comercial faça e divulgue bastante para que os outros comprem e sobre campanhas não posso opinar, eu nunca participei de nenhuma. Tudo certo!     

Pgaf, depende da sua disposição em terminar o projeto. A partir do momento que levantar uma campanha no Catarse ou jogar ele em alguma plataforma comercial, você vai precisar atender o esperado pela comunidade.

No mais, eu acho o seu projeto bem original e você tem evoluído bastante nele. Se eu for dar um conselho pessoal, sem analisar o todo, diria que seria melhor você esperar mais esse ano e continuar praticando até lançar o jogo como comercial.

Mas isso seria uma dica triste, tendo em vista que você está com essa ideia agora. Se não der certo, vale a experiência o/

Olha, se você realmente estiver bastante indeciso eu acho que você deveria abrir uma campanha de crowdfunding para que a resposta fique clara.

Enfim, estamos em uma comunidade de desenvolvimento de jogos. Mesmo que seu jogo seja muito ruim, poucos são aqueles que teríam coragem de chegar e dizer "Seu jogo está ruim, não jogaria ele nem de graça", daí temos o enorme número de "talvez" na enquete. A galera não quer desincentivar.

Seu jogo tem gráficos questionáveis. Não gosto de estilo flat com cenários vazios (apesar de ter melhorado nesse aspecto) e linhas pequenas, preferiria bem mais um jogo full RTP, mas pode ser que tenha quem goste.

A música, pelo pouco que eu ouvi, tem muito o que melhorar. Parece eu, um leigo, brincando no Beepbox e apagando o que saia logo em seguida, pois sabia que não seria o tipo de melodia agradável de ouvir durante minutos.

O Game Design eu não faço muito ideia de como está, pois não acompanhei o jogo. Só toma cuidado que costuma ser a parte mais importante. Gerar itens randomicamente é uma faca de dois gumes, porque é preciso balancear para que não seja muito penalizado pela sorte e estruturar o game de uma forma que o jogador não fique salvando e resetando até conseguir os melhores itens. Não compensa fazer várias rotas de história/locais/conteúdo para o jogador seguir se ele apenas irá escolher uma. Te aconselho a ir atrás de recursos para o jogador ver as outras rotas, como Chrono Trigger, que tinha 13 finais, mas contava com o New Game+ para o jogador continuar com os níveis e itens e assim ver os outros finais mais facilmente. Também pode acontecer de o material aleatório não ter tanta relevância para o jogo do que se fossem coisas fixas.

A história é certamente seu ponto forte. O conceito dos multiversos pode se tornar algo bem legal se bem introduzido e explorado. O problema é que isso é que leva tempo para construir multiversos, e é importante que o jogador não perca o interesse enquanto isso.

Resumo:
Na minha opinião você provavelmente não está pronto para fazer um jogo grátis bom, que dirá comercial. Continue tentando e quem sabe daqui uns cinco anos você esteja pronto.

Olha já contribui no crowdfunding do documentário: 1983 - O Ano dos Videogames no Brasil e geralmente há algo feito antes para que possamos conhecer e confiar para uma eventual contribuição. Dito isso, aconselho primeiro desenvolver o Eletrion ReAlpha gratuito e para uma futura continuação ou Remake o comercial. Assim você teria um jogo como um portfólio para mostrar e consequentemente consegui resultados em sua campanha no Catarse.

Na minha opinião você provavelmente não está pronto para fazer um jogo grátis bom, que dirá comercial. Continue tentando e quem sabe daqui uns cinco anos você esteja pronto.

Não liga para esse comentário... Não, na verdade liga sim! E desenvolve seu jogo, assim os que jogarem poderá comprovar se o jogo é bom ou não!

Para tudo na vida independente da empreitada. O importante é o esforço e dedicação como dizia: Cícero “A dedicação contínua a um objetivo único consegue frequentemente superar o engenho”.

Abraço!

Eu votei não. Mas depois que eu vi os prints eu acho que eu mudo pra sim. AUSHUAHS (Não dá pra mudar o voto Grr)
Dependendo do valor, eu compraria sim, me pareceu bem carismático e se tiver uma jogabilidade boa eu sou um dos compradores. :)

Pgaf, eu ia colocar não, mas mudei pra 'talvez' depois de ver as screenshots.

Como o Kauzz comentou, os gráficos estão carismáticos. Parece ter uma vibe legal.

O 'talvez' vem porque depende de como o todo da obra for executado. A questão da replayability e/ou de como a combinação de game design + aleatoriedade + your choices makes the game é que definiria o (meu) SIM contra o (meu) NÃO.

Campanha no catarse/kikante/vaquinhas é legal, mas você precisa de muito comprometimento. Eu mesmo já apoiei uns 10 projetos diferentes pra testar, e a metade já estourou o prazo de conclusão há meio ano+ e não entregaram a recompensa.

Em quaisquer das possíveis hipóteses, eu recomendaria à você se dedicar com muito carinho ao projeto e olhar bem para o estado 'final' da obra (mas quando sentir que terminou). Se você tiver o feeling de que deve comercializar, manda brasa.

Essa seria uma forma de se virar para o presente, para o processo, para a obra; e não para o retorno/futuro/dinheiro.

Já joguei aquela primeira demo e por ela eu diria SIM, mas são muitos outros fatores como a questão do valor e do produto final completo, então optei por talvez.

Voltar
Topo Inferior