🤔 Para Refletir :
"Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar."
- Yonori Akari

Você pode me dar uma opinião sobre meu mapa?

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
Eu continuo trabalhando arduamente no meu projeto e gostaria muito da opinião de vocês acerca do mapa abaixo. Não encontrei uma categoria que fosse similar a "pedir opinião sobre mapas", então postei aqui mesmo!

Sobre: Trata-se das ruínas de um templo antigo usado como esconderijo por alguns poucos seres "meio-humanos, meio-demônios (pra quem assiste Kimetsu no Yaiba, ONIs)", numa caverna subterrânea com um deserto em sua superfície. Eu estou pensando em tirar aquele "diabinho redondo com asas", ele é só um mascote inútil que não acrescenta em nada na narrativa.

Kiva.jpg

A captura de tela beneficiou pouco o ambiente, eu diria, considerando que o que foi mostrado é mais o vazio. Talvez uma imagem de uma área maior do mapa em si poderia ser melhor. É difícil de avaliar uma porção tão pequena do mapa. Dito isso...

A atmosfera está interessante, apesar que a porção maior parece um pouco simétrica, no que se refere ao piso? Novamente, é difícil dizer, considerando que uma porção pequena foi apresentada. O mapa apresenta um bom nível de detalhes, mas digo que parece que há muitos elementos, no caso, os pilares. Há uma quantidade bem alta de pilares nesse templo, e imagino que vai ser difícil do jogador transitar, observando a situação.

Mas de qualquer forma, eu acho interessante enviar uma imagem maior do mapa, mostrando mais, porque parece que ficou um pouco pra fora, vendo que tem uns personagens bem no cantinho.

Estou curtindo bastante o desenvolvimento, Gás Eliyum!

Alguns pontos para se atentar seria o espaçamento dos elementos para a circulação dos monstros e characters, não sei se é necessário aquela coluna quebrada na parte debaixo entre as duas de fogo-fátuo, já que na parte superior não tem resquícios do mesmo então meio que não parece tão correto a arquitetura. É sempre bom ter uma atenção para a questão espacial quando se trata de mapas :3

Outro detalhe importante. Eu não curti muito da iluminação e posicionamento do mesmo. Note que a iluminação, já que é uma caverna subterrânea, vem do fogo-fátuo e tem esse lado "azulado" pelo mapa, mas está muito dispersos, não parece que vem deles, entende?

Não sou muito familiarizada quando se trata de mapeamentos, então não tenho cacife para apontar mais detalhes. Entretanto, acho que a questão da iluminação é um ponto importante.

Referências vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=SLy0NBSaGGQ

https://www.youtube.com/watch?v=DeYf4u-tHcE

Referências visuais:
oriblindforest_1693443b.png

ss_3b56520665b8fe3bba8df7e4cd239273c7156ab1.1920x1080.jpg
Ori the Blind Forest é um exemplo fantástico de iluminação e cores :3

Bom, acho que é uma palhinha do que posso ajudar, maybe UHAUHAUHAAUHAHAUHAUHAUHAHUAHAHUAHUAUHUHAUHA

Good job and luck, jovem! :3

Apenas acrescentando ao que a [member=162]NineK[/member] disse, de fato, não parece-me fazer um sentido arquitetônico a existência daquelas duas colunas mais próximas nas laterais. A forma como colunas são distribuídas, numa construção, tem a função de distribuir de forma equilibrada o peso que elas suportam. E um detalhe que se vê, por exemplo, na arquitetura grego-romana, e até mesmo na moderna, é que o espaçamento entre as colunas é homogêneo. Não se erguem duas colunas mais próximas e depois outras mais distantes, pois não é funcional em termos de geometria, além de gerar um desequilíbrio visual. Arquitetura, sem dúvida, possui um elemento estético e simbólico, mas não se pode esquecer de sua funcionalidade.  Talvez eu esteja apenas sendo chato, mas quando construo mapas, procuro pensar minimamente numa lógica para eles pautada, na medida do possível, na realidade. Aqui dois exemplo, veja como as colunas são distribuídas de forma homogênea:​

antiga-colunas-gregas-banco-de-imagem__k7564212.jpg

Este exemplo é o mais ilustrativo, a meu ver, pois a forma desse templo é a mesma que as ruínas do seu mapa sugerem, veja como não há duas colunas coladas uma na outra:

176805610.jpg

Ah, eu também endosso os apontamento da Nine sobre a iluminação. Partindo do pressuposto que as piras é que estão irradiando luz, o entorno deveria ser mais azulado, pois não há outra fonte de luz de coloração distinta (como uma tocha, por exemplo, que projeta aquela luz mais alaranjada).  Além disso, é preciso nunca esquecer que luz sempre é mais forte próximo da sua fonte e mais fraca conforme se distancia dela (um princípio básico da Ótica na física). A forma como a luz azulada está dispersa nas laterais do mapa, dá a impressão de que a fonte de luz é outra, vinda de outro lugar. Mas o mapa está deveras bonito e a atmosfera me convenceu. :)

Os apontamentos de todos vocês realmente clareou MUITO algumas ideias que eu ainda não havia pensado! Eu realmente já imaginava que os pilares deveriam seguir essa simetria, mas achei que fosse um detalhe que "poderia passar". Mas, só de ver que todos vocês fizeram o apontamento desse detalhe, eu já notei que é algo que não pode ser ignorado! Hahahaha

Quanto a iluminação... poxa, é realmente uma surpresa e é maravilhoso ter passado a olhar com os olhos de vocês. Eu achava que a iluminação do cenário estava LINDA - antes de ler as críticas. Vou estudar como posso melhorar, baseado nas dicas e referências que me enviaram.

Quanto a screenshot mostrar só um pedaço do mapa: bom, essa cena é da INTRODUÇÃO do game. Logo, tudo o que está sendo mostrado é o que o jogador VAI VER quando abrir o jogo (depois de mais uns 3 mapas). Então, eu foquei apenas nessa parte do cenário, que é a mais detalhada. A intenção é causar vislumbre das cenas e emoção com a música e narrativa que são apresentados enquanto a cena é mostrada. No total, são 7 cenários que são mostrados seguindo a narrativa introdutória (ou prólogo) do game. Mais detalhes sobre isso no tópico do projeto, que estarei preparando pra mostrar nas próximas semanas.

MUUUUUUUUITO obrigado pelo feedback de todos!

ATUALIZAÇÃO

Eu notei que o plugin de iluminação que uso reflete muito a iluminação do cenário. Logo, não tava funcionando usar um fogo-fátuo azul numa caverna com terra avermelhada. Desta feita, alterei as luzes para uma chama comum.

Também mudei a distribuição dos pilares, de forma que fiquem mais simétricos e condizentes com uma estrutura de fato.

YjZB4ye.jpg

OFF: Preciso ativar o meu Windows...

A versão antiga era bonita, mas essa é de longe a melhor. A consistência da iluminação fez uma diferença gigantesca. Mandou bem, meu caro.  _b

Você usa o plugin do Khas? Eu não gosto desse sistema de iluminação justamente por não ter um controle muito grande dele. Acabo que fazendo a iluminação no parallax também.

RaonyFM comentou:
  A versão antiga era bonita, mas essa é de longe a melhor. A consistência da iluminação fez uma diferença gigantesca. Mandou bem, meu caro.  _b

Você usa o plugin do Khas? Eu não gosto desse sistema de iluminação justamente por não ter um controle muito grande dele. Acabo que fazendo a iluminação no parallax também.

Obrigadooo, man! Essa evolução só foi possível graças a vocês! ?

Eu uso o Terrax Lighting. O plugin do Khas não me é muito interessante porque causa uma iluminação MUITO dinâmica (exemplo: as sombras que se movem), e por incrível que pareça, não acho que isso combine com a identidade visual que meu projeto tem.

E concordo, plugins de iluminação limitam MUITO o trabalho. Caso não atinja o meu objetivo com os plugins, certamente mudarei par iluminação via outros meios também.

Voltar
Topo Inferior