𝓢𝓱𝓲𝓪𝔀𝓪𝓼𝓮 𝓰𝓮𝓽𝓽𝓸 𝓭𝓪 𝔂𝓸!
Uma coisa bem comum dentre fãs de animes, é ser muito mais apegado as animações de um certo estúdio, seja lá qual for ele, talvez por alguma peculiaridade ou simplesmente por ter tido uma ótima experiência com o estúdio vendo diversas obras fantásticas dele. Com isso em mente eu criei este tópico, mais pra saber se mais alguém curte ir mais a fundo sobre o que gosta. Você tem algum estúdio favorito? Caso não tenha uma base do que dizer, você pode dizer O que te faz gostar do estúdio, Algumas coisas que você não gosta nele e Os animes deste estúdio que você tem mais carinho (Não necessariamente os melhores).
Já que eu deixei tudo no ar, acho justo começar dizendo o meu estúdio favorito, certo? Mesmo acreditando que isso não seja surpresa pra ninguém, mas tudo bem.
Pois é, meu estúdio favorito, é o estúdio Shaft. É bizarro a diferença dele para as demais, não exatamente em detalhes técnicos, tanto que existem muitos animes da Shaft com animação mediana (Apesar de eles realmente investirem quando querem), muitos culpam Akiyuki Shinbou pelo sucesso da Shaft (Basicamente um Shigeru Miyamoto da Shaft, tudo que ele toca vira ouro), e com muitos argumentos, visto que o maior diferencial deles é realmente a produção e direção louca, com diversas mensagens escondidas, uso de imagens reais em meio a animação, fundos simples com uma mistura de desenhos com degradês e jogo de cores sendo feitos com maestria.
Quem que já assistiu o anime Sayonara Zetsubou Sensei que não se lembra da primeira abertura? Sim, estou falando da abertura onde tiveram a brilhante ideia de colocar o personagem principal enforcado em um flash da tela enquanto a cara do próprio Shinbou aparecia de fundo.
Quem que já assistiu o anime Sayonara Zetsubou Sensei que não se lembra da primeira abertura? Sim, estou falando da abertura onde tiveram a brilhante ideia de colocar o personagem principal enforcado em um flash da tela enquanto a cara do próprio Shinbou aparecia de fundo.
Agora me diga outro estúdio que seria louco o suficiente pra fazer coisas assim?
É louvável como a Shaft é capaz de dar sua identidade para tudo que toca sem estragar o material original, mantendo o máximo possível do core da coisa (Existe um caso onde isso deu errado, mais especificamente em MekakuCity Actors, onde o próprio estúdio admitiu o erro e logo anunciaram uma versão refeita do anime), o que muitos estúdios não conseguem fazer pelo medo dos fãs quererem sempre algo 100% fiel ao original. Sem contar a coragem para colocar conteúdo mais incorreto possível, é muito normal você ver críticas negativas pra animes da Shaft por coisas que não o próprio anime. Por exemplo, menção a pedofilia = anime ruim, zoar falsos suicidas = ruim, e assim vai.
Mas agora, a parte ruim da Shaft. Eu acredito que o gosto deles para adaptar é meio questionável. É mais que obvio que eles adaptam com mais certeza obras que tem uma boa visualização (apesar do cuidado para não pegar coisas que não se encaixem com o estilo do estúdio), o que deu ao estúdio um leque bizarro de animes harém. Outra coisa que me incomoda, é nunca ser certeza como eles vão adaptar alguma coisa. As vezes eles fazem um anime normal de 12~13 eps, mas aí do nada anunciam uma nova temporada com apenas 3 episódios e logo em seguida outra com 20 e poucos, nunca dá pra saber qual vai ser o próximo passo.
Mas agora, a parte ruim da Shaft. Eu acredito que o gosto deles para adaptar é meio questionável. É mais que obvio que eles adaptam com mais certeza obras que tem uma boa visualização (apesar do cuidado para não pegar coisas que não se encaixem com o estilo do estúdio), o que deu ao estúdio um leque bizarro de animes harém. Outra coisa que me incomoda, é nunca ser certeza como eles vão adaptar alguma coisa. As vezes eles fazem um anime normal de 12~13 eps, mas aí do nada anunciam uma nova temporada com apenas 3 episódios e logo em seguida outra com 20 e poucos, nunca dá pra saber qual vai ser o próximo passo.
Bom, agora chegou a parte legal, os meus animes favoritos da Shaft! Para que não fique algo muito enorme, vou apenas citar 3 e dar um breve gosto do motivo por eu amar tanto cada uma delas.
Sayonara Zetsubou Sensei: Para quem já viu minha assinatura pelo menos uma vez, deve ter imaginado isso, mas tudo bem.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=l2tNEqwy7bk&list=PLz_im5VUckrRI5rPiAmca2_HhfmlgzG3L&index=2[/youtube]
Este anime é considerado por alguns, a obra suprema do humor negro. Basicamente, ele leva uma estrutura episódica brincando com exageros da sociedade, sempre apresentando um problema, exemplificando ele e posteriormente, colocando esses problemas em ação através dos personagens. Por mais que pareça repetitivo, a obra sempre se renova fazendo coisas que não esperamos, sempre com piadas muito pesadas que você muito provavelmente se sentirá um lixo por rir.
Arakawa Under the Bridge: Um anime que assisti esperando ser uma completa merda. Eu simplesmente não conseguia engolir um personagem estrela (Como os japoneses são estranhos, nunca tinha me passado na cabeça a possibilidade de ser apenas uma máscara).
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=JaCoYlCXLiU&index=3&list=PLz_im5VUckrRI5rPiAmca2_HhfmlgzG3L[/youtube]
A última coisa que eu esperava de Arakawa Under the Bridge foi exatamente o que ele me mostrou, um plot hiper bonitinho com uma mensagem muito boa que se renovava do inicio ao fim. A comédia do anime também é muito boa, apesar de não ser pesada como a de Zetsubou Sensei. Vale também mencionar todo o simbolismo do inicio de episódios que sempre eram um tapa na cara na frente de outro.
Monogatari Series: Junto com Madoka Magica, o anime mais rentável de todo o estúdio, além de ser minha série de animes favorita.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Tk62dMvMwYE[/youtube]
A lendária Renai Circulation, uma das aberturas de anime com mais paródias da história.
A lendária Renai Circulation, uma das aberturas de anime com mais paródias da história.
Não é surpresa pra ninguém o amor que tenho por essa obra, claro, Nisio Isin, o autor da Novel já tinha feito o trabalho de criar o melhor foreshadowing que já vi, e fez uma estrutura bem crível com o roteiro mais consistente que já vi na vida, porém mais único possível, impossibilitando uma adaptação seja pra anime, filme ou qualquer coisa, simplesmente por sua base em diálogos muito pesada sendo quase impossível de manter alguém no barco tempo o suficiente para ele ser pego pela história magnífica por trás de Monogatari. Bom, era o que todo mundo pensava até Shinbou fazer milagre novamente, não só adaptando com maestria a série de livros do Nisio, como contribuindo de mais ao universo da obra deixando o Foreshadowing não só presente no roteiro como também no visual do anime. Fazendo uma mistura tão única e bizarra que conquistou o coração de inúmeras pessoas pelo mundo.
Bom, essa foi minha parte sobre meu estúdio favorito. Não precisa de todas as viadagens que fiz aqui, se quiser postar de maneira mais simples, fique a vontade, só não se esqueça de compartilhar conosco seu gosto!
You See!~