"Yes,hack 'em all!"
Produtora: Hangar ß (Strato)
Plataformas: PC
Gênero: Adventure, Puzzle
Idiomas: Português, Inglês
Site: Tumblr
Introdução:
Watch_Cats é um 'adventure-puzzle game' que põem em ação um grupo de hackers com um senso de justiça incomum, podendo ser interpretada suas atitudes como anti-heroicas, principalmente pela invasão de privacidade promovida por este grupo. O jogo tem como foco a resolução de puzzles integrados à narrativa, prezando mecânicas mínimas e interessantes para que o todo tenha eficiência. A ideia é propor um gameplay responsivo, sofisticado e natural. A forma que encontrei disso acontecer é baseando todo sistema do jogo em recompensas - o jogador é bonificado de acordo com seu real desempenho -, e não por um progresso pré-definido ou relativista. |
Ps: apesar dos recursos do projeto serem praticamente 100% originais, WC será um jogo free (grátis)
Mecânica:
O jogo funciona em mundo aberto (open world) com a mecânica similar ao RPG eletrônico - como tal haverão lugares e pessoas para interagir. Um diferencial é que não haverá linearidade de enredo ou gameplay. O enredo funciona como "fragmentos" dentro de cada capítulo do jogo. E cada missão significa um destes fragmentos que se interconectarão de alguma forma, não importando a ordem no qual são coletados. Podendo criar interpretações e linhas de raciocínios diferentes se realizados com certa aleatoriedade. |
Toda essa mecânica será destrinchada melhor nos itens à seguir o/
Apps:
O jogo possui no total de apenas 3 sistemas que são compreendido através de Apps. Eles integram os demais aspectos de jogabilidade em Watch_Cats, e que tecnicamente funcionam em tempo real - assim como acontece na vida real. Notificações serão recebidas como: mensagens de texto, atualização da agenda, novas localidades, usuários ativos na área, backup e outros. |
ADSL Social Link:
O primeiro e principal app do jogo. À principio, ele é o que parece mas não funciona como parece. O ADSL Social Link representa um vinculo que o jogador terá com outros personagens (bem similar a um sistema de afinidade). Mas ele não funciona com esse propósito. Sua função real é de mapa, nele ficarão mapeados os personagens antigos e novos, com informações relevantes ao progresso do jogo e demais informações que serão atualizadas de acordo com a porcentagem de cada um deles. |
Whisker Search(Hackeamento):
Esse é o app que dá função ao jogo; o segundo ícone. Sua função é escanear e localizar sinais de Bluetooth ativos próximos ao local que o jogador estiver (o ícone recebe notificação toda vez que surgem usuários ativos). Localizando um usuário será possível hackeá-lo, iniciando um puzzle que deve ser vencido para obter o data do aparelho alheio. Esse data só pode ser acessado/estudado em um PC(em casa, lanhouses...) e funciona basicamente como "moeda" que pode ser trocado por progresso indireto do jogo. Seu conteúdo poderá ser explicito, enigmático ou inocente e trazer revelações que poderão ser usadas em algum momento do jogo. Ter esses datas em mãos poderá ser de grande ajuda, mas lembrando que descriptografar e fazer - ou não - uso destas informações ficará à critério do jogador. |
S'up Messenger:
Esse app é um sistema de conversas e mensagens que funciona com autoresponder (ao ler uma mensagem ela é respondida automaticamente dando continuidade a conversa). Além também de dispor de algumas opções de resposta dependendo da conversa. Esse é o |
Backup:
*sem imagem, nem é tão importante assim
More:
**sem imagem, nem é tão importante assim
Puzzles:
Apesar do adventure, são os puzzles que dão sentido ao jogo pois se tratam do hackeamento propriamente dito - e de toda a premissa. Todo puzzle advém de um hackeamento e vice-versa. E também é fato que todo puzzle está relacionado a história, de forma flexível e condizente com a curva de aprendizado e da situação que o jogador estiver no jogo (Ex: se estiver num momento cômico, o puzzle será comigo; se serio, o puzzle será tenso...e assim segue a lógica), que corresponde a ciclos. |
Naturalmente, haverão tipos de puzzle, e nem todos eles acontecem algum conflito, outros são meros quebra-cabeças e jogos de lógica.; ou uma mistura deles. Só não haverá como saber qual o tipo de puzzle que virá ao iniciar um hackeamento, eles possuem um tipo de aleatoriedade.
Recompensas:
Conforme dito na introdução, o jogo todo é baseado em recompensas pelo fato de que tudo está relacionado a trama principal. Então há um incentivo para que ela seja feita. Como a linearidade foi dispensada, essas recompensas servirão para indicar se o jogador está no caminho certo pois serão realistas. Ex: se apenas 50% do jogo for concluído, apenas 50% do conteúdo poderá ser entregue, inclusive o próprio enredo que inclui fatos, cutscenes, diálogos, cenas e etc. O que for deixado para trás ficará para trás, e só será possível resgatar um dos 3 "finais" do jogo. Simples, direto e necessário. Os sistemas do jogo estão sendo construidos para dar total suporte ao jogador, mas a caça ao tesouro fica por conta dele, o que for ignorado naturalmente criará uma lacuna. |
» 50% jogo completado: Fim da primeira parte do jogo, tela de créditos, sem cutscenes ou diálogos de desfecho. Se 50% do jogo for deixado para trás ele acaba aqui, mesma regra vale para os 3 finais abaixo:
» 62,5% jogo completado: Final simples, desfecho resumido/poucas conclusões.
» 75% jogo completado: Final médio, desfecho mais detalhado porém carente de revelações.
» 87,5% jogo completado: Final avançado, desfecho digno de revelações.
» 100% jogo completado: Simplesmente tudo que se tem direito.
A mesma regra acima vale para os personagens registrados no ADSL Social Link, a porcentagem de missões refletirá no número de aparições deles na história. Ex: se apenas 26% das missões de Karolina forem completadas, ela só aparecerá em 26% das cenas, diálogos, cutscenes e etc. E obviamente que a não realização de missões causará desfalques na história pois só existe uma trama. Tornando impossível a compleição do jogo, mas dando a chance para o jogador resgatar um dos três finais. Essa regra se aplica à tudo no jogo, basicamente. |
**Quando o projeto estiver mais avançado faço uma lista decente, ilustrando como calcular o saldo de ganhos e perdas.
Mídia:
Cutscenes:
São apresentadas ao final de cada capitulo como uma forma de conclusão/resumão. Existirá um número fixo que poderá alternar de acordo com o que for feito no capítulo. Exemplos abaixo do formato.. |
*só para ilustrar mesmo, resta um bom trampo aqui ainda :x
"Penso, nenhum de nós aqui existiria se não fosse a internet. Ela é como uma mãe para nós. Nem mesmo você pode negar isso"
"Não me importa se são crianças. Prendam-nos. Jogue-os dentro de uma cela escura"
"Penso, nenhum de nós aqui existiria se não fosse a internet. Ela é como uma mãe para nós. Nem mesmo você pode negar isso"
"Não me importa se são crianças. Prendam-nos. Jogue-os dentro de uma cela escura"
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Concept arts:
Karino:
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Imagens:
*As mesmas em resolução original
Soundtrack:
Algumas musicas que estou compondo para o projeto. Ainda trabalhando nelas mas acredito que transmitem a atmosfera do jogo melhor que as imagens: |
[cloudset]https://soundcloud.com/starnull/sets/watch_cats-ost-working-in[/cloudset]
Download:
Indisponível :x
Finalizando:
Agradeço pela visita! Atualizações importantes serão postadas aqui. Notas e outros assuntos nem tão relevantes assim serão postadas no Tumblr do projeto. Até mais! |