🤔 Para Refletir :
"O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo."
- Jazz

Watch_Cats

Strato Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
15 de Agosto de 2015
Postagens
33
Bravecoins
48
zviZYiZ.png
"Yes,hack 'em all!"

hggVQCQ.png

Produtora: Hangar ß (Strato)
Plataformas: PC
Gênero: Adventure, Puzzle
Idiomas: Português, Inglês
Site: Tumblr

Introdução:
Watch_Cats é um 'adventure-puzzle game' que põem em ação um grupo de hackers com um senso de justiça incomum, podendo ser interpretada suas atitudes como anti-heroicas, principalmente pela invasão de privacidade promovida por este grupo.
O jogo tem como foco a resolução de puzzles integrados à narrativa, prezando mecânicas mínimas e interessantes para que o todo tenha eficiência. A ideia é propor um gameplay responsivo, sofisticado e natural. A forma que encontrei disso acontecer é baseando todo sistema do jogo em recompensas - o jogador é bonificado de acordo com seu real desempenho -, e não por um progresso pré-definido ou relativista.
O projeto foi idealizado há muito tempo, porém, apenas nos últimos meses começou a ganhar vida e, mesmo tendo praticamente 100% de tudo já idealizado tem tomado bem mais tempo para produzir do que o esperado, achei melhor apresentar no que tenho trabalhado para ter uma visão mais ampla do projeto. Então pode considerar aspectos dele ainda em fase de WIP
Ps: apesar dos recursos do projeto serem praticamente 100% originais, WC será um jogo free (grátis)

x3q646L.png
-
IP96zXS.png

Mecânica:
O jogo funciona em mundo aberto (open world) com a mecânica similar ao RPG eletrônico - como tal haverão lugares e pessoas para interagir. Um diferencial é que não haverá linearidade de enredo ou gameplay. O enredo funciona como "fragmentos" dentro de cada capítulo do jogo. E cada missão significa um destes fragmentos que se interconectarão de alguma forma, não importando a ordem no qual são coletados. Podendo criar interpretações e linhas de raciocínios diferentes se realizados com certa aleatoriedade.
Não existirão missões extras, secundárias ou paralelas. Todas as missões do jogo são missões principais! Por mais que a rítmica delas se distinguem. O jogador será "questionado" pelas missões que ele deixar para trás pois uma parte da história será perdida, limitando ramificações e criando "finais de lacunas".
Toda essa mecânica será destrinchada melhor nos itens à seguir o/

PYCBOpn.png
-
dZV38hj.png

Apps:

O jogo possui no total de apenas 3 sistemas que são compreendido através de Apps. Eles integram os demais aspectos de jogabilidade em Watch_Cats, e que tecnicamente funcionam em tempo real - assim como acontece na vida real. Notificações serão recebidas como: mensagens de texto, atualização da agenda, novas localidades, usuários ativos na área, backup e outros.
Eles serão apresentados abaixo individualmente e por ordem de importância:

ADSL Social Link:
O primeiro e principal app do jogo. À principio, ele é o que parece mas não funciona como parece. O ADSL Social Link representa um vinculo que o jogador terá com outros personagens (bem similar a um sistema de afinidade). Mas ele não funciona com esse propósito. Sua função real é de mapa, nele ficarão mapeados os personagens antigos e novos, com informações relevantes ao progresso do jogo e demais informações que serão atualizadas de acordo com a porcentagem de cada um deles.
Como dito, cada personagem possui uma porcentagem que representa o número de "missões" que o jogador completa para cada um deles. Mas nem toda missão é formal, responder uma mensagem, ajudá-lo esporadicamente e etc, também contam na porcentagem. Conceitualmente é desta forma que se progride em Watch_Cats, gerenciando essa "agenda" com auxilio dos sistemas automatizados em tempo real.

y80pMZL.png
-
edM2ZDv.png

Whisker Search(Hackeamento):
Esse é o app que dá função ao jogo; o segundo ícone. Sua função é escanear e localizar sinais de Bluetooth ativos próximos ao local que o jogador estiver (o ícone recebe notificação toda vez que surgem usuários ativos). Localizando um usuário será possível hackeá-lo, iniciando um puzzle que deve ser vencido para obter o data do aparelho alheio. Esse data só pode ser acessado/estudado em um PC(em casa, lanhouses...) e funciona basicamente como "moeda" que pode ser trocado por progresso indireto do jogo. Seu conteúdo poderá ser explicito, enigmático ou inocente e trazer revelações que poderão ser usadas em algum momento do jogo. Ter esses datas em mãos poderá ser de grande ajuda, mas lembrando que descriptografar e fazer - ou não - uso destas informações ficará à critério do jogador.

Bl0G23w.png
-
8eeCC6t.png

S'up Messenger:
Esse app é um sistema de conversas e mensagens que funciona com autoresponder (ao ler uma mensagem ela é respondida automaticamente dando continuidade a conversa). Além também de dispor de algumas opções de resposta dependendo da conversa. Esse é o mais bobo menos complexo dos três sistemas - mas está longe de ser inútil -, ele será responsável por marcar encontros, atividades e etc. Ignorar ele poderá causar desfalques de diferentes níveis na história!

7jWWQGC.png
-
5AUaUJ1.png

Backup:
O quarto app faz backup de segurança do celular... Mentira, serve basicamente para salvar o progresso do jogo - dispensando completamente qualquer necessidade de save point.

*sem imagem, nem é tão importante assim

More:
O quinto e último app é um multifunção que traz as opções de: exit game, load game e o wide world map.

**sem imagem, nem é tão importante assim

Puzzles:
Apesar do adventure, são os puzzles que dão sentido ao jogo pois se tratam do hackeamento propriamente dito - e de toda a premissa. Todo puzzle advém de um hackeamento e vice-versa. E também é fato que todo puzzle está relacionado a história, de forma flexível e condizente com a curva de aprendizado e da situação que o jogador estiver no jogo (Ex: se estiver num momento cômico, o puzzle será comigo; se serio, o puzzle será tenso...e assim segue a lógica), que corresponde a ciclos.
O gameplay aqui será completamente diferente do mundo externo, controlaremos um gato conhecido como "o gato que tudo espia" e existirão foes(inimigos), power ups(poderes) e níveis de dificuldade. Além de um enredo próprio! O mundo virtual tem suas próprias leis, regras, crenças, filosofias e personagens. Ex: 'the bug' e 'the antivirus' são algumas das autoridades deste mundo(dentre outras). O enredo do mundo externo e do mundo virtual se entrelaçam de alguma forma; acredito que isso dará um fator diferencial para que os puzzles não fiquem vazios ou chatos.
Naturalmente, haverão tipos de puzzle, e nem todos eles acontecem algum conflito, outros são meros quebra-cabeças e jogos de lógica.; ou uma mistura deles. Só não haverá como saber qual o tipo de puzzle que virá ao iniciar um hackeamento, eles possuem um tipo de aleatoriedade.

HO8EDRA.png
-
Sls8FJf.png

Recompensas:
Conforme dito na introdução, o jogo todo é baseado em recompensas pelo fato de que tudo está relacionado a trama principal. Então há um incentivo para que ela seja feita. Como a linearidade foi dispensada, essas recompensas servirão para indicar se o jogador está no caminho certo pois serão realistas. Ex: se apenas 50% do jogo for concluído, apenas 50% do conteúdo poderá ser entregue, inclusive o próprio enredo que inclui fatos, cutscenes, diálogos, cenas e etc. O que for deixado para trás ficará para trás, e só será possível resgatar um dos 3 "finais" do jogo.  Simples, direto e necessário. Os sistemas do jogo estão sendo construidos para dar total suporte ao jogador, mas a caça ao tesouro fica por conta dele, o que for ignorado naturalmente criará uma lacuna.
Abaixo, exemplos de aplicação deste conceito:

» 50% jogo completado: Fim da primeira parte do jogo, tela de créditos, sem cutscenes ou diálogos de desfecho. Se 50% do jogo for deixado para trás ele acaba aqui, mesma regra vale para os 3 finais abaixo:
» 62,5% jogo completado: Final simples, desfecho resumido/poucas conclusões.
» 75% jogo completado: Final médio, desfecho mais detalhado porém carente de revelações.
» 87,5% jogo completado: Final avançado, desfecho digno de revelações.
» 100% jogo completado: Simplesmente tudo que se tem direito.

A mesma regra acima vale para os personagens registrados no ADSL Social Link, a porcentagem de missões refletirá no número de aparições deles na história. Ex: se apenas 26% das missões de Karolina forem completadas, ela só aparecerá em 26% das cenas, diálogos, cutscenes e etc. E obviamente que a não realização de missões causará desfalques na história pois só existe uma trama. Tornando impossível a compleição do jogo, mas dando a chance para o jogador resgatar um dos três finais. Essa regra se aplica à tudo no jogo, basicamente.
Se oportunidades de hackeamentos forem deixadas para trás, a história no mundo virtual não será concluída e não poderá se conectar perfeitamente com a história do mundo exterior, criando outro tipo de lacuna. Vale lembrar: gotta hack 'em all!!
**Quando o projeto estiver mais avançado faço uma lista decente, ilustrando como calcular o saldo de ganhos e perdas.

Mídia:

Cutscenes:
São apresentadas ao final de cada capitulo como uma forma de conclusão/resumão. Existirá um número fixo que poderá alternar de acordo com o que for feito no capítulo. Exemplos abaixo do formato..

*só para ilustrar mesmo, resta um bom trampo aqui ainda :x

luy8K2I.png

"Penso, nenhum de nós aqui existiria se não fosse a internet. Ela é como uma mãe para nós. Nem mesmo você pode negar isso"

LW4EugK.png

"Não me importa se são crianças. Prendam-nos. Jogue-os dentro de uma cela escura"

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concept arts:

Karino:
atOxdfN.png
Lilia:
CHGlQ0E.png
Ney:
3YVtZbg.png

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imagens:
*As mesmas em resolução original
5V36OE2.png

iaOx96H.png

stMAmTN.png

gTdyXvd.png

V5RqB55.png

HMSQoG2.png

AM9m4RR.png

Wxdv4Oe.png

8UWydzD.png

2MunG5r.png

z1L1Ilp.png

O4lHaDZ.png

Soundtrack:
Algumas musicas que estou compondo para o projeto. Ainda trabalhando nelas mas acredito que transmitem a atmosfera do jogo melhor que as imagens:

[cloudset]https://soundcloud.com/starnull/sets/watch_cats-ost-working-in[/cloudset]

Download:
Indisponível :x

Finalizando:
Agradeço pela visita! Atualizações importantes serão postadas aqui. Notas e outros assuntos nem tão relevantes assim serão postadas no Tumblr do projeto. Até mais!

Já comentei nas outras comunidades, mas repito aqui!

Foda! Muito bom! Estou ansioso para jogar esse game.  :Okay_fix:

Disponha

Parece um jogo f*da!
Tem até um celular com apps! :^^':
De começo, achei que a mecânica de hackear seria o personagem batalhando com chips, mas depois vi que eram puzzles á lá BioShock mesmo...
No mais, continue com o projeto. Quando o jogo sair vou baixar com certeza! :Okay_fix:

Parabéns pela produção, Strato!
Está tudo muito bonito!
Fico no aguardo para ver o casamento da música com a arte gráfica.
:Okay_fix:

Magnifique! :Kawai_Desu:

O projeto está com uma aparência única e bela. Isso atiça ainda mais a minha vontade de jogá-lo! :^-^:

Até!

Moge Maker comentou:
Magnifique! :Kawai_Desu:

O projeto está com uma aparência única e bela. Isso atiça ainda mais a minha vontade de jogá-lo! :^-^:

Até!

Quer dizer que eu n sou o único a usar essa expressão!
Então...Magnifique! :Kawai_Desu:
Eu me pergunto se vai ter um modo multiplayer. Se tiver, eu vou marcar pra jogar com o Moge, pq parece que ele gostou demais :awesome:

Fico feliz pelos comentários gente, tive uma série de ideias lendo eles  :^-^:

[member=123]Caio Varalta[/member]
Certamente uma das partes gratificantes! Por isso muita calma nesse hora, talvez até problemático uma vez que penso em reescrever algumas coisas para que encaixem mais perfeitamente possível rsrs

gmestanley comentou:
Eu me pergunto se vai ter um modo multiplayer. Se tiver, eu vou marcar pra jogar com o Moge, pq parece que ele gostou demais :awesome:
Morri kkkk
Quero sair vivo dessa história, um multiplayer é ter de repensar e testar tudo do zero. Como não deve ter uma forma fácil de implementar fica fora de questão :/

Voltar
Topo Inferior