🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

RPG Maker MV Zoom! -RPGMakerMV

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.347
Zoom!

O tutorial neste tópico é ensinar como dar Zoom na tela do seu jogo.

Para que isso funcione, você deve criar um evento e abrir o comando: Script na aba 3.

Então você tem essas opções de scripts que você pode usar para o ZOOM:


[greenalert]..::: PARTE 1: BÁSICO :::..[/greenalert]

ROWogu3.png


ZOOM INSTANTÂNEO: Dá Zoom direto.

X e Y: São as coordenadas onde será posicionado o Zoom no mapa.

Scale: É a escala de como o Zoom vai se aproximar, o valor padrão é 1. Caso queira colocar um valor decimal na escala, sempre use ponto "." para marcar os números como decimal. Exemplo: 1.5

6NUyY2X.png


ZOOM APROXIMAR TELA: O Zoom é aproximado.

Duration: É o tempo a dar zoom, o valor do tempo é em frames, exemplo: 60 frames = 1 segundo

nV5c6IA.png


ZOOM TORNAR PADRÃO: Retorna ao Zoom padrão.

Abaixo está uma imagem de exemplo de como o zoom vai ficar.

W7XnZA2.png

[yellowalert]..::: PARTE 2 - Avançado :::..[/yellowalert]

ZTNrht7.png


ZOOM SELECIONAR JOGADOR: Esse script serve para criar as variáveis xPos e yPos da posição do jogador.

s7uzkQJ.png


ZOOM SELECIONAR EVENTO: Esse script serve para criar as variáveis xPos e yPos da posição do evento, note que em "event(x)" tem o X que você deve mudar o valor para o número do ID do evento que está no mapa atual que quer aproximar o Zoom

Depois de selecionar o jogador/evento que você queria, é hora de dar zoom neles, com isso você pode usar os scripts usados na parte 1 só que de forma diferente. Veja:

rkPrS4G.png


Sgax0FI.png


[warning]Importante dizer que os valores xPos e yPos não devem ser mudados, caso se mudar para números, esse script vai reconhecer como coordenadas do mapa.[/warning]

Então é isso. Agora a lista está completa, mas se você ta sem ideias de como poder usar para algo útil, eu encontrei uma ideia legal para usar os scripts avançados, abra o Spoiler abaixo para ver uma ideia minha.

ZOOM: Seguir o jogador

iwW5Cmz.png


FZ39sXf.png

Então é isso, até mais!
 
Muito bom o tutorial, e bem simples e fácil o comando, infelizmente para o meu projeto eu trabalho com o VX apenas e acredito que isso seja só para o MV, você saberia me dizer se é possível ou qual é esse comando no VX? queria testar umas coisas diferentes para o meu projeto com esse comando, novamente muito bom o tutorial, obrigado por compartilhar!

Abraços do Lyca!
 
cara, muito bom, muito bom mesmo, eu adorei!!

Já fiz alguns teste e percebi que esse zoom é no viewport e não no mapa em si.
Para zoom que aproxime fica bom, embora a câmera não acompanha mais, mas quando resolvi dar um zoom de 0.5 ele simplesmente reduz a telinha deixando tudo preto em volta ao invés de mostrar o mapa todo.

alguns makers experientes podem dar um jeito nisso. Não é? cof cof cof [member=78]Masked[/member]
 
Ludovic comentou:
cara, muito bom, muito bom mesmo, eu adorei!!

Já fiz alguns teste e percebi que esse zoom é no viewport e não no mapa em si.
Para zoom que aproxime fica bom, embora a câmera não acompanha mais, mas quando resolvi dar um zoom de 0.5 ele simplesmente reduz a telinha deixando tudo preto em volta ao invés de mostrar o mapa todo.

alguns makers experientes podem dar um jeito nisso. Não é? cof cof cof [member=78]Masked[/member]

Pois é... eu não sou nenhum scripter, mas eu tento ajudar os makers o possível, cof cof cof [member=78]Masked[/member]
 
Parabéns, isso é bem útil pra mostrar que não dá pra usar eventos pra tudo.
Além de estar usando scripts na prática, o resultado não é tão bom quanto usando plugins e tentar fazer isso usando eventos seria inviável (quer usar pictures pra cada tile e char, e aí animar, e aí redimensionar e reposicionar tudo de acordo com uma variável? Boa sorte).

Obrigado, mais um exemplo pra minha lista.

Pois é... eu não sou nenhum scripter, mas eu tento ajudar os makers o possível, cof cof cof [member=78]Masked[/member]
Engraçado que você passa dois anos postando praticamente todo dia na área de pedidos e dúvidas de scripts de diversos fóruns e fazendo os pedidos do pessoal e aí fica uns meses fora e uau, você realmente nem tenta ajudar, cara. Não sei se você já reparou, mas quase todos os meus scripts foram feitos a pedido de alguém, e eu tenho bem mais scripts feitos que você mesmo tem tutoriais. Presta mais atenção da próxima vez.
 
Voltar
Topo Inferior