🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

Zu

Cronus

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
09 de Agosto de 2015
Postagens
51
Bravecoins
3
        • 2gkB5R1.png
          Nome.......................Zu
          Autor................Cronus
          Maker.........VX Ace Lite
          Gênero...................RPG
          Início.........01/03/2013
          Término.....31/03/2013

RN51Sn5.png

Sobre o Jogo

Zu é um jogo de RPG de Exploração, desenvolvido para o concurso "Make a Game, Win a Game!" idealizado pela Projeto RPG Maker. Seguindo as regras do concurso, o jogo foi criado dentro das limitações do RPG Maker VX Ace Lite e foi finalizado dentro do período de um mês, além de ter levado o primeiro lugar. O jogo não é muito longo e seu tempo estimado é de cerca de 40 minutos a algumas horas.

Alguns Links

Introdução

O jogo tem como protagonista Allan, um jovem que após se encontrar com uma misteriosa entidade denominada Zu se submeteu a explorar o seu mundo em busca de alcançar um objetivo pessoal. Nesse novo mundo formado por lembranças que mais parece uma mistura de sonhos e pesadelos, Allan deve encontrar o seu caminho explorando terras hostis enquanto interage com seres estranhos ou até mesmo assustadores.

7oiMteU.png

Imagens
          Clique nas miniaturas para visualizar em tamanho maior.​

Trailer
          Recomendado alterar a qualidade do vídeo para 480p.
          [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hKrOXaLsNBk[/youtube]​

2d4fvCK.png

O jogo conta com diversos sistemas customizados, mas dentre os principais estão:

Ws3bZSh.png
          Árvore de Habilidades
          • Uma árvore de habilidades (ou Skill Tree) acessível pelo menu do jogo, onde é possível adiquirir 12 habilidades diferentes divididas entre as categorias Astral (AP) e Enérgico (EP).
          ppQw9AD.png
          Lira da Lamentação
          • Uma ferramenta utilizada para abrir passagens e interagir com o ambiente, onde houverem marcas indicativas no chão. Para se utilizar a Lira (quando disponível) deve-se pressionar a tecla S. Para tocar utilize as teclas Direcionais e Z.
          VbbpxJl.png
          Fabricação de Itens
          • Um método de se obter itens que não são acessíveis de outras maneiras. Na fabricação de itens são utilizados itens especiais da categoria "Ingredientes", que quando combinados resultam em itens mais poderosos e eficazes. Ingredientes são conseguidos através de baús ou derrotando inimigos.

Log de atualizações
          Primeira atualização
          • Status de melhoria (Ataque+ e Defesa+) agora funcionam corretamente e aumentam os atributos ao invés de diminuir.
          • Experiência e Luz (dinheiro) dos inimigos corrigido, antes alguns inimigos davam menos experiência do que deveriam.
          • Legenda dos Itens "Escama" e "Pó Fortificante" foram corrigidas (pequenos detalhes).
          • Remoção da categoria "Special" nas Habilidades do personagem, que não tinha utilidade nenhuma.
          • Habilidades "Cura" e "Força Espiritual" colocadas nas categorias corretas.

Segunda Atualização
          • Corrigidos diversos erros de de passabilidade e feitas pequenas alterações em alguns mapas;
          • Corrigidos erros em várias caixas de texto do jogo e feitas pequenas alterações em alguns textos;
          • Diálogos do final refeitos (várias linhas removidas e substituídas assim como várias novas linhas de texto adicionadas), também adicionadas imagens de fundo durante os textos do epílogo;
          • Alteração no Vocab para adequar algumas mensagens referentes ao combate;
          • Novas telas de título, game over e logos antes do título;
          • O Menu da caixa se fecha automaticamente quando o jogo é salvo e após ser carregado;
          • Corrigido o valor necessário para se comprar o mapa do lago;
          • Corrigidos pequenos problemas com a disponibilidade do mini-mapa do lago quando se utilizava o botão do menu;
          • Frequência de encontros aleatórios nas ruínas foi diminuída;
          • Corrigida relação de aparição de grupos de inimigos correspondentes ao nível do personagem nas ruínas (grupos mais fracos aparecem em níveis mais baixos);
          • Inimigos dão mais experiência (mais rápido subir de nível);
          • Redução no valor de ataque das habilidades mais poderosas dos chefes;
          • Vampirismo agora utiliza AP, todas as outras habilidades astrais tiveram seu custo de AP reduzido;
          • Correção nos atributos de acessórios que oferecem bônus (Máscara do Sábio);
          • Novo item: Máscara do Viajante (aumenta experiência adiquirida em combate).

0Y8HYJ1.png

Notas do Autor
          Esse jogo já é meio antigo, mas fico contente em poder postar ele na condado e comparilhar com pessoas que talvez ainda não conheçam. O jogo é muito longe de ser perfeito e tem muitas falhas condizentes com o prazo em que foi feito, mas apesar disso a repercussão dele foi muito melhor do que eu poderia imaginar, e quem sabe ainda possa ser de interesse pra quem ainda não o conhece =)

Como o jogo está desencriptado de acordo com as regras do concurso original, não pretendo desencriptá-lo. Só peço que não utilizem o material original do jogo sem antes pedir permissão, e que não utilizem quaisquer outros materiais sem que os autores originais sejam creditados. Mais abaixo segue uma lista com os créditos aos materiais que utilizei no jogo.

Perguntas Frequentes (F.A.Q)
          Aviso: algumas respostas podem conter spoilers a respeito de como prosseguir no jogo, portanto se você não deseja estragar a sua experiência jogando, leia com cautela.
          1. O que é VX Ace Lite?
          O VX Ace Lite é uma versão gratuita do RPG Maker VX Ace, contendo as limitações de uma versão trial. Você pode baixar o Ace Lite aqui.

2. Que materiais você usou no seu jogo?
          Você pode encontrar os materiais que editei pro jogo na lista de agradecimentos do tópico. Eu editei esses materiais para utilizá-los, assim como também editei gráficos dos RTP dos RPG Makers VXA e XP. Demais materiais como ilustrações e menus são de minha própria autoria.

3. Posso usar os materiais do seu jogo?
          Eu acho mais apropriado que se cheque as fontes dos materiais que utilizei e procure o que você queira para o seu próprio jogo ao invés de copiar o que eu fiz especificamente para o meu. Mas caso tenha algum conteúdo do jogo que você queira usar e acha que não vai conseguir de outra forma, entre em contato comigo.

4. O que eu tenho que fazer nesse jogo? Não consigo sair do começo.
          Zu é um jogo com foco na ambientação e na exploração do cenário. você deve procurar e deduzir constantemente o que deve fazer, que tarefa realizar e qual caminho seguir. A primeira área recomendada a se visitar é o lago.

5. O que eu tenho que fazer no lago? Era pra jangada andar sozinha mesmo?
          O objetivo do lago é derrotar as 4 Sirens espalhadas pelo cenário. A jangada foi feita para andar sozinha mesmo, considere como uma espécie de mini-game. Se você está com dificuldade de encontrar as Sirens, tesouros ou fica perdido pelo lago, é possível comprar um mini-mapa com um NPC. Só não vou dizer como, nem qual.

6. Esse jogo é muito difícil! De que forma eu venço os inimigos e os chefes?
          A chave pro sucesso nos combates do jogo é desenvolver as suas habilidades. Pra isso você precisa comprá-las com pontos de Luz, e é bom que tente evoluir o seu personagem pelo menos para o nível 2 ainda no mapa das ruínas. Também explorando as ruínas você pode encontrar um bônus de 100 luz que é o suficiente pra destravar um set de habilidades inicial.

7. Eu não aguento mais as batalhas desse jogo. Não tem como deixar as batalhas menos chatas?
          Há um item no lago que torna as batalhas aleatóriasopcionais, assim você escolhe quando quer lutar pra evoluir o personagem ou ganhar itens. Basta seguir para a direita, logo na entrada.

9. Esse jogo não tem itens de cura melhores?
          Você pode fabricar itens melhores com o Solo. Basta tentar as combinações certas para obter itens excelentes, e os itens fabricáveis que você encontra pelo jogo possuem a receita na descrição. Ao todo são 8 itens que você pode fabricar com 8 ingredientes diferentes. Então existem 8 combinações de itens que dão certo.

10. Eu não acho um Tônico em lugar nenhum!
          Você deve fabricar um Tônico com o Solo. Os ingredientes são Raiz e Bulbo.

11. O jogo teria ficado muito melhor como um jogo de Puzzle/Aventura. Porque você decidiu fazer um jogo de RPG?
          Eu decidi fazer a base do jogo como um RPG porque quis aproveitar a proposta do concurso da melhor maneira possível, tentando usar os recursos padrão de uma forma criativa. Em determinado momento pensei em jogar tudo pro ar e fazer um puzzle/adventure, mas desisti da idéia porque a Skill Tree já estava totalmente pronta e o roteiro do jogo já estava definido pra funcionar com esse estilo de jogabilidade.

12. Você pretende extender o jogo? E fazer uma continuação?
          Eu não pretendo fazer uma versão extendida do jogo seguindo os planos originais que não puderam ser concluídos. Preferi optar por deixar o jogo o mais fiel possível ao que eu consegui entregar para o concurso. A respeito de uma continuação, não pretendo fazer uma tão cedo, mas é de meu interesse trabalhar novamente com o universo e a temática do Zu. Porém, se um novo jogo saísse ele teria história e personagens diferentes, então não seria contado como uma continuação direta.

Mais questões poderão ser adicionadas.

Agradecimentos (Material)
          Tiles e Chars: First Seed Material
          Battlers: Lud.Sakura
          Música: Kevin MacLeod | RMN Music Pack
          Efeitos Sonoros: Freesound (vários autores)

Agradecimentos Especiais
          Aos poucos amigos que testaram o jogo reportando bugs e a todos os amigos que ajudaram com idéias e opiniões durante o desenvolvimento do projeto. Também a você que leu o tópico, comentou, jogou ou deu like no youtube.

Obrigado!

Joguei bastante esse jogo, recomendo a todos e o que me surpreende é ter feito no Ace Lite que tem bastante limitação, mas você conseguiu produzir um jogo tão bom assim.

Que bom que passou para inglês, ele merece ser divulgado a fora. Pretende outras línguas também?

Apareci por aqui, enfim xD
Rapaz, depois de tanto tempo vendo todos falarem sobre o jogo decidi jogar (não sei pq não joguei antes kk).
Simplesmente adorei o jogo <3
Não só pela história envolvente, apesar de curta, mas também pelo ambiente do jogo. Tanto os gráficos quanto as músicas são bem harmônicos. As músicas são bem gostosas de ouvir (até viciam).
Está de parabéns, não é à toa que o jogo é tão famoso haha
(Zerei em 1:30 :v)

[member=203]Vash[/member]: Fora a versão em Português e a em Inglês, há também uma versão em Alemão feita por um tradutor que ofereceu sua ajuda pra mim. Como acho que o inglês é mais global, não pensei em fazer versões em idiomas adicionais, mas queria revisar a versão inglesa e corrigir os erros dela. Na verdade uma pessoa até se ofereceu pra me ajudar em um fórum estrangeiro, mas ela traduziu um pedaço e nunca mais me retornou sobre o progresso, haha. Obrigado pelos elogios \o

[member=6]Jully Anne[/member]: Fico feliz que tenha se interessado, espero que goste do jogo caso jogue! Quando tiver mais tempo livre, tentarei colocar ele na área de downloads sim. E se tiver um video dele no Maker Gameplay pode ter certeza de que vou assistir, haha.

@Ryan: Valeu, fico feliz que tenha gostado do jogo apesar de todos os defeitinhos dele, haha. Acho que 1:30 é um tempo bom pra fechar, sem saber de todos os macetes e tudo mais. Valeu por ter jogado e obrigado pelos elogios :D

Parece bem interessante! Os gráficos e ambientação parecem muito bem feitos, assim que tiver um tempo livre vou baixar e jogar  :Okay_fix:

PS: Curti ter usado música do Kerbal Space Program no game (ou foi só no trailer?) xD

Saudações!

Durante o Evento "A Lua Infectada", eu fiz o review de alguns jogos pelo Clã dos Heróis. Com o fim do evento, deixarei os vídeos também nos respectivos tópicos.

Ao contrário dos reviews que faço em meu tópico específico, eu não fui até o final dos jogos, tenho jogado apenas durante a primeira hora deles.

Espero que gostem do review.

Até mais!

[youtube]http://youtu.be/K3I8WfEzsXI[/youtube]

Joguei bastante essa obra de arte. Baixei pela primeira vez na MRM!
Gráficos, trilha sonora, gameplay. Tudo está impecável!
Parabéns pelo trabalho incrível!

Voltar
Topo Inferior