1. O que é VX Ace Lite?
O VX Ace Lite é uma versão gratuita do RPG Maker VX Ace, contendo as limitações de uma versão trial. Você pode baixar o Ace Lite
aqui.
2. Que materiais você usou no seu jogo?
Você pode encontrar os materiais que editei pro jogo na lista de agradecimentos do tópico. Eu editei esses materiais para utilizá-los, assim como também editei gráficos dos RTP dos RPG Makers VXA e XP. Demais materiais como ilustrações e menus são de minha própria autoria.
3. Posso usar os materiais do seu jogo?
Eu acho mais apropriado que se cheque as fontes dos materiais que utilizei e procure o que você queira para o seu próprio jogo ao invés de copiar o que eu fiz especificamente para o meu. Mas caso tenha algum conteúdo do jogo que você queira usar e acha que não vai conseguir de outra forma, entre em contato comigo.
4. O que eu tenho que fazer nesse jogo? Não consigo sair do começo.
Zu é um jogo com foco na ambientação e na exploração do cenário. você deve procurar e deduzir constantemente o que deve fazer, que tarefa realizar e qual caminho seguir. A primeira área recomendada a se visitar é o lago.
5. O que eu tenho que fazer no lago? Era pra jangada andar sozinha mesmo?
O objetivo do lago é derrotar as 4 Sirens espalhadas pelo cenário. A jangada foi feita para andar sozinha mesmo, considere como uma espécie de mini-game. Se você está com dificuldade de encontrar as Sirens, tesouros ou fica perdido pelo lago, é possível comprar um mini-mapa com um NPC. Só não vou dizer como, nem qual.
6. Esse jogo é muito difícil! De que forma eu venço os inimigos e os chefes?
A chave pro sucesso nos combates do jogo é desenvolver as suas habilidades. Pra isso você precisa comprá-las com pontos de Luz, e é bom que tente evoluir o seu personagem pelo menos para o nível 2 ainda no mapa das ruínas. Também explorando as ruínas você pode encontrar um bônus de 100 luz que é o suficiente pra destravar um set de habilidades inicial.
7. Eu não aguento mais as batalhas desse jogo. Não tem como deixar as batalhas menos chatas?
Há um item no lago que torna as batalhas aleatóriasopcionais, assim você escolhe quando quer lutar pra evoluir o personagem ou ganhar itens. Basta seguir para a direita, logo na entrada.
9. Esse jogo não tem itens de cura melhores?
Você pode fabricar itens melhores com o Solo. Basta tentar as combinações certas para obter itens excelentes, e os itens fabricáveis que você encontra pelo jogo possuem a receita na descrição. Ao todo são 8 itens que você pode fabricar com 8 ingredientes diferentes. Então existem 8 combinações de itens que dão certo.
10. Eu não acho um Tônico em lugar nenhum!
Você deve fabricar um Tônico com o Solo. Os ingredientes são Raiz e Bulbo.
11. O jogo teria ficado muito melhor como um jogo de Puzzle/Aventura. Porque você decidiu fazer um jogo de RPG?
Eu decidi fazer a base do jogo como um RPG porque quis aproveitar a proposta do concurso da melhor maneira possível, tentando usar os recursos padrão de uma forma criativa. Em determinado momento pensei em jogar tudo pro ar e fazer um puzzle/adventure, mas desisti da idéia porque a Skill Tree já estava totalmente pronta e o roteiro do jogo já estava definido pra funcionar com esse estilo de jogabilidade.
12. Você pretende extender o jogo? E fazer uma continuação?
Eu não pretendo fazer uma versão extendida do jogo seguindo os planos originais que não puderam ser concluídos. Preferi optar por deixar o jogo o mais fiel possível ao que eu consegui entregar para o concurso. A respeito de uma continuação, não pretendo fazer uma tão cedo, mas é de meu interesse trabalhar novamente com o universo e a temática do Zu. Porém, se um novo jogo saísse ele teria história e personagens diferentes, então não seria contado como uma continuação direta.
Mais questões poderão ser adicionadas.