🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

Diversidade ou Comprometimento?

Membro Membro
Postagens
603
Bravecoins
367
A diversidade de gêneros de jogos eletrônicos no mercado é tão grande que daria pra agradar quase todo mundo. Desde games de Luta, FPS, Terror, RPG, Simulação e muito mais... Mas algumas empresas são especializadas em um tipo de jogo específico, como por exemplo a Red Barrels, desenvolvedora do aclamado Survival Horror Outlast.

Nós iniciamos vários e vários projetos diferentes, com propostas diferentes. Você como desenvolvedor - amador ou profissional - já pensou em focar na criação de um gênero de jogo específico? Acredita que esse foco influencia na qualidade dos projetos? Ou acha que se prender à um único gênero é bobagem? Será que depende só do que dá mais dinheiro mesmo?

:teclando:​
Comente!
 
Prezados, boa tarde!


Se você quer viver como criador de jogo, você precisa saber como atrair o dinheiro ainda que isso signifique escolher deixar um estilo que lhe agrada de lado para criar um jogo de outro gênero, ou trabalhar em atividades que não lhe agrade. "Viver de jogo" exige mais do que fazer apenas aquilo que você gosta, é um trabalho como qualquer outro, muitas vezes você terá que fazer algo apenas por dinheiro, como um recurso, um roteiro, sistema, análise, entre outros...

A especialização traz sim muitos benefícios, entre eles, celeridade na criação e organização das ideias, facilitando a criação da obra e o desenvolvimento do produto, e isso não está limitado apenas à área dos jogos. Uma pessoa que se especializou em montar cadeiras saberá como fazer isso de maneira rápida e eficiente, porém não poderá aproveitar muito do seu conhecimento para montar um carro, por exemplo. Esse é o risco da especialização da mão de obra. Para mitigar esse risco é importante criar uma equipe diversificada de modo que cada membro poderá se dedicar em diferentes áreas, facilitando a construção do todo e a entrega do produto dentro de um prazo razoável e sem redução de qualidade.

Muitos dos conceitos de economia, mercado e administração podem ser aplicado também na área dos jogos.

Respondendo as perguntas, não acho que se focar em um só gênero seja bobagem, mas fechar os olhos para as oportunidades que surgem, isso sim eu acho bobagem. Você pode ter tido uma ótima ideia para um jogo de simulador enquanto trabalhava em um projeto de RPG, não vejo nenhum problema em você guardar essa ideia para amadurecer. Tenha sempre em mente que quanto mais você faz uma coisa, melhor você fica nela (em tese, pelo menos), sair da zona de conforto para criar um jogo em uma área na qual você tem pouco ou nenhum conhecimento certamente trará algumas dificuldades e necessitará de algumas horas extras de estudo.


Essa é a minha opinião.
Abraços.​
 
Voltar
Topo