🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

O perfil dos gamers brasileiros

Qual a sua plataforma favorita para jogos?


  • Total de eleitores
    15
Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, em parceria com a Sioux e com a Blend New Research, analisou os hábitos de mais de 800 brasileiros e revelou que, por aqui, games não são "coisa de criança". Na verdade, os jogadores têm uma idade média de 32 anos, no caso das mulheres, e 35 no caso dos homens.

Os dados também indicam que a maioria brasileiros usa três tipos de plataforma para jogar. O computador é o preferido, com 85% dos jogadores usando o PC para algum tipo de game. O celular é a segunda plataforma mais usada, com o uso de 66% dos gamers, seguido dos consoles com 63%. O tablet ainda fica para trás, com 31%.

O uso dos celulares para jogar acontece, para 52% dos jogadores, em salas de espera e, para 43%, durante o transporte. "Antigamente, usava-se o celular focado em produtividade e trabalho. Hoje, ele se consolida como uma plataforma de entretenimento e os games foram fundamentais para essa expansão", explica o professor do curso de Game Marketing da ESPM-SP, Guilherme Camargo.  O console é usado em casa 95% das vezes e, em relação ao PC, um fato interessante é que 25% dos participantes os usam para jogar no trabalho - sugerindo a preferência por jogos que não necessitam de instalação, de browser.

Em relação à preferência do tipo de jogos, tanto homens quanto mulheres (22% dos respondentes de ambos os sexos) gostam mais dos games de ação e aventura. O segundo lugar na preferência masculina fica com os games de tiro, com 20%. Já, no caso das mulheres, o segundo colocado é o gênero de estratégia, com 22%. Depois, para ambos os sexos, são escolhidos os jogos de esporte (11%), de corrida (9%) e de cartas (7%).

Fonte: Revista Galileu

E você, qual sua plataforma favorita para jogos?

E o gênero que você mais joga, qual é?
 
Acho que assim como a maioria, eu iniciei minha "vida gamer" nos consoles mas de uns 10 anos pra cá a eu tenho jogado exclusivamente no PC.
O que mais me atraiu para adotar essa plataforma como a preferida foram os MMOs e os FPS.
Eu consumo bastante conteúdo sobre games como videos e notícias mas não sei se me considero um "Gamer", não vou a eventos, não compro nem coleciono produtos de games, a maioria dos jogos que eu jogo são gratuitos, então não sei se me encaixo nesse grupo kkk

uma observação importante quanto aos jogos mobiles, eu percebo que há muito "preconceito" ainda por parte dos "gamers tradicionais" que talvez por causa do que foi citado no seu texto não veem os celulares como uma plataforma real para jogos mas sim como um produto focado em produtividade e trabalho*, não sei explicar mas ja presenciei muitas e muitas situações de "gamers de verdade" zombando de quem joga em celular, talvez por não acompanhar a industria de jogos mobile, não gostar da plataforma e agir como um fanboy, por ignorância etc...
Eu utilizo bastante o celular para jogos e ja vi muitos títulos com enorme potencial, mas sim, o celular ainda é uma plataforma focada no casual, jogos para você jogar na fila de um banco, na sala de espera etc... e creio que o maior gargalo dos celulares são as baterias e a baixa capacidade de armazenamento dos aparelhos.

Isso é um pouco da minha opinião, abraços!
 
[member=2621]Mestre R.[/member] inclusive, os MMOs estão no topo da lista de gêneros favoritos entre jogadores de PC.

Você também tocou num ponto interessante sobre o preconceito dos gamers para com os smartphones. Muitos até costumam praticar um bullynzinho chamando os jogadores de smartphone de "gamer nutella"!

Eu, particularmente, gosto de muitos games de smartphone. Inclusive, é uma plataforma que gosto muito de trabalhar no desenvolvimento. Não é atoa que já produzi dois games para Android que estão "completos".
 
Comecei minha vida de jogador no PC com jogos de estratégia que tinham sido lançados praticamente quando eu nasci (ter PC fraco é osso hahahah), e na adolescência migrei pros consoles e jogos de tiro.

Hoje, dei uma boa equipada no meu computador e jogo de tudo um pouco nele, é a plataforma em que me sinto mais livre.

De jogos mobile, nunca fui fã. Pra mim sempre foram passatempos pra matar o tédio, e sempre que me viciei muito em um jogo mobile, enjooei pouco depois e me senti mal pela quantidade de tempo que perdi naquele joguinho simples  xD
 
Meu gênero preferido é estratégia, já perdi muto tempo em HearthStone haha. Mas confesso que sempre gostei também dos clássicos de browser, principalmente porque é só entrar e jogar, sem falar que funcionam no Linux, já que é tenso jogar os de PC fora do Windows =/

Comecei a jogar no PC quando meu pai trouxe pra casa um daqueles CDs de 101 jogos, bons tempos em.
 
As respostas de vocês reascendem uma chama que queria se apagar dentro de mim: eu pensava que lançar um game para PC, hoje em dia, era inviável se comparado a lançar um game para mobile. É muito mais frequente o uso do celular do que o de computador! Mas a pesquisa e até mesmo a resposta de vocês mostra que o PC continua sendo a plataforma favorita! Concluo que um game lançado para PC ainda vai ter mais visibilidade que um game mobile.

Vocês acham que um game indie lançado para PC pode ter mais visibilidade que um game mobile? Por quê?
 
Voltar
Topo