🤔 Para Refletir : "Números são apenas números, não estrague seu dia por causa deles." - Ricky O Bardo

[PentagonBuddy] Desenhando Face RTP VX/Ace - Parte 1

Membro Membro
Pixel Art 💘
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
Desenhando Face RTP - Parte 1
m6dNuFr.gif

Postagens relacionadas
Desenhando Face RTP (Parte 1) - Desenhando Portrait RTP (Parte 2) - Desenhando Portrait RTP (Parte 3)
Nude Portrait Bases - Nude Character Bases​

cgtuOk5.png

Eu sei que já tem um monte de tutoriais por ai, mas neste aqui eu quero tentar dar um olhar mais abrangente em como fazer faces no estilo RTP. Eu também vou mostrar como eu geralmente desenho o meu, para quem estava me perguntando.

Se ler tudo isto gasta muito tempo, resumindo então:​
m6dNuFr.gif

Boa sorte! Ou ao tutorial ⮟

Agora, com isso fora do caminho...

Algumas observações rápidas:​
Saturação significa o quão intensa é a cor, melhor mostrar com uma imagem.
lVREJ9z.png
Chamamos a cor à esquerda de menos saturada do que a cor do lado direito, é um aborrecimento e tem mais cinza na mesma. O estilo RTP geralmente tem muita saturação, especialmente nas sombras, mas há exceções.

Eu uso o Photoshop CS3 para todas as minhas edições. Não é o software que importa, mas a pessoa que usa. Se você tiver um pincel que pode fazer linhas com hard-edged, um airbrush e algum tipo de ferramenta de gradient (este é tecnicamente opcional se você tiver um aerógrafo e realmente tem boa capacidade de mistura). Então você está pronto.

Eu também uso um tablet. É possível fazer tudo com um mouse, mas é muito, muito difícil. O meu é apenas um barato que eu tive por alguns anos. XD Desenhar é geralmente difícil no início com ele, mas quanto mais você prática, mais fácil fica.

Como meu professor de arte diria... sem manchas! Olhe para os rostos RTP e você vai perceber que quase tudo é hard-edged. O estilo é muito bonito com cell-shading, notar coisas assim que você tem deve ter um olhar afiado.​

O Estilo Colorido do RTP
pzn3pOB.png
É um pequeno detalhe, mas se você olhar para muitos das faces do RTP, você vai notar que eles tem mais luzes na parte superior e mais sombras na parte inferior. Ao escolher a segunda cor para o gradiente, eu costumo fazer um pouco mais escuro e um pouco mais saturado, mas se você não quiser que haja muito contraste para a maioria dos cabelos.

O estilo VX normalmente não mostra fios de cabelos individuais e quando fazem, eles não são desenhados em preto.​
ljisyjH.png
Olhe o cabelo da Actor1-6. Veja como é, indefinido? Em vez de mostrar a cada mecha de cabelo, nós temos linhas de sombras.​
4qlrxlc.png
Mas compare isso com o cabelo da People1-6, que mostra um monte de mechas mais individuais.​
QgHiA0M.png
h1YYDOM.png
Você pode ver um monte de partes no cabelo do Actor3-3, também o cabelo do People2-7 que tem até uma trança nele. Mesmo assim, tenha em mente que a maioria dos fios não são desenhadas em único sentido, mas sim em grupos. Compare os dois:​
ljisyjH.png
STiQnqS.png
Veja qual fica melhor? (XD Na verdade, tenho um mau hábito de colocar mais detalhes no cabelo, mas shhh.)

Depois de ter suas sombras definidas, é hora de adicionar a sombra secundária. Às vezes eu o chamo de sombra azul, mas não é sempre azul. Olhe para todas essas cores diferentes utilizadas:​
pY7pfM1.png
pxYdXmb.png
ql7BWig.png
bHfLgSG.png
Realmente, é uma sombra colorida que esta em torno da face RTP. Se você olhar bem de perto (e abuse no botão zoom)...​
bwkZmwn.png
...Você verá uma linha fina que é ligeiramente mais escura e delineada nessa segunda sombra. É mais um pequeno detalhe, mas adicionando - e não torná-lo muito grosso - pode acrescentar muito.

Próximo a se pensar é os destaques ou brilhos! Eles não são tão perceptíveis, mas deixá-los fora faz toda a face passar a sensação de estar faltando algo. Normalmente há um alto contraste entre a cor de realce e a cor base. Ela não é usada em muitas áreas, usada principalmente, no lado direito.
L7pMxAm.png
CStDGiB.png
AQlq8Ew.png
Quando você está desenhando dentro do contorno, em vez do vermelho quase preto que você costuma ver nas bordas, você deve usar um tom mais escuro de sua cor base. Sem esses contornos coloridos, tudo se destaca muito.
TrLEk7m.png

Vê?

Tudo bem, com isso em mente, aqui estão algumas imagens do progresso para fazer uma careta.

A primeira coisa que você vai querer fazer é encontrar uma imagem para usar como base para sua face. Se você pode desenhar um rosto perfeitamente em estilo RTP a partir do zero, o que está fazendo lendo isso? De qualquer maneira, eu vou começar com este:​
ug732Av.png
Vamos fazer o cabelo ~ em primeiro lugar! Considero uma das partes mais importantes! Eu realmente amo fazer cabelo, provavelmente mais do que devia então eu sempre gasto um tempo extra sobre este assunto.
rKHomCQ.png
Gostaria de começar por brincar com algumas formas básicas. Essa é uma ideia geral de como eu quero o cabelo. Não importa de que cor eu uso (branco, marrom, verde limão... são todos muito bons) porque eu vou preencher sobre ele com um gradiente. Assim que eu tiver a forma de baixo, eu faço as linhas em uma camada separada para ajudar a ter uma ideia melhor do que eu quero no cabelo. (Mas eu esqueci de salvar uma imagem dessa etapa, quase me esqueço! Os contornos vão mudar de qualquer maneira, eu garanto).
B2y6weZ.png

Agora devo preencher o gradiente.

KFEX6tu.png
Tempo para sombras! Eu faço estas em uma camada separada também, porque uma vez que tenho o gradiente pronto, eu não quero estragar tudo. Tem um monte de práticas de onde colocar sombras e um monte de observações nas imagens de referência.
P3NX9KX.png

Então eu vou em frente e adiciono a sombra azul.

qSsKxBe.png
KUZtgV1.png
Entre as duas imagens, uma mostra o cabelo sem e depois com os destaques/brilhos. Viu o quanto eu acrescentei?

irtyVob.png
Aqui, eu quero que ele olhe de uma determinada maneira, então fiz os olhos parecerem menores. Olhos maiores tendem a fazer um personagem parecer mais inocentes ou bonito, enquanto os menores são muitas vezes ligados com a idade, a maturidade ou maldade (pelo menos nos animes). Eu também adicionei sombras para a pele - você pode ver as diferentes cores que usei nessa linha de cores a direita da imagem.
GdCR30m.png
Desta vez eu desenhei uma boca nova. Eu também adicionei uma cor rosada nas suas bochechas. É muito sutil (é realmente a cor de um laranja para a maioria das faces, apesar da aparência rosa). Ao fazer isso, você pode usar um airbrush. Você não quer que haja círculos de hard-edges no rosto. Ele também tem um destaque/brilho próximo de adolescentes no meio do rosto.
sEcj5CW.png
Eu comecei jogando para baixo as cores para o resto. O lenço e as linhas mais escuras em torno dele são em camadas separadas. É a mesma técnica que usei para o cabelo, só que agora eu estou colorindo as roupas.
OFeoHkJ.png
Ufa! Mais uma vez, as mesmas ideias de antes. Estabeleça suas formas, o contorno com maior clareza, coloque um gradiente (para a roupa ou o cabelo), sombreie, realce o brilho. Lembre-se, enquanto você trabalha, você deve arrumar os contornos e limpar as coisas em geral. Se você é um artista confuso como eu, pelo menos.​

hISz8fI.png
...E agora ele parece completamente diferente. Tudo o que fiz, além de terminar a roupa e limpeza geral, foi editar: o nariz, a boca, o queixo e o rosto em geral do Actor2-3. Isso ocorre porque o personagem em questão não é um menino pré-puberdade. XD Por causa disso, eu também fiz a boca maior, editei um pouco e mudei seu ouvido até igualar a sua mandíbula nova.

Espero que isso seja útil! Se você tiver alguma dúvida, ou qualquer coisa que você gostaria de perguntar, pedir aqui. Eu vou fazer o meu melhor para responder. Sugestões para melhoria seria ótimo também. n_n, eu certamente não sou perfeito.​

 
Última edição:
Muito bom esse tutorial cara!,simplesmente muito bom e acho que ajudaria muitas pessoas que querem faces fora do padrão,meus parabéns,faça mais tutoriais como esses!
 
Voltar
Topo