🤔 Para Refletir : "Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje" - codingkitsune

Qual a melhor resolução de tela para um jogo?

Membro Membro
"Esto no me gusta"
Postagens
724
Bravecoins
1.824
Preciso fazer a difícil escolha de definir uma resolução de tela para um projeto em RPG MAKER MV que estou criando. Eu gostaria muito de fugir da resolução padrão ( 816 x 624) e trabalhar com algo que preenchesse melhor a tela de jogo nos monitores mais "modernos".

Apesar disso, penso que pode ser inconveniente pro jogador ser obrigado a jogar em um a resolução diferente dessa. Por esse motivo eu gostaria da sincera opinião de vocês. Qual a resolução vocês me recomendariam? O jogo está idealizado para rodar no PC / Mac / Notebook;


1612796129370.png
tabela retirada de : Lista de resoluções de vídeo – Wikipédia, a enciclopédia livre
 
Na minha opinião o melhor formato sempre vai ser o 16:9. Esse formato já é meio que padrão dos monitores e também permite botar mais coisas na tela.
Se tratando de resolução acho que a partir de 1280x720 pra cima é o ideal, acho que jogar um jogo em uma janela menor que essa é muito ruim. Já se for em tela cheia acredito que uma resolução menor que 800x600 n rola, lembrando que para tela cheia se vc n escolher um formato 16:9 vai ter que esticar a imagem.
 
Concordo com o patriciomi, também acho que resoluções em 16:9 são a melhor aposta! Mas deixo aqui a opinião do Yanfly sobre o assunto (aliás, várias pessoas opinaram lá, inclusive a Archeia). Para jogos que seguem o padrão de 48x48 do MV, acho bem legal a sugestão dele de usar 1104x624 (isto é, 23x13 tiles). Do contrário, pessoalmente eu não iria muito além de 1280x720, porque para quem usa laptop (como eu), geralmente a resolução só vai até 1366x768...
 
Eu não faço ideia de como funciona a engine gráfica do RPG Maker. E também não entendi bem o que você busca.
Você busca a melhor resolução para ser renderizado? Ou a melhor dimensão do canvas da sua engine?

Mas tentando responder de modo geral, o interessante é usar o 16:9, vai encaixar em uma porcentagem grande de resoluções de monitores
Seja essa resolução: 1920x1080, 1600x900, 1366x768, 1280x720, 640x360, 320x180, 160x90... vai servir. (isso dependendo de como a engine funciona)
 
Obrigado a todos que responderam e me ajudaram a formar uma opinião sobre o assunto. Por se tratar do RPG MAKER vou acabar usando a seguinte resolução: 1104x624, seguindo a opinião do Yanfly. Quando se trata de RPG MAKER MV / MZ é sempre bom manter esses números como múltiplos de 48 para evitar distorções de imagem na tela.

Um problema de resoluções mais altas para o RMMV é a quantidade de informações que o jogador acaba tendo "de uma vez só na tela". Isso pode ser um verdadeiro incômodo para jogos onde isso não é tão desejado. Isso seria um problema pra mim caso eu não estivesse usando um mecanismo de restrição de visibilidade por meio da iluminação do mapa.

Mais uma vez agradeço especialmente a @Neobit @TheNewSon e @patriciomi. A opinião de vocês foi de grande valia.
 
Esse é um tópico de utilidade pública!
Uma perguntinha adicional: Vocês utilizariam essas dimensões para jogos em plataformas mobile também?

Então, seguindo o que eu disse, eu usaria a mesma resolução para mobile, só que em vez de "landscape" eu usaria em "portrait".
Só que assim... essas resoluções só são válidas se eu fosse fazer um jogo que não tivesse um sistema de resolução dinâmica.
Em mobile quase que 100% eu faria um jogo com resolução dinâmica pois a geração atual de celulares não seguem mais o 16:9 a risca, os Xiaomi por exemplo quase sempre tem resoluções ultrawide.
 
O quão trabalhoso seria desenvolver algo para responsividade ? (Retorica)
- Algo como viewport ^^

Pensando bem, já que se trata de MV e usa pixi.js, então daria para desenvolver um plugin para diferentes tamanhos de tela, onde os menus se adaptariam de forma responsiva ou semelhante ^^

O maior problema nisso tudo seria a diferença entre DPI, oque acha a respeito?
 
Acho que um plugin de resolução dinâmica seria interessante, porém isso deve trazer alguma complexidade a mais para o projeto. E se tratando de RMK pode acontecer disso, por si só, inviabilizar o uso de outros plugins, principalmente os que tratam de personalização de menus e coisas do tipo.
 
Para 4:3: 320x240px em diante (no meu caso, 640x480 como tamanho base).
Para 16:9: 320x180 em diante (no meu caso, 640x360 como tamanho base).

Como sempre trabalhei com jogos 2D e para PC sempre foi dessa forma, porque esse tipo de resolução permite aumentar em porcentagem o tamanho da tela, e quando for um tamanho mais "padrão" (como estes que uso) encaixa bem no display... isso se ele também tiver a mesma resolução do jogo (/▽\)

Tenho tanto um monitor 16:9 (de 1920x1080px, padrão, que serve bem), para jogos widescreen, quanto um de 4:3 (de 1280x1024px, não necessariamente feito para jogar, mas que serve bem) para retrogames e jogos nesse formato, e devo dizer que nesse último, para não deixar os pixels distorcidos em alguns jogos eu deixo o tamanho vertical em 960px, o que acaba gerando umas faixas pretas no canto superior e inferior da tela, o que pessoalmente não considero muito grave, mas outros talvez não pensem o mesmo...

É bom analisar essa questão do "resolução do jogo X resolução do display" e pensar bem sobre isso, porque nem sempre os tamanhos serão compatíveis, mas por outro lado, eu recomendo fazer o jogo no formato 16:9 mesmo (seguindo as orientações do começo do comentário), porque já é um formato atual e consolidado, os monitores já são feitos para rodarem jogos feitos nesses moldes, então não acho que eles terão muitos problemas de encaixe nesses tipos de display.

Agora, não comentei sobre 21:9 porque... para nós devs esse formato é um PESADELO...
 
Voltar
Topo