🤔 Para Refletir : "Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?" - Eliyud

Scripts e Eventos #05! (RPG Maker MV)

Colaboração Colaboração
"colore a minha vida com o caos do problema."
Postagens
195
Bravecoins
1.222
1685120669635.png

Finalmente temos mais um EVENTOS E SCRIPTS dessa vez é a edição 05, embora ela seja curtinha talvez você possa aprender algo novo!
Dessa vez, eu pensei em trazer algo que eu acho super interessante que a última vez que eu vi em um projeto foi no nosso querido Elidriel! Que é o sistema de "Temperamento" dos inimigos. Eu tentei simplificar o conceito como eu imagino que possa ser facilmente reproduzido por um iniciante, ao mesmo tempo, que permitindo diversas modificações e detalhes para interagir. Como por exemplo, switchs que forçam certos inimigos a sempre terem um temperamento X, enfim... vamos ver uma sugestão de como podemos montar esse sistema.​


O que vamos precisar?
Eu utilizei
4 Variáveis;
1 Switch de demonstração;
1 Evento comum.


Estrutura do evento
1685121234801.png


Eu decidi separar quatro tipos de informação, o ID daquela tropa ligado ao database daquele inimigo (para que futuramente possamos definir se aquele inimigo terá uma probabilidade maior de estar sempre zangado, ou estar sempre calmo), outro ponto importante foi o ID daquela região, para que desse modo aquele inimigo possa oferecer um comportamento diferente dependendo da região em que o jogador se encontra, por exemplo, uma criatura como o Urso Negro da Destruição Lv 50 é muito mais agressivo nas áreas onde você pode encontrar os seus filhotes, todavia é muito mais calmo nas regiões mais afastadas.
Defini o humor padrão como "0" esse valor foi um dos que eu decidi por acessar novamente outras vezes, se você preferir pode fazer variáveis dedicadas para grupos de inimigos se achar que vai se tornar menos confuso para ti. E por fim, o ID do Evento, aqui para que o sistema funcione como deveria eu acrescentei a informação do ID correspondendo aquele objeto no mapa, logo você vai entender o motivo disso!
No fim da definição dos nossos valores eu chamo o evento comum de número 10, que é onde a mágica de fato ocorre!

1685121803588.png


A partir do nosso evento mestre, é definido qual switch local do nosso evento no mapa será ativada que corresponde ao humor da criatura! E podemos configurar a vontade essa página, eu fiz com que fosse chamado o comando do balão para exemplificar, mas essa parte criativa é com vocês!
1685121997532.png



Conclusão
Embora seja um sistema muito simples, creio que, com essa ideia base vocês vão conseguir criar coisas bem interessantes. A ideia principal dos Eventos e Scripts não é dar um "passo a passo" exato, apenas algumas pequenas sugestões de caminhos que na minha cabeça parecem muito bons!
Espero que vocês gostam do sistema e me passem mais sugestões. Qualquer dúvida ou problema na hora de utilizar comenta aqui que a gente tenta dar um suporte XD
 
Voltar
Topo