🤔 Para Refletir : "No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira." - DanTheLion

Sua primeira vez foi com...

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.702
Bravecoins
426
Dizem que a primeira vez ninguém esquece. Será?
A minha foi com o Atari 2600 na casa do meu falecido tio Hugo. Em 1986. Tinha 6 anos de idade e joguei primeiro o clássico Space Invaders.
Lançado em 1978, o clássico “Space Invaders” é uma criação de Tomohiro Nishikado que chegou aos arcades através da Taito Corporation e é considerado um dos primeiros shoot ‘em up da história dos games, ou como conhecemos por aqui, os “jogos de navinha“.

IGPEZ2t.jpg

Nessa época era a capa que ditava a compra do jogo.
Graça a capa do jogo e vendo o visual do jogo (ninguém mencionava gráficos na época) era como está no filme de Star Wars. O design artístico e nos sons, dava nervoso e deixava o jogador muito tenso com a invasão propriamente dita. Eram os dois elementos que se tornaram antológicos com o passar dos tempos. Nascia um clássico.
O enorme sucesso alcançado nas casas de fliperamas logo seria repetido em sua versão para o Atari 2600 em 1980 (uma das primeiras conversões de um arcade para um videogame caseiro), que ajudou a expandir a indústria de videogames a níveis mundiais, mantendo fielmente as características do jogo original, mas com algumas diferenças, como o número e tipos de inimigos que surgiam na tela. Segundo historiadores, foi o primeiro jogo caseiro a vender mais de um milhão de unidades.
sBW9Mbz.jpg

O game não apenas influenciou grandes nomes da indústria como também acabou se tornando uma referência da cultura pop e geek, aparecendo em vários setores como revistas, filmes, restaurantes, roupas, brinquedos e o que mais você puder imaginar moradores do Condado.
Diga lá, você se lembra da sua primeira vez?
 
Minha primeira vez foi jogando um Megadrive. Não sei se todos os mega drives que sairam eram assim, mas o meu megadrive vinha com alguns jogos na memoria. Lembro que tinha o Sonic, Street of Rage, Golden Axe, The Revenge of Shinobi, Tetris, California Games, e o jogo do Show do Milhão (um jogo muito loco por sinal, dava pra ouvir o silvio santos falando de forma perfeita mano). Não sei qual desses jogos foi o primeiro que joguei mas eu lembro perfeitamente de todos eles :)
 
Minha primeira vez foi jogando Final Fantasy VI, no Super Nintendo da minha irmã e de uma forma curiosa...
final fantasy 6 combat - Google Search.jpeg

Chama o SAMU @Eliyud...

Eu era bem pimpolha na época (tinha lá meus 6-7 anos) e via minha irmã jogando frequentemente o game e enchia a paciência dela para me deixar jogar, como o game permite que outro player assuma o controle de outros personagens durante as batalhas, ela deixava eu usar a Celes e dizia:

- Usa a loirinha ali e escolhe atacar!

Claro que estava muito bem equipada e bem OP já hahahá!
Esse é um dos motivos que me fazem gostar tanto desse game.
 
Minha primeira vez foi com o meu primeiro video-game que ganhei, um Master System III.
MasterSystem3Collectioncom112jogos_01.jpg
Até hoje lembro da música da seleção de jogos, eram mais de 100 na memória. Alex Kidd, Sonic, Bonanza Bros, Renegade, Shinobi, Golden Axe e muitos outros foram parte da minha infância... e eu tive esse console por muitos anos até dar para um primo meu, já que eu tinha meu Playstation 2 na época. Me arrependo amargamente.
 
Se não me engano, o primeiro jogo que joguei foi GTA San Andreas num computador quadrasso que minha irmã tinha e que a única música que tinham passado do pen drive pro maldito era uma do Bob Marley que ficava no loop. Mas, caso eu já tiver perdido o entendimento do conceito de tempo, devo ter jogado antes um Bomberman que tinha naqueles cds pirateados de "100 jogos" do ps2.
 
Uuuuh eu lembro. Eu tinha uns 5 ou 6 anos quando meu primo finamente deixou eu jogar alguma coisa do nintendo 64 dele. O jogo foi Diddy Kong Racing. Me lembro de pedir para ele selecionar o personagem conker (que eu nem sabia que era de outro jogo) e me colocar no modo "prática" em que eu ficava dando voltas no circuito sem nenhum outro participante. E eu achava que tava arrasando, óbvio.

images
 
Minha primeira vez... Hum... Se não me engano, eu jogando mesmo e não apenas assistindo, foi no lendário polystation, eu num sabia nem o que era videogame, então fiquei foi feliz kkkk

Era uma coletânea de jogos de nes, não lembro todos, mas lembro de ter um de olimpiadas, um de tanque de guarra, joguinho que eu adorava pacas, tinha um joguinho que era pro pikachu salvar uma pikachu de um pikachu branco, tinha o joguinho de um rato chamado mappy se não me engano, tinha também o jogo daquele cachorro que ri da sua cara se você falhar o pato xd

Esses são os que lembro, boas lembranças!
 
As memórias mais claras e antigas que tenho são de MK 1 e Super Mário, no Snes, em uma locadora do bairro, bem pequeno. Sei que teve coisa antes disso, mas não consigo lembrar (eu tive um atari, mas nada claro do que eu fazia c ele).

🤔
 
Lembro-me de que com 5 ou 6 anos eu ganhei de natal um clone do Famicon, que vinha diversos jogos do NES, foi o meu primeiro contato com o mundo dos games.​
Assim como o @Marinhomaker , lembro-me dos jogos de olimpíadas, o Duck Hunt (que era este do pato), e diversos joguinhos de alfabetização.​
Para ser mais específica, e quem quiser recordar, esses dias encontrei um vídeo no YouTube sobre esses jogos:​
Não lembro qual de fato foi o primeiro jogo que joguei, mas recordo muito bem que o meu favorito e que eu era muito viciada era o Star Force, o famoso "jogo de navinha", que inclusive acho até hoje uma mecânica muito bem feita, desafiadora e divertida.​

tzhZ93fX3QxUKQY20ksm.png
 
Essas capas do Atari eram realmente sensacionais.

Meus pais tinham um Atari 2600 mais velho que eu, que joguei quando dava pra contar minha idade nos dedos de uma mão. O 1º jogo foi provavelmente Jungle Hunt, Enduro, Pitfall ou algo do gênero. O mais marcante, porém, foi um de cozinha cujo nome só fui descobrir anos depois: Pressure Cooker. O jogo era bem inventivo, embora eu mal entendesse como ele funcionava na época. E esse tema ainda ecoa na minha mente décadas depois.


Dando uma bela roubada, eu diria que ao longo da vida passamos por várias "primeiras vezes" marcantes:

  • Me entendi pela 1ª vez como alguém que gostava mesmo de jogos alugando Megaman 5 numa locadora pra jogar no Dynavision 3 de casa (quem quiser entender leia o 1º livro do professor @BENTO). Depois disso, canhão de plasma no braço era obrigação em todas as brincadeiras com os coleguinhas. Megaman é talvez meu personagem favorito da história dos games por isso.
  • Acho que a 1ª vez que terminei um game por conta própria e ciente disso foi Megaman X já no Super Nintendo, sensação inigualável. Um dos maiores jogos de todos os tempos, e talvez o jogo que eu mais tenha jogado na vida.
  • Minha obsessão (às vezes saudável e às vezes não muito) por RPGs surgiu quando senti que era um gênero muito mais complexo do que qualquer outro através do meu 1º, Secret of Mana, também do SNES, alugado na mesma locadora do Megaman. De quebra, foi a 1ª vez também que enxerguei jogos como muito mais do que mero entretenimento: tinha muita gente por trás daquilo fazendo arte capaz de atingir as pessoas de um jeito diferente, e a trilha sonora teve grande culpa nisso.

Paixões vêm e vão, mas as primeiras são sempre aquelas que marcam fundo na sua alma. Né não, prof?
 
Lembro-me de que com 5 ou 6 anos eu ganhei de natal um clone do Famicon, que vinha diversos jogos do NES, foi o meu primeiro contato com o mundo dos games.​
Assim como o @Marinhomaker , lembro-me dos jogos de olimpíadas, o Duck Hunt (que era este do pato), e diversos joguinhos de alfabetização.​
Para ser mais específica, e quem quiser recordar, esses dias encontrei um vídeo no YouTube sobre esses jogos:​
Não lembro qual de fato foi o primeiro jogo que joguei, mas recordo muito bem que o meu favorito e que eu era muito viciada era o Star Force, o famoso "jogo de navinha", que inclusive acho até hoje uma mecânica muito bem feita, desafiadora e divertida.​

tzhZ93fX3QxUKQY20ksm.png
Woah, acho que mencionei o Star force sem lembrar do nome, eu estava afim de olhar, vou até procurar no Youtube agora mesmo kkk
Muito épico owo
 
- Eu tive um Atari 2600 que havia herdado de um primo de consideração, eu tinha 3 para 4 anos, quando comecei a jogar, tenhos alguns flash na cabeça de jogos, mas nada muito claro, tinha a impressão que havia um Pong no meio do caminho, mas é impressão, eu lembro de um joguinho de progressão lateral também, que o personagem ao morrer fazia uma barulho estranho como se soltasse gases, posso estar viajando na maionese, mas tenho uma lembrança dessas. Recordo dos meus pais montando o aparelho para mim em uma televisão de tudo preto e branca de 14 polegadas na cor branca, que era de meu pai, seu jogava lá de vez em quando... Bons tempos.
 
As memórias mais antigas que tenho envolvendo games remetem a um Sega Saturn tão velho quanto eu, de modo que não sei precisar exatamente quando ele foi comprado. Só sei que até meados dos anos 2000 ele havia sido meu único videogame e, com uma variação baixa de jogos e uma popularidade ainda mais baixa (eu não cheguei a conhecer ninguém que tivesse um Saturn além de mim) talvez tenha sido o responsável por me empurrar para o PC, onde pouco depois eu começaria minha aventura como dev. Mas essa é outra história...

Como eu era muito pequeno quando meu pai comprou aquele videogame, a maioria dos jogos que nós tínhamos ele havia comprado para ele próprio. Sem dúvida o game de Saturn que mais me marcou foi Riven, um jogo de aventura point and click lançado em 1997, do qual tenho as lembranças mais antigas envolvendo um game - um misto de fascínio pelos gráficos (excepcionais para a época) e pela história e de frustração por jamais conseguir zerá-lo (algo que era demais para alguém da idade que eu tinha na época, hahaha). Não sei se foi exatamente o primeiro jogo que joguei, mas no mínimo foi um dos primeiros.


Faço aqui uma menção honrosa ao primeiro jogo que ganhei (o que aconteceu provavelmente por volta de 2001): Sonic R. Sim, aquele velho jogo de corrida tão amado pelos fãs do ouriço (sqn) e com uma OST marcante que nunca saiu da minha cachola. Em que pese a rejeição de parte do fandom por esse jogo, acredito que ele surtiu-me algum efeito contrário que originou a predileção que tenho pelo Sonic em relação as demais franquias de jogos de plataforma.

 
Caraca.... Só os anciãos, que temos aqui. ^^'

Mas a primeira vez que joguei um jogo de vídeo game na mina vida foi quando eu joguei o super Mario Bros? Ou será que foi aquele que eu lembro a introdução dele até hoje:
"Campeonato Brasileiro... Noventa e nove! Eeeeeeeehhhhh!!!!" kkkkkkkkkkkkk
Era do Nintendo do meu primo. Tbm tinha um com a introdução que eu mais gostava:
"International Superstar Soccer Delux!!! Eeeeeeehhhhh" kkkkkkkk

Gostava de ganhar do meu primo nele. "Saque do goleiro!" kkkkk "Olha a bomba!!" LOL

Muito bom.
 
Voltar
Topo