🤔 Para Refletir : "O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso." - FL

Baú do Bento - Top Games Especial nº 4 Editora: Digerati

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
68cfFcv.png
Do tempo dos fliperamas, das locadoras de videogame, das revistas antigas... O Baú do Bento promove resgatar toda aquela nostalgia dos videogames clássicos dos anos de 1980 e 1990. Caso você não viu o sétimo tópico: Veja aqui: Baú do Bento - LUNAR: THE SILVER STAR RPG DO SEGA CD
A chamada da revista era: “Aprenda a criar seus próprios jogos de RPG no computador, com um programa simples e revolucionário - o RPG Make”.
vZszOo6.jpg
O RPG Maker 2000, programa de criação de jogos que trazemos para você, é o mais completo editor de RPGs amadores do mercado. Com ele, você pode criar sem maiores dificuldades as mais incríveis aventuras, desenvolvendo jogos no mesmo estilo dos consagrados Zelda, Final Fantasy e outros. Para utilizá-lo, não é preciso nenhuma experiência com programação, nem conhecimentos profundos de informática. Basta apenas um pouco de paciência, dedicação e muita criatividade. E isso nós sabemos que você tem de sobra! Portanto, prepare-se, arregace as mangas, e mãos à obra!​
Bons tempos! E você conheceu o RPG Maker através da Editora Digerati com a famigerada revista TopGames Especial?​
Download: topgames_especial_04.pdf

Edição: 4

Editora: Digerati

País: Brasil

Data de publicação: Ano I

Páginas: 36

Digitalizado por: Renato Barbas
 
Como a maioria da "terceira idade" maker, comecei com uma belezinha dessas, a que vinha com o RPG Maker 2003 (ed. 14 se não me engano). Tinha também uma da CD Expert com "Jogos de RPG" que vinha com vários clássicos, como o Drake Legend - talvez a maior pérola nacional da engine - de autoria de ninguém menos que o M. Giovanne Link, também conhecido como Hector MG Barbossa. Pra ver como tudo está conectado!

No mais, é até absurdo ver o faroeste que era esse tipo de coisa na época. Comercializavam um software traduzido ilegalmente, com o trabalho de um monte de moleques doidos e curiosos que não tinham qualquer noção de direitos autorais junto no pacote (ainda me pergunto se algum deles ficou sabendo de antemão que seus jogos seriam distribuídos assim). Ao mesmo tempo, graças a isso a engine tem um certo público que talvez não tivesse conseguido de outra forma, que inclusive continuam consumindo seus produtos agora legalmente. Eis o paradoxo do pirateamento.

Bom trabalho, cara. É tanto tópico bacana que sequer consigo tempo de comentar em todos eles!
 
No mais, é até absurdo ver o faroeste que era esse tipo de coisa na época. Comercializavam um software traduzido ilegalmente, com o trabalho de um monte de moleques doidos e curiosos que não tinham qualquer noção de direitos autorais junto no pacote (ainda me pergunto se algum deles ficou sabendo de antemão que seus jogos seriam distribuídos assim). Ao mesmo tempo, graças a isso a engine tem um certo público que talvez não tivesse conseguido de outra forma, que inclusive continuam consumindo seus produtos agora legalmente. Eis o paradoxo do pirateamento.

Bom trabalho, cara. É tanto tópico bacana que sequer consigo tempo de comentar em todos eles!

Muito Obrigado @Paradiddle

Acredito que eles entendiam sim dos direitos autorais, mas não estavam preocupados.
 
Eu tinha o hábito de ir encher o saco e o bolso do dono da banca de revista aqui do Bairro. Me lembro que no dia que fui comprar essa revista eu não me interessei muito por ela uma vez que eu meio que tinha já tinha o RPG MAKER instalado. Mas tinha uma mangá hentai que eu queria muito e pra "diminuir" um pouco a vergonha acabei comprando essa revista. No fim a revista se pagou mais que o mangá.
Eu desconfio que ainda tenho o cd dessa e das outras revistas da digerati. As revista eu não tenho mais pois costumava doar com frequência esse tipo de material para a gibiteca local. É estranho pensar que isso já faz tanto tempo.
 
Eu colecionava esses CDs quando era criança. Perdi alguns ao longo do tempo (incluindo um que continha o RPG Maker), mas ainda hoje tenho mais de 20 CDs da Digerati e alguns de outras editoras. Infelizmente não sobrou comigo nenhuma das revistas, mas convenhamos que é bem difícil guardar essas coisas por 10-15 anos.

A Digerati era meio zoada, sobretudo nessa questão dos direitos autorais. Cansei de ver vários makers nos fóruns antigos descobrindo por acaso que seus jogos haviam saído em alguma revista. Aparentemente ninguém era avisado de nada. Como na época a comunidade era bem menos "profissionalizada" (com pouco ou nenhum apelo comercial) e a intenção do pessoal era fazer seu jogo atingir o maior número de pessoas possível, a galera ficava era feliz com aquilo, hahahaha.

Apesar de tudo, é certo dizer que se não fosse a Digerati eu não teria virado dev. Sou grato a eles por isso.
 
Muito obrigado pelo comentário @DadoCWB

Eu desconfio que ainda tenho o cd dessa e das outras revistas da digerati. As revista eu não tenho mais pois costumava doar com frequência esse tipo de material para a gibiteca local. É estranho pensar que isso já faz tanto tempo.

Eu também não possuo mais revistas da Digerati e de games em geral, assim como você foram doadas e algumas estragaram pelo tempo.

Muito obrigado pelo comentário @Jsage

A Digerati era meio zoada, sobretudo nessa questão dos direitos autorais. Cansei de ver vários makers nos fóruns antigos descobrindo por acaso que seus jogos haviam saído em alguma revista. Aparentemente ninguém era avisado de nada. Como na época a comunidade era bem menos "profissionalizada" (com pouco ou nenhum apelo comercial) e a intenção do pessoal era fazer seu jogo atingir o maior número de pessoas possível, a galera ficava era feliz com aquilo, hahahaha.

Muito interessante seu depoimento... Será que os editores não eram infiltrados como membros e por isso não se preocupavam (como mencionado por você) "os desenvolvedores só estavam mesmo interessados em fazer seu jogo atingir o maior número possível de pessoas".
 
Muito interessante seu depoimento... Será que os editores não eram infiltrados como membros e por isso não se preocupavam (como mencionado por você) "os desenvolvedores só estavam mesmo interessados em fazer seu jogo atingir o maior número possível de pessoas".

É bastante provável até. Acho que todos os jogos mais famosos de RPG Maker dos anos 2000 chegaram a sair em alguma revista.
 
Rapaz, Top Games era top demais... Aliás, aqueles tempos eram top demais. É uma coisa que eu sinto falta é da primeira década de 2000.
Eu tenho 3 CD's dessa revista e, uma delas, conheci uma penca de jogos de RPG que, anos depois fui descobrir, eram feitos no RPG Maker 2000. Tais como: Jennifer's Quest 1 & 2, Indiana Jones (tenho esse jogo instalado até hj em algum lugar), um Zelda bem lokão que você tinha um Digimon no seu grupo kkkkk e, claro, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, que era febre naquela época criar fangames de DB e CDZ.

Bons tempos...
 
Muito obrigado pelo comentário @DadoCWB



Eu também não possuo mais revistas da Digerati e de games em geral, assim como você foram doadas e algumas estragaram pelo tempo.

Muito obrigado pelo comentário @Jsage



Muito interessante seu depoimento... Será que os editores não eram infiltrados como membros e por isso não se preocupavam (como mencionado por você) "os desenvolvedores só estavam mesmo interessados em fazer seu jogo atingir o maior número possível de pessoas".

Eu meio que acho que quando essas revistas publicavam os jogos elas não si importavam muito com "direitos autorias" e coisa parecida. De alguma forma eles sabiam que de alguma forma dificilmente seriam processados já que de certa froma "estavam fazendo um favor" ao dono do jogo.
 
Voltar
Topo