🤔 Para Refletir : "O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo." - Jazz

Escarlate : O caminho da bruxa do fogo (metroidvania)

Membro Membro
Postagens
156
Bravecoins
251
E1CRfbz.gif


1E22D6e.gif

Gernero: RPG, plataforma, metroidvania.
Desenvolvido por: Carlos J Basilio Jr (RetroHeart)
Engine: RPGmaker VX Ace
OST: Luis Felipe Marcolino Medina
Início: 2 de dezembro de 2019 (inicialmente feito para participar da MAKERS JAM 2019)
Estimativa de término: O jogo foi entregue para a jam no dia 13/12/19, porem esta agora sob atualizações e mudanças, com estimativa de termino ainda para 2020


medalhainverno.png

Ganhador do Projeto Valente do Inverno de 2020.

6DiLXwC.gif

introdução





Conta-se que no passado, ainda quando Gaia protegia esta terra, que ela escolheu algumas jovens garotas pelo mundo para receberem parte de seus poderes e ajudá-la a proteger a terra e a vida que os homens pouco a pouco corrompiam.


Estas jovens eram chamadas de bruxas, e receberam poderes de acordo com sua aptidão, e esses poderes era parte do controle de um dos quatro elementos primordiais da natureza, esse poder, era passado de geração em geração, de mãe para filha, sempre visando proteger a terra e a vida.


Mas, acredita-se que em algum momento, uma geração desvirtuou-se; e começou a usar seus poderes para seu próprio beneficio, causando o terror nas terras daqueles que as desafiassem. As pessoas começaram a temer e caçar essas jovens.


Escarlate, a bruxa do fogo, daquela geração, tentou parar suas irmãs, mas a mesma foi derrotada e aprisionada no "mundo vazio", um lugar onde não existia tempo, morte e nem vida, um lugar onde acreditavam que viviam os maiores medos da humanidade.


Porém, em seus últimos momentos, Escarlate pediu ajuda de Gaia, que vendo o que suas criações se tornaram, amaldiçoou-as, prendendo seus corpos separados de suas almas, diminuindo o poder que as mesmas tinham sobre a terra.


O povo, vendo o "sacrifício" de Escarlate, começou a cultuá-la para quem sabe assim, de alguma forma, a mesma pudesse descaçar em paz no "mundo Vazio".


No entanto, há alguns meses, as florestas ficaram mal-assombradas, Os ventos começaram a trazer doenças, e a água, que antes era pura, começou a ser amarga, e matar aqueles que a bebiam.


De algum modo, as bruxas voltaram a ter poder sobre a terra, às pessoas estão morrendo, e os mortos estão se levantando, talvez este seja o sinal de que tempos sombrios batem a nossa porta novamente.


Dora, a irmã mais velha de Candy, esta morrendo, vítima da praga que assola estas terras, e enquanto Candy rezava por sua irmã, ela recebe uma estranha visita, que lhe da os poderes de Escarlate, e a encoraja a ir atrás das bruxas, para assim dar fim de uma vez por todas as bruxas.


yob5T64.gif

Sistema



O jogo é um Metroidvania, inspirado em jogos como Momodora, com uma pitada de WonderBoy.
No jogo vc anda para esquerda ou direita, pula, ataca com mini combos, alem de desbloquear novas habilidades e poderes, como pulo duplo, rasteira, projetil de fogo, escudos, etc, tudo ao seu tempo, e ao longo da sua jornada.
e dentre as novas habilidades de Candy, algumas são necessárias para acessar certas áreas do jogo.


Fotos do Projeto



Esquiva sendo usada durante o combate 12/07/2020
dMkBhjh.gif


Vila inicial do game (Pé da Sentinela) 15/06/2020
RXO1ONZ.png

Tela titulo
pnYY8ZX.gif

"Dash" e "pulo dois" se combinados
vLL6Fb6.gif

Golpes com a espada
gl14yWm.gif


Artes


Candy
gCumhe7.png


Tao
CC9D6Ae.png


em breve postos outros personagens...

Agradecimentos


Muito do que o jogo vem se tornando, devo a ajuda dos amigos do grupo RPGMaker Brasil, e em especial ao Jorge Augusto, pois ele me ajudou a resolver muitos bugs, alem de me passar varias dicas e algumas aulas de rgss3, e falando em Rgss3, hj o projeto conta com alguns scripts adicionais, gostaria de credita-los aqui, e agradecer ao seus criadores.

Vale ressaltar que esta lista de scripts pode mudar, pois venho ao longo do tempo, removendo, adicionando e procurando alternativas, para usar o minimo de scripts de terceiros possível.

Hudell : Event Speed Fix
Ark Maker : Arck_move_stop
Khas : Message system
Hime : Pixel movement
game_guy : More_self_switches
LittleDrago : Simple Event Sensor
Karin's Soul Keeper : Disable Move ro direction
Jorge Augusto : Copar eventos
Victor Sant : Basic Module/Multi frames
Raizen: Lune Smooth Camera
TheoAllen : pathFinding
Galv's : Move route Extras
Mog : Anti_animation_lag
melosx : Skip_title
Zeus81 : Fullscreen++​



Vídeos



-intro com uma das OST do game, feita por Luis Felipe Marcolino Medina
[youtube]https://youtu.be/IctxFZknx7Y[/youtube]



 
Última edição:
Que jogo interessante! Gosto muito desse estilo... quero fazer um metroidvania tbm
Parabéns pela história e as mecânicas do jogo.
Assim q tiver demo disponível irei jogar!
 
Tô muito feliz de te ver de volta por aqui, @juniorcjbj !

Caaara como a pixel arte desse jogo tá charmosa! As animações estão muito bonitas, e a paleta escura e com bastante contraste é um belo ode aos clássicos do gênero, como Metroid e Castlevania.

Tem alguma versão que a gente possa baixar e testar? Queria muito poder experimentar como tá ficando!

Do mais, continua mandando updates pra gente *:)
 
Tô muito feliz de te ver de volta por aqui, @juniorcjbj !

Caaara como a pixel arte desse jogo tá charmosa! As animações estão muito bonitas, e a paleta escura e com bastante contraste é um belo ode aos clássicos do gênero, como Metroid e Castlevania.

Tem alguma versão que a gente possa baixar e testar? Queria muito poder experimentar como tá ficando!

Do mais, continua mandando updates pra gente *:)
Salve mano, agradeço muito pela recepção, e fico feliz em ter voltado tbm :)
infelizmente o jogo ainda não tem uma demo,eu até cheguei a fazer uma versão completa q enviei para a rpgmakerjam2019, mas como o jogo foi feito para a jam, com 14 dias para a produção do zero, ele não ficou fluido e gostoso de se jogar, inclusive, ficou em 10° :( .
Mas gostei do plot, da ideia, e do desafio de fazer o negocio funcionar bem, desde então eu peguei para polir o game, hj esta rodando gostosinho.

maseu tbm expandi o game, a versão da jam tinha apenas 30 Minutos, dava pra bater final rapido depois de pegar os macetes,então eu aumentei o mapa, adicionei novos chefes, armas, magias, inimigos, etc, isso fez o projeto se tornar bem maior, oq me impossibilita de lançar uma demo por enquanto kkkk
mas quero finalizar esse game ainda esse ano, eu prometo trazer novidades. :)

Que jogo interessante! Gosto muito desse estilo... quero fazer um metroidvania tbm
Parabéns pela história e as mecânicas do jogo.
Assim q tiver demo disponível irei jogar!

Valeu, pode deixar que assim q possível, eu libero algo pra comunidade :)
 
Última edição:
Fantástico! A arte ta incrível, mas o que mais me impressiona é o fato de vc ter feito um metroidvania no RPG Maker!
Valeu, muito obrigado mesmo ;D
Admito que sou meio louco, mas fiz quase todo o game por codigo, mesmo sendo nos eventos comuns, quase tudo é por programação atraves do Script call, dai, se vc usar mais o codigo Rgss3 para fazer um game, o rpg maker nem fica tão limitado assim, não que eu manje grande coisa de programação tbm kkk, mas tenho ajuda de uns camaradas q recorro na hr da duvida. problema maior que tem horas que o programa quer que vc faça do jeito dele, e pra vc mudar, vc tem q contornar as logica dele kkkk, mas ta indo, saca um print do sistema de gravidade, por exemplo.
D3G4iCh.gif
 
Opa, tudo bem?
Cara, vi seu projeto em algumas comunidades já e ele é bem atrativo. A história é bastante clichê e bem crível, o que na minha humilde opinião é excelente. Eu gosto de clichês se bem trabalhados, como é o caso.
O ponto alto do teu jogo é certamente o gráfico. Toda a parte gráfica é harmônica e bem carismática. Teu pixel art é maravilhoso e isso se reflete nos vídeos que você posta com os poderes que tem testado e nos sprites dos mosntros também. Parabéns.
Certamente vale a pena, até a conclusão do jogo, tu arrumar parceria com alguém que manje bem de sonorização pra fechar o projeto com chave de ouro, tudo feito especialmente pra jornada da Candy!
No mais, espero que tenha sucesso em tornar a jogabilidade mais fluída como já demonstrou ser uma preocupação, pois os demais aspectos do teu jogo demonstram um profissionalismo enorme.

É isto, meus parabéns, continue firme e espero que consiga entregá-lo até o final desse ano!
 
Opa, tudo bem?
Cara, vi seu projeto em algumas comunidades já e ele é bem atrativo. A história é bastante clichê e bem crível, o que na minha humilde opinião é excelente. Eu gosto de clichês se bem trabalhados, como é o caso.
O ponto alto do teu jogo é certamente o gráfico. Toda a parte gráfica é harmônica e bem carismática. Teu pixel art é maravilhoso e isso se reflete nos vídeos que você posta com os poderes que tem testado e nos sprites dos mosntros também. Parabéns.
Certamente vale a pena, até a conclusão do jogo, tu arrumar parceria com alguém que manje bem de sonorização pra fechar o projeto com chave de ouro, tudo feito especialmente pra jornada da Candy!
No mais, espero que tenha sucesso em tornar a jogabilidade mais fluída como já demonstrou ser uma preocupação, pois os demais aspectos do teu jogo demonstram um profissionalismo enorme.

É isto, meus parabéns, continue firme e espero que consiga entregá-lo até o final desse ano!
Opa, muito obrigado pelo apoio e pelos elogios :)

* No caso da historia. como eu havia feito este game para uma jam, eu precisava de um plot simples para que eu conseguisse criar um desdobramento mais rápido, agora com essa versão atual, o plot é o mesmo, porem su adicionei algumas subtramas no decorrer do game, nada muito complicado, pois quero colocar o minimo de conversas possível, quero que o jogador tenha mais conteúdo para se divertir, do que historia para ler :/ , ao menos, isso é o que eu gosto, e quero deixar isso no game, para agradar pessoas que pensam como eu.
"mais jogo, menos conversa"
espero que goste do resultado quando estiver com o game em mãos para poder joga-lo e desbrava-lo. :)

*Muito obrigado pelos elogios quanto ao meu trabalho como pixel artista, eu venho aprendendo muito no decorrer do desenvolvimento, ainda tenho muito no que melhorar, mas fico feliz em ver que pessoas como vc estão gostando.

* A Ost é complicado, eu sou musico kkkk por isso, é dificil achar um outro musico que consiga captador minhas ideias, infelizmente eu sou chato, ja trabalhei com outros músicos no decorrer dos meus projetos, e embora todos sejam ótimos músicos, poucos conseguiram me agradar, com ressalva ao amigo "Dan fayal", que fez ótimos temas para meu outro projeto, o Saffra, porem ele perdeu o pc, e não pode mais compor. e uma ressalva tbm ao Luigi bonocchi, que tbm é um ótimo compositor e arranjador.

vamos ver no que vai dar, vou conversar com eles novamente, e ver o que podemos bolar :)

abraço.
 
-Vídeo do plot inicial do game - spoiler do inicio da aventura - testando expressões da candy.

Ignore erros de Português por favor, e aquele bau de RTP no meio da casa, são testes ainda, e tudo será revisado no futuro.

[youtube]https://youtu.be/9cgSti_SVPw[/youtube]
 
Última edição:
Parabéns pelo projeto, manja muito da engine pra fazer um jogo plataforma no RPg Maker e sem bugs , visualmente interessante e bem fluído, continue assim que veremos um jogão.

Eu li que o jogo tinha 30 horas e você fez em 14 dias? Como é possível ter tanta hora em tão pouco tempo de desenvolvimento?
 
Parabéns pelo projeto, manja muito da engine pra fazer um jogo plataforma no RPg Maker e sem bugs , visualmente interessante e bem fluído, continue assim que veremos um jogão.

Eu li que o jogo tinha 30 horas e você fez em 14 dias? Como é possível ter tanta hora em tão pouco tempo de desenvolvimento?
Valeu, muito obrigado pelo apoio!

*30Hrs.....eu devo ter viajado ai, vou procurar e editar isso kkkkk a versão que enviei para a jam era de 30 minutos apenas, eu devo ter escrito errado kkkkk foi mal.
 
Excelente, desde criança eu tinha um sonho de fazer um jogo em plataforma no rpg maker usando evenos porém, sempre achei que iria dar muito trabalho ajustando gravidade dos inimigos e tal, nunca segui em frente. Está de parabéns, além da arte original que está muito boa também.
 
Parabéns pelo excelente projeto! Sou muito fã das séries de jogos Metroid e Castlevania. Portanto, curto os games que abordam o sub-gênero Metroidvania.
 
Excelente, desde criança eu tinha um sonho de fazer um jogo em plataforma no rpg maker usando evenos porém, sempre achei que iria dar muito trabalho ajustando gravidade dos inimigos e tal, nunca segui em frente. Está de parabéns, além da arte original que está muito boa também.

Valeu Gustavo, muito obrigado pelo apoio e feedback ;)
comentando sobre o sistema de gravidade, até deu, e ainda da um pouco de trabalho, mas não é tão diferente de se fazer o sistema de gravidade em outras engines, eu fiz a maior parte por programação no rgss3 mesmo, dai quebra um pouco a limitação do rpg maker, mas claro, não ta perfeito, mas acho q esta num nível agradável de se jogar ja, em breve espero disponibilizar para vc, e quem mais quiser jogar.

Parabéns pelo excelente projeto! Sou muito fã das séries de jogos Metroid e Castlevania. Portanto, curto os games que abordam o sub-gênero Metroidvania.

muito obrigado pelo apoio mano, eu tbm sou muito fá dessas series, e de outras variações delas :D
fico muito feliz pelo sua visita, e espero atender suas expectativas com meu game, quando ele estiver pronto. vlw


Aproveitando, gostaria de compartilhar o vídeo de teste do Sistema de empurrar caixas, algo bobinho, mas que será util em determinados pontos do game, no vídeo em questão tem um pouco de lag, pois coloquei muitos objetos com essa programação de "caixa" e "gravidade", oq pesa bastante, na pratica, não posso colocar tantos numa mesma area de visão, foi apenas um teste para o vídeo.


E pra quem acompanha o projeto aqui, e ainda não sabe, gostaria de pedir a ajuda de todos que acompanham e gostam do meu projeto, o "Escarlate".Bom, ele esta concorrendo ao "projeto Valente" aqui no CondadoBraveheart, se possível, entrem lá e votem nele, é possível votar em dois projetos, então, quem quiser dar essa força, ficarei muito grato.
https://condadobraveheart.com/forum/index.php?threads/projeto-valente-inverno-2020.5797/
 
Última edição:
Trago mais um vídeo, desta vez, mostrando o tutorial do inicio do jogo, sei q jogadores mais hardcore(ou macaco velho)
Nem liga pra tutorial, mas há quem precise, então optei por fazer algo da maneira mais sutil e menos invasiva que pude ;)
espero que gostem ;)

[youtube]https://youtu.be/84XANZQLc1s[/youtube]
 
Última edição:
Voltar
Topo