🤔 Para Refletir : "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!" - Moge

Henry's Adventures

Membro Membro
Workaholic
Postagens
68
Bravecoins
173
L1Sx60l.png


Criado por João Paulo Guerra (Jotasage)
Engine: RPG Maker 2000
Gênero: Aventura / Comédia
Data de início do projeto: Dezembro / 2007
Data de início da versão atual: 13 de julho de 2013

NEQEVke.png

Henry's Adventures foi analisado na revista iMaker, edição de outubro de 2013! Clique aqui ou aqui para ler a matéria!

Um9zXAn.png

Henry's Adventures é um projeto que significa muito pra mim. Representa não só a minha paixão tanto pela criação de jogos quanto pelo RPG Maker 2000 como também toda a minha história e o meu amadurecimento como maker. Durante mais de cinco anos criando jogos, vi histórias surgirem e sumirem, ideias nascerem e morrerem. Vi criadores abandonarem seus projetos e suas histórias. E Henry's Adventures surgiu, de repente, e se tornou a minha mais duradoura ideia até então.

O jogo nasceu em 2007, como um básico projeto de comédia criado no RPG Maker 2000, levando influência de vários outros jogos que havia jogado, o que me faz acreditar que, naquela época, não havia criado uma história "minha", mas sim, um emaranhado de pedaços vindos de outros jogos.

Enfim, em sua ideia inicial (o que podemos chamar de "piloto"), Henry's Adventures se chamava "Mais um Jogo de Vagabundo do RPG Maker". A história começava com o protagonista acordando no meio de uma ilha isolada, sem se lembrar de absolutamente nada. Conhece Darnier, que, numa decisão simplesmente inexplicada, resolve ajudá-lo (nada era muito bem explicado na época). Vendo isso, já é possível imaginar que o jogo tinha diversos defeitos no enredo e na organização da história. Sim, eu cheguei a terminar esse projeto; ele teve pouco mais de 50 mapas e era completamente vazio e sem muito atrativo.

No ano de 2010, decidi, então, reviver esse projeto, quando realmente comecei a escrever uma história de verdade para ele. Só que, durante toda essa época, o projeto mal saiu da introdução, devido a várias mudanças de ideia que tive no período.

Após um longo período de "férias" do RPG Maker (uns seis meses), eu decidi retornar em 2011 e lá pelo final do ano, mais precisamente em dezembro, iniciei o desenvolvimento de uma versão mais madura e elaborada de Henry's Adventures. Essa versão serviu de base para que, em julho de 2013, eu pudesse fazer um reboot dela, surgindo assim a versão oficial do jogo, a mesma que está disponível para download.

WAIoUDS.png


Não existem, até então, provas concretas da existência de um multiverso; de outras dimensões, realidades paralelas. Porém, o desaparecimento repentino de alguns indivíduos talvez nos dê uma pista de que esta teoria é, sim, plausível.

Henry é um garoto de 18 anos que acorda desmemoriado num pequeno bosque, localizado num continente gigantesco. Ao acordar, muitos questionamentos correm-lhe a cabeça. "Onde estou? Que lugar é esse? De onde eu vim?". Após uma pequena e desesperada pausa, resolve buscar informações nas redondezas. Era preciso sair dali para descobrir sobre si mesmo.

_________________________________________________________
O continente em que Henry se encontra divide-se em três raças: Os humanos, os monstros e os mutantes, dos quais falarei em breve. Esse continente é dividido em regiões. Temos a região sudoeste, noroeste, central, nordeste e sudeste. As 4 primeiras são praticamente idênticas, com algumas exceções apenas na geografia e demografia. Mas a região mais hostil é a sudeste, onde encontram-se quase todos os habitantes de etnia monstra do continente. Seres inteligentes, não gostam de intrusos humanos, além de desejarem a separação de seu território do continente.

Porém, nem sempre foi assim. Isso começou devido ao rancor de outro monstro.

Um vampiro, pra ser mais preciso. Seu nome é Wenbar. Seu rancor pelos seres humanos nunca foi explicado, tornando-o talvez um ser incompreendido pela sociedade. Acredita-se que sua raiva venha do ataque das tropas da cidade de Nova Taria a região dos monstros em 1899, quando muitos de seus parentes foram mortos pelas tropas humanas.

Wenbar terminou por tornar-se líder de toda uma geração, após ser proclamado governador do território monstro no ano de 1937. Graças a isso, ele finalmente pode pôr em prática um de seus maiores planos de vingança.

_________________________________________________________
A guerra dos Iacos

Em 26 de fevereiro de 1941, tropas da cidade de Iaco, na região central do continente, avistaram uma grande quantidade de monstros em suas redondezas. Algo até então anormal; por quê os monstros, tão conservadores e - agora - separatistas graças ao regime imposto por Wenbar estariam em grande número rondando um importante ponto da civilização humana?

Mal sabiam eles que o pior estaria por vir.
Na noite de 3 de março de 1941, o prefeito da cidade fora assassinado em sua casa, junto com sua esposa e sua filha mais nova. O que estaria acontecendo? Obviamente, os monstros estariam envolvidos nessa tragédia. As suspeitas foram se confirmando, até que no dia 13 de março as tropas monstras de fato avançaram para a cidade, atacando-a. Assim se iniciou a mais sangrenta guerra que o continente já viu.

Os monstros, mesmo em minoria, conseguiram dizimar boa parte das tropas da cidade de Iaco. O perigo para a população da cidade que, na época, era considerada referência em qualidade de vida em todo o continente, tornou-se gritante, forçando com que seus moradores tivessem de migrar para cidades distantes. A cidade esvaziou-se por completo e se transformou numa praça de guerra, que teve seu final em 20 de agosto de 1941, quando os monstros, mesmo em minoria, conseguiram derrotar os humanos e instalaram seu poder em toda a região central, que passou a se tornar propriedade da República dos Monstros. Aterrorizados e surpresos, regiões vizinhas como a noroeste terminaram por ceder seu poder ao império de Wenbar ainda naquele ano. Uma grande vitória? Com certeza, os monstros estavam impondo o respeito que sempre desejaram, ou que pelo menos, Wenbar desejou. Mas aquilo não era suficiente; ainda havia muita resistência das demais regiões, e as tropas monstras não eram grandes nem poderosas o suficiente para dominá-las.

Foi aí que surgiram os mutantes.

_________________________________________________________
Sim, os mutantes! Toda a força de um monstro combinada com a bravura e a coragem de um animal e a inteligência de um ser humano. Era o que faltava!

Wenbar começou a estudar corpos de soldados monstros mortos. Assim como o de homens e animais mortos também. Logo, conseguiu combinar os genes monstros com os genes animais e humanos, criando assim os mutantes. O que seriam eles? Basicamente, os mutantes são seres racionais e inteligentes assim como os humanos e os monstros, só que muito mais fortes e poderosos que os mesmos e, em alguns casos, mais inteligentes, mais habilidosos. Tudo isso parecia perfeito para Wenbar e suas tropas finalmente tomarem conta de todo o continente.

O que parecia sua maior arma no momento, mas...

Tendo esta receita em mãos, ele criou milhares dessas criaturas de uma só vez. Em poucos meses, teve um exército tão grande quanto o dos humanos. O problema, no entanto, era a forma como os mutantes eram tratados: Como escravos. A condição insalubre dos mutantes sob domínio de Wenbar fez eles se voltarem contra o mestre; uma enorme quantidade de mutantes fugiu e se refugiou em aldeias criadas por eles próprios.

Como já havia aprendido a criar essas criaturas, Wenbar não se abalou e continuou com a produção delas. A maioria tornou a fugir, mas ele não desistiu da ideia. Aquilo não lhe parecia problema: Uma vez que já havia aprendido a criá-los, haveria uma forma de reverter a sua rebeldia e criar um exército leal de seres evoluídos.

Mas o que teria Henry a ver com Wenbar? Por quê Wenbar seria uma preocupação? Haveria uma "ligação" entre os dois? Descubra isso entrando no mundo místico de Henry's Adventures, onde tudo pode acontecer.

4sW9Z2Q.png

hg5pzYf.png

Henry
É bastante vagal, não gosta de fazer esforço e adora uma farra. Como todo jovem com essa personalidade, ele gosta muito de tirar sarro dos outros, inclusive de seu próprio amigo Darnier e de outros esquisitões com nomes estranhos. Apesar disso, é um rapaz muito inteligente e está sempre fazendo comentários que o fazem parecer intelectual, embora ele mesmo não perceba. Está sofrendo com uma amnésia que o fez esquecer de onde veio e de onde está, e conta com a ajuda de Darnier para achar respostas.

Outras informações:
Idade: 18 anos
Aniversário: 27 de abril
Costumes: Ridicularizar pessoas que possuem alguma característica estranha. Principalmente o nome.


9Z7rTfx.png

Darnier
Apesar de sua aparência, Darnier é um homem com uma boa condição social. Ama muito sua mulher, Helen, porém ama ainda mais as mulheres em geral, o que faz ele pular a cerca muitas vezes. É dotado de grande força e muito inteligente também, mas nem sempre tem paciência para resolver problemas.

Outras informações:
Idade: 46 anos
Aniversário: 1° de agosto
Costumes: Arriscar seu casamento. Nada além disso.


mHYg0sK.png

Jairo
Muito inteligente e um ótimo explorador, é um aventureiro destemido e muito versátil. Jairo é uma pessoa extremamente pacífica e moderada, embora esteja arquitetando planos contra Wenbar. Vive com seu irmão Jeremias e sua amiga Stefanie, uma gata-humana mutante, em uma casa isolada nas montanhas, protegida por um touro, também mutante.

Outras informações:
Idade: 19 anos
Aniversário: 13 de maio
Costumes: Explorar florestas e se expôr ao perigo sem medo das consequências.


y49xGKQ.png

Stefanie
Nasceu como uma humana normal, algo incomum nos mutantes, que geralmente são criados em laboratório, tendo sido uma experiência única de Wenbar, que a transformou numa mutante recombinando seus genes. Morou na torre de Wenbar até os 6 anos de idade, mas fugiu horrorizada com todas as barbaridades que o mesmo cometia. Meses após a fuga, conheceu os irmãos Jairo e Jeremias, que a adotaram. Tamanho foi o laço de amizade criado entre eles que Jairo e Jeremias, junto com ela, terminaram por tomar para si o problema do continente e hoje procuram meios de livrá-lo das mãos do tirano.

Outras informações:
Idade: 17 anos
Aniversário: 28 de setembro
Costumes: Geralmente acompanha Jairo em suas explorações, embora não seja muito corajosa.


pJ75aU7.png

Jeremias
Não é apenas um explorador, mas também um cientista amador. É incrivelmente inteligente, mas na maioria das vezes se recusa a sair para explorar. Prefere ficar trancafiado em casa, pesquisando e estudando métodos científicos. Apesar de ser tão fechado, tem um ótimo senso de humor.

Outras informações:
Idade: 18 anos
Aniversário: 25 de dezembro
Costumes: Vive à frente de seu computador, mergulhado em pesquisas e estudos.


HWG9GUM.png

Odiosvaldo
Não se conhece sua origem. Sabe-se apenas que é um Lobo-Mutante de nome estranho, que provoca risos em Henry e em outras pessoas. É um ser muito confuso, muitas vezes chegando a ser agressivo, mas na verdade é incapaz de fazer mal a alguém. Além disso, vive sendo ridicularizado pelo fato de não possuir um faceset.

Outras informações:
Idade: Cerca de 17 anos
Aniversário: Não se conhece a data
Costumes: Vagar solitariamente pelos cantos da Floresta Lívia.


ql8gcOK.png

Wenbar
É uma criatura tenebrosa, dotada de grande inteligência e poder. Foi ele quem criou os mutantes. Seu maior sonho é ser dono de todas as terras e regiões do continente. Atualmente, tem planos ambiciosos que poderão triplicar o seu poder. Apesar de tão terrível e sombrio, Wenbar é uma criatura bem-humorada e leva a vida e suas vitórias como "apenas uma brincadeira", mas não aceita perder em hipótese alguma.

Outras informações:
Idade: 195 anos
Aniversário: 18 de março
Costumes: Como ele mesmo diz, "aperfeiçoar o seu poder".


ZnaLHoq.png

Bark
Bark é um médico e cientista muito conhecido em todo o continente por seus trabalhos e feitos. Foi induzido a ajudar Wenbar em um de seus planos. No geral, não se sabe muito sobre sua personalidade nem sobre seus gostos, mas todos têm certeza de sua capacidade como cientista.

Outras informações:
Idade: 70 anos
Aniversário: 31 de maio
Costumes: Não se conhecem seus costumes favoritos.


3TUJSwk.png

????
O braço-direito de Wenbar. Ninguém sabe o seu verdadeiro nome, a não ser é claro o nosso vilão. Além disso, não conhecem o seu rosto e nem sabem de suas intenções. Carrega um objeto que poderá atrapalhar e muito a vida de Henry.

Outras informações:
Idade: Desconhecida
Aniversário: Não se conhece a data
Costumes: Servir a Wenbar em todas as situações.

7uwsZOF.png

6QTggG1.png

9kK2TO4.png

kyxKLRx.png

1OR2Bld.png

0XsSOu1.png

yPqbtTr.png

9xN2J8z.jpg

1y62u5s.png

P8XOPY4.png

tjHu8kk.png

A7r5KYl.png

DoS3NhW.jpg

VB6L9Bz.jpg

pHo4sBM.png

i0qjJwp.png

Utug5lz.png

ZWUcGnF.png

LtsLsCm.png

PYNiuWY.jpg

29hc3EO.png

lymtm2M.png

aMzXywJ.png

wWMOvnW.png

bidnrjy.png

unGv3aX.png

[youtube][youtube]https://youtu.be/1uFcSUQo5aw[/youtube]
[youtube]https://youtu.be/gESpdSevy3c[/youtube]
[youtube]https://youtu.be/GzMiQhBhUrY[/youtube]

cbReZs1.png

Clique Aqui!

2edPcG1.png

Minhas considerações finais sobre Henry's Adventures podem ser expressadas de muitas formas. Poderia gastar horas explicando como esse projeto foi importante em minha vida, o quanto ele me fez amadurecer, como desenvolvedor e até mesmo como pessoa, e narrando os belos momentos em que me dediquei quase que inteiramente à ele.

Porém, da mesma forma como o iniciei, em 2007, o encerro agora, passados quase onze anos desde sua primeira edição.

Infelizmente, tornou-se inconciliável a minha vida pessoal com o desenvolvimento deste projeto. São muitos os motivos pelos quais o estou cancelando: Falta de tempo para me dedicar a um projeto de RPG Maker tão grande e complicado, com uma história grande e complexa; perda de interesse no próprio RPG Maker, ao qual tenho me restringido ao uso apenas para a criação de "episódios-pilotos" de algumas histórias e mini-projetos; o desgaste com a produção do jogo (mais de dez anos focados nesse game); a pouca evolução da trama nos últimos anos (tenho me focado mais em outros projetos) e, por fim, a perda de interesse do público no projeto e o declínio da comunidade, que me desmotivaram um pouco.

Contudo, não pretendo extinguir a ideia presente em Henry's Adventures, nem deixar a sua história sem final. Futuramente, pretendo dar continuidade a essa trama, provavelmente em outro formato que não seja um jogo de RPG. Henry, Darnier, Jairo, Stefanie e os demais personagens encontrarão o desfecho de sua história um dia, podem apostar!

Enfim, se eu pudesse expressar em uma única palavra meu sentimento por Henry's Adventures, essa palavra certamente seria ORGULHO.

Meus agradecimentos especiais a:​
ASCII, criadora desse software maravilhoso que é o RPG Maker 2000;
João R. Monteiro (Snowcacau), por todo o apoio dado ao projeto desde o início da versão oficial, em 2013;
iMaker e sua equipe, pelo destaque que concederam à Henry's Adventures em sua revista;
Cronus, Camaleon, Robercletzon e outros criadores, responsáveis por alguns dos recursos gráficos presentes no jogo;
Charas-Project, VIP RPG E VG Music, pelos muitos resources originados neles que foram bem aproveitados em Henry's Adventures;
E a todos os amigos que deram atenção e apoio ao projeto.



Muito obrigado a todos os que fizeram parte dessa história!

 
Última edição:
Olá rapaz!
Muito bom ver este projeto por aqui, eu não tenho muito o que falar pois nunca cheguei jogar este jogo. Mas conheço a grande aceitação deste trabalho e acho que a única coisa que falta a fazer é lançar pra a gente se divertir né? kkkkkkk Boa sorte com a produção e estamos no aguardo de uma demo ou uma versão completa.

Abraços.
 
Obrigado pelos comentários.  :D
O HA já teve três betas lançadas, contudo, como esse tem sido um projeto demorado e eu ainda não tenho prazo para finalizá-lo, eu decidi retirar o link das betas anteriores. Tenho a impressão de que alguns jogadores costumam baixar uma vez a beta e não baixam as atualizações posteriores, pude notar isso vendo o n°de downloads da primeira e da última beta do HA.
A produção do jogo já chegou na metade e eu creio que agora ele só será lançado completo, mas ainda é cedo demais pra falar isso. XD
 
Que jogo ótimo cara!

Muito lindo, que vontade de jogar!

Aliás, qual método você usou para fazer uma iluminação tão linda no rpg maker 2000?

Quero ver este jogo pronto cara!
 
Hoenheim comentou:
Que jogo ótimo cara!

Muito lindo, que vontade de jogar!

Aliás, qual método você usou para fazer uma iluminação tão linda no rpg maker 2000?

Quero ver este jogo pronto cara!

Valeu pelo comentário! Se tudo der certo o HA sai ainda esse ano, afinal já passou da hora de terminar esse projeto. XD

Quanto a iluminação, fiz através de pictures mesmo, nenhum mistério. :)
 
Bom, o que falar desse game? O jogo está ÓTIMO, bem feito, você souber usar muito bem os gráficos do RTP, história boa, cenários bem feito, ótimos diálogos. Só senti falta de sistemas complementares e principalmente de um sistema de batalha personalizado ou diferenciado do padrão que é bem simples. Poderia fazer por meio de animações os heróis atacando ou algo do tipo, ficaria bem legal. No mais, PARABÉNS!!!
 
Robercletzon comentou:
Não entendi, o jogo sai esse ano ou foi cancelado???

Foi cancelado. Estou trabalhando atualmente num projeto menor.

Marcos comentou:
Bom, o que falar desse game? O jogo está ÓTIMO, bem feito, você souber usar muito bem os gráficos do RTP, história boa, cenários bem feito, ótimos diálogos. Só senti falta de sistemas complementares e principalmente de um sistema de batalha personalizado ou diferenciado do padrão que é bem simples. Poderia fazer por meio de animações os heróis atacando ou algo do tipo, ficaria bem legal. No mais, PARABÉNS!!!

Obrigado!
Minha intenção para com esse jogo era focar mais na narrativa - como aliás é a maneira que eu costumo pautar os meus jogos - e por isso existem poucos sistemas. Na parte mecânica explorei mais a criação de desafios (puzzles), que são na minha opinião o ponto forte do gameplay (sempre fui meio desleixado com batalhas, confesso).
Em contrapartida, meu projeto atual conta com um action battle system, algo bem simples, mas que dá um pouco mais de dinamismo ao gameplay.
 
vvYZr2m.png

RELANÇAMENTO

Já havia algum tempo que eu gostaria de relançar Henry's Adventures, sobretudo porque a versão final dele foi entregue sem revisões após o cancelamento. Alguns bugs que foram detectados posteriormente foram corrigidos (com destaque para um bug que travava o jogo durante uma sidequest, que era o mais problemático da versão disponível até então).

Tirando a correção de bugs, poucas alterações foram feitas dentro do gameplay, salvo correções de erros ortográficos e algumas melhorias na intro. O jogo também ganhou uma nova tela de título e foi encriptado.

Se por acaso alguém jogar e ainda encontrar problemas, entre em contato para que eu possa corrigi-los.

Clique aqui para baixar!

(Em breve, também estarei fazendo um update na versão disponível de Melissa - Uma aventura às avessas)
 
Última edição:
Pessoal, queria avisar que fiz upload de uma versão open source do jogo, pois constatei que o MediaFire teve um problema com a versão encriptada. Estarei tentando resolver esse problema, mas por via das dúvidas, para quem quiser baixar o jogo, Clique Aqui!



Oi, @Jully Anne!
Sabe que essa pergunta sobre se o jogo está completo é mais complexa do que parece? ^^'

Acredito que o tópico está no lugar certo, pois Henry's Adventures (entenda-se por esta versão do projeto) não possui um final. Iniciei a produção desta versão em 2013 e a descontinuei em 2018 por, entre outros motivos, haver muitas coisas nessa versão que eu tinha vontade de mudar, mas como ela já estava grande demais eu só poderia mudar o jogo com um reboot.

E é isso que eu pretendo fazer no futuro, um reboot de Henry's Adventures. Um game totalmente reformulado, com a mesma história, mas com melhorias e, sobretudo, um novo nome. Na prática, seria um projeto novo, e sempre me questionei se eu deveria criar um novo tópico quando desse início a ele, ou simplesmente reformular esse tópico aqui. A questão é que esse jogo ainda é muito querido pelo público, sobretudo porque foi um projeto que teve destaque na época da Mundo RPG Maker, então mesmo que eu fizesse um reboot, acredito que essa versão do jogo deveria continuar no ar. Até por isso achei justo fazer um relançamento dele corrigindo bugs que existiam na beta anterior.

Então, pra resumir: Henry's Adventures ainda é um projeto em curso, no qual eu ainda estou trabalhando e futuramente irei tirar a nova versão do papel, mas essa versão que está disponível foi descontinuada em 2018. Ela não chega até o final da história, mas tem um tempo considerável de gameplay - cerca de 4 ou 5 horas, incluindo três sidequests.

Seria interessante vê-lo no Condado Review, caso seja do interesse e se adeque nos parâmetros de escolha de vocês, obviamente. *:)

Abraços!
 
Última edição:
Caraca, olha aí que sensacional!

Eu já tinha comentado um pouco com você da minha experiência com o Henry's. Joguei ele até o fim em 2020, na época que ressurgiram vários projetos de 2000/3 de uma vez. Me identifiquei DEMAIS com a história da sua relação com o projeto, o mesmo aconteceu comigo praticamente ponto a ponto (também começando em 2007, inclusive). É nítido o cuidado e dedicação com ele, o que acaba criando uma certa intimidade entre autor e obra que só quem trabalha por anos num mesmo projeto entende mesmo. Esse orgulho é real, e não vem de ego ou vaidade; é pura e simplesmente paixão por criar e jogar jogos. Entendo isso perfeitamente.

Não pretendo falar muito sobre agora, pois esse relançamento é a oportunidade perfeita pra jogar de novo, o que estou fazendo agora mesmo (até pra ter ideias sobre aquilo que conversamos pro meu próprio projeto 😉). Mas já adianto que achei um jogão, de jogabilidade variada, com puzzles, sidequests e etc, e um enredo surpreendentemente bem desenvolvido, com começo, meio e fim. Na verdade, achei foi estranho ele ter sido abandonado, porque me lembro dele ter ido BEM longe. Isso me lembrou inclusive o primeiro Aventurietas, o projeto praticamente completo que o Rober largou pra começar outro do zero.

Enfim, vou deixar uma análise mais decente quando terminar Henry's de novo. Até lá, vou encher o saco do @Dr.XGB pra jogar o projeto no sábado laranja também. Valeu!
 
Fala, grande @Paradiddle!

De fato, você conseguiu captar bem a minha relação com Henry's Adventures!
Por ser um projeto que existe desde a minha mais tenra idade (afinal eu comecei a mexer com RPG Maker muito cedo), o jogo de certa forma se confunde com minha própria vida - isso quer dizer, também, que a produção do jogo enfrentou quase todos os "altos e baixos" da minha vida.

(O post ficou enorme, então vou colocar spoiler)

Eu tinha apenas treze anos quando a ideia para o roteiro atual do HA surgiu na minha cabeça. Entre 2008 e 2009 o projeto havia sofrido algumas tentativas de reboot, mas todas com enredos completamente diferentes - até jogo-solo do Darnier, o "protagonista n° 2", surgiu nesse meio tempo. Foi em 2010 que eu decidi levar o projeto a sério, afinal, aqueles personagens que eu havia criado em 2007 retornavam o tempo todo nas minhas ideias posteriores. Na época eu tinha muito tempo livre, e se por um lado isso me ajudou a montar uma base sólida onde eu construiria o enredo mais tarde, por outro lado isso foi a perdição do projeto naquela época - toda vez que eu tentava tirar a ideia do papel eu empacava, seja por preguiça, seja por achar que eu poderia estar fazendo melhor, seja pelo fato de que na época eu era muito influenciado por outros jogos de RM que jogava e ficava sempre tentando criar algo próximo daqueles que eu gostava... E tudo isso só foi possível porque eu tinha muito tempo disponível e podia ficar me dando ao luxo de reiniciar o projeto o tempo todo.

Contudo, o vaivém acabou no ano seguinte, quando eu finalmente consegui "tapar os buracos" que faltavam na história e iniciei uma versão de Henry's Adventures que deu certo, durou e até chegou a ficar disponível para download - a versão de 2011, que por sinal tem cerca de metade do gameplay da versão atual. Apesar disso, eu achava que o projeto ainda padecia de uma certa falta de maturidade - culpa da minha pouca idade na época - e aos dezesseis anos iniciei a versão atual de Henry's Adventures, com inúmeras melhorias.

O período 2013-2014 foi a fase de ouro do projeto, a época de maior destaque, que culminou em algumas indicações para o Projeto de Ouro da extinta Mundo RPG Maker e na matéria da iMaker. Foi durante esse período que quase todo o jogo foi construído, inclusive. Em 2015 o projeto sofreu sua primeira crise, com um quase abandono da minha parte por questões pessoais, mas os problemas acabaram por se resolver e a produção seguiu - apesar de muito mais lenta. Para se ter uma ideia, iniciei a quest da cidade de Iaco - a última parte da versão jogável - em outubro de 2015 e só vim a concluí-la em maio ou junho de 2017. Eu sentia um certo "desgaste" com relação ao projeto, e re-jogando algumas vezes pude detectar o principal motivo desse desgaste: Haviam coisas na história que ou não fechavam ou estavam mal explicadas. Via que podia trabalhar melhor os motivos da amnésia de Henry, ou a divisão territorial do continente (que aliás, sequer tem um nome na versão atual), ou mesmo as explicações por trás do ódio do vampiro Wenbar à humanidade, o que realmente move os seus ideais, toda aquela história de mutação e recombinação genética... Enfim, quando me dei conta, eu já estava com uma proposta de reboot em mãos - mais um reboot. E, nesse contexto, eu já não poderia mais fazer alterações no projeto atual, que está grande demais (mesmo porque tem coisas na parte "estrutural" do projeto que eu quero mudar, inclusive o nome).

Como na época em que descontinuei a versão atual eu estava com bem menos tempo livre e, ainda por cima, com outro projeto, optei por esperar. Os anos seguintes seriam - e continuam sendo - de aprendizado e de melhoria técnica. Ainda não tenho como me dedicar plenamente à ideia de Henry's Adventures para, enfim, reiniciar o projeto, mas acredito que isso inevitavelmente ocorrerá. Eu próprio não me sinto satisfeito com esse jogo sem final. Como quero fazer algo realmente bem-feito, afinal esse jogo merece, estou trabalhando devagarinho nele, tal como fiz há onze anos, inicialmente melhorando o roteiro para, futuramente, tirá-lo do papel. Vamos ver como as coisas vão correr daqui pra frente.

Estarei no aguardo do seu feedback, afinal vi que você gostou muito do jogo!
Sempre é bom ver o feedback do pessoal que tem um carinho pelo meu velho projeto, também para ter uma ideia sobre em quais pontos devo mexer quando for refazer o jogo.

E se o HA aparecer no Sabadão do Cenoura será uma honra, pois até agora ele só jogou grandes projetos. Vamos aguardar pra ver! :winking:
 
Voltar
Topo