🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..." - Rafael_Sol_MAKER

Make The RPG 10ª Edição

Membro Membro
Postagens
1.935
Bravecoins
319
RPItS5y.png
Rafael Sol MAKER: Fala galera! Aqui quem vos fala é o seu redator mais chato favorito, o RSM!

Depois de um hiato de alguns meses sem publicações, enfim tenho orgulho de apresentar para vocês a revista maker definitiva. Depois das últimas edições terem apostado em uma reforma geral no visual, nessa edição levamos isso a novos patamares, com reformulação gráfica completa (de novo!) e de quebra novas seções (Serão Extra e Estúdio), com muito mais conteúdo.​

Eu aposto que vocês vão gostar de mais essa edição, que está pra lá de especial.



"Se você acha que o final é onda tudo acaba, é sinal de que ainda não viu nada."

A começar pela matéria de capa, que é o review definitivo da versão de lançamento do RPG Maker MV (É notável que ele já apresentou muitas melhorias desde a época que este fora escrito) introduzindo a ferramenta para que você também entrar de vez para a nova era de fazer jogos para a Web. Pode ter certeza que a cobertura é a melhor que existe, está super completa!

Mas esse não é o único grande destaque: Entrevistamos um dos mais importante e influentes scripters, o Yanfly, e tentamos arrancar o máximo de informação possível dele, hehe. E tem muito mais: No nosso Triple Full apresentamos três grandes jogos nacionais (O Cálice Sagrado, Dead File Origem e Maker Zone), sendo todos eles open-source. É isso mesmo, pode baixar, abrir e olhar para ver como é que faz! Também trazemos do fundo do baú um dos melhores RPGs de ação, melhor dizendo, melhores jogos já feitos para computador: Deus Ex, com uma introdução sobre o universo dessa fantástica franquia.

Para quem quer aprender trazemos uma gama completa de tutoriais escritos pelo nosso time competentíssimo: Conversão de vídeos para usar no RMVXAce, com o Caio Varalta; Introdução a um programa que é uma santa mão na roda para os spriters, o ShoeBox, por NineK, e duas matérias assinadas pelo nosso redator-chefe, o Avatar: Introdução às Scenes do RGSS e como criar tramas muito mais complexas e dinâmicas.

Claro que temos muitos mais: Uma coluna de opinião, assinada por mim, que aponta por que menos pode ser mais quando você for fazer um jogo; uma matéria do Ludovic que aponta as paridades que temos entre a dupla perfeita: Animes e Jogos; trazemos uma palhinha sobre um projeto que tem de tudo para já nascer um clássico: O Cálice Sagrado A Guerra dos Mortos, por Hector MG Barbossa; além de fazer um bom resumo das novidades que a Condado vem apresentando desde o começo do ano. Entre outros!​

ggBDXv6.png


E aí, o que está esperando para começar a ler?

Revista Make the RPG - 10ª Edição (Versão de Leitura, Qualidade Alta, 14.8MB)
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED10.pdf[/descarga]​
Espero sinceramente que curtam! Não se esqueça de deixar os seus comentários!

Um forte abraço,

~Rafael Sol MAKER
Designer-chefe/Redator​
 
Última edição por um moderador:
Lumis comentou:
Nossa, que legal.

Se não me falhe a memória, o acordo que eu tive meses atrás com um representante de vocês foi que eu recebesse não só uma notificação de quando a revista sairia, como também créditos em ter feito toda a tradução da entrevista com o Yanfly. Como vocês fracassaram em fazer ambas as coisas, vim aqui dizer que não terá uma próxima vez.

Convenci ele a fazer a entrevista só pra ajudar vocês, e como recompensa não cumpriram nada do que nos prometeram. Já conversei com o Yanfly e criei uma conta aqui só pra falar isso: Eu e ele nunca mais vamos colaborar com vocês com nada. Essa foi a primeira e última vez.

Se forem usar a desculpa do "mas eu não sabia", então sejam mais organizados. O nome da pessoa que traduziu estava junto com toda a entrevista em português.
Vou me informar com o Ludovic quanto a esses detalhes.

Os créditos podem ser publicados em todos os lugares onde a entrevista fora distribuída (atualmente só aqui), incluindo nesse tópico. Se for o caso, podemos reupá-la já corrigida, se assim o preferir.

Não temos intenção nenhuma de prejudicar a sua pessoa ou a do Yanfly, então vamos tentar acertar os melhores termos para todos. Concordo com as suas exigências e assim será feito.

O plano de divulgação dessa edição já está em curso e as comunidades parceiras estarão autorizadas a divulgar a revista a partir de amanhã, então dá tempo de reverter a situação.

No mais, agradeço imensamente pelo trabalho que está fenomenal.

-----------------
edit: Tirei a revista do ar até que possamos resolver essa situação.
 
HirotoSonogans comentou:
Olha,essa deu trabalho de ler  :^^':.
bem vejo que tem mais paginas que as outras certo?
Bem não sei como descrever como isso me agradou ,porem fico triste de dizer isso mas essa edição tem seus pontos positivos e negativos,vou dizer de acordo minha opinião..​
[okay]Postivos
1- conteúdo,isso está cada vez melhor!
2- aumento de paginas ótimo!
3- organização de letras boa!(me refiro ao espaçamento e o tamanho)[/okay]
[error]Negativos
1-Me incomodou o fato de propaganda das parcerias do condado solta de um modo aleatório. [/error]
Bem é só isso que tenho a dizer,bom trabalho e aguardando a 11º edição!...
Fala, Hiroto!

Cara, se acostuma não, hein. Manter esse número dá um trabalhão. É capaz que na próxima saiam menos, e esse fique como um limite máximo.

Quanto as críticas, foras as páginas das nossas queridas parcerias, temos poucas que realmente podem ser consideradas "propagandas". Fora num lugar que tem duas seguidas (perdão por esse oversight), a maioria creio estar bem distribuída de forma a não destruir o layout das matérias.

Se você olhar para o layout de impressão, talvez entenda. Também entenda por que adotamos 92 (que é um múltiplo de 4). Se quiser fazer o tira teima, joga num serviço online para simular a versão impressa (disponibilizaremos em algum assim que tudo for resolvido) ou imprima numa gráfica (para o cara fazer o servico certinho) e verá o que estou falando.

No mais, agradeço o apoio e realmente espero que curta essa e as outras edições (se ainda não as viu!)

 
Pessoal, o download já está no ar, novamente.
As devidas correções foram concluídas e a questão dos créditos referente à entrevista foi resolvida entre responsáveis.

Meus sinceros parabéns à todos da staff, o trabalho executado nesta revista foi excepcional!
:Okay_fix:
 
Bom, para que fique bem claro a situação a todos.

Depois da mensagem aqui também enviei PM para o Lumis. Como ele não respondeu, mandei um e-mail formal da minha parte, explicando detalhadamente a situação (o Ludo saiu da staff recentemente e não tinha nos avisado dos termos do acordo até o fechamento da edição) e um pedido de desculpas e retratação de acordo com os termos dele, assumindo toda a responsabilidade, incluindo botando a integridade da revista em jogo com a retirada de devida reportagem se ele assim o desejasse. Estou ainda no aguardo de uma resposta para esse e-mail que enviei ontem tão logo houve o ocorrido.

Hoje de manhã reunimos a staff da Condado em caráter especial e emergencial para discutir a questão (coisa muito difícil de ocorrer, diga-se passagem), e conseguimos entrar em contato com o Ludovic através do Facebook pessoal dele. Por acaso ele está de recuperação de uma cirurgia, mas foi super atencioso conosco. Ele nos confirmou a situação e os termos do acordo, incluindo a que nome deveríamos dar crédito (FlyingDream), e ele ficou também de se retratar junto à parte reclamante.

Após isso, decidimos em conjunto o time administrativo em peso da Condado em lançar a revista com tais devidos créditos (entre outras correções menores), pois o que podia ser feito da nossa parte já foi feita, da maneira mais rápida e correta possível; não poderíamos deixar que os membros ou a imagem da revista se prejudicassem mais por conta disso, pois essa edição já demorou muito mais para sair do que o esperado e seria frustrante para os membros que encontrarem o tópico, mas sem nenhum link de download. (Excluir o tópico junto da reclamação justa da parte do Lumis estaria fora de hipótese)

Até o presente momento aguardamos um posicionamento da parte reclamante (que a nosso ver agora não está mais sendo prejudicada nem tratada desrespeitosamente), para encerrarmos esse caso de maneira amigável e pacífica, sem perda para nenhuma das partes envolvidas.

Para qualquer parte interessada acompanhar qualquer parte do caso (seja o tópico onde foi originalmente postada a entrevista, para a constatação de que lá nada informava) ou do teor dessas mensagens pessoais, favor entrar em contato comigo ou o Ludovic. Qualquer um poderá atestar que não estamos agindo de má fé ou se esquivando de nenhuma resposnabilidade e só procuramos resolver a situação da melhor maneira para todos.

No mais, desejo a todos uma boa leitura!
 
Parabéns a todos da Staff pelo grande trabalho, com tantos dias turbulentos conseguimos apresentar algo belo como as demais edições. Quem trabalha Deus ajuda, e é verdade fiquei admirado com o conteúdo. Desejo a todos uma boa leitura, por que eu já comecei a minha! XD :Kawai_Desu:
 
Como vão todos!

Foi de um prazer imenso colaborar com essa edição da revista, aprendi muita coisa interessante, ela de fato, ao meu ver, ficou bem equilibrada e com muita informação.

Que venham outras tantas...

Abs.,
 
Mais um grande trabalho! Parabéns a toda redação! O conteúdo está excelente, não deixou nada a desejar. Estou muito feliz com o nível que a Make The RPG atingiu.

Obrigado por mais esse trabalho, pessoal! O público Maker agradece.

Disponha
 
Olá Condado!

Não li ainda sobre o Review: RPG Maker MV, mas a revista está muito diversificada... Já mencionei no fórum que o primeiro “destino” é a entrevista (como sempre promovendo reflexão) - o Scripter Yanfly dedica 20 horas semanais ao RPG Maker é realmente impressionante... As dicas assinada pelo Avatar com “Criando tramas complexas” foi sensacional e o Tripe Full detona. O “Vá de Retrô” com o jogo Deus Ex... Sem palavra... cyberpunk de primeira. O serão Extra “Games & Animes” foi legal, porém deixou gostinho de quero mais... Os trabalhos do Ludovic lembram muitos animes.

Enfim, estou imprimindo, assim como as demais e arquivando, elas são materiais de grande ajuda e entretenimento.

Abs,.

 
Gente, vocês estão de parabéns! Essa edição ficou demais, literalmente, pois, como se já não bastasse o seu teor de ótima qualidade, a mesma ainda possui um número bem extenso de páginas, isto é, essa revista consegue ter qualidade e quantidade ao mesmo tempo, sem pecar. :Kawai_Desu:

Desejo, pois, sucesso a todos que tornaram possível o lançamento da 10ª edição dessa magnífica revista, e já estou no aguardo da próxima edição! :Okay_fix:

Abraço!​
 
O Caso

Bom, eu podia falar tudo tim tim por tim, dar uma explicação detalhada e tudo mais, porém basta dizer uma coisa:

Aparentemente o caso está resolvido, está tudo bem agora. =)

-------------------------------
A Revista

Bom, agora voltando ao ponto da revista, bem, eu tenho que antes de mais nada que agradecer a paciência dos leitores e também da equipe de produção, que teve que me aturar mais que o normal, hehe.

O resto do conteúdo está fresco, mas temo que o review do MV esteja datado já, pois ele já ganhou atualizações e corrigiu vários dos problemas que tinha apresentado. Na próxima edição talvez eu deixe uma nota apontando o que há de novo ou diferente. Por isso também queria me desculpar, pois eu devia ter lançado o review na edição passada - ele sairia com qualidade inferior, porém mais coerente com a realidade do momento. Mas tomara que ter segurado ele tenha valido a pena pelo conjunto da obra, então por favor esqueçam alguns pequenos defeitos, e joguem a nota do maker pra próximo dos 90.

-----
Textão Equipe

Fiz essa revista pensando em ser uma landmark, algo surpreendente, assim como foi a primeira edição, que também coincidiu com um lançamento de RPG Maker. Mas por ser uma passagem de uma era pra outra (também para nós da Condado que mudamos muito nesse meio tempo), então pensei em subir o nível do jogo e aproveitar toda a experiência que ganhamos nas edições passadas e tentar ir um pouco mais adiante. Para representar esse refresh na mentalidade, podem ver, não poupei nem o logotipo. Mas vamos voltar no tempo um pouco...

Confesso, quando a primeira edição saiu, ainda havia muitas dúvidas, pois na época, apesar de uma revista maker não ser novidade pra Mari-san e pro Yoshi, pois para mim era algo totalmente diferente, além de que estaríamos usando um programa totalmente diferente de editoração, a proposta de conteúdo ser outra, a linha de planejamento e editorial ser outra, enfim...

E quem diria, eu, que tanto "botei defeito" na ideia foi quem mais acabou abraçando. Fiz alguns sacrifícios pessoais, perdi umas noites de sono, aprendi o programa do zero sozinho e fiz tudo na base da tentativa-e-erro, mas consegui trazer um resultado que me agradasse  na época(e olha que vocês sabem que eu sou perfeccionista e não gosto de nada que eu mesmo faço) e empurrei tudo a frente para mostrar que era possível fazer sim.

Voltando... Hoje posso dizer que temos uma revista séria e com pessoas que realmente se importam, então meus calos nos dedos se pagaram de alguma forma. Sem querer comparar ou competir (a MtRPG não foi pensada para substituir nenhuma outra revista), creio que alcançamos o patamar que muitas revistas só foram alcançaram bem perto do fim das suas respectivas vidas.

Nossa quantidade de volumes enfim chega aos dois dígitos e isso já nos coloca numa outra liga: isso não é mais um projeto de fim de semana e sim uma coisa que tem ser continuamente mantida e cuidada. Não que isso vá ser problema, pois durante os anos tivemos sim participações inesquecíveis, mas também vejo que agora nosso time é vasto e muito mais forte que o de edições remotas.

Eu só espero coisas boa dessa equipe, e sinto que, mesmo se eu saísse hoje da redação, ela estaria em boas mãos (Não vai acontecer, não pense que vão se livrar de mim!), então eu só tenho a agradecer individualmente a cada membro da equipe que também acredita na ideia e que pode trabalhar comigo nessa edição.

------

Os Leitores

Agora tá com vocês. Falem o que acham da revista em si, da ordem das páginas, do tamanho das matérias, do visual mais uma vez reformulado, do conteúdo...

Falem principalmente o que não gostaram ou do que querem ver que a gente vai poder trazer para vocês, é promessa.

No mais, não percam por esperar a próxima edição. Haverão matérias totalmente destruidoras nela -- Só não esperem por mais de 92 páginas, por favor XD
 
Parabéns mesmo! Sempre acompanhei a revista e mais uma vez conseguiram lançar uma obra com muita qualidade!

A análise do RPG Maker MV ficou muito boa e a matéria sobre como escrever uma trama complexa está muito bacana, como todas as outras matérias que falam sobre como escrever uma história das outras edições. As outras matérias dessa revista não ficam atrás e estão muito boas como sempre!

Novamente parabéns! Espero que a revista ainda tenha muitas e muitas edições pela frente e estarei esperando pela próxima! :Okay_fix:
 
Opa, parece que finalmente saiu a tão aguardada edição de minha revista favorita Haha

É incrível como vocês conseguem sempre melhorar esta revista, ela já era excelente dês da época que tive meu primeiro contato com ela (6º edição), e a partir desse ponto apenas foi melhorando, sempre trazendo matérias diferentes e interessantíssimas, adicionando novas seções, e tendo um diálogo aberto com o público, uma das coisas que mais prezo nesta revista.

Fico impressionado com a adaptabilidade da redação e por serem “mentes-abertas”, sempre avaliam com cuidado cada feedback e, sempre que possível, a aplicam na revista.

É claro, nem tudo são flores, e ouve alguns detalhes que não gostei, mas acredito que apenas sejam firula da minha parte, como o fato da mudança da logotipo, a falta de descrição dos membros na página dedicada a staff que participou da produção da revista. Eu também não gostei da capa, mas como o Rpg Maker MV era a matéria principal, acho que nada podia ser feito.

Falando em rpg maker Mv, gostaria de agradecer pelo presentaço, quando mandei o ciclo em meados de janeiro, eu não esperava ganhar, fiquei até em dúvida entre fazer sobre Final Fantasy XII ou Tales Of The Abyss, ao que parece fiz a escolha certa haha

É uma grande honra ter meu ciclo disposto na revista, apesar que dá um pouco de vergonha já que nem e compara as matérias. Juntamente com a review super detalhada da revista, que já mostrou tudo que devo saber sobre a engine, acho que acabo de receber um “Triple Full” haha.

Mas voltando as críticas, eu acredito que algumas matérias, como já foi citado, foram meio curtas, (mas novamente, deve ter sido por elas serem bem fluidas, objetivas e de fácil leitura) porém, ainda sim senti, como devo dizer, uma certa falta de conclusão, como por exemplo na matéria “Ninguém pode fazer tudo”, o problema foi que uma só pessoa não conseguiria fazer de tudo, e a solução seria procurar mais membros para a equipe, entretanto, ela também mostrou que em uma equipe grande demais possui mais chances sofrer com problemas como planejamento, motivação e coordenação.

Eu acredito que as ideias apresentadas foram meio confusas e controversas, mas se o objetivo era levar o público a refletir e tentar achar um equilíbrio entre essas duas ideias, então a matéria está realmente de parabéns.

Adorei a matéria sobre Games & Animes, sempre fui fã da Nippon Ichi que sempre traz jogos deste estilo, foi uma matéria muito nostálgica, me fez lembrar da minha infância, quando descobri que alguns Rpg que joguei tinham ganhado adaptações em animes\mangas e vice versa, bons tempos.

A vá de retro estava sensacional, é incontestável que o SNES possui uma biblioteca gigantesca de Rpgs, mas acredito que outros consoles também mereçam uma chancezinha, como foi dado nesta edição.

No mais, a revista está realmente excecional, parabéns a todos os envolvidos em sua produção, fico no aguardo para a próxima edição, e espero que esteja ainda melhor que esta, o que será uma trabalho difícil, mas tenho certeza que vocês poderão realizar.
 
Agnos comentou:
[...]
Fico impressionado com a adaptabilidade da redação e por serem “mentes-abertas”, sempre avaliam com cuidado cada feedback e, sempre que possível, a aplicam na revista.

É claro, nem tudo são flores, e ouve alguns detalhes que não gostei, mas acredito que apenas sejam firula da minha parte, como o fato da mudança da logotipo, a falta de descrição dos membros na página dedicada a staff que participou da produção da revista. Eu também não gostei da capa, mas como o Rpg Maker MV era a matéria principal, acho que nada podia ser feito.
[...]

Mas voltando as críticas, eu acredito que algumas matérias, como já foi citado, foram meio curtas, (mas novamente, deve ter sido por elas serem bem fluidas, objetivas e de fácil leitura) porém, ainda sim senti, como devo dizer, uma certa falta de conclusão, como por exemplo na matéria “Ninguém pode fazer tudo”, o problema foi que uma só pessoa não conseguiria fazer de tudo, e a solução seria procurar mais membros para a equipe, entretanto, ela também mostrou que em uma equipe grande demais possui mais chances sofrer com problemas como planejamento, motivação e coordenação.

Eu acredito que as ideias apresentadas foram meio confusas e controversas, mas se o objetivo era levar o público a refletir e tentar achar um equilíbrio entre essas duas ideias, então a matéria está realmente de parabéns.
[...]
Antes de mais nada, obrigado pelo feedback! É justamente daí uma das nossas principais fontes de melhorias!

Bom, a mudança de logotipo foi meio radical, né? Eu queria deixar a logo mais clean para poder encaixar mais na proposta atual, mas ainda tinha que ter um "tcham", então coloquei aquela faixa dourada. Acredite, meu plano original era deixar ela praticamente preto no branco, estou surpreso de que consegui manter uma boa fidelidade com a anterior.

Quanto não gostar da capa tematizada do MV, é? Não tinha outro jeito mesmo, hahaha, a matéria tinha que ser essa.

Bom, a falta da descrição dos membros (que é o charme desde a primeira edição, né?), é algo que só posso explicar pela limitação do design, que tem que funcionar para páginas duplas (como uma revista de verdade), assim como para uma, que é a leitura de PDFs. Dado o número enorme de colaborações notáveis, não podia deixar ninguém de fora. A página ia suportar razoavelmente 6 ou 7, talvez até 8 textos descritivos, mas não os 9. Eu tinha outros planos de design originalmente, mas não teve outro jeito. Prometo que dá próxima edição vou pensar um jeito melhor de apresentar essa página.

----

Bom, o texto está bem fluido mesmo, mas a Coluna de opinião, como bem apontou, é pra ser curta mesmo, uma página só. Para mim é um exercício na arte do aforismo e da concisão, pois tenho que apontar vários pontos sem me prolongar. Sim, e ela é para trazer uma ideia divergente, mostrar que menos pode ser mais nesse caso. Não para apontar um caminho ou fórmula única e sim uma faceta, uma outra forma de encarar a questão. Na próxima, se eu também fizer, vou tentar aprimorar minha escrita. Apesar de que Colunas podem ser feitas por qualquer um, então até mesmo você pode escrever uma, se quiser!

-----

Bom, espero que essa edição satisfaça seus anseios. Se ela pareceu curta, apesar de ter quase o dobro de páginas de outras edições, então é por que a fórmula funcionou. Nosso objetivo não é fazer um livro nem escrever paredões de texto maçante, e sim apresentar o estado da arte nas matérias de tutoriais (o que chamaria de tutos, dadas minhas origens MakerUniversianas). Acho que isso a gente deve ter conseguido, não? Mas aí só o leitor pra dizer, haha.

Pode ter certeza que na próxima vamos nos esforçar ainda mais para trazer uma edição ainda mais competente. Além dentre as matérias anunciadas (sendo que algumas delas considero ESSENCIAIS), podem ter certeza que as outras seções também receberão material fresco e de primeira, algumas até um cuidado bem especial, assim como foram algumas seções desta 10a.

E é isso aí, mais uma vez obrigado pelo retorno, e por favor, não deixe de nos prestigiar nas próximas edições!
 
[okay]Fala galera, para quem quer ter uma palhinha de como seria caso a revista fosse impressa (e pode, e se quiser eu até cedo os masters da mais alta qualidade), aqui está um teste da publicação via ISSUU, para vocês terem o gostinho:

http://issuu.com/rafaelsol9/docs/mrpg-ed10-v2[/okay]

Ronaldo Bento comentou:
Olá Condado!

Não li ainda sobre o Review: RPG Maker MV, mas a revista está muito diversificada... Já mencionei no fórum que o primeiro “destino” é a entrevista (como sempre promovendo reflexão) - o Scripter Yanfly dedica 20 horas semanais ao RPG Maker é realmente impressionante... As dicas assinada pelo Avatar com “Criando tramas complexas” foi sensacional e o Tripe Full detona. O “Vá de Retrô” com o jogo Deus Ex... Sem palavra... cyberpunk de primeira. O serão Extra “Games & Animes” foi legal, porém deixou gostinho de quero mais... Os trabalhos do Ludovic lembram muitos animes.

Enfim, estou imprimindo, assim como as demais e arquivando, elas são materiais de grande ajuda e entretenimento.

Abs,.
Você lembrando, ainda temos material dele na próxima edição, mas não deixo de ficar chateado que -infelizmente-, ele teve que se retirar da redação por tempo indeterminado. Também curto muito o trabalho dele, e vamos dar um help pra ele sempre que possível!

Agora cara, me conta que onda é essa... Você tá imprimindo mesmo a revista? Cara, eu tenho que ver isso, hahaha. Sério! É como se um sonho meu se tornasse realidade! Manda umas fotos pra gente! Um dia ainda quero imprimir alguma edição como uma revista de verdade, ah isso sim! Pra mostrar para os amigos e ter aqui guardada comigo!
Abração, meu caro!


??? ? ??? comentou:
Gente, vocês estão de parabéns! Essa edição ficou demais, literalmente, pois, como se já não bastasse o seu teor de ótima qualidade, a mesma ainda possui um número bem extenso de páginas, isto é, essa revista consegue ter qualidade e quantidade ao mesmo tempo, sem pecar. :Kawai_Desu:

Desejo, pois, sucesso a todos que tornaram possível o lançamento da 10ª edição dessa magnífica revista, e já estou no aguardo da próxima edição! :Okay_fix:

Abraço!​
Hahaha, não foi fácil e vocês viram que também foi bem demorado. É muito custoso, e como falei pro Hiroto, é uma revista-exceção. Acho dificil que a gente repita a marca.

Se quer saber, o número real da próxima deve ser um pouco menor, mas ainda maior que as outras, dadas as novas seções (Oh yeah!). Já estou aqui pensando no que será que você vai achar da próxima, espero que um número menor de páginas (mas sem perder a qualidade) também faça o trabalho, tudo bem? Abração, HIT!

DuploMaker comentou:
Parabéns mesmo! Sempre acompanhei a revista e mais uma vez conseguiram lançar uma obra com muita qualidade!

A análise do RPG Maker MV ficou muito boa e a matéria sobre como escrever uma trama complexa está muito bacana, como todas as outras matérias que falam sobre como escrever uma história das outras edições. As outras matérias dessa revista não ficam atrás e estão muito boas como sempre!

Novamente parabéns! Espero que a revista ainda tenha muitas e muitas edições pela frente e estarei esperando pela próxima! :Okay_fix:
Agradeço pelos elogios a nossa revistinha, haha. O nosso redator-chefe, o grandioso Marcelo Cavaco/Avatar, mesmo ausente, ainda é o maior craque na hora de escrever matérias dessa categoria -- e nas de scripting também. Eu vou deixar pessoalmente meus agradecimentos a ele no Facebook.

Na próxima edição, essa seção será liderada pelo nosso amigo escritor JoeFather. Eu aposto que você também gostará muito das matérias dele! Se Roleplaying é sua seção favorita, não esqueça de também deixar sugestões para que matéria quer ver nas próximas edições, okay? Um forte abraço!
 
Como sempre mais uma edição da revista com capricho e qualidade. Dei uma sapiada rápida nela e esta excelente. Li alguns artigos e gostei bastante, principalmente o do RPG Maker MV.

Só um pequeno detalhe, o OCS é de "M. Giovanne Link" não "Hector MG. Barbossa" rs, mas não tem o menor problema já que somos a mesma pessoa u.u.

Parabéns novamente pessoal!
 
Antes de mais nada, obrigado pelo feedback! É justamente daí uma das nossas principais fontes de melhorias!

Eu que agradeço meu caro, é o mínimo que posso fazer para compensar todo o trabalha investido nesta revista.

Bom, a mudança de logotipo foi meio radical, né? Eu queria deixar a logo mais clean para poder encaixar mais na proposta atual, mas ainda tinha que ter um "tcham", então coloquei aquela faixa dourada. Acredite, meu plano original era deixar ela praticamente preto no branco, estou surpreso de que consegui manter uma boa fidelidade com a anterior.

Entendo, nesse caso vocês pretendem seguir com esta logotipo e, por extensão, a proposta, ou pretendem voltar a anterior? Ou até mesmo criar uma terceira?



Bom, a falta da descrição dos membros (que é o charme desde a primeira edição, né?), é algo que só posso explicar pela limitação do design, que tem que funcionar para páginas duplas (como uma revista de verdade), assim como para uma, que é a leitura de PDFs. Dado o número enorme de colaborações notáveis, não podia deixar ninguém de fora. A página ia suportar razoavelmente 6 ou 7, talvez até 8 textos descritivos, mas não os 9. Eu tinha outros planos de design originalmente, mas não teve outro jeito. Prometo que dá próxima edição vou pensar um jeito melhor de apresentar essa página.

Opa, bom saber disso, achei que esta área da revista tinha mudado permanentemente, o que seria uma pena, pois eu acho muito interessante ver o “Behind the Scenes” da revista.

Bom, o texto está bem fluido mesmo, mas a Coluna de opinião, como bem apontou, é pra ser curta mesmo, uma página só. Para mim é um exercício na arte do aforismo e da concisão, pois tenho que apontar vários pontos sem me prolongar. Sim, e ela é para trazer uma ideia divergente, mostrar que menos pode ser mais nesse caso. Não para apontar um caminho ou fórmula única e sim uma faceta, uma outra forma de encarar a questão. Na próxima, se eu também fizer, vou tentar aprimorar minha escrita. Apesar de que Colunas podem ser feitas por qualquer um, então até mesmo você pode escrever uma, se quiser!

Ah, Visto que a proposta da coluna é essa, então ela realmente atingiu seu o objetivo.
Eu pessoalmente não vi nenhum problema na escrita, mas é sempre bom tentar melhorar, ah, e seria um prazer escrever uma coluna hahaha. Apesar de ainda não me achar ser um maker a altura.

Bom, espero que essa edição satisfaça seus anseios. Se ela pareceu curta, apesar de ter quase o dobro de páginas de outras edições, então é por que a fórmula funcionou. Nosso objetivo não é fazer um livro nem escrever paredões de texto maçante, e sim apresentar o estado da arte nas matérias de tutoriais (o que chamaria de tutos, dadas minhas origens MakerUniversianas). Acho que isso a gente deve ter conseguido, não? Mas aí só o leitor pra dizer, haha.

Pode ter certeza que na próxima vamos nos esforçar ainda mais para trazer uma edição ainda mais competente. Além dentre as matérias anunciadas (sendo que algumas delas considero ESSENCIAIS), podem ter certeza que as outras seções também receberão material fresco e de primeira, algumas até um cuidado bem especial, assim como foram algumas seções desta 10a.

E é isso aí, mais uma vez obrigado pelo retorno, e por favor, não deixe de nos prestigiar nas próximas edições!

Realmente, durante a leitura foi esta a impressão que tive, o que quer dizer que vocês devem ter alcançado esse objetivo, ou ao menos, eu como leitor assim o considero.

As matérias que serão apresentadas para próxima edição parecem muito promissoras, mal posso esperar por sua saída, e se depender de mim, estarei acompanhando todas as edições que serão lançadas, sempre trazendo um feedback.
 
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] gostei do modelo de visualização online, ficou show de bola! \o/

[member=506]Agnos[/member] meu caro sua participação na revista foi merecida e ficou estupenda, e não ficou devendo nada em qualidade.

Abs.,
 
Parei para ler a revista agora de madrugada e fiquei impressionado com o conteúdo, e mais impressionando com o fato de ter perdido o sono durante a ótima leitura. Mas acabou tão rápido quanto a madrugada costuma ser :w
Senti uma leve necessidade de mais utilitários - aquela busca básica por praticidade -, bem, achei o ShoeBox bem interessante para meu contentamento
Equipe de parabéns por mais uma edição, bem, a revista já é sinônimo com selo de qualidade, mas novamente se superaram. E grande trabalho do RSM com aquela analise do MV, dentre as várias interações

 
Voltar
Topo