🤔 Para Refletir : "De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande." - Eliyud

RPG Maker Unite - Dev Log 1

Membro Membro
Um artesão das programarias.
Postagens
95
Bravecoins
207
f97fc7a11fd8e458119497e435ff2e528be9ed42.jpg


Introdução
Saudações, corações valentes. Com o anúncio do RPG Maker Unite, a nova empreitada da Gotcha Gotcha Games, dessa vez montado sob o Unity, muito barulho foi feito na comunidade Maker nacional e internacional. E deste barulho, boa parte dele pode ser filtrado como teorias e hipóteses.

Até então, não tínhamos muita informação além do básico, já coberto na última edição do Make The Game, que você pode ler agora mesmo através deste link. Mas desta vez, com o lançamento do primeiro DevLog no blog da página da Steam do RPG Maker, boa parte destas teorias podem ser confirmadas como verdadeiras, ou falsas.

O primeiro RPG Maker da série baseado em Unity!
A série RPG Maker foi lançada como um software proprietário e autônomo no passado. Já o RPG Maker Unite, planejado para ser lançado ainda em 2022, é a mais nova versão da série RPG Maker e, como dito pela equipe da Gotcha Gotcha Games, atual responsável pelo desenvolvimento da versão, "O nosso desafio atual é reinventar a série Maker, e para isso, esta versão foi projetada para funcionar direto através do Unity.

Unity é uma das Game Engines mais conhecidas do mundo, que deu origem a inúmeros jogos, tais como Cuphead, Scape from Tarkov e Hollow Knight! Ela é usada não apenas para jogos indies, mas também para títulos comerciais de alta qualidade, como Subnautica e Cities: Skylines. Apesar do Unity poder ser usado para a criação de jogos 2D e 3D, o RPG Maker Unite pretende ser uma das opções do leque da Engine, porém focado na criação de RPGs 2D.

Não é preciso ser um mago dos códigos para criar seus RPGs!
O RPG Maker Unite, assim como todos os outros RPG Makers lançados, permitirá que você crie seus jogo sem precisar escrever uma única linha de código sequer!

Para os viciados em jogar RPG (não o de mesa), mas que nunca se aprofundaram no desenvolvimento deles, a mecânica de um RPG pode parecer simples, mas se engana quem pensar que o processo enquadra apenas histórias e personagens - existem muitos elementos muito mais complexos que precisam ser levados em conta na produção de um bom RPG do 0.

480a0b24a0c3fe3aab0359da654730ca7f9300e3.png


Por exemplo: considere um cenário em que um personagem se move num mapa em um JRPG clássico, como o primeiro Final Fantasy. Do ponto de vista de um jogador de RPG, basta apertar uma seta direcional no controle e o personagem vai dar um passo naquela direção. Quando o personagem entra numa batalha, a tela muda para a arena de batalha e os inimigos aparecem. O jogador, então, escolhe um comando em menu, como "Atacar", seleciona algum dos alvos e os personagens iniciam os ataques. Isso se repete até a batalha acabar, que, geralmente, acontece quando o HP do inimigo chega a zero.

Tudo isso pode parecer muito básico e fácil, mas com uma análise mais aprofundada, as etapas para recriar todas essas mecânicas do zero são muito mais mais complicadas do que a maioria de nós imaginaria:
1. Primeiro, o Sistema Operacional, seja de um computador ou console, deve ser programado para exibir os caracteres na tela. O jogo também deve saber quando e quais gráficos usar para dar a impressão que o personagem está andando, de acordo com a seta direcional apertada.
2. A taxa de probabilidade para encontros aleatórios deve ser calculada para cada passo dado.
3. Quando o combate ocorre, todo o processamento passaria a ser dedicado ao combate. Isso inclui não apenas fazer o inimigo aparecer, como também processar a ação escolhida pelo jogador, calcular as taxas de acerto de ataque, calcular o dano e analisar se o inimigo foi derrotado.
E olha que estamos falando de um RPG clássico! Hoje já existem muitas outras mecânicas ainda mais complexas!

c7f9604a53e3bdd4973e44dcd4c7740d9a5a8f2a.png


Para facilitar a criação de um RPG, o RPG Maker Unite vem, de fábrica, com um sistema completo para RPGs, assim como as outras versões da série Maker. Você pode dar vida a qualquer personagem que você imaginar simplesmente aao criar uma imagem do personagem (um sprite) e definindo algumas propriedades básicas dedicadas a habilidades do personagem e outros atributos.

Com o RPG Maker Unite, não só você pode criar jogos sem nenhum conhecimento de programação, como também todo tempo que os desenvolvedores gastariam no desenvolvimento de mecânicas básicas agora podem ser investidos nas áreas mais criativas, como história e gráficos!

Execute eventos no jogo com facilidade através de Eventos
É claro que o desenvolvimento de um RPG vai bem mais além do que só criar sistemas e mecânicas. Também é importante mostrar os eventos do jogo de forma envolvente, com diálogos realistas que apresentam a história que você criou, além de efeitos para melhorar o clima das cenas!

48c1ee23b64ae45a8000d9216a222ad8cc52e609.png


A imagem acima é uma feature do RPG Maker, conhecida como “Sistema de Eventos”. Basta clicar nos respectivos comandos para exibir um texto, abrir uma loja ou simular vários efeitos especiais na tela. Não é necesssário escrever descrições longas e detalhadas da mesma forma que também não é preciso usar de um sistema de código difícil. Basta escolher o tipo de evento que deseja exibir no jogo a partir da lista de Eventos e, em seguida, definir os parâmetros do Evento em questão, como escolher os itens vendidos em uma loja ou dizer quais são as opções num diálogo de escolha, e o resto pode ser deixar que o RPG Maker Unite dá conta!

Por meio desses sistema da criação de eventos, você pode criar suas próprias mecânicas e efeitos de tela simplesmente combinando uma variedade de eventos diferentes! Depois de aprender como funciona, você pode começar a combinar vários eventos para criar algo além de jogos RPG, como uma Visual Novel, um jogo de plataforma 2D ou até mesmo jogos de estratégia!

Um novo editor pensado no desenvolvimento a longo prazo
Com tudo isso dito, a facilidade do uso da série RPG Maker para desenvolvedores de qualquer nível de experiência sempre foi seu ponto forte mais conhecido dos últimos 30 anos. Então, vamos avançar para mostrar alguns dos novos recursos e mudanças do RPG Maker Unite que os fãs atuais do Maker estão ansiosos para descobrir!

De começo, o RPG Maker Unite agora deu mais foco ao design, em especial a “qualidade de vida” do desenvolvimento de um RPG a longo prazo. Com isso em mente, toda a interface foi praticamente refeita, pensado em maximizar a produtividade do Maker.

Os Makers atuais podem ter notado na página da Steam que a interface usando a arquitetura de “janela modal” foi completamente substituída. Para quem não conhece o termo, uma interface do usuário do tipo “janela modal” coloca o foco em uma estrutura hierárquica estrita, trancando a operação entre janelas pai-filho para editar parâmetros e recursos.

bb347f822d944dee5684937a78f5325ba3c9c49a.png


Em outras palavras, quando você abre uma janela "filho" clicando em um botão da janela "pai", todas as operações na janela pai ficam desabilitadas até que você feche a janela "filho".

A imagem acima é um exemplo de uma janela "filho" do último RPG Maker: banco de dados, usada para edição de personagens, habílidades, monstros e etc... Até que você feche esta janela primeiro, você não pode editar nada na janela "pai" (o editor de mapa, neste caso).

Alguns podem pensar que isso já está defasado há um bom tempo, mas existem vantagens para se usar esta arquitetura. No contexto deste último RPG Maker, foi desejado garantir que os iniciantes não ficassem sobrecarregados com a quantidade de informações, pedindo para que os usuários priorizassem um objetivo por vez, ao invés de ir de janela a janela, editando vários elementos ao mesmo tempo. A interface natural de "janela modal" e essa a abordagem passo-a-passo foram uma das razões pelas quais a série RPG Maker é, muitas das vezes, a preferida dentre os Makers mais jovens.

No entanto, à medida que as habilidades e a familiaridade do usuário com o software aumentam, a possibilidade fornecida pela interface do usuário da janela modal de não editar vários elementos ao mesmo tempo limita significativamente a velocidade com que os usuários veteranos podem criar um jogo. Os encantos de uma interface de usuário amigável para iniciantes e a ótima UX subitamente se transformam em uma maldição, arrastando e mantendo a produtividade baixa.

677ff4bd9d49526d0c0c8631bbc6861dee904338.png


A Gacha Gacha Games está ciente disso. Por essa razão, no RPG Maker Unite, a interface do usuário e o UX (experiência do usuário) foram bastante reformulados em uma abordagem mais moderna de “janela sem janela”, arquitetura padrão nas engines maias populares, como o Game Maker e o próprio Unity. Aqui foi primordial manter o máximo possível a facilidade de uso antigos RPG Makers, ao mesmo tempo que é fornecido aos usuários o acesso total a tudo, simultaneamente, por meio de guias. A nova interface do usuário deve fornecer uma experiência de usuário muito mais prazerosa, especialmente para aqueles que têm alguns projetos ambiciosos em mente!

A princípio, essa mudança tão drástica no estilo da interface do usuário pode parecer um pouco estranha para os veteranos do Maker e para esmagadora para os iniciantes. No entanto, devido ao conhecimento de informática muito maior do público em geral de hoje, é observado a rapidez com que os usuários de RPG Maker mais jovens e apaixonados se transformam em veteranos. No final, acredito que essas mudanças de estilo serão bem-vindas e também serão benéficas para projetos bem maiores! Enquanto isso, a equipe ainda mantém foco nas formas de ajudar a orientar os iniciantes o máximo possível!

O primeiro RPG Maker a ter suporte nativo à resolução Full HD
Aqui está outra mudança há muito tempo desejada se tornando realidade - suporte nativo à resolução Full HD! Esta é a primeira vez em toda a série RPG Maker!

5596d6d973a417749ad61ee1a04e7b04f7ded172.png


Como visto neste mapa de demonstração, isso vai dar uma liberdade criativa muito maior para gráficos mais nítidos, vívidos e coloridos do que nunca!

fc85c146406a24e5d12544b6989bcfa02ac7ecf9.png


Reparem neste zoom do mapa de demonstração. A floresta e a água parecem muito mais naturais e bonitas do que nunca. As tonalidades de cores vistas em objetos, como as vidraças coloridas, também estão bem mais detalhadas do que nas versões anteriores!

510b1790caa844594837584ef3c3e9196200ba18.png


E, claro, o benefício da resolução mais alta também se aplica nas batalhas! Os gráficos das batalhas agora podem ter cores muito mais nítidas e expressões detalhadas visíveis para os jogadores!

Como já diz o ditado, “O detalhe faz toda a diferença”, com jogos isso não é diferente. Vamos ver o que o bom uso dos detalhes adicionados podem fornecer nos futuros RPGs!

Futuro

Assets padrões ainda melhores e mais recursos em desenvolvimento!

Assim como os títulos anteriores, o RPG Maker Unite vai fornecer um rico pacote de Assets padrão. Isso é muito útil para aqueles que não se consideram lá muito os artistas! Assim como nas versões anteriores, é só selecionar um template na lista de personagens, alterar alguns parâmetros e pronto, personagens lindos serão feitos de forma quase instantânea!

617ab7816303ce62ab36a7ad6f1bc9145e48dad0.png


Há muitos, muitos outros recursos revolucionários sobre os quais a Gotcha Gotcha Games quer apresentar, mas ainda não pode. Como eles imaginaram que ninguém ficaria satisfeito se terminassem o resumo assim, então eles colocaram isso como spoiler:

ffb0b7f3bf1c1830bd87769fcaf95058b57f2edb.png

(Ainda bem que ninguém sabe que se trata do Shader Graph do Unity)

Bônus: pequeno FAQ de Março
A seguir, um pequeno FAQ com as respostas das perguntas mais enviadas à Gotcha Gotcha Games.

Quais serão os idiomas suportados?
Atualmente podemos garantir o suporte em japonês, inglês e chinês simplificado no lançamento. Mas, também, estamos sempre abertos à ideia de adicionar outros idiomas, dependendo da demanda e do status de desenvolvimento. No entanto, vale deixar claro que uma versão estável e satisfatória do RPG Maker Unite sempre será nossa principal prioridade.

É possível usar os assets e projetos das versões anteriores?
Infelizmente não. Como a programação principal do RPG Maker Unite é drasticamente diferente (baseada no Unity) em relação às versões anteriores, a compatibilidade com projetos ou recursos anteriores, assim como a conversão do banco de dados, não é algo com o qual podemos nos comprometer a entregar neste momento. Por esse motivo, recomendamos que aqueles que já estão trabalhando a fundo em um projeto em alguma versão anterior do RPG Maker que concluam o projeto antes de começar a se dedicar ao RPG Maker Unite.

Os usuários precisam pagar uma licença da Unity para poder usar o RPG Maker Unite?
O RPG Maker Unite estará disponível para todos os usuários do Unity, incluindo aqueles da versão gratuita através da licença Unity Personal e da licença Student.


Fonte: RPG Maker Unite - RPG Maker Unite Dev Log #1 - Steam News
 
Última edição:
Tipo assim: essa nova versão é um tapa na cara da comunidade que fomentou e financiou o RPG MAKER até hoje.
A nova versão é um flerte com o público que até hoje desdenha de quem usa o RM. Como se essas pessoas em precisassem de algo assim.
Torço que façam sucesso, mas que não deixem de dar suporte à linha tradicional do software .

edit: Obrigado @Douglas12ds pelo excelente post! Parabéns!
 
Última edição:
Vejo com muita expectativa essa notícia! os motores estavam ficando defasados, principalmente nas questões gráficas, com essas mudanças e a junção com essa plataforma tão poderosa que é a Unity os criadores tem todo um novo horizonte para explorar!
 
Já convenci minha esposa (que é quem manda no dinheiro aqui em casa) a comprar esse RPG Maker Unite logo no primeiro dia, pra mostrar o programa lá no canal numa série de vídeos. Espero que seja tão bom como eu estou esperando.
 
Legal fizeram o painel de avião com sprites(he he boy),agora o rpg maker sera em 3d finalmente(ludo do zone rpg maker ficando bravo) rsrsrsrsrsrs(só zoeira não levem a serio por favor).
Achei a ideia legal,só espero que otimizem e fique otimo.

analise 3.png
 
Voltar
Topo