🤔 Para Refletir : "Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!" - Core32

Tales From the Slums: Zika

Membro Membro
Postagens
73
Bravecoins
275
zika_ban.png



Informações:
Desenvolvido por: Lavor.
Data de inicialização: Abril de 2017.
Genero: Rpg de Turnos.
Engine: RPG MAKER VX ACE



O projeto:​


Zika é um RPG que se passa nos dias de hoje, no estado de São Paulo. Conta a história de Weverson, um rapaz filho de uma mãe solteira que acabou morrendo, e agora Weverson tem que fazer o seu melhor para poder sobreviver nas ruas de SP.
O mundo de Zika, apesar de se passar nos tempos contemporâneos, é cheio de coisas surreais, lugares para o jogador explorar e violência. O objetivo do jogo é fazer missões, tendo a historia principal e as missões secundarias, e explorar áreas.



Jogabilidade​


screenshoot1.png

screenshoot2.png


A proposta do jogo é não ser fácil. Os inimigos vão dar o melhor deles para te derrotar, e os que aparecem em conjunto, trabalham em cooperação. É necessário criar estratégias para conseguir derrota-los, e muitos deles funcionam de forma diferente, fazendo o jogador ter sempre que pensar em novos métodos. Novas mecânicas de combate, como uma barra de postura para os inimigos, que afeta os seus golpes e pode deixar eles mais agressivos ou defensivos, dependendo do estado da barra.

ceara2_b_.png

ceara_morrendo_2_b_.png


A maioria dos oponentes são únicos, e muitos, principalmente os minibosses, tem mais de uma fase com um sprite e golpes diferentes.
O sistema de batalha é frontal, mas todos personagens da equipe tem animações únicas para seus golpes.

BOSSES

Wooda_man_0.png
Tedesco_Luta_batalha.png

Esses inimigos não chegaram ao nível de chefes atoa, não são feitos para serem derrotados de primeira. A ideia é que seja preciso tentar varias vezes, até entender como o chefe funciona. Morrer é aprender nesse jogo.


O Mundo​


SP2019.png


Zika se passa no estado de São Paulo, porem não é totalmente focado na realidade, e coisa místicas e surreais podem acontecer.
Você não vai ver só socos e tiros, pode ver pessoas soltando bolas de fogo, lasers e muito mais.
Apesar desse ambiente tenso que o jogo tem, em alguns momentos vão existir piadas e lugares mais calmos.

O mundo de Zika é divido em 3 capítulos.

A Favela: A primeira área do jogo, é onde Weverson foi criado sua vida inteira, é uma área grande cheia de gangues, drogas e pobreza.

A Cidade Grande:É onde mora as pessoas ricas e as empresas. Todo mundo que mora na favela quer um dia ter uma vida melhor e morar na cidade grande. Muitos começam, porem poucos terminam. A cidade grande apesar de parecer bonita e correta, é casa de criminosos muito mais perigosos que os da favela.

Manguetown: Um lugar cheio de mangues e pouca tecnologia, isolado de todas outras regiões. Era calmo, todos habitantes eram amigos, a taxa de crimes era quase nula. Porem isso muda após uma estranha influencia chegar no local, e deixar tudo mais estranho. é a final localidade do Zika e a mais bizarra.

Gangues
_clans1.png


As áreas de Zika são dominadas por gangues, sendo a maior de todas a PP do L, uma gangue que assalta bancos, trafica drogas dentro e fora do país. Muitas gangues lutam por apenas um interesse, dominar lugares e fazer dinheiro, e suas marcas ficam nas paredes, em formas de pichações.
O jogador poderá ser líder de sua própria gangue e espalhar sua marca por aí. Muitos Party Members poderão serem recrutados, cada um com habilidades diferentes, criando varias possibilidades de equipe e estratégias.

Dungeons

Sim, na favela, cidade grande e manguetown, vai existir masmorras, sendo a maioria delas opcionais.
Mas não espere por uma dungeon clássica de RPG que se passam em lugares medievais. A maioria podem ser em locais que você não esperava, como por exemplo, um banheiro.
Muitas delas vão contem elementos de um jogo de terror como gore, coisas nojenta e bizarras. são lugares que vão trazer um ambiente mais obscuro que o resto do jogo, explorar eles dará itens extras para o jogador, fazendo sua jornada principal ser maís fácil.

Ambiente
screenshoot3.png

screenshoot4.png

screenshoot5.png

Screenshoot6.png

Os lugares podem variar, de cidades até matagais, prédios, casas abandonadas, praias e campos.
Um dos pontos principais que eu busco é a variedade. Todos NPCS são únicos, com sprites, personalidade e historia diferentes.
Sistema de Save
pomba.png

Os pontos de save no Zika são pombas, que após salvar o jogo, voam e nunca mais podem serem acessadas novamente. Porem existem cartas, um item que pode ser utilizado para salvar o jogo em qualquer momento, só pode ser usada uma vez, e são raras.

Drogas

Para as pessoas que não aguentarem a pressão, sempre há uma saída, ou não.
No jogo existe drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack e heroína, e lícitas, como cerveja e cigarro. Usar elas pode dar benefícios temporários ao party member durante a batalha, porem seu uso terá consequências, como por exemplo, ficar viciado pelo resto do jogo e ter que ficar usando drogas, se não recebe um enorme debuff que te deixará inviável de batalhar.
Trilha Sonora

A trilha sonora do jogo é composta de musica eletrônica experimental, um pouco de industrial, funk e, raramente, noise ( nada muito forte ).
[soundcloud] [/soundcloud]
Uma musica de area.

[soundcloud] [/soundcloud]
Uma Musica de batalha.

[soundcloud] [/soundcloud]
Musica de luta contra um boss.

[soundcloud] [/soundcloud]
Outra musica de batalha.

[soundcloud] [/soundcloud]
Musica de área.

[soundcloud] [/soundcloud]
Musica de dungeon.

Algumas outras musicas da trilha sonora podem serem encontradas no meu soundcloud: https://soundcloud.com/user-938329056

A ideia é ter uma grande variedade de músicas de batalha e área para deixar tudo mais dinâmico, e menos repetitivo.









Considerações


Zika é uma ideia de 2015, que iniciei em 2017, era bem diferente antes. Muitas mudanças foram feitas para chegar até no jogo atual. É provavelmente meu ultimo jogo grande de Rpg Maker.
As inspirações para a criação desse projeto são:
GTA San Andreas e GTA III
Lisa The Pointless ( Principal, se você se interessou pelo Zika, de uma olhada )
Lisa The Painful
Jimmy and the Pulsating Mass
Earthbound



Download:




Status da Demo
O jogo está passando por grandes mudanças.






Mas por que tanta demora?



São muitos motivos. Como estudos e outras coisas pessoais, mas em geral, isso no spoiler.

Eu nunca estou satisfeito com as coisas que eu faço. O Zika já foi refeito do zero, pelo menos umas cinco vezes.
Eu estou satisfeito com o jogo atual? Não.
Apesar de tudo, mesmo vendo defeitos em vários lados, prometi nunca mais refazer o jogo, tanto para terminar logo, receber feedback, mas também, porque eu tenho outras ideias tão grandes como esse projeto, e quero poder fazer elas um dia.
Mas isso de ser exigente comigo mesmo não é algo necessariamente ruim, me ajudou muito. E acredito que todos remakes que fiz do jogo, apenas fizeram ele melhor. Segue um video de como ele era no inicio de sua dev.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FTCMuDIECgI[/youtube]

Sinceramente? Uma bosta. As musicas não eram originais, e os gráficos e a jogabilidade eram extremamente ruins. Eu não sabia nada de pixel art antes de mexer com esse projeto. Comecei a aprender apenas para fazer ele. Não é perfeita, mas acho que é aceitável. Musicas eu tento criar algo desde 2015, mas seriamente só comecei a fazer para o Zika, também.
ss_%282018-12-11_at_09.52.15%29.png

ss_%282018-12-11_at_09.52.59%29.png

Mas isso gerou outro problema. Conforme eu fazia o projeto, mais de musica e pixel art eu aprendia ( e continuo até hoje ), o que fez eu olhar o que eu fiz antes com desaprovação, e então refazia tudo do zero. Isso aconteceu umas 3 vezes já com o projeto já em pixel art e musicas originais.

 
Última edição:
[member=2811]Lavor[/member] Cara, que projeto diferente!

Geralmente os jogos do maker são de fantasia medieval e coisas assim, mas você foi logo na veia da realidade brasileira e usou uma ambientação zika. Achei a ideia bem legal, e os gráficos originais ajudaram muito a passar essa sensação ambivalente de um jogo que parece ser engraçado, mas que lida com temas bem pesados. Gostei também que você parece bem atento aos detalhes, criando até uma tag e identidade diferente para cada uma das gangues.

Vou ficar de olho pra quando sair a demo. Continua mandando updates aqui pra gente  _b
 
[member=225]Lord Wallace[/member] Obrigado pelo o apoio, eu gosto mais desses temas modernos, e quis falar de algo que esteja perto de mim. Muita coisa da historia é inventada, mas com base em fatos reais, e existem algumas coisas surreais no jogo também. Um dos pontos principais do Zika é a variedade, como eu disse, os npcs são únicos, e quase todos inimigos também são.

Com certeza vou atualizar o tópico sempre, e espero que goste da demo, estou dando meu melhor nela ( Mesmo vendo defeitos ),  mas acredito que o feedback das pessoas vai me ajudar nesse quesito.
 
Achei muito legal o projeto, o tema parece muito bom e tem muita coisa muito evoluída já. Me preocupa um pouco o tamanho do escopo do projeto, ele é REALMENTE ambicioso, mas ler o projeto inteiro me fez dar uma relaxada nesse tópico, porque tu parece estar indo bem. Quando sair a versão de beta posta aqui que vamos tentar dar o feedback necessário!
 
Eu tenho que tomar vergonha na minha cara e deixar de ser aquele cara que só olha as screens e depois deixa pra ler o tópico, mas como estou no trabalho, eu me perdoo!

QUE PROJETO, CARA!
Olhando as screens, da pra perceber algo bem original, desde então! Ainda que fosse um projeto curto e voltado para o humor, eu acharia incrível só pela originalidade, mas pelos comentários dos meus saudosos queridos brothers acima, percebo que é algo bem maior do que eu imagino.

Parabéns pela originalidade e depois vou parar pra dar uma lida melhor no tópico pra entender a proposta!
Por favor, não pare!
 
Obrigado, pessoal!
Confesso que com esses comentários, tenho até medo de decepcionar vocês, mas vou dar o meu melhor!

E sim, a ideia é muito ambiciosa, a demo que eu to fazendo não é muito grande comparada com o jogo completo, mas to tentando mostrar uma parte de tudo que vai ter na versão  finalizada.
O jogo na ideia inicial era mais focado no humor, mas foi evoluindo, e eu quis falar de coisas mais sérias, tem ainda humor no jogo mas não é o foco.
 
Hey, [member=2811]Lavor[/member] , estava aqui vendo o seu tópico de novo e notei que tem uma alteração simples que pode deixar o seu game AINDA mais bonito:
Desfocar o background!

Eu poderia dizer os motivos que me fizeram concluir isso, mas prefiro mostrar e você me diz o que achou do resultado:

m1ZzTiO.png

OBS: As árvores não. Eu acabei desfocando elas junto, por não ter muito tempo agora pra contorná-las no editor de imagem.
 
Desfoque não... droga, usei a palavra errada! Eu quis dizer: diminuir o contraste! HAHAHAHA

Clarear os tons, não muito mas de forma que as plataformas em que o player passa fiquem mais evidentes que o fundo! Acho que o SOL da pra manter da forma que está, também, pois o sol não é afetado por contraste! Hahahaha
 
Tirei a conclusão que vou refazer os fundos,  estão um pouco velhos e cheios de defeitos, quando acabar eu mostro aqui.

(Decidi também que vou fazer um update em vários aspectos do jogo, então pode demorar mais do que o esperado)
 
Atualizando, estou tentando polir mais o jogo, procurei fazer um background que não confundisse o jogador, e também tentei melhorar a qualidade do tileset.
29289151.265000008_image.png
 
PUTA MERDA QUE JOGO DIFERENCIADO MALUCO AUSAHUHSUASHUAUHS gostei muito da ideia, ta ai mais um projeto que pode ser passível de uma analise completa muito show maninho
 
Lavor comentou:
Atualizando, estou tentando polir mais o jogo, procurei fazer um background que não confundisse o jogador, e também tentei melhorar a qualidade do tileset.
29289151.265000008_image.png

Realmente deu um UP na fase!
Todo o estilo gráfico do projeto está bem original e atraente.
Parabéns pelo ótimo trabalho, man!

Tem mais alguma atualização? Sempre que tiver, mostra pra gente!
 
Não consegui fazer muito do projeto  nessa semana, meio ocupado com outras coisas. Mas pretendo agora melhorar a parte da favela.
Para não dizer que não fiz nada, passei a semana toda tentando fazer musicas nova pra ost.
[soundcloud]https://soundcloud.com/user-938329056/euclides[/soundcloud]
Aqui vai uma delas que sera usada em um boss. Qualquer crítica, desde que seja construtiva, é bem-vinda!

Não quero floodar o tópico com coisas pequenas, então o próximo update que eu vou fazer vai ser grande ( provavelmente já com a demo, eu espero ).

Até!
 
  Imagino quanto trabalho deve estar tendo para criar todo esse conteúdo! Seu jogo parece demasiado divertido haha... Espero sua Demo para poder avaliar melhor. Já está em 40% :^-^:
 
E aí, meu querido [member=2811]Lavor[/member] ! Como estão as coisas?
Alguma novidade? E a demo?

Estou ansioso pra jogar!
Não nos deixe esperando muito tempo! ?
Hahahahaha
 
Bom, eu disse que não ia mandar mais updates pequenos, mas já que você perguntou sobre.
favela_nova.png
Eu atualmente estou tentando melhorar a parte urbana do jogo, mas sobre a demo, infelizmente acho que vai demorar mais do que eu tinha falado.  Estou polindo o que já fiz, e ainda falta bastante conteúdo novo para por também, porem acredito que a demora vai valer a pena, e que a demo vai sair boa!
 
E AÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Beleza, [member=2811]Lavor[/member] ?

Sei que disse que não atualizaria mais o tópico com pequenas mudanças, mas já estou com saudades.
Como estão as coisas?
Como está o desenvolvimento do processo?
Alguma pausa prevista para curtir o final do ano?
Tem alguma coisinha nova pra nos mostrar?

Abraços e aguardo seu contato!
 
Opa!
Fico feliz em saber que está interessado! Obrigado!
Infelizmente não fiz muita coisa significativa nesse tempo, estou tendo que resolver outros assuntos, mas a dev do jogo continua. O plano de lançar em outubro falhou, e provavelmente não vou lançar esse mês também, pois ainda falta muita coisa. Não quero ainda dizer alguma data, porque acho difícil de conseguir cumprir ela, mas tenho em mente que irei conseguir lançar a demo no começo do ano que vem ( só não sei o mês ).
Não tenho planos de fazer uma pausa, e pelo contrario, em dezembro quero fazer o jogo com força total!
 
Voltar
Topo