(Essa publicação foi primeiramente produzida em inglês para o RPGMaker.net e Itch, e adaptada para o português logo depois. Você pode lê-la em inglês aqui.)
Boa tarde, pessoal.
Hoje estarei mostrando o resultado de algo que nosso querido
@Dr.XGB produziu para o projeto. Algo único que com certeza fará com que o jogo tenha uma aparência mais original.
Eu apresento à vocês...
Raziel Message Box
Uma Revisão do Sistema de Mensagens do RPG Maker 2000
Feito usando DestinyScript, linguagem usada no Destiny Patch V2 por Bananen-Joe, o RMB é uma completa revisão do sistema de mensagens que você normalmente usa no Editor.
Esse sistema foi baseado no XGB's Message Box, um sistema de mensagens também desenvolvido pelo Doutor em 2013.
Como funciona
Basicamente, a maior parte do RMB é construído em volta de um comando chamado "DrawText". Assim, nós podemos fazer o que o nome implica usando uma chapa de caracteres (neste caso, letras) para exibir palavras no jogo. Isso controla não somente o texto contido nas caixas de texto, mas nos menus também. Além disso, é altamente customizável, sendo possível ser modificado e adaptável para multiplos idiomas (contanto que sua fonte que você for fazer a chapa contenha esses grupos de símbolos disponíveis para serem incluídos).
E já que o sistema usa seu próprio método de exibir as caixas e o texto dentro delas, o mesmo também dá margem para o jogador customizar parte dele enquanto em jogo, sem necessidade de acessar o código do projeto.
O RMB também conta com vários de tipos de efeitos de transição, como fade, lado a lado, dentro pra fora, entre outros.
Há uma pequena ressalva a se fazer, porém. Para a maior parte das mudanças feitas pelo jogador no menu de opções, o jogo irá carregar de 7 a 10 segundos (isso pode variar um pouco de computador para computador). Isso é necessário para o sistema renderizar todas as fontas e para a nova configuração ser propriamente exibida.
Characterísticas
O RMB tem,
por agora (e está suscetível a mudanças):
• Caixas de texto avançadas e estilizadas
A caixa de texto do RM2K tem seu charm, mas agora, com o RMB, ficou ainda melhor! Diálogos longos não estão mais condenados a serem divididos em multiplas caixas. Todo o texto agora pode ser exibido em uma caixa só com scrollagem suave, e caso você tenha perdido uma parte do diálogo, você sempre pode voltar para cima apertando para cima ou para baixo nas setas ou dpad.
Facesets agora podem ser maiores e organizados sem a necessidade de separá-los em múltiplas pictures. Eles também podem ser mostrados no lado direito ou esquerdo da tela.
E ao invés de ser uma setinha indicando o final do texto, agora são as respectivas teclas ou botões que você escolher no menu de layout de botões.
• Inputs adaptáveis para controles
Com a adição várias funções no Raziel, como o menu de layout de botões, o jogador agora pode escolher entre vários métodos de input que o mesmo deseja ver VISUALMENTE (isso por conta do RM2K não detectar controles muito bem, nem saber distingui-los um do outro). Isso não serve somente para o sistema de mensagens mas para os minigames também.
• Mostrar texto aonde quiser
Agora o texto não está confinado somente em três específicos lugares. Ele pode ser exibido em qualquer lugar da tela, com ou sem a caixa de texto.
• Caixa de texto em formato de balão
O texto é mostrado em formato de balão em cima de eventos também. Mais usado para NPCs que não possuem facesets. Seu tamanho pode ser difinível via código e escolhas podem ser exibidas também.
• Estilos diferentes de caixa de texto
O jogador pode alternar entre cinco tipos diferentes de caixa de texto pelo menu de opções.
• Diferentes tipos de fonte
O jogador pode alternar entre 3 tipos de fonte (Silver, Mincho e Gothic) pelo menu de opções. Isso não somente muda a fonte do texto de diálogo mas dos menus também.
• Transparência de caixa de texto ajustável (0~100%)
O jogador poderá ajustar a porcentagem do alpha de todas as caixas de texto pelo menu de opções. Sem necessidades de escolher entre um e outro que nem no 2K3.
• Diferentes tipos de velocidades de texto (Lento, Normal e Rápido)
O jogador poderá escolher pelo menu de opções o quão rápido ele quer que o diálogo seja exibido na caixa de texto.
• Fácil capacidade de tradução
Com uma ferramenta que iremos disponibilizar no futuro, tradutores da comunidade não terão de mexer no código do jogo para traduzí-lo. Tudo que eles terão de fazer é usar a ferramenta, traduzir as linhas e, com isso, um arquivo será gerado que o jogo será capaz de ler e tornar a lingua traduzida selecionável pelo menu de opções.
E, para ser claro, toda linha do jogo feita com o RMB é traduzível! De diálogos a textos do menu e até mesmo o aviso presente no splash screen. E há espaço suficiente para tradutores de respirar, sem a necessidade de criar novas caixas de texto ou coisa parecida.
E com isso, encerro o que temos para mostrar por enquanto. Espero que tenham gostado do que viram!
As novidades não são somente essas, porém. Na próxima iremos mostrar o que há de novo graficamente, como novos mapas, facesets, charsets e mais. Ainda há muita coisa para mostar.
Aguardem.
Abraços.