🤔 Para Refletir :
"Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele"
- riquecamarg0

A Grande Era Dos Games

jhonblack0011 Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
08 de Fevereiro de 2017
Postagens
44
Bravecoins
26
Fala galera que acompanha o fórum, depois de muito tempo (desde que a condado era outro site com outro nome) decidi voltar para a comunidade para dar sequencia no mercado de games!!!

Dito isso, gostaria de pedir que tanto os membros antigos como novos usassem este tópico para compartilhar seu conhecimento sobre o mercado atual de games.
Este tópico é mais para pesquisa de mercado!

Recentemente comprei a licença da engine RPG Maker VX ACE para o desenvolvimento de games 2D, porém com o desenvolvimento de games realizado em softwares como Ureal Engine 5 não sei se ainda há mercado para os games 2D, e se valeria a pena criar jogos neste estilo de plataforma...
Porém com os altos preços dos jogos para os consoles nesta geração estão fora do comum, talvez ainda haja esperança!

Quais dicas vocês me dariam de temas para jogos, tipos jogabilidade, se é viável ou não, e se compensa colocar o jogo em uma plataforma de patrocínio como antigamente antes de lança-lo no mercado?

Opa, sinceramente, do meu ponto de vista como jogador e curioso, eu percebo que, em geral, o motor RPG Maker costuma ser negativamente estigmatizado pelo público, visto que ele é considerado uma engine muito simples e com escopo limitado para desenvolvimento de jogos de RPG 2D. E sim, sei que existem casos de jogos de plataforma, 3D e FPS feitos no RM, mas, na minha opinião, o resultado ainda não fica muito satisfatório... Às vezes, dependendo do gênero que o jogo a ser desenvolvido se encaixa, acaba sendo viável sim estudar e partir para uma outra engine logo, a qual atenderá da melhor forma possível a proposta do projeto.

Quanto aos temas, bem, vou dar uma opinião meio impopular aqui... Há um tempo, lembro-me de estar pesquisando sobre jogos comerciais de RPG Maker na Steam. E eu achei o resultado um tanto desanimador, pois, normalmente os jogos relacionados à hentai/+18 eram os que costumavam ter um feedback de vendas mais acentuado. "Tá, e como você explica o sucesso de Fear and Hunger, Omori, To the Moon e etc?" Falando com toda franqueza: são jogos que eu considero como "exceção da exceção". Assim, comercialmente falando, acredito que o gamedev iniciante, que trabalha apenas com RPG Maker, terá maior chance de fazer um bom volume de vendas com jogos focados para o público adulto (a.k.a. tarados).
Isso é algo que eu faria? Não, porque não é minha praia! Mas eu não julgo alguém que opta por fazer games focando apenas nas vendas. Afinal, precisamos tirar o nosso sustento de algum lugar e sobreviver no Brasil não é para amadores.

Sobre patrocínios é algo super bem-vindo. Ainda mais se o gamedev não for o "exército de um homem só", como é o caso do Eric Barone, Toby Fox e Miro Haverinen. Assim, para obter os assets do projeto, será necessário desembolsar uma quantia considerável para pagar artistas, compositores, programadores e até para investir no marketing do game.​

Desde a chegada do 3D, o 2D perde espaço no mercado. Mas sim, ainda tem muito espaço pro 2D na parte Indie, que dá pra ver com jogos como Hollow Night, Stardew Valley e o recente Animal Well.

Se você quer produzir profissionalmente para o mercado, tirando jogos nanicos (como de 1-3 pessoas em 1-3 meses) e casos bem específicos, fique longe do RPG Maker.

Quanto às suas perguntas
  • Temas para jogos
  • Tipos jogabilidade
  • Se é viável ou não
  • Se compensa colocar o jogo em uma plataforma de patrocínio como antigamente antes de lança-lo no mercado?
Todas dependem do escopo do projeto. Ou seja, uma coisa é um jogo de 1-3 pessoas em 1-3 meses, outra bem diferente é um jogo de 4-8 pessoas em 6-12 meses.

Recomendo pesquisar sobre todas essas coisas com base em jogos com escopo próximo do que almeja, e com ferramentas que você deseja. Se o escopo for maior, é muito mais difícil usar o maker compensar

Sobre crowdfunding, com algumas exceções, vejo empresas Indie dizendo que eles são só uma ajuda de custo, e acredito que só funcionam de forma relevante se você tiver um marketing bom ou estiver fazendo algo como jogo de Youtuber.

Voltar
Topo Inferior