🤔 Para Refletir :
"De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande."
- Eliyud

Alguém lembra que jogo é esse?

AnJo888 Masculino

Novato
Membro
Membro
Um programador do século passado
Juntou-se
01 de Janeiro de 2021
Postagens
9
Bravecoins
23
Boas. Espero que estejam bem.
Há vários (muitos, mesmo) anos eu joguei um adventure do qual não esqueci e o qual eu jogaria novamente...
Basicamente, o jogador assumia o papel de uma moça(?) que se via sozinha na entrada de um castelo e precisava tentar descobrir o que acontecera.
O que mais lembro era que o castelo era imenso, com altas torres e muitas salas onde descobertas e mecanismos liberavam o acesso à outros aposentos...
Lembro, também, que os jardins eram grandes, com passagens labirínticas que precisavam ser trilhadas, a caminho do final...
Alguém conhece esse jogo?

Putz. Difícil.

Saberia dizer um pouco mais de detalhes? Você jogou no PC? Em que ano mais ou menos? Era em que idioma? Em 3D ou 2D? Lembra algum detalhe da protagonista?

Pela descrição parece aqueles jogos típicos "point-and-click" cheios de quebra-cabeças e humor que faziam sucesso lá pelos anos 90. Pra não te deixar completamente na mão, dei uma olhada rápida no Google e achei um que parece combinar com a descrição:

Caraca, AnJo. Sinceramente, nenhum jogo me veio em mente com essa descrição. Até veio um que esqueci o nome, mas é survival horror, então não tem nada a ver.

Não querendo fugir da sua pergunta, eu gostaria de aproveitar o tópico para perguntar sobre um jogo que também nunca mais vi.

Era um jogo de Playstation 1 / PSX. Tenho a impressão que o personagem era algum tipo de índio, personagem nativo de floresta. Na primeira fase, você ia na beira de um rio ou lago, e depois voltava para a cidade, ou para a floresta. E isso acontecia de noite.

Ele tinha uma vibe bem chillout. Era 3D, com aquelas câmeras 'fixas', igual no Resident Evil 1.

Não me lembro se era um jogo de puzzle, ou se tinham batalhas e talz.

Acabei perdendo o CD que tinha ele, vinha junto com o jogo do Casper/Gasparzinho e daquele ET maluco. Mas tenho uma memórias perdidas desse jogo que nunca mais vi.

Nóóóóósasiora 😂 Dei a volta no mundo e esqueci do Castlevania, que viagem! Alucard e seus cabelos sedosos enganariam qualquer um 🤣 🤣

@AnJo888 Cara, SE não for o Castlevania: Symphony of The Night do Playstation 1 ou outro da série, e for realmente daqueles Adventures de PC em que você interage com o cenário e escolhe opções de diálogo e tal, acabei me empolgando e achei uma lista com os melhores Adventures de todos os tempos, onde alguns jogos batem MAIS OU MENOS com a descrição. Por exemplo, Nancy Drew: Curse of Blackmoor Manor, The Black Mirror, Syberia, Longest Journey e mais alguns. É o máximo que consegui investigar com as informações dadas.

(E vou te contar, esses jogos de adventure da época sabiam ambientar mundos como ninguém, fiquei curioso com vários deles)

@Caio Varalta Rapaz, até imaginei um ou outro jogo na 1ª parte da descrição, mas nenhum deles tem câmera assim. Um nativo na floresta à noite beirando o rio procurando folha de urtiga pra se limpar me lembra um tal de Akuji The Heartless:

Destaque pras atuações das vozes. Emocionante!

Soul Reaver é outro jogo até famoso de PS1 que lembra um pouco a descrição pra quem tiver muito boa vontade, de resto não consigo pensar em mais nada. Mas, pensando em câmeras fixas como RE, imagino que fossem cenários pré-renderizados. Talvez haja uma lista razoável por aí de jogos de PS1 com esse tipo de técnica, pelo menos pra servir como ponto de partida.

Ufa, o pessoal apareceu por aí com umas dúvidas cruéis hein? Vamo ver se os próximos aparecem atrás de algum ouriço azul participante da São Silvestre ou algum encanador italiano baixinho que maltrata dinossauros.

Caraca, AnJo. Sinceramente, nenhum jogo me veio em mente com essa descrição. Até veio um que esqueci o nome, mas é survival horror, então não tem nada a ver.

Castelo Mogeko, né não? Se for, foi também o único que consegui pescar com a descrição dada.

Já no seu caso, Caio, o mais próximo que conseguir chegar foi esse aqui.

Como nunca tive/joguei num PSX, não conheço muito bem os jogos que foram lançados.

E aproveitando que estou aqui, vou me adentrar nessa moda também, hehehe.

Quando eu era (ainda mais) moleque o meu contato com videogames era bem pouco. Eu me contentava com um simples Polystation (clássico) quebrado que dava pau todas às vezes. Mas lembro-me bem duma fita que contia o Super Mario Bros. e mais outros dois jogos, "- Quais?" - tu me perguntas, "- Eis a questão" - eu o respondo :v. Só sei que nada sei joguei até a fita evaporar mas agora já não me lembro mais dos benditos. De qualquer forma, cá está a descrição:

* Um deles era de plataforma bem no estilo de Alex Kidd (8bits, se não estou enganado), onde o jogador controlava um pequeno ninja. Lembro que a primeira fase se passava em um terreno plano e com muitas árvores - macieiras, principalmente - que davam frutos, os quais serviam para recuperar a vida do personagem. O combate era basicamente jogar Shuriken nos inimigos (não lembro exatamente a aparência deles, mas suponho que eram ninjas também).

E é basicamente isso o7. Sintam-se a vontade para procurar (ou não :p. Não é necessário, sinceramente).

Opa.
Joguei no PC (Inglês), em algum momento entre 2000 e 2010 (possivelmente antes de 2005).
Joguei vários desses point-and-click tipo Nancy Drew (ache relógio, guarda-chuva, pena, martelo, borboleta, etc), mas pelo que lembro não era um desses.
Não era da série Castlevania, também, nem os da excelente Syberia.
Lembro de um cena meio que no início... um acesso pela cozinha ou despensa... e de uma gaiola dourada, na sala...
Acho que vai ser difícil alguém tirar esse do baú...
Já coloquei no Google o 'plot' do jogo, sem sucesso (muito vago).
Abraço e obrigado a todos os que responderam.

Acho que encontrei...
Eu lembrava do nome ser 'simples'... uma palavra única...
E das torres muito altas do castelo...

Anexos

• Captura de Tela 2021-01-07 às 01.56.56.png
    Captura de Tela 2021-01-07 às 01.56.56.png
    349,8 KB · Visualizações: 59
@Paradiddle fala batera!

Cara, obrigado pelo comentário. Esse Akuji que você mostrou parece bem dahora! Mas realmente não é o jogo em questão. Tem muita action, muito jump e porrada em vasos pra ser o jogo desconhecido.

Já o Soul Reaver não é também, mas fez parte da minha infância demais! Jogão kkkkk.

Agora, puxando a sugestão do @drakysm , irmão, esse bateu na trave!!

Se não fosse pela dinâmica de RPG, e batalhas com os monstros aí, esse seria um candidato perfeito.

O tamanho do personagem e esse esquema de câmera me lembrou bastante o jogo. Até a personagem em si. Mas não teve o riozinho/lago também kkkk.

E não era nesse estilo de RPG não =/

Mas agradeço pelo comentário tambem Drak! Ao menos tenho 2 sugestões de jogos bacana agora também. =D

@AnJo888 Então era esse mesmo? Que bom que achou! Esses Adventures antigos eram bonitos demais, acho inclusive que esses cenários pré-renderizados muitas vezes superam os 3Ds ultra realistas de hoje em dinamismo e beleza. Caso ainda não saiba, já existem versões remasterizadas de vários desses clássicos na Steam, como a série Monkey Island, Full Throttle, Day of Tentacle e o petardo do Grim Fandango. E não são ultra caros não. 👍

@Caio Varalta Poxa, espero que consiga encontrar o bendito então. Gosto de descobrir jogos novos e até cheguei a dar uma bisbilhotada na "biblioteca" americana do Playstation, mas o máximo que achei foi um jogo - meio mais ou menos, pra ser honesto - chamado Time Commando, cujo personagem lembra muito vagamente o herói do Jade Cocoon e há uma fase de floresta, mas é só isso mesmo. Será que esse seu jogo era japonês?

Se encontrar depois posta aí pra gente descobrir também! Valeu!

@drakysm Caraca, achei que o seu ia ser até fácil, mas assim como as mulheres do MST invadindo castelos alheios do AnJo, o pessoal adora um ninja na floresta, hein?

Polystation era um clone do Nintendinho, certo? Conheço alguns jogos do console e consegui encontrar algo bem de acordo com sua descrição: Ninja Hattori-kun.

Tendi foi nada o que acontece aos 1:47 :pensando:

Tem também o Legend of Kage e o Ninja Kid, mas nenhum deles é fã de maçã.

Última edição:
Esse tópico deu o que falar! Gostaria de poder ter ajudado a encontrar o jogo, mas não tenho muita experiência com jogos que não são de princesa :x

Esse tipo de coisa sempre acontece comigo! Estou há anos tentando encontrar um livro que li na infância e meses procurando um outro que li algumas primaveras atrás.

Também me lembro de um jogo que eu jogava num computador quando eu era bem pequena...muito antigo! Era tipo um Mario, mas não era Mario. E é tudo que consigo descrever! Acho que nunca vou encontrar hahaha mas tudo bem, posso viver com isso

Que bom que encontrou seu jogo!

Aproveitando que a 'thread' está 'trending'...
Este jogo era para o PS1.
Pilotava-se uma nave, em 3ª pessoa(?), em missões com cenários desérticos (pirâmides e afins).
O que eu mais gostava era o movimento dos mísseis...
Quando lançados, eles meio que abriam em leque para depois, com curvas abruptas, convergirem em direção ao alvo.
Tudo bem visível pelo 'rastro' deixado pelos mísseis.
Alguém lembra que jogo é esse?
Esse tópico deu o que falar! Gostaria de poder ter ajudado a encontrar o jogo, mas não tenho muita experiência com jogos que não são de princesa :x

Esse tipo de coisa sempre acontece comigo! Estou há anos tentando encontrar um livro que li na infância e meses procurando um outro que li algumas primaveras atrás.

Também me lembro de um jogo que eu jogava num computador quando eu era bem pequena...muito antigo! Era tipo um Mario, mas não era Mario. E é tudo que consigo descrever! Acho que nunca vou encontrar hahaha mas tudo bem, posso viver com isso

Que bom que encontrou seu jogo!
Fala dos livros... de repente, pode ser algo que li...

@AnJo888 Então era esse mesmo? Que bom que achou! Esses Adventures antigos eram bonitos demais, acho inclusive que esses cenários pré-renderizados muitas vezes superam os 3Ds ultra realistas de hoje em dinamismo e beleza. Caso ainda não saiba, já existem versões remasterizadas de vários desses clássicos na Steam, como a série Monkey Island, Full Throttle, Day of Tentacle e o petardo do Grim Fandango. E não são ultra caros não. 👍
Achei o .iso e passei a tarde jogando...
Os cenários são grandiosos... até pensei, enquanto jogava, como ficariam remasterizados...

Anexos

• Entrada.jpeg
    Entrada.jpeg
    157,8 KB · Visualizações: 61
  • Vista_Castelo.jpeg
    Vista_Castelo.jpeg
    185,4 KB · Visualizações: 78
@Paradiddle Caraca! Era esse mesmo! xD
Agora me lembro bem. Valeu! :okay:

E sim, o Polystation era mais um dos famosos Famiclones. Este em questão copia o design do Playstation e seus sucessores respectivamente (até o terceiro, na verdade).

@AnJo888 Como já havia comentado, não conheço muito os títulos lançados pro PS1, mas navegando na interwebs encontrei uma lista onde o autor diz ter listado (ou tentado listar) todos os jogos do gênero SHMUP lançados para o console. Segue o link aqui.
Supus que fosse SHUMP por causa do (?) em 3ª pessoa, já que a maioria desse gênero tem câmera top-down.

Bom, também foi uma boa descoberta pra mim que sou viciado nesse tipo de jogo, hehe.
Não imaginava que o PS1 tivesse um catálogo tão bacana - principalmente
esses bullet hell brabo aqui, huehue.

Essa descrição parece ser o Warhawk.

De fato, a parte bacana do processo de ir atrás desses jogos é que sempre encontramos alguma coisa diferente/curiosa no caminho. Nessa era, quando o que chegava até a gente era uma parte mínima do que era produzido no total, ainda tem muita coisa a ser descoberta (com qualidade bem variável, é verdade), principalmente vinda do Japão se estivermos falando de consoles. Por exemplo, procurando o jogo do Caio reencontrei um game que havia ouvido falar há MUITO tempo atrás e tinha me deixado mega curioso, até esquecê-lo totalmente com o tempo.

Boku No Natsuyasumi do PS1 parece mais uma experiência do que um jogo. O criador tentou reproduzir as sensações de sua infância num verão do Japão rural dos anos 70: os cenários, os sons, as brincadeiras e amizades. É inclusive uma série com 4 jogos.

É claro que algumas coisas no mínimo estranhas também foram feitas. Totalmente o oposto do aconchego deste último, já que nosso amigo gosta de jogo de navinha existe um absolutamente bizonho cujo conteúdo sequer postarei por aqui pra não afetar a sanidade mental dos colegas. Quem quiser que procure no Google por sua conta e risco!

O nome é CHO ANIKI, de PS1, e se alguém perguntar não fui eu que recomendei.

Anexos

• Captura de Tela 2021-01-09 às 10.20.59.png
    Captura de Tela 2021-01-09 às 10.20.59.png
    527 KB · Visualizações: 58
  • Captura de Tela 2021-01-09 às 10.20.31.png
    Captura de Tela 2021-01-09 às 10.20.31.png
    566,5 KB · Visualizações: 60
  • Captura de Tela 2021-01-09 às 10.20.12.png
    Captura de Tela 2021-01-09 às 10.20.12.png
    520,5 KB · Visualizações: 66
  • Captura de Tela 2021-01-09 às 10.19.11.png
    Captura de Tela 2021-01-09 às 10.19.11.png
    640,9 KB · Visualizações: 54
  • Captura de Tela 2021-01-09 às 10.18.47.png
    Captura de Tela 2021-01-09 às 10.18.47.png
    662,7 KB · Visualizações: 55
Boku No Natsuyasumi do PS1 parece mais uma experiência do que um jogo. O criador tentou reproduzir as sensações de sua infância num verão do Japão rural dos anos 70: os cenários, os sons, as brincadeiras e amizades. É inclusive uma série com 4 jogos.
Caraca, Batera! Esse jogo é muito zen. Fiquei curioso sobre essa obra aí, e nunca tinha ouvido falar!

Então, você comentou do Time Commando, e realmente não é nessa vibe. É engraçado porque de todos os jogos que eu joguei na vida, esse jogo da floreta é o único que eu não consegui achar o CD + não lembrar o nome + ter um apego e ter as imagens dele muito claras na mente.

Era aqueles jogos piratões, mas provavelmente não era de outro console, por rodar no PSX, ser 3D, bonito e talz.

O jogo do Drakysm lembrou bastante a vibe desse jogo misterioso, mas ele não tinha essa parada de RPG, se não teria marcado bastante as batalhas, o sistema e tal.

O que me marcou no jogo foi o setting, o cenário, a vibe, sabe?

Depois do tópico, também tenho dando uma fuçada aqui e acolá, tentei procurar tipo 'jogos onde os personagens são nativos/indígenas' mas nada por enquanto.

Era um jogo de Playstation 1 / PSX. Tenho a impressão que o personagem era algum tipo de índio, personagem nativo de floresta. Na primeira fase, você ia na beira de um rio ou lago, e depois voltava para a cidade, ou para a floresta. E isso acontecia de noite.

Ele tinha uma vibe bem chillout. Era 3D, com aquelas câmeras 'fixas', igual no Resident Evil 1.

Não me lembro se era um jogo de puzzle, ou se tinham batalhas e talz.

Fala mais do jogo...
O que te faz lembrar que era um nativo de floresta? A vestimenta, o nome, as armas?
Qual era o motivo dele ir até a água, de noite?
O CD era dos comprados nas boas barraquinhas do ramo ou veio em revista?
Que ano foi isso?

Chute do dia: Arc the Lad.

Chutes da noite: Tak e Brave: The Search for Spirit Dancer, ambos PS2...

Última edição:
Fala mais do jogo...
O que te faz lembrar que era um nativo de floresta? A vestimenta, o nome, as armas?
Qual era o motivo dele ir até a água, de noite?
O CD era dos comprados nas boas barraquinhas do ramo ou veio em revista?
Que ano foi isso?

Chute do dia: Arc the Lad.

Chutes da noite: Tak e Brave: The Search for Spirit Dancer, ambos PS2...
Salve, Anjo o/

Cara, deixei basicamente todas as informações que eu realmente me lembro. Mas o CD era comprado de barraquinha mesmo, e deve ter sido por volta de 2005, 2006 no máaaximo. =/ kkkkk

Arc the Lad parece interessante! Mas não era nesse estilo de câmera e jogo. Lembrando que era com certeza de PS1. =)

Caramba, nunca tinha sequer ouvido falar desses jogos de PS2 aí.

Olha, esses dias assisti a um vídeo de mais de 3 HORAS mostrando TODOS os jogos do console do PS1 (região NTSC) e não encontrei nada - embora admita que pulei algumas partes (ninguém merece as infinitas edições do FIFA, NBA ou NFL da EA...). Eu diria que há algumas possibilidades:

1 - o jogo é japonês (tem vídeo no Youtube de MAIS DE OITO HORAS com a biblioteca completa do PS1, absurdo), e/ou o que estamos procurando como nativo não era bem isso;
2 - improvável, mas talvez algum homebrew ou demo de jogo que nunca foi lançado?;
3 - menos provável ainda, memórias embaralhadas de outros jogos (talvez o Jade Cocoon mesmo?). Sem querer colocar a sanidade do Caio em dúvida 🤣, mas eu mesmo já fiz isso algumas vezes de épocas quando eu era BEM novo.

Tô curtindo bastante essa nostalgia trip vendo vídeos de jogos de PS1 e provavelmente vou continuar pesquisando. Qualquer novidade posto por aqui.

P.S.: Alguém aí sabia que o Playstation tem um jogo chamado LSD: Dream Simulation? Bizarro, em mais de um sentido.

Voltar
Topo Inferior