#presenteal
Breve Review
Amber Flower é um jogo de ação e plataforma que tenta simular o visual e resolução do gameboy (igual Moira, jogo brasileiro que nunca foi lançado). Com três fases e um chefe, o no jogo você controla um jovem garoto de coração puro que deve ir em uma jornada para pegar o tesouro mágico do reino das fadas, a flor de âmbar, que foi roubada pelos diabinhos (imps) causando o surgimento de uma estranha nas campinas. Por ser um jogo relativamente curto, você poderá terminá-lo em questão de 10 minutos se jogá-lo bem (e se não nenhum bug ocorrer, tópico que falarei disso mais embaixo).
Em questão de jogabilidade, o jogo possibilita que você desferir ataques para frente, para cima e para baixo (estando fora do ar), pegar potes/caixas e joga-las com propósito de causar maior dano nos inimigos ou para posicioná-las de forma que você possa alcançar lugar não possíveis antes. Além disso você poderá se agarrar a uma galinha para cair mais lentamente, assim podendo alcançar lugares outrora inalcançáveis. Os controles são sólidos e funcionais e, por mais que o jogo em si não dê suporte a controles, eu me senti bastante confortável o jogando usando meu controla com mapeador de teclas (antimicro, no caso). O único problema que tive com a jogabilidade foi a incapacidade de soltar os itens agarrados. Por mais de uma vez atirei para o limbo algum item que eu precisava para alcançar algum lugar tendo que rejogar o mapa para avançar. Vale ressaltar que você não poderão jogo em momento nenhum já que ele não provém essa opção.
Em questão de dificuldade ele não é um jogo fácil, porém o padrão dos inimigos é facilmente compreendido. Mesmo o chefe é relativamente fácil, ele jogará machados em você e você deverá jogá-los de volta (está vendo um padrão aqui, doki doki). O grande empecilho do jogo jaz em sua última fase. Você é apresentado a um mapa com vários pulos de precisão absurda (lembrando que o check point é na metade do mapa anterior) e, além disso você deve passar pelos buracos duas vezes pois terá que trazes uma caixa para subir em uma colina (até é possível subir sem, mas você teria que ser pixel perfect em seu pulo) e então voltar para pegar uma galinha para pular de colina em colina. Aí já vemos um ponto que poderia ser melhorado, a posição dos inimigos faz com que você tenha que jogar a galinha para poder ser defender, o que poderá fazer com que ela fique fora da tela ou caia em um buraco, algo que não aconteceria houve-se a opção de colocar os itens no chão sem jogar.
Me desviando um pouco para os bugs, eu encontrei vários ao decorrer de minha jogatina (o que é normal se você considerar que o jogo foi feito para uma game jam em míseros 10 dias). O primeiro foi que por duas vezes eu fiquei preso nos buracos sem o jogo voltar para a tela de fim de jogo, o que me fez ter que reiniciar-lo (adivinha o quão frustrante é quando isso acontece na última fase com seus pulos de alta precisão). Outra coisa que me aconteceu uma vez foi que na segunda fase foi no que no momento que eu peguei uma caixa o jogo adicionou velocidade vertical para o personagem fazendo ficar preso em cima no mapa acima da posição 0 em y, nesse momento eu puder caminhar assim como na fase dois do Super Mario onde você pode pular todos os desafios da fase. Ao apertar pulo o personagem desceu e eu morri em um buraco. Algo menor que aconteceu foi que na segunda fase houveram alguns inimigos que ficavam andando sempre em uma direção mesmo batendo de cara na parede (três deles no caso, dois andando para a direita e um para esquerda). Vale notar que eu não constatei nenhum desses bugs em jogatinas de outras pessoa, somente em minha experiência com o jogo então talvez elas não aconteçam com você.
Removendo os bugs da equação, em geral é um bom jogo. Os gráficos são interessantes, a história existe (justifica bem a aventura), e a trilha sonora não é ruim. O que falta mesmo para mim recomendar o jogo (novamente, desconsiderando os bugs que podem ou não acontecer) seria uma opção de pause (ola, usabilidade) e suporte embutido de controle (afinal esse é um jogo de plataforma 2D). Jogue se gosta de jogos de plataforma e se você teve um gameboy.