🤔 Para Refletir :
"Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje"
- codingkitsune

Amber Flower [Construct2]

Cronus

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
09 de Agosto de 2015
Postagens
51
Bravecoins
3

87019-fmbr5tr5.jpg

Amber Flower
Gênero: Plataforma
Idioma: Inglês
Autor: Cronus (Victor Moura)
Engine: Construct2 (HTML5)
Plataformas: Web, Windows(32bit), Mac(32bit)
Criação~Término: 10/08/2015~19/08/2015

Introdução

História
Uma estranha doença surgiu nas terras das campinas após uma tribo de diabinhos ter roubado e corrompido a "Flor de Âmbar", um tesouro mágico do reino das fadas. As fadas, enfraquecidas pela ausência do seu tesouro, podem apenas ser vistas por pessoas puras de coração. Felizmente, um jovem garoto de coração puro pode ser capaz de ajudar as fadas à recuperarem seu tesouro e curar a doença que se abateu sobre sua família.

Sobre o Jogo
"Amber Flower" foi um jogo que desenvolvi sozinho em 10 dias para a GameBoy Jam 4, onde a ideia é se fazer um jogo simulando as características do Gameboy dentro do prazo indicado. Isso incluí uma paleta de 4 cores, resolução de 160x144, áudio 8-bits e etc.
O jogo em si é bem curtinho e é possível se terminar ele em 5 ou 10 minutos.

Imagens

Kr20OJL.png
p8vDDTI.png
2ZIIe6N.png

bYQqSb4.png
hTm4nZL.png

[greenalert]Página na GameJolt[/greenalert]
Clicando no link da Gamejolt acima é possível jogar online ou baixar as versões de windows e mac, além de ouvir as musicas do jogo.​

[box class=plainbox]
Controles

Direcional (Esquerda e Direita) . . . . . . . Mover
Direcional (Baixo) . . . . . . . . . . . . . . . . . Pegar Objetos
X . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Arremessar/Atacar*
Z . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pular
Espaço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Avançar Mensagens/Falar com NPCs

(Cima+X e Baixo+X (no ar) desferem ataques direcionais.) *
[/box]

Considerações

Mesmo o jogo sendo curto e tendo alguns probleminhas técnicos pela falta de tempo, espero que gostem do que deu pra fazer =)
E peço para que se curtirem dêem uma avaliaçãozinha na página do jogo/deixa um comentário/etc, só pra dar um incentivo mesmo, haha.

Até mais \o

Esse jogo ficou muito legalzinho <3
Os gráficos retro são 11/10.
Adoro esses Game Jams, sempre saem games maneiros xD
Quem sabe um dia participo haha
Achei o jogo um pouco hard, mas só pegar o jeito que dá pra passar xD (Ainda não zerei ;-;)

Parabéns! O jogo está impecável mesmo!

No ensejo, aproveitei e deixei meu feedback lá na gamejolt também.

Abraço!

[member=3]RyanKamos[/member] : Valeu <3
E pois é, as game jams apesar de serem curtas incentivam a usar criatividade dentro das limitações, e acabam saindo uns jogos bem legais, principalmente de quem faz os jogos em equipe e consegue fazer coisas mais sofisticadas. Tem muito jogo maneiro lá na página do evento.
Tive uma preocupação extra em fazer o jogo desafiador o suficiente, caso contrário iria consistir apenas de andar reto sem ter nada pra se preocupar, haha.

[member=93]Moge Maker[/member] : Agradeço muito pelo seu comentário lá, valeu mesmo pelos elogios!

Aproveitando, eis aqui um video de alguém jogando e comentando o jogo (em inglês). Pra quem não jogou ainda, recomendo jogar antes já que ele mostra como passar de algumas partes, e o jogo é super curto mesmo, haha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Oh7YPfcNe8E[/youtube]

Lembrando que o evento ainda tá em fase de votação, então agradeço muito quem curtir o jogo e deixar um votinho positivo na página  :saintroy:

Opa, então esse é o jogo que você tinha postado gifs dele no chat?
Enfim, Amber Flower parece bem interessante, principalmente por causa dos gráficos GB-style, então eu vou baixar e jogar um pouco pra ver se é bom (eu tive que remover meu emulador de GB do meu celular).
Eu sabia que era para uma Game Jam, mas não da GameJolt.com que eu uso tanto, lol
Ah, qualquer dia desses pode ser que eu faça um jogo desse. No Clickteam Fusion 2 (é, não tô acostumado com scripts gráficos, fazer o quê)

Eu baixei aqui e joguei. De fato, é um jogo bem rápido. Mas olha... que riqueza de visual! Sério, dá pra confundir um título de GameBoy tranquilamente. A jogabilidade ficou bem profissional também, lembrando bastante os jogos do portátil. Eu vi que esse tópico é um pouco antigo, Cronus ainda tá na ativa?

sim, ele recentemente fez um jogo mto legal chamado Juniper Keep Assassins para a jam A Game By Its Cover 2017, provavelmente em breve ele trará um tópico para ca com este jogo.

gillenew comentou:
sim, ele recentemente fez um jogo mto legal chamado Juniper Keep Assassins para a jam A Game By Its Cover 2017, provavelmente em breve ele trará um tópico para ca com este jogo.

Caramba, eu acabei de ver ele aqui! Espero que ele faça o tópico mesmo, mostrando curiosidades e partes do desenvolvimento. O cara tem qualidade no que faz!

Síntese

Quando os Imps roubam a Amber Flower, as fadas ficam sem poderes e a doença é espalhada pela vila. O protagonista é ajudado por uma fada, por ter um coração puro o bastante para a missão e derrotar os inimigos pelo caminho, visando recuperar a flor.

História

Adequada. Encaixam bem nos temas, ambientação, personagens.  Curta, devido ao tempo (jam), mas nostálgica, como jogos antigos e contos de fada.

Visual

Bom background minimalista na introdução. Boa tela de transição. Bons sprites, no geral. Boas animações de interação com personagem, de ações como ataques variados e animação de morte dos inimigos adequada.

Gameplay

Joguei a versão de browser, mais lenta. Minha máquina não é muito potente. O jogo é um pouco lento (não sei se há um comando para o fps) nessas condições, levemente aflitivo. Quedas de fps podem causar bugs na colisão e ordem de eventos de C2, que saiba. Apesar disso aparentemente ter melhorado com atualizações, não sei qual versão foi usada no jogo.

Introdução relativamente lenta, não cancelável, lenta para mostrar todo texto da mensagem e para passar para próxima.

Pegar a galinha é engraçado – boa união de escolha sonora, animação e interatividade. Ser curado pela Fada é divertido.

As opções de ataque são boas, para frente, para cima e para baixo, agarrar objeto e lançar, no chão e no ar. Exceto o golpe dado no ar se dirigindo para baixo. A menos que seja o último hit no oponente, você levará dano. Além disso, prefiro atacar com Z.

Travo sempre ao ser atingido pelo corvo.

O jogo não pausa, nem por menu, nem por aba ser inativa. Vaso às vezes passa direto pelos inimigos. Inimigos como cobra sem knockback. Em uma ocasião, uma cobra morreu com 1 hit.

Boa cena de game over.

Desafio difícil. Level design dificulta passar ignorando inimigos. Posicionamento de oponentes estratégicos, com movimentação cooperando para o desafio, além de buracos bem colocados para aumentar a dificuldade.

Sons

Boa música de fundo, bons sons de interação com personagens. Som ao aparecer teclas se torna irritante.

Veredito

Ótima arte, jogabilidade em versão browser boa, com potencial, level design desafiante. Pode ser frustrante devido aos bugs e dificuldade.

#presenteal

Breve Review

Amber Flower é um jogo de ação e plataforma que tenta simular o visual e resolução do gameboy (igual Moira, jogo brasileiro que nunca foi lançado). Com três fases e um chefe, o no jogo você controla um jovem garoto de coração puro que deve ir em uma jornada para pegar o tesouro mágico do reino das fadas, a flor de âmbar, que foi roubada pelos diabinhos (imps) causando o surgimento de uma estranha nas campinas. Por ser um jogo relativamente curto, você poderá terminá-lo em questão de 10 minutos se jogá-lo bem (e se não nenhum bug ocorrer, tópico que falarei disso mais embaixo).

Em questão de jogabilidade, o jogo possibilita que você desferir ataques para frente, para cima e para baixo (estando fora do ar), pegar potes/caixas e joga-las com propósito de causar maior dano nos inimigos ou para posicioná-las de forma que você possa alcançar lugar não possíveis antes. Além disso você poderá se agarrar a uma galinha para cair mais lentamente, assim podendo alcançar lugares outrora inalcançáveis. Os controles são sólidos e funcionais e, por mais que o jogo em si não dê suporte a controles, eu me senti bastante confortável o jogando usando meu controla com mapeador de teclas (antimicro, no caso). O único problema que tive com a jogabilidade foi a incapacidade de soltar os itens agarrados. Por mais de uma vez atirei para o limbo algum item que eu precisava para alcançar algum lugar tendo que rejogar o mapa para avançar. Vale ressaltar que você não poderão jogo em momento nenhum já que ele não provém essa opção.

Em questão de dificuldade ele não é um jogo fácil, porém o padrão dos inimigos é facilmente compreendido. Mesmo o chefe é relativamente fácil, ele jogará machados em você e você deverá jogá-los de volta (está vendo um padrão aqui, doki doki). O grande empecilho do jogo jaz em sua última fase. Você é apresentado a um mapa com vários pulos de precisão absurda (lembrando que o check point é na metade do mapa anterior) e, além disso você deve passar pelos buracos duas vezes pois terá que trazes uma caixa para subir em uma colina (até é possível subir sem, mas você teria que ser pixel perfect em seu pulo) e então voltar para pegar uma galinha para pular de colina em colina. Aí já vemos um ponto que poderia ser melhorado, a posição dos inimigos faz com que você tenha que jogar a galinha para poder ser defender, o que poderá fazer com que ela fique fora da tela ou caia em um buraco, algo que não aconteceria houve-se a opção de colocar os itens no chão sem jogar.

Me desviando um pouco para os bugs, eu encontrei vários ao decorrer de minha jogatina (o que é normal se você considerar que o jogo foi feito para uma game jam em míseros 10 dias). O primeiro foi que por duas vezes eu fiquei preso nos buracos sem o jogo voltar para a tela de fim de jogo, o que me fez ter que reiniciar-lo (adivinha o quão frustrante é quando isso acontece na última fase com seus pulos de alta precisão). Outra coisa que me aconteceu uma vez foi que na segunda fase foi no que no momento que eu peguei uma caixa o jogo adicionou velocidade vertical para o personagem fazendo ficar preso em cima no mapa acima da posição 0 em y, nesse momento eu puder caminhar assim como na fase dois do Super Mario onde você pode pular todos os desafios da fase. Ao apertar pulo o personagem desceu e eu morri em um buraco. Algo menor que aconteceu foi que na segunda fase houveram alguns inimigos que ficavam andando sempre em uma direção mesmo batendo de cara na parede (três deles no caso, dois andando para a direita e um para esquerda). Vale notar que eu não constatei nenhum desses bugs em jogatinas de outras pessoa, somente em minha experiência com o jogo então talvez elas não aconteçam com você.

Removendo os bugs da equação, em geral é um bom jogo. Os gráficos são interessantes, a história existe (justifica bem a aventura), e a trilha sonora não é ruim. O que falta mesmo para mim recomendar o jogo (novamente, desconsiderando os bugs que podem ou não acontecer) seria uma opção de pause (ola, usabilidade) e suporte embutido de controle (afinal esse é um jogo de plataforma 2D). Jogue se gosta de jogos de plataforma e se você teve um gameboy.

Voltar
Topo Inferior