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Plugin Ambiente Dinâmico / Normal Maps

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07 de Outubro de 2024
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RPG Maker MZ
Olá amigos do Condado, tudo bem com vocês?

Sigo trabalhando no meu projeto, e como de costume pensei em coisas que pudessem ser implementadas no jogo para que o mundo fique cada vez mais rico.
O jogo terá um sistema de Dia e Noite com Climas Dinâmicos, o que influenciará diretamente na experiência de jogo em vários aspectos. Ainda não decidi qual sistema dessa categoria irei utilizar, pois por questões de compatibilidade quero encontrar algum que tenha o máximo das funções que busco em um só lugar.

🟠 ILUMINAÇÃO DINÂMICA / NORMAL MAPS / ANIMAÇÃO DE FOLHAGEM
Bom, um tipo de sistema que pra mim segue na mesma categoria do de Dia e Noite é o de Iluminação Dinâmica, já que altera a visibilidade dos mapas de acordo com a hora do dia. Já encontrei vários sistemas do tipo, mas em minhas pesquisas acabei deparando com dois jogos que achei simplesmente incríveis: Graveyard Keeper e Eastward.
Eu sei que Graveyard Keeper é desenvolvido em Unity, não tenho certeza sobre Eastward, mas acredito (na minha ignorância em programação) que possam ser criados os seguintes sistemas em RPG Maker MZ:

Aqui é aplicado o Color LUT de acordo com as horas do dia e ao mesmo tempo, a Luz Ambiente Dinâmica simula o movimento do Sol e como consequência, uma sombra gira do lado oposto, afetando não só os edifícios, mas também objetos e personagens.
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Em Graveyard Keeper, cada sprite tem seu Normal Map, que identifica seu volume. A posição da fonte de luz determina como as luzes e sombras irão conversar com o sprite em questão.
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Aqui, algo similar foi feito em Eastward:
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Também em Graveyard Keeper, a Neblina em Camadas permite que a parte superior de todos os sprites é coberta com uma quantidade menor de sprites de neblina, o que resulta num mapa mais bonito e imersivo.
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Além disso é possível configurar a intensidade da neblina, talvez de acordo com o clima:
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Neste caso, foi utilizado um Shader Deformer nos sprites, fazendo com que eles 'balancem'. Isso serve para árvores, gramas e plantações, além de simular a movimentação da grama quando um personagem passa por ela.
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Mais uma vez, algo similar acontece em Eastward:
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Bom galera, gostaria de saber se algum de vocês conhece algum sistema sobre os assuntos citados, ou de repente possa desenvolver algo do tipo, mesmo que seja comissionado.

Para quem quiser saber mais de como esses sistemas foram feitos, o próprio desenvolvedor fala sobre Neste Link.

Obrigado pela atenção de todos!



 
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