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Ângulo de câmera - ponto de vista do jogador/gameplay

HenriqueGibi Masculino

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Pessoal, estava eu aqui vendo de fazer uns assets para futuramente usar no meu jogo, e eu me deparei com uma dúvida bem besta sobre ângulo de câmera.

Eu estava fazendo os seguintes testes: trata-se do mesmo personagem com tratamento diferentes.

👇 Deformação Gaussiana
newgut_copia1.gif


👇 Pixelização
newgut_copia2.gif


Alguns já viram que andei perguntando coisas sobre a Engine aqui e agora veio uma dúvida que é mais um conceito artístico: vemos os personagens a partir de que ângulo?

Aqui 👇 eu tenho mais visível o que estou questionando.
angulo_camera.png


Câmera a um ângulo de 20 graus do chão. Sim, eu modelo no Blender e depois eu exporto as animações para tratar no Gimp. Desculpem-me os desenhistas profissionais, rsrsrsrs, mas de desenho eu não manjo nada, já desisti de tentar aprender.

Eis a pergunta: Existe alguma informação, oficial ou não, sobre a quantos graus está a câmera do chão quando vemos os personagens?

Sim, eu sei, a câmera é ortogonal (o que não ajuda), mas caso não exista, poderiam me ajudar com os testes que estou fazendo?

Como o boneco que eu fiz acima não estava dando diferença prática, eu usei um cavaleiro da Open Game Art para ilustrar melhor.

Aqui um gif dele andando com a câmera à 20 graus, em perspectiva:
knight-20-p.gif


Agora nos mesmo 20 graus, mas com a câmera ortográfica:
knigth-20-o.gif


Entre os dois acima quase não há diferença - não sei se é porque fui eu que fiz, mas enxergo a diferença nitidamente.
A coisa começa a ficar interessante em 30 e 40 graus 👇

Abaixo a câmera está ortográfica á 30 graus do chão:
knigth-30.gif


E aqui à 40 graus, também ortográfica:
knight-40.gif


Neste último eu alterei um pouco a iluminação porque o sombreamento do escudo estava me incomodando um pouquinho.

Agora, todos eles lado-a-lado:
knight-20-p.gif
knigth-20-o.gif
knigth-30.gif
knight-40.gif


Me digam, muito sinceramente, o que acharam desta diferença de ângulo de câmera. Ou mesmo se esta é uma preocupação pertinente ou não. Obrigado.
 
Última edição:
Alguns já viram que andei perguntando coisas sobre a Engine aqui e agora veio uma dúvida que é mais um conceito artístico: vemos os personagens a partir de que ângulo?
A angulação certa para que um asset 3D pré-renderizado adeque-se à perspectiva do RM, podendo mesclar-se com outros, é de 45º, segundo este tópico que tem uma postagem do Jesse, da PVGames, que faz esse tipo de gráfico.

Eu diria que a única questão, quando e mexer nessas características, é que todos os gráficos do jogo terão que seguir o mesmo padrão, para não gerar estranhamento.​
 
A angulação certa para que um asset 3D pré-renderizado adeque-se à perspectiva do RM, podendo mesclar-se com outros, é de 45º, segundo este tópico que tem uma postagem do Jesse, da PVGames, que faz esse tipo de gráfico.​
Que interessante! Alguém já fez este estudo. Eu imaginava mesmo não ser o primeiro a pensar nisso. Gostei desse fórum gringo, hein...

Eu diria que a única questão, quando e mexer nessas características, é que todos os gráficos do jogo terão que seguir o mesmo padrão, para não gerar estranhamento.​
Sim, a ideia é justamente criar assets que possam ser utilizados com os que já existem. Iria tomar muito tempo criar tudo do zero. É isso nem é do meu interesse também.

Mais uma vez, obrigado. Sempre mandando bem.
 
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