Que?Cross Maker comentou:Pois é o jogo é tão ruim que nenhuma grande divulgadora de games (pelo menos que eu saiba) teve interesse de dar nota para um game destes
Eu preciso citar vários jogos com avaliações ruins para te provar que o fato do jogo ser ruim não torna ele isento de avaliações?
Acredito que os RPG Makers de console não foram avaliados porque não contava com o Marketing de jogos maiores e porque nem era um jogo direito. Lançamentos menores não são necessariamente ruins ou fracassos, mas costumam ser pouco notados pela crítica.
RPG Maker 2 e RPG Maker 3. Horríveis (para o público alvo deles) não são, agora se tiveram um faturamento menor que o custo de produção eu já não sei.Cross Maker comentou:aliás não precisa ser um grande pesquisador de jogos para saber que estes RPGs Makers de consoles em 3D são horríveis e que foram mal vendidos
Eu não tou falando, em nenhum momento, que eles são melhores que os clássicos de PC, só tou dizendo que RPG Makers de console são "spin-offs" que dão um lucro aceitável para a Enterbrain ou que ela vê potencial, caso contrário não teríam lançado mais de uma dezena de Makers para os consoles, não concorda?Cross Maker comentou:se ele fosse tão bem vendido como você aparentemente esta dando a entender que é, por que ninguém fala tanto dele como falam do clássicos de pc ?
Ué, ele é o RPG Maker 2, um dos dois RPG Maker 3D que eu citei que chegaram ao ocidente. E, até onde eu sei, todos os RPG Maker são feitos no Japão.Cross Maker comentou:veja o RPG Tsukuru 5, um jogo que ninguém nunca ouviu falar (nem mesmo entre os makers) e que é pior do que os do ocidente visualmente falando (não joguei para saber)
Isso não é edição 3D, você apenas está escolhendo entre vários gráficos pré-definidos. Dar trocentas mil opções de olhos e cabelos não é a mesma coisa que possibilitar criar seus próprios Meshs. E se o usuário quiser fazer algo além desses gráficos, como criar um char tipo um alien estilo Freeza, como proceder? Imagine se nos RPG Maker de PCs você ficasse limitado apenas a um gerador complexo de chars. E a falta de possibilidades começa a ficar evidente quando começamos a falar de itens de cenário.Cross Maker comentou:A prova de que isso não é bem verdade, depende apenas dos produtores fazerem um bom sistema de edição em 3D
Não tou falando que não deve haver um RPG Maker 3D com o nível de edição do vídeo que você mostrou, mas não poder criar os próprios gráficos é uma baita de uma desvantagem.
?!? Quer dizer então que só quem é entendendo de "Hardware" que usa o PC para jogar jogos AAA? Por favor...Cross Maker comentou:geralmente quem decide ter um pc tunado são pessoas que ja manjam de programação
O mercado não compartilha desse pensamento. Há vários jogos lançados no PC que lucram bem.Cross Maker comentou:e que é muito mais viável tu fazer 3D em consoles do que no computador
E, de novo; Dá para fazer um 3D leve e (relativamente) bonito sem ser pesadão.
Se você estivesse argumentando exportar o executável dos jogos criados no Maker, como o GameMaker:Studio faz, eu entenderia seu argumento. Mas, sem isso, não faz sentido. Pode ser que mesmo os Maker de console não possibilitem lançar o jogo para ser comercializado, assim como ocorre nos demais RPG Maker.Cross Maker comentou:como eu disse anteriormente este jogo só vai servir para games como Lenin the Lion entre outros
Se eu fizer um Flappy Bird no RPG Maker MV e quiser colocar pro pessoal dos consoles jogar, também irá compensar para mim comprar esse port.
Que?Cross Maker comentou:visto que existe a lei dos direitos autorais que dificulta a divulgação de jogos amadores feitos no maker
Se tratando de publicações em lojas, essa lei é o menor dos problemas. Pode ver que isso não impede jogos comerciais no Google Play. Sony/Microsoft/Nintendo são (relativamente) cuidadosas com quem elas permitem publicar nos seus consoles, tanto que não atrapalha o pessoal que usar GameMaker: Studio (confira alguns jogos para Playstation 4 com essa Engine).
Resumindo: Para publicar para consoles usando o GameMaker: Studio, não basta ter a Engine, é preciso ser um desenvolvedor autorizado pela Sony/Microsoft/Nintendo e ter acesso a um devkit para depuração.
Enfim, eu estou contente porque, assim como ocorre com os jogos recentemente (jogos de Playstation 4 ganham portes para Steam e vice-versa), eu sempre fui à favor de um mesmo RPG Maker para várias plataformas. O RPG Maker 2003 lançou para PCs no Japão quase ao mesmo tempo que o RPG Maker 2 para Playstation 2, mas o que eu queria mesmo é que o de PC saíssem para Playstation e vice-versa. Quanto mais plataformas, melhor, não?