🤔 Para Refletir :
"O mais importante não é a história, mas como você conta ela."
- FL

Awakening

Zaggojhon Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Dezembro de 2016
Postagens
347
Bravecoins
187
Boa tarde condadozenses

Pensando em talvez voltar a postar meus trabalhos por aqui, veremos

Música do jogo do ~Vici, SEVEN SOULS. A faixa tem 3 temas da Lore.
Espero que gostem o/
[soundcloud]https://soundcloud.com/jonaszaggo/awakening[/soundcloud]

E se puderem, deixem o comentário aí, me ajuda bastante.
Abraço (pra alguns aí)

Saudações!

Oh, uma música? Hehe, são as minhas coisas favoritas no mundo! :3

Eu costumo viajar muito nas músicas que eu escuto, então bora lá! Eu vou explorar e mundo dessa música e já digo pra qual dimensão eu fui teletransportado! o/

Vamos viajar nessa música!
0:12 - Cristais... magia... algo místico...? Me lembra Final Fantasy... Um mundo de fantasia... um mundo de magia...

0:36 - Melancólica... porém, no fundo consigo ver uma sensação de... alegria...? Esperança...? Algo positivo em meio a esse clima triste e melancólico... Me lembra muito Final Fantasy VI...

0:48 - Nessa parte parece que alguém está "abrindo as portas" para um mundo mágico... Como se alguém estivesse me convidando a entrar nessa aventura...

1:10 - Nessa parte fica meio melancólico novamente... Mas também, como isso aconteceu depois da introdução a esse mundo, meio que parece que é a parte onde é mostrado os problemas e conflitos que esse mundo mágico possui... afinal, esse mundo pode ter seus lados positivos, mas com certeza também possui seus próprios problemas internos...

Me lembrou essa música aqui:
https://youtu.be/mmx3gnQH8tY?t=18

1:33 - Nessa parte eu consigo sentir mais "esperança" na música... Como se talvez fosse o fato da minha chegada a esse mundo fosse a resposta para todas as pessoas que clamam por paz... Como se eu fosse a única esperança deles de salvar esse mundo mágico..

1:58 - Eu sinto uma parte mais mística aqui! Essas... "aaahhhh..." ao fundo me dão o sentimento de que eu sou o herói escolhido de uma lenda... ou de alguma profecia... Como se eu fosse o ser destinada a salvar esse mundo mágico que eu fui convidado...?

2:15 - Essa parte parece o fim da introdução. Como se o que quer que tenha me levado a essa mundo não pode mais me acompanhar, me deixando sozinho nessa aventura em uma terra desconhecida...

2:20 - Essa parte seria como se fosse a minha primeira jornada a esse mundo mágico? Os meus primeiros inimigos? As minhas primeiras vitórias? As minhas primeiras derrotas?

2:50 - Me lembra... uma mistura do tema gótico de Castlevania com... algo mais fantasioso e épico...?

3:23 - Aconteceu alguma coisa triste? Eu perdi algum amigo ou amiga? Eu não estou conseguindo salvar esse mundo? Ou talvez... eu nunca fiz parte desse mundo...? Essa profecia era uma mentira...? Tudo o que eu acreditava era falso...? Talvez... eu nem mesmo era um herói? Apenas um jovem que queria ajudar, mas acabou em um mundo desconhecido do qual ele nem conhecia, e agora esse é o meu destino? Ficar preso aqui para sempre... em um lugar onde ninguém sabe da minha existência...?

Então foi isso! Eu gostei bastante de sua música, cara! Parabéns!

Até mais e boa sorte na produção de outras!

Desculpe, acho um pouco difícil avaliar a música (os 3 temas) na sua plenitude sem ter um contexto no qual ela é inserida, dentro do jogo, embora o título seja sugestivo de um início de algo que irá mudar o paradigma do mundo.

Outra vez vi um vídeo de um compositor dando feedback em algumas composições/músicas, dizendo que a avaliação de uma música consiste em 2 partes: o nível da composição (melodia e harmonia, orquestração, instrumentação) e o nível da produção (uso das ferramentas de edição e produção de músicas). Não sei ao certo se o que ele disse está correto, mas para mim fez sentido... então vou tentar avaliar dessa forma.
Bem, tecnicamente, acho que não há o que dizer de ruim ou errado na composição, pois está musicalmente agradável aos ouvidos, a escolha dos instrumentos foi muito bem pensada, o tempo está adequado ao tipo de orquestração, e este passa sentimentos diversos como os q o Sr. Patata escreveu acima. Não sei se eram exatamente esses sentimentos que queria transmitir, mas também senti um mix de misticismo, melancolia e uma pitada de "epicness" (este último, no 3o. tema).
Sendo assim, acho que o que dá para ser refinado e que fará mais diferença caso sinta necessidade de melhorar a música como um todo está no lado da produção. No caso, se tiver acesso a VSTs de melhor qualidade (não que os atuais não sejam bons, é claro), testar equalização, brincar com panning, filtros e Fx, fade-in/fade-out, acho que ajudará a ter aquele tchãns a mais na música. Bom, não entendo nada de DAW, VSTs e coisas desse tipo para dar alguma sugestão menos genérica q isso...

Agora, entrando na questão de gosto puramente pessoal meu msm, não sou muito fã de corais em música, pois voz é um barato muito difícil de emular num programa, mesmo tendo saído de um sample de alta qualidade (e olhe lá). Também acho que dá para passar mais sentimento de austeridade num tema sem entrar nessa zona de corais, mas, de novo, isso acho que é gosto pessoal... Também senti falta de uma melodia mais óbvia/nítida nos 3 temas e na música como um todo, que façam deles "temas" mesmo, mas acho que só o tempo para desenvolver o jogo e o restante dos tracks musicais poderão dar um contexto melódico mais claro dos temas, né?

Bom, é isso, não preciso nem dizer que está de parabéns, né? As composições estão sempre um brinco hehe

Wesley Jesus comentou:
Saudações!

Oh, uma música? Hehe, são as minhas coisas favoritas no mundo! :3

Eu costumo viajar muito nas músicas que eu escuto, então bora lá! Eu vou explorar e mundo dessa música e já digo pra qual dimensão eu fui teletransportado! o/

Vamos viajar nessa música!
0:12 - Cristais... magia... algo místico...? Me lembra Final Fantasy... Um mundo de fantasia... um mundo de magia...

0:36 - Melancólica... porém, no fundo consigo ver uma sensação de... alegria...? Esperança...? Algo positivo em meio a esse clima triste e melancólico... Me lembra muito Final Fantasy VI...

0:48 - Nessa parte parece que alguém está "abrindo as portas" para um mundo mágico... Como se alguém estivesse me convidando a entrar nessa aventura...

1:10 - Nessa parte fica meio melancólico novamente... Mas também, como isso aconteceu depois da introdução a esse mundo, meio que parece que é a parte onde é mostrado os problemas e conflitos que esse mundo mágico possui... afinal, esse mundo pode ter seus lados positivos, mas com certeza também possui seus próprios problemas internos...

Me lembrou essa música aqui:
https://youtu.be/mmx3gnQH8tY?t=18

1:33 - Nessa parte eu consigo sentir mais "esperança" na música... Como se talvez fosse o fato da minha chegada a esse mundo fosse a resposta para todas as pessoas que clamam por paz... Como se eu fosse a única esperança deles de salvar esse mundo mágico..

1:58 - Eu sinto uma parte mais mística aqui! Essas... "aaahhhh..." ao fundo me dão o sentimento de que eu sou o herói escolhido de uma lenda... ou de alguma profecia... Como se eu fosse o ser destinada a salvar esse mundo mágico que eu fui convidado...?

2:15 - Essa parte parece o fim da introdução. Como se o que quer que tenha me levado a essa mundo não pode mais me acompanhar, me deixando sozinho nessa aventura em uma terra desconhecida...

2:20 - Essa parte seria como se fosse a minha primeira jornada a esse mundo mágico? Os meus primeiros inimigos? As minhas primeiras vitórias? As minhas primeiras derrotas?

2:50 - Me lembra... uma mistura do tema gótico de Castlevania com... algo mais fantasioso e épico...?

3:23 - Aconteceu alguma coisa triste? Eu perdi algum amigo ou amiga? Eu não estou conseguindo salvar esse mundo? Ou talvez... eu nunca fiz parte desse mundo...? Essa profecia era uma mentira...? Tudo o que eu acreditava era falso...? Talvez... eu nem mesmo era um herói? Apenas um jovem que queria ajudar, mas acabou em um mundo desconhecido do qual ele nem conhecia, e agora esse é o meu destino? Ficar preso aqui para sempre... em um lugar onde ninguém sabe da minha existência...?

Então foi isso! Eu gostei bastante de sua música, cara! Parabéns!

Até mais e boa sorte na produção de outras!

Obrigado pelo excelente comentário! <3
Todos os sentimentos descritos são exatamente os que eu queria passar! E até mesmo adivinhou mais da metade da situação da cena hehehe
Estou muito feliz com o comentário, e sou muito fã de castlevania também hehehe o/

HermesPasser comentou:
Gostei bastante dessa, zaggo o/
Obrigado hermes \o/

Nan comentou:
Desculpe, acho um pouco difícil avaliar a música (os 3 temas) na sua plenitude sem ter um contexto no qual ela é inserida, dentro do jogo, embora o título seja sugestivo de um início de algo que irá mudar o paradigma do mundo.

Outra vez vi um vídeo de um compositor dando feedback em algumas composições/músicas, dizendo que a avaliação de uma música consiste em 2 partes: o nível da composição (melodia e harmonia, orquestração, instrumentação) e o nível da produção (uso das ferramentas de edição e produção de músicas). Não sei ao certo se o que ele disse está correto, mas para mim fez sentido... então vou tentar avaliar dessa forma.
Bem, tecnicamente, acho que não há o que dizer de ruim ou errado na composição, pois está musicalmente agradável aos ouvidos, a escolha dos instrumentos foi muito bem pensada, o tempo está adequado ao tipo de orquestração, e este passa sentimentos diversos como os q o Sr. Patata escreveu acima. Não sei se eram exatamente esses sentimentos que queria transmitir, mas também senti um mix de misticismo, melancolia e uma pitada de "epicness" (este último, no 3o. tema).
Sendo assim, acho que o que dá para ser refinado e que fará mais diferença caso sinta necessidade de melhorar a música como um todo está no lado da produção. No caso, se tiver acesso a VSTs de melhor qualidade (não que os atuais não sejam bons, é claro), testar equalização, brincar com panning, filtros e Fx, fade-in/fade-out, acho que ajudará a ter aquele tchãns a mais na música. Bom, não entendo nada de DAW, VSTs e coisas desse tipo para dar alguma sugestão menos genérica q isso...

Agora, entrando na questão de gosto puramente pessoal meu msm, não sou muito fã de corais em música, pois voz é um barato muito difícil de emular num programa, mesmo tendo saído de um sample de alta qualidade (e olhe lá). Também acho que dá para passar mais sentimento de austeridade num tema sem entrar nessa zona de corais, mas, de novo, isso acho que é gosto pessoal... Também senti falta de uma melodia mais óbvia/nítida nos 3 temas e na música como um todo, que façam deles "temas" mesmo, mas acho que só o tempo para desenvolver o jogo e o restante dos tracks musicais poderão dar um contexto melódico mais claro dos temas, né?

Bom, é isso, não preciso nem dizer que está de parabéns, né? As composições estão sempre um brinco hehe

Olá Nan! Obrigado pelo feedback! <3
VST's de melhor qualidade são mais caros, e como meu orçamento atual é -5 reais (comi um pão de queijo), tenho que me contentar com os gratuitos ehehahshae
Sobre os efeitos, bom eu vivo disso. Não sei se dá pra perceber, mas tudo isso aí foi feito usando apenas o vst gratuito do Kontakt Factory, e toda a organicidade foi feita utilizando efeitos de panning dos instrumentos e equalização de cada vstI, além do cansativo trabalho de reverb.
Cada um dos instrumentos tem um tratamento próprio que o deixa original e com mais cara de real. Se você ouvir o piano atentamente, irá perceber que cada uma das 563 teclas pressionadas tem um tratamento individual de pan e de eq, tudo feito na marra haheha se alguma alma boa disponibilizar um bom vst que faça esse trabalho, economizaria umas 10 horinhas de trabalho hashahea
Eu tive um trabalho de um mês nessa composição pra que ela adquirisse o ar "místico", e cheguei à conclusão que deveria recorrer à boa e velha música sacra. Dissequei os trabalhos de Guillaumo Dufay e tentei aprender o máximo sobre coro polifônico pra que não ficasse aquela coisa que estamos acostumados a ouvir nos samples (um som trash de coral quadrado). Minhas anotações de coro ficaram um tanto grandes hashahe
E sobre o tema não estar muito claro, bom é que me expressei um pouco mal ;/
Esse aí não é o tema principal. Ela é só a faixa de introdução, ela acompanha uma cena, portanto um tema marcado iria tirar a essência do movimento, e iria estagnar a história àquilo ali. Ela é composta por um Motif principal inaugurado na 6 barra, e que se repete ao longo da faixa, totalmente reconstruído. Os temas mesmo (aqueles com vários motifs pra vc cantarolar na cabeça hehe) ainda virão na gameplay.
Anyway, obrigado por comentar! Foi um excelente feedback! <3

É, to ligada q VSTs são carinhos (facada no bucho), dei uma pesquisada nesse mercado um tempo atrás... Aquele pack do kontakt complete 11 pago deve ser um sonho de consumo de todo compositor né hehe

Sei q os channels q usa tem uma personalização na parte de equalização e td mais, se não ia parecer bem quadradinho do jeito q saem os samples padrões. Só não sei exatamente como isso poderia ser refinado ou melhorado pq não tenho conhecimento nenhum disso... O q quis dizer, na verdade, é q, se vc sentisse q a música poderia ser melhorada ainda mais, eu acho q seria nessa parte da produção, pq a composição está boa na minha opinião.

Imagino o trabalho q deu msm com a composição toda; sobre o coro, é mais gosto pessoal mesmo hehe... Sou purista na questão de usar voz "digitalizada" (por falta de um termo melhor), mas tb entendo q recursos e instrumentos disponíveis e baratos são uma coisa crítica e escassa nesse mundo de criação musical... :( (não seria mundanamente possível contratar instrumentistas nem cantores pra executar a sua composição ou de qq outro compositor sem gastar uma nota preta)
De qualquer forma, concordo q coro polifônico dá um ar mais místico à música.
Quanto ao "tema" e motifs, agora entendi o contexto do Awakening :) agora precisamos ver a cena ingame pra saborear melhor a música...

Ahhh, agora eu vi a cena com a música num outro post do Vici sobre o jogo; a música se encaixa mto bem com a intro do jogo, foi mto bem pensado no clima e na narração.

Voltar
Topo Inferior