🤔 Para Refletir :
"Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar."
- Yonori Akari

Bate Bola No Condado

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
Após levar algumas surras no FIFA 21 eu estava analisando a complexidade de se cria rum jogo de Futebol com o RPG MAKER (ou qualquer outra ferramenta 2d). O mais próximo que consigo imaginar seria algo como o World Soccer do Master System (Super Futebol no Brasil).

1613419306804.png
1613419186557.png

(Sim, o jogador da tela de título é o Dieguito!)
Enquanto imaginava o que seria preciso para fazer um jogo de futebol relembrei momentos de minha vida em que esse esporte me marcaram de uma forma que mesmo hoje que não acompanho mais futebol me trazem sentimentos bons. E esse momentos não foram poucos.

Me lembro de uma vez que estávamos jogando FIFA 97 e naquela época eu conseguia ganhar da galera também (hoje eu meio que sou o saco de pancada). Tinha um garoto( vizinho) que não sabia jogar direito e perdia "de lavada" pra todo mundo. Chegou minha vez de enfrentar o cara e eu fiquei com dó dele e facilitei o jogo ao ponto dele conseguir fazer o primeiro gol da vida dele no FIFA 97.

Se arrependimento matasse eu teria morrido naquele dia. O cara ficou insuportável, começou a agir como se fosse o melhor jogador de todos os tempos. E pior: parece que em campo a IA do jogo aumentou a dificuldade a favor dele e lutei o resto da partida para conseguir um empate no final do jogo. Mas mesmo assim o cara ficou me zoando o resto da tarde até o momento da partida de volta, quando pra lavar a alma eu venci o pobre coitado pelo placar de 8 a 0.

Depois disso aprendi uma grande lição: jogar o meu melhor, não importa quem seja o adversário. E isso pra mim é um tipo de respeito ao adversário. Existem outras tanta histórias jogando futebol nos games, mas vou deixar pra contar depois. Vou passar a bola pra quem quiser contar algum causo...

Eita! Futebol foi minha praia há muitos anos. Hoje eu fico brigando com o algoritmo pra parar de me mostrar notícias de futebol. urharuaha
Joguei muito aqueles bizarros de SNES, no Play1 cheguei a jogar algum mas nem mesmo lembro qual, talvez o Winning Eleven. Talvez algo que eu tenha a acrescentar na conversa, já que não recordo de muitas histórias como a que você contou, seja sobre competir consigo mesmo antes de competir com os adversários. Isso sempre vai te dar um reforço maior na hora de "combater" outros. Mas concordo que dar seu melhor será sempre uma forma de respeito para com quem está no posto de adversário.

Saindo um pouco do tema e indo para o modo competitivo de qualquer jogo, não adianta, ainda mais hoje em dia, se você não comer, beber e dormir determinado jogo, irá sofrer em partidas online, por isso não consigo permanecer por muito tempo quando me apresentam novos títulos (Como "Overwatchs" da vida, né @Pet?) que necessitem de treinos constantes ou perdem totalmente o sentido.
Prefiro jogar coop, e um exemplo disso me faz voltar ao tema desse tópico X3
A primeira vez que joguei jogo de futebol na vida foi o Winning Eleven 9 (muito emocionante a narração em japonês hahahá) do Playstation 2 com a minha irmã, agora imaginem como era uma corintiana roxa (eu) e uma palmeirense de coração (ela) jogando juntas? Sim, brigamos muito nessa época, pois, passamos a jogar Vs depois X3
Apesar dos apesares, foram bons momentos e até gostei de jogar alguns títulos seguintes, até nos depararmos com essa sequencia anual e repetitiva que presenciamos hoje... então dropei de vez...
Sobre dar o seu melhor para respeitar o adversário, concordo plenamente. Pegar leve irá enganar seu oponente, dando a ele a impressão de estar indo bem quando na verdade a realidade é outra. E até falta de respeito em muitos casos, eu diria, mas tem gente que gosta de menosprezar os outros, e jogadores de LoL sabem bem disso X3

@Jully Anne Uma corinthiana e Uma palmeirense debaixo do mesmo teto? OMG ... Eu não queria estar na pele de teus pais... kkk
Eu nnca gostei do Winning Eleven, simplesmente por que eu não me acostumava com a jogabilidade e sempre chei estranho aquela narração em japa (na verdade eu não gostava por que só perdia mesmo). Mas me lembro que o narrador gritava "Mirô Chutô".

Acho que esse lance de viver "pro jogo" foi o motivo que me afastou do LOL. Depois de 8 anos respirando Bot Lane dia e noite, eu cansei de ter que reaprender a jogar a cada 15 dias. Curiosamente depois que parei minha qualidade de vida melhorou muito.

@Alkemarra eu era viciado no camepeonato Brasileiro. E eu odiava enfrentar o Palmeiras, por que era muito roubado. Acho que estou falando da versão 94/95. Nunca gostei muito do Palmeiras mas aquele time era praticamente invencível.

reprodu%C3%A7%C3%A3ofacebbok.jpg

Eu não sei em que versão do jogo, o Palmeira tinha o Euler "filho do vento". Tenho a impressão que ele era ao jogador mais rápido do game. Que ódio...

Curiosamente ao que parece esse jogo não era oficial e eu jogava no fliperama (dentro do fliperama tinha um snes).

Eu havia pensado em criar um minigame similar a um jogo de futebol para um projeto antigo, mas acabei desistindo da ideia antes mesmo de começar. Imaginei que seria complicado demais reproduzir um sistema desse no velho RPG Maker 2000 só com eventos - isso considerando que é possível - e como na época eu tinha bem menos manejo com o programa, preferi fazer outro tipo de sistema. Isso já faz uns dez anos.

Com relação a futebol eu sempre fui um bom espectador, mas um jogador muito ruim.
Não digo que sou ruim em todos os jogos referentes a futebol porque sempre muito fã de futebol de botão (e inclusive ainda tenho alguns times e a mesa), mas na vida real sou um tremendo perna de pau e no videogame eu era um desastre, principalmente no FIFA.
A maior vitória que consegui ali foi ganhar de 5 x 2 do meu irmão, mas foi um ponto fora da curva, porque ele ganhava quase todas de mim. O mesmo acontecia quando eu jogava com a máquina (aliás, o único jogo virtual de futebol que eu sei jogar é o Brasfoot, e acho que justamente pelo fato de que ali você só monta o time e não controla ninguém). Salvos raros casos onde eu conseguia achar um player ainda pior do que eu e vencia. Talvez por essa razão não tive problemas sérios com "excesso de competitividade" no que se refere a futebol...

...Ou pelo fato de que eu já estou habituado a derrotas, já que meu time só anda perdendo. :'^)

@Jsage no RM2K? Uau... Isso deve ser bem difícil mesmo. Imagino que seria uma missão para o @Dr.XGB ... kkkk ... Eu acho que não sou capaz de fazer algo no curto prazo que seja digno de ser jogável. MAs pra fins de estudo seria interessante, confesso. É muita coisa envolvido. Muitas variáveis.

Vou dizer que na época de colégio eu até que não jogava mal não. Costumava ir jogar aos domingos com "uns veio" na praia (eu com 15/16 e os cara com no mínimo o dobro disso). Pensando bem, talvez um futebol de areia fosse mais fácil de fazer no rpg maker. Na areia, parece que até a física é diferente.

Faz um bom tempo que não jogo futebol de botão. Aprendi jogar com meu pai aos 7 anos de idade, tínhamos dois times: ele Botafogo e eu Cruzeiro (detalhe: nunca torci para o cruzeiro). Uns anos mais pra frente difundi o hobby com o pessoal da rua e em pouco tempo tínhamos um campeonato com tabela e confrontos marcados ao longo da semana. Foi nessa época que fui atrás de comprar um jogo de botão próprio (do Bahea é claro). Eu era fascinado pelos botões de acrílico pelo simples fato de que eram translúcidos.

Jogar botão era fantástico, a gent ejogava e narava ao mesmo tempo, cada um narrava sua própria jogada. "De olho no lance, é goooool....". Eu adorva a narração do Silvio Luís e do Luciano do Vale, bons tempos. Cara, tinha uma guria uns 4 anos mais nova que jogava com a gente de igual pra igual. Os caras nunca aliviavam pra ela pois sabiam que se vacilasse,m tomavam goleada. Ela só tinha um defeito: era torcedora do Vitória. Pensando hoje acho curioso como no nosso grupo não tinha essa de dizer que "aquela brincadeira não era coisa de menina", pelo contrário: a gente gostava de incluir todo mundo na diversão.

Nunca cheguei a ter botões profissionais e a gente jogava no piso mesmo, não tínhamos uma tábua nem nada. Muito tempo depois quando comecei a trabalhar comprei uma tábua de botão, mas a galera já tinha crescido e os interesses mudaram. A tábua ficou por muito tempo apenas como enfeite na parede do quarto. Uns dois anos atrás procurei botões para comprar aqui na cidade ond emoro mas nunca encontrei.

Uns 5 anos atrás vi no Youtube um cara que inventou um "basquete de botão". Acredita nisso? Algo que nunca pensei. Segue o vídeo:

Pior que eu já tentei implementar 😅
UFE9L1y.gif

Ele tá bem zuadinho e bem bugado pois trata-se de uma zueira beeeeeeeem antiga, pra ser mais preciso em 2008. Essa época eu não tinha conhecimento do Destiny e tinha uma experiência intermadiária no RM, então sem dúvidas o código deve estar um zona sem limites e com uma penca de más práticas xD, mas usei um patch muito usado na época que é o Ineluki's Key Patch, que era um patch que você criava código de tipo chave-valor em um arquivo .wav e pra rodar o script tinha que chamar o comando Play Sound. Coisa de loko kkkkkk !!

Nessa época eu era viciadaço em futebol, acompanhava o Mengão todo final de semana e tudo. Hoje eu até jogo um pouco (principalmente o Ronaldinho Futebol Brasileiro 98, uma hack de International Superstar Soccer Deluxe pra SNES) mas sou um "futeboleiro" não-praticante. :bwahaha:

@DadoCWB
Eu também tinha visto esse vídeo do basquete de mesa uns bons anos atrás! Na época eu fiquei bastante intrigado. Imaginei que pra jogar isso teria que ter uma pontaria excelente, caso contrário corre risco até quebrar as coisas ao redor ou, na menos pior das hipóteses, perder completamente a bola. Se até no bom e velho futebol de mesa se perdem várias...

Quando eu era pequeno eu cheguei a ter todos os times do Campeonato Brasileiro em botão (edição de 2004). Geralmente eu jogava com meu pai, que escolhia algum time aleatório e gostava de imitar narração de rádio enquanto jogava - sempre favorecendo o time dele, é claro hahaha. Eu gostava de jogar com o Palmeiras por motivo nenhum (talvez eu pensasse que os botões do Palmeiras eram de melhor qualidade) e isso quase me fez virar palmeirense. Mas como minha família é toda do Rio de Janeiro, o natural foi que eu puxasse aos meus e virasse vascaíno como meu pai - mesmo que todos os fatores fossem contrários a essa decisão, afinal, o Vasco está mal das pernas há vinte anos. Mas posso dizer que compartilho um tanto do defeito da sua amiga, pois eu fui criado em Salvador e sempre preferi o Vitória aqui ^^' (apesar de 2008).

Acho que o futebol de botão foi um dos fatores determinantes para que eu passasse a gostar de futebol. Quando criança eu não gostava muito de assistir. Apesar de me lembrar do título da Seleção Brasileira em 2002 e de algumas coisas daquele Cruzeiro avassalador de 2003, foi só de 2004 pra frente que eu comecei a acompanhar de verdade. Outro fator inusitado foi o meu gosto por hinos (e inclusive eu até tenho um canal específico para legendagem de hinos). Eu ainda jogo botão esporadicamente, apesar de só ter três times atualmente - meus times antigos foram perdidos numa mudança há muitos anos, junto com a mesa, que eu tive que comprar novamente - mas já não organizo mais campeonatos como fazia antigamente, até pela falta de times. Me recordo que no final da década de 2000 e início da década passada ainda existiam vários blogs do um pessoal que fazia campeonatos de botão - tinha um que organizava todos os torneios mainstream e ainda fazia a Liga dos Campeões da África e da Oceania, era um negócio de doido hahaha

@Dr.XGB
Nossa, esse sistema tá lindemais! Doutor zerou o RM2K depois dessa :bwahaha:
Pior que na época em que eu pensei em criar esse sistema eu até tinha o Ineluki, mas não fazia ideia de como usar ele (aliás, só vim a descobrir essa história dos arquivos .wav no seu curso kkkk). RM2K realmente é bem menos limitado do que se pensa.

Voltar
Topo Inferior