🤔 Para Refletir : "Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé." - Carlos Davilla

Canal do Solon | Vídeos sobre RPG Maker e um pouco mais

Membro Membro
Oi, eu sou o Solon!
Postagens
168
Bravecoins
489
Banner2.png


Introdução

Saudações, amigos do Condado! Meu nome é Solon Barcelos, e seguindo a sugestão do @Ryan X-Treme, venho humildemente divulgar meu canal no YouTube onde eu faço vídeos variados sobre RPG Maker e, eventualmente, sobre jogos antigos também. É um canal que eu comecei há mais de uma década, mas que fiquei uns 10 anos sem postar nada. Voltei há alguns meses e, desde então, tenho conhecido muita gente legal e talentosa! O banner que vocês estão vendo no início desse tópico, por exemplo, foi feito pelo @Aleth728, alguém que eu conheci graças ao canal. @Ricky O Bardo e o Café Gamer também me ajudaram bastante nesse início de caminhada, bem como muitos outros inscritos que sempre curtindo e comentando lá nos vídeos do canal.

Objetivo deste tópico

Minha ideia com esse tópico é sempre postar as novidades do canal, os vídeos que eu posto quase diariamente, e também receber feedback dos membros desse fórum. Como se fosse um outro jeito de me comunicar com as pessoas que gostam dos vídeos. Também adoraria ouvir sugestões de jogos pra eu fazer gameplay. Hoje, eu trabalho com um formulário, mas se você quiser que eu jogue seu jogo lá no canal, nada impede você de me comunicar isso por aqui também. Eu realmente gosto de jogar jogos feitos em RPG Maker, e acho que justamente por isso, vídeos de gameplay são os mais fáceis de fazer.

Envie o seu jogo

Se você quiser que eu faça um gameplay do seu jogo lá no canal, basta preencher o formulário abaixo e postar aqui mesmo no tópico. Eu sempre tento fazer dois ou três vídeos de mais ou menos 30 minutos cada, e o meu objetivo é mais conhecer e apresentar o jogo do que avaliar o jogo. Costumo sim fazer pequenas sugestões, mas tudo com muito cuidado e muito respeito, porque sei o trabalho que dá criar algo legal no RPG Maker.

Código:
[B]Formulário de envio:[/B]

[LIST][*][B]Nome do seu jogo:[/B]
[*][B]Seu nome:[/B]
[*][B]Link para download:[/B]
[*][B]Gênero:[/B]
[*][B]Duração média:[/B]
[*][B]Comercial ( ) | Não comercial ( )[/B]
[*][B]Jogo completo ( ) | Demo ( )[/B][/LIST]

Existe uma fila de espera, mas eu me comprometo sim a jogar todos os jogos que me forem sugeridos aqui no tópico.

Conteúdos do canal

Hoje, o canal conta com alguns tipos de vídeos bem específicos, e na falta de uma palavra melhor, vamos chamá-los de quadros:

Criando um jogo do zero no RPG Maker MZ: Nesse quadro eu estou atualmente criando um jogo do zero enquanto filmo a minha tela e comento sobre as coisas que eu estou fazendo. O objetivo desses vídeos é ajudar pessoas com certa experiência no RPG Maker mas que por algum motivo não consegue finalizar seu projeto. Nem gosto de chamar esses vídeos de tutoriais, porque não é uma aula formal, mas tenho recebido bastante feedback positivo de pessoas que conseguem tirar certos aprendizados desses vídeos. São vídeos bem longos, pois eu tento fazer tudo sem pressa e explicar bem detalhadamente tudo o que eu estou fazendo.

Dicas de RPG Maker: Nesse quadro eu faço vídeos mais curtos mostrando coisas mais básicas no RPG Maker, como a funcionalidade de switches, por exemplo. Um quadro voltado para o público iniciante, que está tendo contato com o RPG Maker pela primeira vez. Aqui sim eu posso dizer que são vídeos tutoriais, e eu tento fazer vídeos muito mais curtos e eficientes naquilo que propõe o assunto do vídeo.

Gameplay de jogos dos inscritos: Nesse quadro eu faço justamente isso: Eu jogo os jogos que os inscritos me mandam. No início eu jogava os jogos até o fim, mas agora eu faço dois ou três vídeos de cada jogo, com vídeos de meia hora de duração, mais ou menos. Gosto de dizer que eu prefiro jogar do que avaliar um jogo, por isso eu não fico o tempo todo parando e apontando alguma coisa da qual eu não gostei. O que eu faço, e muito, é conversar sobre as minhas impressões sobre o jogo, minhas teorias sobre o enredo e os personagens, minhas opiniões sobre os sistemas e coisas do tipo, sempre tentando ser o mais respeitoso possível, porque eu sei o trabalho que nos dá pra criar um jogo no RPG Maker. De vez em quando esse gameplay será feito em dupla, e eu terei a companhia da minha esposa durante os vídeos.

Bate papo com o Solon: Esse quadro é recente e até agora só tem um vídeo. Aqui, eu tenho uma conversa com um convidado. Tudo ao vivo e com participação dos inscritos pelo chat. Esse convidado provavelmente vai ser sempre alguém com notoriedade no RPG Maker, e os assuntos da conversa serão variados. Sem dúvidas foi uma das melhores experiências que eu já tive com o canal.

Márcia no Controle: Esse é o mais novo quadro do canal, e aqui eu coloco a minha esposa pra jogar jogos que marcaram a minha infância. Ela nunca foi de jogar vídeo game, por isso é muito legal ver a reação de uma pessoa já adulta jogando um jogo pela primeira vez.

Vídeos exemplificando cada um dos quadros mostrados acima

Criando um jogo do zero no RPG Maker MZ


Dicas de RPG Maker

Jogos dos Inscritos

Jogos dos Inscritos - Jogando em dupla

Bate Papo com o Solon

Márcia no Controle

Outros quadros poderão surgir em breve.

Considerações finais

Quero mais uma vez agradecer o espaço cedido pelo Condado para a divulgação do meu canal. Quero sempre atualizar esse tópico com vídeos novos do "Canal do Solon", e também quero usar esse tópico para informar sobre possíveis lives especiais. Espero que gostem do meu trabalho lá no YouTube. Qualquer ideia ou sugestão é bem vinda!

Link para o canal

 

Anexos

  • Banner2.png
    Banner2.png
    563,2 KB · Visualizações: 341
Última edição:
Márcia no Controle: Esse é o mais novo quadro do canal, e aqui eu coloco a minha esposa pra jogar jogos que marcaram a minha infância. Ela nunca foi de jogar vídeo game, por isso é muito legal ver a reação de uma pessoa já adulta jogando um jogo pela primeira vez.
É nessa hora que você vira o Player 2, né? rsrsrs..
Brincadeiras à parte, parabéns, já tem mais um inscrito!
✌️😉
 
É nessa hora que você vira o Player 2, né? rsrsrs..
Exatamente! Hahaha! Inclusive, em breve vamos jogar alguns jogos juntos também, eu eu serei de fato o player 2.


Obrigado a todos pelo apoio! Já até ganhei novos inscritos de ontem pra hoje, e acho que foi por conta desse tópico!

Como prometido, vou começar a atualizar esse tópico com todos os vídeos que eu postar lá no canal, e ontem eu comecei a jogar The Secret's Still Here, jogo futurista feito no RPG Maker MZ por Rodolfo Vieira. Segue o vídeo.

 
Voltar
Topo